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Dudu Lima

[Dúvida] Quanto mais cilindros, melhor a queima?

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Bom galera, a muito tempo que ouço falar sobre queima completa de combustível dentro dos cilindros dos carros. Mas aí vem a dúvida. Nossos carros comuns de 4 cilindros não faz a queima completa do combustível? Isso quer dizer o quê? Que o carro tá disperdiçando metade do combustível pelo escape? Quanto mais cilindros o motor tiver, mais completa vai ser a queima do combustível?

 

Isso influi em quê? Menos poluição e menos consumo de combustível??? :blink:

 

Quero matar essa dúvida. pasmafaute

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Pois é, me disseram isso uma vez e li tbm naqueles livros antigos de auto-escola.

 

Por isso que eu queria saber de cabo a rabo sobre isso.

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entao pela logica daria mais torque, pois cada cilindro teria que fazer menos força para girar o eixo, ja dirigiu alguma vez o carro com 1(uma) vela queimada? fica fraquinho funcionando com apenas 3... agora imagina o carro rodando com 6 ou 8 canecos?

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entao pela logica daria mais torque, pois cada cilindro teria que fazer menos força para girar o eixo, ja dirigiu alguma vez o carro com 1(uma) vela queimada? fica fraquinho funcionando com apenas 3... agora imagina o carro rodando com 6 ou 8 canecos?

Não tem nada a ver.

Um 4 cilindros com 1 cilindro desligado parece uma britadeira manca porque tira o balanço do conjunto móvel.

Existe uma sequência pré definida de ignição dos cilindros que não pode ser quebrada.

 

No mais, o que realmente influência na geração de torque(e no deslocamento e formato da curva), supondo motores de mesmo deslocamento volumétrico, é o curso do virabrequim e, principalmente, o comprimento das bielas.

 

Quanto a queima completa/incompleta, num motor bem regulado você não vai estar jogando combustível fora.

O que existe é uma diferença de aproveitamento dessa mistura queimada, entre os diversos motores.

Um motor eficiente é aquele com maior aproveitamento da energia da combustão, ou seja, gera a mesma potência necessitando de uma quantidade menor de combustível.

E são trocentos os fatores que influenciam na eficiência de um motor a combustão...

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nos motores populares aspirados existe uma deficiencia na entrada de ar em alta rotação

 

um motor 2.0 por exmplo, significa que a cada giro do motor, entra 2 litros de ar para as camaras de combustao.

 

a 5 mil rpm em 1 minuto deveria entrar 10 mil litros de ar para o motor, mas isso nao ocorre pq o ar passa enfrentar muita resistencia e " nao da tempo " para entrar ar suficiente ate que se inicie um novo cliclo.

 

isso nao significa que o combustivel vai embora pela discarga, mas o motor perde rendimento.

 

o turbo corrige isso. O ar fica pressurizado e quando as valvulas de admissao abrem o ar entra com mais eficiencia, sem resistencia e em maior volume.

 

 

essa deficiencia na entrada de ar ocorre em cada cilindro, portanto pouco importa se sao 4, 8, 12 cilindros, a queima pode ter deficiencia do mesmo jeito.

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Existem vários fatores que influenciam nos rendimentos térmico, mecânico e volumétrico de um motor à combustão interna, que fica complicado até fazer alguma "comparação".

 

Essa de maior quantidade de cilindros é balela pura. Já escutei essa história uma vez... Se isso fosse "verdade", um Viper teria a mesma potência dos antigos F-1 V10. E não tem, nem com um motor com o "dobro" em deslocamento de ar ( cilindradas ).

 

GERALMENTE motores menores TENDEM ser mais EFICIENTES dado uma teoria da física chamada "Teoria da força dos pequenos".

 

Mas um motor "eficiente" tem muito mais a haver com bons cabeçotes e sistemas de alimentação E ESCAPE, do que com a quantidade de cilindros...

 

:legal:

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Mais completa não vai ser não...

 

... mas que vai ser mais rápida, isso vai... hauhauhauhauhauhau.

 

Quando era mais novo, QUASE comprei uma Grand Cherokee 95 V8 5.7. Pensei 749 vezes, após olhar pro teto do carro, onde fica o computador de bordo, e ver marcando 3,8km/l andando de boa, a uns 90km/h. Bem... nessa época eu rodava cerca de 40km/dia (trabalhava na Esplanada dos Ministérios, e almoçava em casa todo dia, pra poder dormir meia-horinha... hehehehe), e no FDS, por volta de 200km.

 

O maior número de cilindros tem suas vantagens, claro. Imagine um motor com 4 litros, por exemplo, e apenas 4 cilindros... além do funcionamento áspero, tenderia a ser mais ineficiente por depender de uma câmara muito larga. NESTE CASO, sim, um motor com mais cilindros se mostraria mais eficiente, mas isto não quer dizer que seja verdade quemotores de 6 ou 8 cilindros sejam mais eficientes... dei um exemplo extremo.

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ouvi dize que carro com injeção eletronica nao faz a queima completa de tudo que injeta no cilindro, já o carburado faz a queima completa

 

pelo que eu "raciocinei" seria pq o carburador tem a vazao de gasolina sempre igual e a injeção faz "alterações"?

 

é vero ou me falaram uma bela trova?

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Te falaram mer**.

 

Tanto é que basta obervar os ganhos de potência e a redução de consumo em carros com carburador e injeção eletrônica.

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ouvi dize que carro com injeção eletronica nao faz a queima completa de tudo que injeta no cilindro, já o carburado faz a queima completa

 

pelo que eu "raciocinei" seria pq o carburador tem a vazao de gasolina sempre igual e a injeção faz "alterações"?

 

é vero ou me falaram uma bela trova?

a unica coisa q me leva a dar um pouco de credito ao assunto é o furo de pistão, e mesmo assim.... em carros preparados a maioria dos preparadores, por falta de equipamento deixa a mistura gorda, evitando assim danos ao pistão (não querem deixar o deles na reta), geralmente usam uma fueltech, his e cia q mantem a regulagem fixa, tal qual um carburador, por isso muitos preparadores chamam de carburador inteligente e não de injeção eletronica, já em injetados normais, a central de injeção tem auto aprendizado em q ela se ajusta ao combustivel e a forma de dirigir do motorista, se vc gosta de pisar mais ou se pega combustivel mais pobre, ele tende a deixar a mistura gorda pra suprir isso.... mas lembrando: combustivel queima a area de contato com o ar, não explode, se o bico ficar aberto mais tempo ele vai largar gotas maiores e demorar mais pra queimar, por isso q ele fica pulsando, ajustar esse tempo de pulso tb é muito importante de fazer....

 

sobre 6-8-10-12 cilindros acontece o seguinte, num 4 cilindros vc tem 360graus divididos por 4, 90 graus pra cada cilindro, ele precisa girar rápido pra não ficar instavel, num 6 cilindros diminui pra 60 graus por cilindro, num 8 cilindros 45 graus pra cada cilindro, menos tempo pro cilindro fazer força, deixando o motor mais elástico em altas rotações e podendo girar menos em baixas rotações...

 

vale lembrar tb q vc não preçisa de cilindrada muito alta pra tirar potencia, a F1 hj trabalha com motores v8 de 2,5litros gerando 950 cv em média, o vectra é 2.4 4 cilindros com 150 cv (comparativo extremo, sei, mas)

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