Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MIZUNO

Dúvida sobre dutos

Recommended Posts

Boa tarde caros colegas, é verdade ou mito?

Duto com curva é pior que duto reto?

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

puro mito, pode fazer s/ problemas, outra coisa, tanto faz o duto estar dentro ou c/ parte fora da caixa, o que vai conta é o tamnho total do mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Colega nao sei te responder pois estou com a mesma duvida que vc ... alias vou pegar carona no teu topico se me permite ....

O pessoal (Ernany) simulou essa caixa para meus pioneer 257 com duto de 38 cm..mas como nao tinha muito espaço tive que fazer ela curta e para variar o duto de 38 cm nao enta ... vai no maximo ate 26 cm ....

ta ai a simulaçao !

Box Properties

Name:

Type: Vented Box

Volume total = 64,35L

Vb = 55, liters

Fb = 40,93 Hz

QL = 6,7

F3 = 34,21 Hz

Fill = none

No. of Vents = 3

Dv = 76, mm

Lv = 380, mm

certo?? ou seja.. faça uma caixa com 64,5L +/- com 3 dutos de 3" por 38cm cada..

Minha esperança eh sobre esse tal duto curvado... que como voce nao sei se eh possivel utilizar.... como fica esse duto ?? fica para dentro da caixa??? tipow como uma letra éle (L) ,so que para dentro da caixa ??

Compartilhar este post

Link para o post
Colega nao sei te responder pois estou com a mesma duvida que vc ... alias vou pegar carona no teu topico se me permite ....

O pessoal (Ernany) simulou essa caixa para meus pioneer 257 com duto de 38 cm..mas como nao tinha muito espaço tive que fazer ela curta e para variar o duto de 38 cm nao enta ... vai no maximo ate 26 cm ....

ta ai a simulaçao !

Box Properties

Name:

Type: Vented Box

Volume total = 64,35L

Vb = 55, liters

Fb = 40,93 Hz

QL = 6,7

F3 = 34,21 Hz

Fill = none

No. of Vents = 3

Dv = 76, mm

Lv = 380, mm

certo?? ou seja.. faça uma caixa com 64,5L +/- com 3 dutos de 3" por 38cm cada..

Minha esperança eh sobre esse tal duto curvado... que como voce nao sei se eh possivel utilizar.... como fica esse duto ?? fica para dentro da caixa??? tipow como uma letra éle (L) ,so que para dentro da caixa ??

dentro ou fora ñ intefere em nada, se vc colocar 20cm dentro e ficar 15cm fora da caixa o resultado será o mesmo,

curva TEM QUE ser em L, vc ñ vai querer fazer uma minhoca de dutos dentro da caixa né?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Os dutos podem ser em "L" mas se possível use curva de 45° ao invés das de 90° a idéia e que o deslocamento de ar produzido pelo sub flua mais uniforme com uma curva de 45° do que com uma de 90°.

Para calcular quanto a curva terá em comprimento use uma trena, meça o lado externo e depois o interno da curva some e divida por dois terá o comprimento que a curva ocupará no comprimento final do seu duto não esqueça de descontar o encaixe do cano na curva !!

Lembre-se de vedar bem o encaixe do duto na caixa e na junção cano/curva prenda bem, toda vibração que tiver dentro da caixa ou vazamento implicará em perda de spl e subgrave!

Boa Sorte com sua caixa!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
puro mito, pode fazer s/ problemas, outra coisa, tanto faz o duto estar dentro ou c/ parte fora da caixa, o que vai conta é o tamnho total do mesmo...

Não sei donde o sr. tirou isso, mas o mestre Paulo Duto disse que o máximo é 15º

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei donde o sr. tirou isso, mas o mestre Paulo Duto disse que o máximo é 15º

rapaz, mestre ñ sei, mas entendido ele é sim, porém pre-potente como só ñ aceitava ser contrariado, tanto é que sumiu...

já li varias apostilas sobre montagens de caixa acusticas, nunca li nada especifico citando o maximo do grau de inclinação que poderia ser dado ao mesmo, nem por isto sou um expert no assunto, se me mostrar onde eu possa ler e/ou entender o pq de uma curva plana onde ñ gera ou se gera seria minima a resistencia da fuga do ar dentro de um duto eu posso mudar minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

seria certo dizer que um duto que ocupa (por exemplo) 2 litros mais eh mais longo e fino teria o msm rendimento que um duto com a msm litragem prtanto mais curto mas + grosso ?? ou eu to viajando

Compartilhar este post

Link para o post

seria certo dizer que um duto que ocupa (por exemplo) 2 litros mais eh mais longo e fino teria o msm rendimento que um duto com a msm litragem prtanto mais curto mas + grosso ?? ou eu to viajando

Compartilhar este post

Link para o post

explica melhor ai esse lance do rendimento do longo e fino... e do curto e grosso...

:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
explica melhor ai esse lance do rendimento do longo e fino... e do curto e grosso...

:unsure:

seguinte

imagina q vc tem um duto de 3" de 20 cm vamos supor q de 3 litros (to com preguiça sim de calcular hand26 hand26 )

entao se eu usar um duto de 4" mais q daria os 3 litros logicamente ele seria menor

mas a resposta da caixa mudaria ??

ou seria msm

Compartilhar este post

Link para o post

o forum bem bom este .... faço umas perguntas que nao tenho a mínima ideia e vem o pessoal que jade ter ate tese de doutorado em relação a minha duvida ... abraços a todos !!! valew pelas respostas ....

so lembrando q nao sou o dono do topico por isso nao sei se esta pergunta ja esta respondida para o dono... entao nao desistam dele !!

Compartilhar este post

Link para o post
seguinte

imagina q vc tem um duto de 3" de 20 cm vamos supor q de 3 litros (to com preguiça sim de calcular hand26 hand26 )

entao se eu usar um duto de 4" mais q daria os 3 litros logicamente ele seria menor

mas a resposta da caixa mudaria ??

ou seria msm

cara.. o que conta neste caso é a área interna do aeroduto.. a dif de espessura ou tamanho que dê o mesmo volume do outro.. seria somente para considerar o espaço ocupado por eles.. ex: se o duto ocupa 3L o comprimento é x para uma fs de 38hz.. se ele ocupa menos o comprimento seria y para o mesmo fs da caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde caros colegas, em primeiro lugar eu gostaria de agradecer pelas respostas. É a primeira vezx ue recebo várias opiniões num tópico. Tenho vários perdidos por aí...eh eh eh

Então, qual seria a conclusão?

Acho que terei que fazer um duto com curva de 90º, pois a recomendação da Alpine é de 22,75" = 57,78cm de comprimento.

Estou na dúvida se faço em mdf retangular ou uso cano de PVC mesmo.

Outra dúvida, (aproveitando que este está dando ibope) eh eh eh.

Instalar o Sub invertido (com o ímã para fora) eu perderei rendimento e/ou qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde caros colegas, em primeiro lugar eu gostaria de agradecer pelas respostas. É a primeira vezx ue recebo várias opiniões num tópico. Tenho vários perdidos por aí...eh eh eh

Então, qual seria a conclusão?

Acho que terei que fazer um duto com curva de 90º, pois a recomendação da Alpine é de 22,75" = 57,78cm de comprimento.

Estou na dúvida se faço em mdf retangular ou uso cano de PVC mesmo.

Outra dúvida, (aproveitando que este está dando ibope) eh eh eh.

Instalar o Sub invertido (com o ímã para fora) eu perderei rendimento e/ou qualidade?

pode ligar com o ima para fora

vc so vai ganhar uns litros na caixa pq o corpo do falante vai estar para fora

Compartilhar este post

Link para o post
cara.. o que conta neste caso é a área interna do aeroduto.. a dif de espessura ou tamanho que dê o mesmo volume do outro.. seria somente para considerar o espaço ocupado por eles.. ex: se o duto ocupa 3L o comprimento é x para uma fs de 38hz.. se ele ocupa menos o comprimento seria y para o mesmo fs da caixa...

soooooooooo

saquei [-] [-] [-] [-]

valew

Compartilhar este post

Link para o post

Colocar o sub com o imã para fora muda sim, mas vai depender do subwoofer. Tenho um 12 Hinor, 2 Arlen Fenix 12, um 12 Kenwood e 2 15 Selenium Matador Max. Selenium não dá, não sai quase som. Já o kenwood e os Arlen, fica com os graves mais fortes. O hinor não testei, mas creio que fica bom.

Editado por daniel5554a

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...