Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

blOom

Meu Spl De Baixo Custo: 4 Protechs 12" Num Sd1000

Recommended Posts

Bom galera... meu set, dps de trilhões de upgrades tá beem "spl". Na verdade ele tá misto pq de vez em quando eu ligo uns drive + tw em cima e deixo a mala aberta. (no dia a dia, subsonico fica 20hz e LP em 60hz... de mala aberta boto subsonico pra 40hz e abro LP pra +/- 120hz). A configuração atual tá assim:

Fosgate + mids cs60d + tw 3/4tw1 nas portas tratadas

SD1000@4ohms (800wrms) pros 4 protech.

bateria de 150Ah exclusiva pro SD e cabeamento 35mm a menos de 2 mts

Os bichin tão passando fome, eu sei.. mas em breve mais upgrades virão!

Vamo de fotos:

Vista geral:

s8004879ml0.th.jpg

Os amps tão em cima da caixa pq n tive tempo de fazer um rack organizado... e a corda é pq a caixa anda mt quando SPL tá alto... e ela fica a 10cm do para-brisa traseiro! Antes da corda ela chegou a arranhar a película.. então preferi me garantir!!!

mais de perto:

s8004880oc6.th.jpg

Reparem nos parafusos q usei... são de porca trava rosqueada e o parafuso de cabeça sextavada, pra apertar com chave de boca. Os parafusos comuns, com o passar do tempo, iam "arrancando" da caixa.. e o sub começava a folgar e fazer uns barulhos estranhos (rangendo.. tipo proc proc). Com esses parafusos, é mais fácil arrancar a madeira!

De longe:

s8004881oe0.th.jpg

Quando falo q é de baixo custo, é pq: cada protech saiu +/- 150,0 e o SD+/-500... total: 1100,0 com mais alguns detalhes! SPL de baixo custo literalmente!

Os bichin pulando:

s8004882qz1.th.jpg

Bonito demais ver os 4 pulando juntos!!!

De frente:

s8004884qy9.th.jpg

Os 4 juntos pulando:

s8004885lh0.th.jpg

Detalhe do parafuso:

s8004886rp9.th.jpg

Dava pena ver a brutalidade como o bichinho puxava a caixa pro falante.. mta pressão! Pra qm num sabe, são desses q usam nas carrocerias de caminhões! =P

Vista dos amps:

s8004888pk2.th.jpg

Tem um par de canais sobrando no fosgate, q é justamente os que uso pra TW+Corneta... é só encaixar um "Y" ali e ligar nos drive nos canais.

Vídeozin:

Qualquer dúvida/sugestão.. ou pedidos de foto/vídeo, só falar!!! Tow on pelo menos até umas 18hrs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
projeto barato e violento heim?!

meus parabéns

[]-[]

Pow.. vlw! tá bem fortin mesmo! Dispara alarmes com qualquer tipo de música! Até axé, dance, psy... qualquer uma dispara alarmes fácil!

único ponto baixo é o amp, q mesmo rendendo 100%, manda pouco mais de 200wrms pra cada protech! Sendo q já usei cada um com 500wrms e eles ainda aguentavam mais! Acredito q um SD2300 deixaria eles "na conta" mas vou botar logo SD3000 pra ter um certo headroom! =)

vlw! []-[]

custoxbenefício rox! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Headroom é o que há, vai ficar ducaraio

eu tenho um amp de 120W+120W pra um 2 vias de 40+40 da sony (nao é o bicho, mas pelo preco q paguei...), e toca tri bem, e alto, e definido, estrano tocar tao alto e ficar com som tao bom, viva o headroom

somzim tah bacana guri, teve tocar mto bem, e com tanta bateria, deve tocar por um tempao ainda por cima

Compartilhar este post

Link para o post
Headroom é o que há, vai ficar ducaraio

eu tenho um amp de 120W+120W pra um 2 vias de 40+40 da sony (nao é o bicho, mas pelo preco q paguei...), e toca tri bem, e alto, e definido, estrano tocar tao alto e ficar com som tao bom, viva o headroom

somzim tah bacana guri, teve tocar mto bem, e com tanta bateria, deve tocar por um tempao ainda por cima

A quantidade de bateria tá mais que perfeita pra esse som! O PICO de consumo dos amps não chega a 150ah.. mas tenho beem mais de 150Ah de bateria! (quase 200Ah). Ou seja... já toquei por até 6 horas com volume no talo e carro desligado, e a bateria tá lah, intacta! O único ponto negativo é que o alternador do carro é meio fraquin, 60Ah... aih como ainda tem o carro pra alimentar e talz.. acaba sobrando uns 30Ah pra carregar a bateria! ou seja: Rodo o dia todo pra tocar à noite! =) rssr

Quanto ao headroom, te garanto uma coisa: Os protech não tão rendendo 100% mas se eu deixar o clip aceso demais, mesmo que com pouca potencia, vc sente eles esquentando! Essa musica do vídeo mesmo, ela faz o sinal clipar direto praticamente.. após ouvi-la umas duas vezes, se vc encosta a mão no domo do falante, percebe q ele está quente, ou seja, bobina esquentou!

É mais fácil queimar o falante do jeito que estou usando (200wrms pra cada mas com sinal clipado) do que com headroom (uns 750wrms pra cada só que LIMPOS). Quando usava 500wrms em cada protech, só esquentava bobina em raríssimos casos, tipo cd de bass test.

Outra coisa interessante é que o protech não tá conseguindo chegar perto da x-max com essa potência! =P eh engraçado ver o amp se matando e os subs brincando! ...e que venha o SD3000 []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Bloom ficou muito show, mas só não gostei de uma coisa "os módulos fixados junto da caixa" :pirou:

Cara.. eu nem esquentei mto quanto a isso, pq a caixa é beeeem reforçada e pesada e vibra mt mt pouco! O mesmo que vibra a caixa, vibra o carro todo.. pq ela tá beem presa. Aquela corda tá bem apertada aos suportes do cinto traseiro... pra vc ter ideia, quando o carro passa de vez num quebra mola, a caixa nem meche, vai junto com o carro! Então, o tanto que o amp vibra na caixa, vibraria no carro todo! A não ser q eu colocasse o amp lá na frente (embaixo do banco, sei lah) ou fizesse um rack com algum amortecimento entre o amp e a madeira.. tipo uns 'pezinhos' no amp... mas aí já é outro caso! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

blz bloom.. quando vc diz que o sd esta liberando 800w é pq está com o dobro de impedancia?? pq se nao for com esse monte de bateria e sinal clipando é certeza liberar os 1000 ou pouco mais..

ficou legal........ que sintonia esta a caixa?? usou somente 1 sub pra cada par de subs?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
blz bloom.. quando vc diz que o sd esta liberando 800w é pq está com o dobro de impedancia?? pq se nao for com esse monte de bateria e sinal clipando é certeza liberar os 1000 ou pouco mais..

ficou legal........ que sintonia esta a caixa?? usou somente 1 sub pra cada par de subs?

abraço

Cara.. tá 180lts com 2 dutos de 4' por 12cm... sintonia de 37hz. são 4 subs e 2 dutos em camara unica. Mas a caixa tá beeem rigida e cheia de reforços internos, e vedada com cola+pó de serra nas juntas internas. Sei que ainda dá pra melhorar algo aih, (na sintonia) mas n tenho mt tempo pra simular e etc! mas o sub tá respondendo com força até 40hz e dá pra sentir mto nos 30~35hz!

Quanto ao amp, é SD1000 2 ohms trabalhando em 4ohms =/ Ele consegue fornecer uns 800wrms limpos.. acredito q como tow deixando clipar sinal, tá indo um pouco mais! mas passa longe do que o protech precisa! Mas com SD3000 acredito q melhore um bocado! =)

Compartilhar este post

Link para o post

cara, me fala mais aí como é essa sua caixa... ela é quadrada ou trapezoidal? To afim de botar 4 bomber upgrade no meu palio mas nao to vendo jeito ainda pra caber tudo sem sair muito pra cima.

Tb estou num impasse pois estou em busca de um som misto (mas de alto spl ou seja, misto mas que trema tudo...) mas ainda não sei oq pode me sair melhor: se 4upgrades, 2pioneer 307, 2protech light 15", ou ainda um par de street bass 15".

Sugestões?

Compartilhar este post

Link para o post
cara, me fala mais aí como é essa sua caixa... ela é quadrada ou trapezoidal? To afim de botar 4 bomber upgrade no meu palio mas nao to vendo jeito ainda pra caber tudo sem sair muito pra cima.

Tb estou num impasse pois estou em busca de um som misto (mas de alto spl ou seja, misto mas que trema tudo...) mas ainda não sei oq pode me sair melhor: se 4upgrades, 2pioneer 307, 2protech light 15", ou ainda um par de street bass 15".

Sugestões?

Cara.. 4 protechs 12' na caixa com sintonia baixa fica alto SPL nas baixas... e pelo fato de ter mto SD (area d cone) tá tocando melhor q muito trio com 2x15'. tem um colega aqui perto q tem 2 wpu 15' numa caixa malfeitinha... meu som estupra o dele de longe! Lógico que, o fato da caixa dele estar mal feita me dá uma baita vantagem! Meu som só não ganha do dele em "gritaria", pq as wpu tão full e ele ainda usa 2 D405 =P Mas subgrave, o dele não tem NENHUM! Nada abaixo de 80hz!

A caixa tá +/- assim:

rabiscoli7.th.jpg

Ela é trapezoidal e fica rente ao banco traseiro, mas precisou de uma 'quebradinha' pra cima, pra caber 2x12' em linha na altura. Isso porque EU QUIS deixar os falantes tipo 'paredão'... Mas se colocasse os falantes meio de lado, acredito que caberia tudo abaixo do tampão. Ex.:

rabisco2an5.th.jpg

Esse som tá MUITO bom em interno e não faz vergonha no externo! Lógico que uma sintonia mais alta na caixa ajudaria a ter mais som externo.. mas perderia interno! E como eu RARAMENTE uso de mala aberta, tá bom do jeito que tá!

Pra vc ter ideia, dá pra sentir o grave ao redor do carro, de mala fechada! Então sempre q quero ouvir alto, abro as portas e os vidros traseiros.. tá bom demais! Abrir mala só em raros casos!

Lógico que não vamos comparar o SPL com flantes tipo mtx, extreme, kicker... mas considerando q esse set foi EXTREMAMENTE barato pelo que toca, tá aprovado! :legal: Ah, e o banco traseiro tá normal, o carro cabem 5 passageiros numa boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Bah... acho q percebi onde errei! Minha camera tem um "estabilizador de imagem", que elimina trepidações e talz... por ex.: se tu vai filmar uma viagem numa estrada de terra, de dentro do carro.. ele estabiliza, evita deixar a imagem tremida! Aih eu n lembrei dessa função e gravei o vídeo com o estabilizador ativado! Acredito q isso tenha influenciado, amanhã gravo outro vídeo da mesma música pra ver se tem diferença! =)

Compartilhar este post

Link para o post

só uma obs...

Tenho um amigo q tem um extreme de 15" num 1200d e na caixa dutada, e não dá nem pro xeiro em SPL pros meus dois upgrades de 12" em caixa selada (num 1200d @2ohms)...

Claro que pra fora a história é outra, o som do extreme é mto mais agradável e tal, e acredito q mais forte também (talvez esse seja o motivo do baixo spl, pois pra isso a caixa dele deve ter sintonia alta).

Axo q o jeito pra mim vai ser dois pioneer 307 mesmo só meu medo é trocar os upgrades pelos pioneer e nem sentir grands diferença...

Compartilhar este post

Link para o post
só uma obs...

Tenho um amigo q tem um extreme de 15" num 1200d e na caixa dutada, e não dá nem pro xeiro em SPL pros meus dois upgrades de 12" em caixa selada (num 1200d @2ohms)...

Claro que pra fora a história é outra, o som do extreme é mto mais agradável e tal, e acredito q mais forte também (talvez esse seja o motivo do baixo spl, pois pra isso a caixa dele deve ter sintonia alta).

Axo q o jeito pra mim vai ser dois pioneer 307 mesmo só meu medo é trocar os upgrades pelos pioneer e nem sentir grands diferença...

Sabe pq o extreme se dá melhor pra fora? Maior SD! (soma das areas do cone). Se botasse o som dele ao lado do meu bem alimentado (um sd2300 pelo menos) mt provavelmente ele ia passar vergonha!

Pelo q eu soube, vc já tem 2 upgrades 12' né? Se eu fosse vc, tentaria fazer uma caixa como a minha, pra 4 subs... e compraria +2 upgrades.... afinal, o custo vai ser menor e caso não goste, passa pra frente! Mas é 80% de certeza q vc vai gostar!

Outra coisa, faz dutada.. pq selada deixa de ganhar 3db em relação a dutada! Uma dutadona com 4x12' faz bonito pra dentro e pra fora! ;) custa nada testar! ^^

Compartilhar este post

Link para o post
Os amps tão em cima da caixa pq n tive tempo de fazer um rack organizado... e a corda é pq a caixa anda mt quando SPL tá alto... e ela fica a 10cm do para-brisa traseiro! Antes da corda ela chegou a arranhar a película.. então preferi me garantir!!!

Bloom, pelo video já mostra q o negocio aí tá nervoso!!!(e o video geralmente ñ ajuda). O q vc tá pensando em fazer pra prender a caixa? sobrou um "espacinho" entre a caixa e o banco q dê pra prender a caixa? talvez umas chapinhas resolvam (só um pitaco :vts ) ....

Bloom ficou muito show, mas só não gostei de uma coisa "os módulos fixados junto da caixa" 

Tá aí uma coisa q procurei esses dias e vi diversos relatos sobre problemas nos amp.(soltar soldas) devido a trepidação da caixa. Bom, pra mim fixei o amp em uma chapa madeira(10mm)... fiz uns pezinhos de espuma d 1cm altura, coloquei por baixo da chapa e entre ela e o amp. pra tentar aliviar trepidações, então fixei em cima da caixa.

Só pra ilustrar (tá mal feito...hehehe):

gambiarra1rl0.th.png

Uma coisa é q vc disse é verdade Bloom...vai vibrar d qlq jeito mesmo.... :rolleyes:

Edit:.Erro nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, pelo video já mostra q o negocio aí tá nervoso!!!(e o video geralmente ñ ajuda). O q vc tá pensando em fazer pra prender a caixa? sobrou um "espacinho" entre a caixa e o banco q dê pra prender a caixa? talvez umas chapinhas resolvam (só um pitaco :vts ) ....

Bloom ficou muito show, mas só não gostei de uma coisa "os módulos fixados junto da caixa" 

Tá aí uma coisa q procurei esses dias e vi diversos relatos sobre problemas nos amp.(soltar soldas) devido a trepidação da caixa. Bom, pra mim fixei o amp em uma chapa madeira(10mm)... fiz uns pezinhos de espuma d 1cm altura, coloquei por baixo da chapa e entre ela e o amp. pra tentar aliviar trepidações, então fixei em cima da caixa.

gambiarra1rl0.th.png

Uma coisa é q vc disse é verdade Bloom...vai vibrar d qlq jeito mesmo.... :rolleyes:

Edit:.Erro nome.

Bloom, pelo video já mostra q o negocio aí tá nervoso!!!(e o video geralmente ñ ajuda). O q vc tá pensando em fazer pra prender a caixa? sobrou um "espacinho" entre a caixa e o banco q dê pra prender a caixa? talvez umas chapinhas resolvam (só um pitaco  :vts ) ....

Cara.. a caixa tá presa pela corda.. q pega dos suportes laterais de cinto... de um lado a outro! te garanto q se tu conseguir tirar ela (só puxando) te dou meu amp! Meu amigo q amarrou, pra testar se tava firme, puxou o carro pela corda! (carro desengrenado, começamos a puxar a corda pra ver se folgava, o carro veio mas a corda n se mexeu)

retirada pra n pesar

Cara.. como a caixa tá mto bem presa e é mt reforçada.... o tanto que vibra nela vibra em quase qualquer parte da mala! Então a diferença é mt pouca! mas o lance q vc citou é valido! Eu sei q n vai evitar vibrações.. mas qualquer redução é útil! Vou dar uma analisada com calma pra aplicar na hora do rack definitivo!

Ps.: vc FEZ isso? tem fts? pra me orientar melhor! vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Cara.. a caixa tá presa pela corda.. q pega dos suportes laterais de cinto... de um lado a outro! te garanto q se tu conseguir tirar ela (só puxando) te dou meu amp! Meu amigo q amarrou, pra testar se tava firme, puxou o carro pela corda! (carro desengrenado, começamos a puxar a corda pra ver se folgava, o carro veio mas a corda n se mexeu)

Então tá ótimo! :legal:

Ps.: vc FEZ isso? tem fts? pra me orientar melhor! vlw

Fiz sim, bem simples (ajudou um pouquinho viu!), a tarde tiro fotos e posto aki.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Pqp! Ficou bruto, hein? No vídeo já dá para ter uma idéia...

Não tratou com manta o porta malas, né?

[]'s

O porta malas é tratado sim! Tanto ele quanto as portas dianteiras.... mas esse SPL passou de um ponto que... não é só a 'placa' do carro que vibra (como muitos por aih).

Coloquei umas "pastilhas" (pedacinhos) de manta entre a placa e o para-choque... como ela é emborrachada, a placa parou de vibrar... coloquei algumas camadas no porta malas e várias na tampa da mala.... mas não adiantou muito! Pra vc ter ideia, ouvi a musica "bass I love you".... e as pessoas que estavam presentes falaram que a sensação é a de que tem um 'refem' com os braços amarrados na mala tentando abrir no chute! É bem bruto mesmo! Fora que à depender da música, o carro todo vibra... vc vê a lataria das portas, os vidros... tudo excursionando!

Fiz sim, bem simples (ajudou um pouquinho viu!), a tarde tiro fotos e posto aki.

Aguardando! (tow até precisando fazer um esqueminha assim!) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Que legal bloom! Sempre ouvi vc falar do seu som, mas nunca tinha visto fotos dele.

E pelo visto no video ta bruto o negócio heim! Só quero ver com coloca SD3000 hahahaha... vai abri a tampa do porta malas!

Vendo esse video me surge umas idéias...hehehe..mas vo dexa pro final do ano!

Parabéns pelo som! e que venha o novo módulo!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

opa.. parece ta bruto mesmo.. o vídeo quase sempre diminui o efeito, intão na real deve ta mais forte ainda!

Também to pensando em fazer um esquema parecido com o do "efshope", mas entre o banco e a caixa... vamos ver se adianta

No mais, parabéns pelo som, e aguardando mais um video! hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Que legal bloom! Sempre ouvi vc falar do seu som, mas nunca tinha visto fotos dele.

E pelo visto no video ta bruto o negócio heim! Só quero ver com coloca SD3000 hahahaha... vai abri a tampa do porta malas!

Vendo esse video me surge umas idéias...hehehe..mas vo dexa pro final do ano!

Parabéns pelo som! e que venha o novo módulo!

Abraço

Pow... vlw mesmo! Fica complicado postar sobre meu som pq vivo dando upgrades e talz... mas dessa vez vou me acalmar um pouco com o lance de som! Vou só acrescentar o SD3000, mais uma bat 150Ah e vou parar uns meses!!!

Cara.. o detalhe é q a cam tem "estabilizadora de imagem", tirou o melhor do som... q é ver a lataria excursionando, a tampa da mala pulando... mas dá pra ter uma noção! =) vlw! []-[]

opa.. parece ta bruto mesmo.. o vídeo quase sempre diminui o efeito, intão na real deve ta mais forte ainda!

Também to pensando em fazer um esquema parecido com o do "efshope", mas entre o banco e a caixa... vamos ver se adianta

No mais, parabéns pelo som, e aguardando mais um video! hehe

po.. vlw! vou ver se filmo algo rapidin aki aogra..., com o estabilizador de imagem desativado! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei umas fotos rapidinho aki, mas acho q dá pra ter uma ideia.

Como disse, coloquei uma espuminha embaixo da chapa e por cima no pé do amp. Parece q ñ é nada, mas diminui bastante a vibração se compararmos com a chapa de madeira totalmente em contato com a caixa. Por enquanto tá assim até eu pensar em algo + eficiente.

Olha a altura da espuma 1cm (+ ou -).

caixa005ot5.th.jpg

Dpois d colocada, ficou um espaço d 0.5cm entre a caixa e a chapa de madeira do amp.

caixa007yp8.th.jpg

Espaço entre o amp. e a chapa... 0,5cm.

caixa004ch0.th.jpg

Detalhe da espuma no pé do amp.

caixa003ey1.th.jpg

Depois d colocadas as espumas, usei essas chapinhas d ferro pra prender tudo. Ficando assim um espaço entre o amp e a chapa e entre a caixa tbm.

caixa006yu4.th.jpg

Tá aí galera, gambiarra feita, ñ é uma "brastemp", mas melhorou minha situação um pokim. Agora o amp. ñ vibra quase nada. Vou ver se aumento a altura das espumas pra ver se melhora.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa! com SD3000 vc vai sair chorando de dentro do carro viu Bloom!

:rever1: aguardo o novo video.

abraços

Edit:. Se já ñ tiver chorando com o SD1000... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

ai eu queria aproveitar o tópico e perguntar sua opinião, tô pensando em pegar 4 protech sub de 10 e ligar num 1200D! será que rola?? oproblema que meu carro é um sedan e ai penso em fazer um paredãozinho com os 4 virados pro encosto do banco trazeiro, e um kit csd 60 nas portas dianteiras com um ampli legal(ainda tô procurando opções)

eu tenho um par de IMPP de 10" antigão, se encontrasse mais dois ai fecharia 4 ts w252f num 1200d.

sorte ai no up grade!!!

passa as medidas da caixa, se num for pedir demais!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...