Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baboo

Medidor de Capacitor e Indutância

Recommended Posts

Postado em
Se realmente funcionar, acho que vale a pena sim.

Abraço

Estava observando, e li nas descrições que é um produto artesanal...

Alguém não teria os esuqema de ligações da placa???

Kd o Kléber com as soluções dele???

Postado em
Crasher, este só mede a capacitância... seria interessante o de indutância também pra quando for enrolar bobinas para crossovers, mas o valor é bem convidativo!!!

Peguei o link errado.

Me referia a este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869...por-enc-pac-_JM

Mas tem um Minipa que também mede capacitância e indutância. Só não achei no ML.

O preço deve ser similar.

Este ET2082B do post acima eu também já usei.

Faz o serviço e o preço é bom.

Postado em

ML aqui não tá abrindo, mas há alguns medidores bem simples mesmo. Basicamente são osciladores, que usam a bobina e o capacitor pra oscilar. Mas só vão funcionar caso o multímetro tenha frequencímetro. Ou seja, aqueles amarelinhos não funfam.

Pra quem quer enrolar bobina sem depender de instrumentação, pode fazer isto aqui, usando a saída de fones e a entrada de microfone (ou line in) da placa de som, e um programa, como o trueRTA. Assim vc descobre fácil o ponto de -3dB (tem que habilitar o gerador de sweep ou de white noise). Se não me engano, o próprio TrueRTA tem uma função que faz essa leitura e dá o valor da bobina, mas sabendo o ponto, dá pra descobrir fácil o valor exato da bobina.

bobtesteum7.jpg

Postado em

Quem tiver ociloscopio ou multimetro true-rms consegue tirar facinho...

o ponto de -3dB tem 2x menos tensão, estou correto Kleber?

Gera a senoide e vai variando a frequencia até achar a metade da tensão após o filtro.

Postado em
Quem tiver ociloscopio ou multimetro true-rms consegue tirar facinho...

o ponto de -3dB tem 2x menos tensão, estou correto Kleber?

Gera a senoide e vai variando a frequencia até achar a metade da tensão após o filtro.

Metade da tensão equivale a 6dB (ou seja, 1/4 da potência). 3dB equivale a 70% (arredondando).

Dá pra usar um multímetro também, e algum gerador de sinal, mas com multímetro só é confiável até 400Hz. Acima disto não é confiável não.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...