Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

anjonegro

(video) Projeto Elevador Elétrico P/ Caixa De Mg

Recommended Posts

Estou postando aqui PQ quero compartilhar a ideia com os colegas, esta no postado no TRIO dentro do topico geral do som, mas vou postar separado aqui como assunto especifico. Se os moderas não acharem legal pode remover, so postei aqui PQ tem gente que não frequenta o trio.

Como alguns sabem eu estou remando para terminar meu projeto até dia 23 de dezembro.

Ja fiz minhas caixas tudo certinho mas por motivos de espaço tive que fazer a caixa de mg inclinada mandando som pros passarinhos. hehehe

Então pra não deixar assim pensei em um sistema para levantar a caixa e deixar os flantes na vertical formando uma parede.

Diante de tal resolvi elaborar o sistema.

Comprei uma barra de 50cm de rosca infinita 6mm fina, algumas porcas e arruelas.

Fui nas caixas medi daqui medi dali algumas ideias e eis que surgiu o seguinte projeto.

sistema.jpg

sistema3.jpg

sistema4.jpg

sistema2.jpg

sistema1.jpg

Não coloquei muitos detalhes PQ fiz meio rapidinho só para por a ideia no "papel".

Abaixo segue uma simulação para ver se nada ia raspar em nada durante o processo de levantar a caixa.

nivel1.jpg

nivel3.jpg

nivel7.jpg

nivel10.jpg

E ta definido vai ser assim.

Sabado vou ver se faço a gambiarra, se não faltar nada de material.

Mas que vai ficar legal isso vai.

Se Alguem quiser copiar ou mais explicações fique a vontade.

Espero a opinião da Galera

Edit: O sistema vai se movimentar exatos 42Cm para deixar a frente da caixa com os falantes totalmente na vertical, Ainda não fiz o calculo do peso aproximado que o sistema vai levantar, mas acredito que o sistema vai ter capacidade de levantar tranquilamente 20/25Kg.

O sistema "eletro mecanico" vai ser assim. Agora ainda falta definir o sistema de acionamento do motor (vai ser por controle remoto) e como indicar altura máxima e mínima para o motor parar. Se alguem tiver dicas estou aceitando :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

como que o motor irá saber o final de curso do levantamento?

eu já tive uma ideia que usava um mecanismo parecido.. mas só ficou na minha cabeça mesmo, hahahahah

Compartilhar este post

Link para o post
como que o motor irá saber o final de curso do levantamento?

eu já tive uma ideia que usava um mecanismo parecido.. mas só ficou na minha cabeça mesmo, hahahahah

Eu tava mesmo editando Qnd VC postou hehehe.

Falta definir isso ainda. Mas estou pensando em utilizar Ou um limitador de tempo com relé para acionamento do motor, o que não sera tão exato pois com variação de tensão a velocidade do motor se altera, ou então o mais provavel vai ser sensor mecanico mesmo que ja faça inversão de fase elterando o sentido de rotação do motor. Mas vai ter que ser bem elaborada essa parte. Aceito sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

vc pode colocar um botão que aciona no momento em que os mg estiverem na posição, botão que corta a corrente do motorzinho, vc liga ele.. e qdo chega na posição ele desliga automaticamente! tipo akele botão q desliga a luz de freio de mão em baixo da alavanca!

Compartilhar este post

Link para o post
vc pode colocar um botão que aciona no momento em que os mg estiverem na posição, botão que corta a corrente do motorzinho, vc liga ele.. e qdo chega na posição ele desliga automaticamente! tipo akele botão q desliga a luz de freio de mão em baixo da alavanca!

era isso que eu ia dizer.

Geralmente esses botões são fáceis de encontrar em lojas de eletrônica e não custam caro não :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

tbm pensei nisso, igual akele botão do porta-malas, que qdo abre, acende a luz....

pra desligar tudo beleza, mas e para fazer voltar a caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma pesquisada sobre centrais de controle de portão eletronico.

Talvez seja esta a solução.

Compartilhar este post

Link para o post

a solução do botão é show ... acho que seria a mais barata e funciona perfeito !

só de controle remoto que manjo nada !

Quero mesmo é saber o PREÇO desse motor ... se a idéia for boa ... dá até pra fazer caixa pegando a mala TODA , ai quando for trocar o step , só acionar o motor e levanta a caixa na boa !

Compartilhar este post

Link para o post

na "pior" das hipoteses, poderira tentar usar um botão tipo de vidro elétrico, no porta malas, vc mesmo controlaria a altura da caixa..

Compartilhar este post

Link para o post
a solução do botão é show ... acho que seria a mais barata e funciona perfeito !

só de controle remoto que manjo nada !

Quero mesmo é saber o PREÇO desse motor ... se a idéia for boa ... dá até pra fazer caixa pegando a mala TODA , ai quando for trocar o step , só acionar o motor e levanta a caixa na boa !

ò meu ultra mega power motor ai :)

http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdut...Produto=1528023

ai na net ta 30 e pokos pila aqui na cidade tem uma loja que vende por incriveis 18 Dinheiros hehehe. Ela é 3.6V mas vou por ela em 5V :), fazer um sistema pra baixar a tensão de 12 para 5V. Tem um bom torque essa bixinha ai e é pequena.

Vai ser a base de testes. Separei uns parafusos e conexões pra fazer um teste hoje de tardesinha Qnd chegar em casa para ver Qnt força o istema vai conseguir com essa parafusadeira. Depois posto os resultados e atée fotos dos testes e da gambi inicial.

Compartilhar este post

Link para o post
na "pior" das hipoteses, poderira tentar usar um botão tipo de vidro elétrico, no porta malas, vc mesmo controlaria a altura da caixa..

É inicialmente vai ser assim mesmo.

O cronograma é assim.

1º montar o mecanismo ja com motor e acionamento digital dedo.jpg

2º nalise e aperfeiçoamento do sistema

3º definição e implantação do sistema de controle remoto sem fio juntamente com metodo de definição de curso e sentido do motor.

4º tira onda por ai :)

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vai minha(tentativa de) contribuição. Para o passo 3, seria bem interessante se vc conseguisse um motor de portão com a central funcionando. Ou comprar uma central mesmo. Interessante porque você já teria o controle codificado, e sistema de acionamento e parada prontos. Além de te permitir parar na altura que quisesse.

Compartilhar este post

Link para o post

cara não tem alguma forma de utilizar como se fosse um amortecedor de carro...

q quando terminasse travaria...

iria ser leval...e não seria um maquinario tão complexo...

não sei se ha como fazer...mas q ia ficar bom ia...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... da pra fazer o esquema de parar e voltar através de contatores (ou relés, q são mais comuns no uso automotivo). SE tu for levar o projeto a sério, me comprometo de fazer o esquema pra vc! mas dá um trabalhinho de projetar, então só vou fazer se tu confirmar q vai fazer o projeto!

Ah, um detalhe... a caixa sobe em arco.. e não em linha reta! já a barra q empurra deveria subir em linha reta pra nunca forçar a rosca. A caixa, ao subir em curva vai forçar a barra que a empurra "pra fora", fazendo uma certa pressão na rosca. Isso com o tempo vai empenar e danificar!!! Seria interessante se tivesse como botar tipo uma "gaveta" embaixo da caixa de mids (pra ela ir pra tras/pra frente) e fazer um buraco na caixa dos mids (tipo uma vala, pra barra n ficar totalmente "externa"). dessa forma, ao invés de subir "em curva", a caixa escorregaria pra frente.. corrigindo o trajeto.. e na volta, msm cosia! e a vala seria pra, no momento de +/- 45 graus, a quina da caixa de mids não 'encoste' na barra q empurra!!!

Putz.. agora to de saída, mas ta no favoritos esse tópico preu fazer um desenho explicando melhor dps!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, tive uma ideia!

tem aquele controle remoto de suspensão a ar.... ele possui 4 canais...

ele tem um módulo que tem um fio terra e 4 positivos...

será que não dá pra bolar alguma ideia com isso???

e esse controle não é caro, uns 50$ ~ 70$ vc compra um...

Um abração

Compartilhar este post

Link para o post

Quero só ver o resultado. Parace que vai ficar muitoooo bom.

obs.: vai "meter" que tipo de dobradiça entre as caixas?

Compartilhar este post

Link para o post
Quero só ver o resultado. Parace que vai ficar muitoooo bom.

obs.: vai "meter" que tipo de dobradiça entre as caixas?

As dobradiças eu ja coloquei por enquanto das vagabas mesmo. Achei umas dobradiças dessas de contrução mesmo, mas tomei o cuidado de pegar dobradiças que eu consigo tirar os pinos dai pra tirar a caixa só tiro os pinos das dobradiças e não preciso desaparafusar nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah, um detalhe... a caixa sobe em arco.. e não em linha reta! já a barra q empurra deveria subir em linha reta pra nunca forçar a rosca. A caixa, ao subir em curva vai forçar a barra que a empurra "pra fora", fazendo uma certa pressão na rosca. Isso com o tempo vai empenar e danificar!!! Seria interessante se tivesse como botar tipo uma "gaveta" embaixo da caixa de mids (pra ela ir pra tras/pra frente) e fazer um buraco na caixa dos mids (tipo uma vala, pra barra n ficar totalmente "externa"). dessa forma, ao invés de subir "em curva", a caixa escorregaria pra frente.. corrigindo o trajeto.. e na volta, msm cosia! e a vala seria pra, no momento de +/- 45 graus, a quina da caixa de mids não 'encoste' na barra q empurra!!!

Putz.. agora to de saída, mas ta no favoritos esse tópico preu fazer um desenho explicando melhor dps!

Opa Blz.

Sobre a caixa subir em arco eu sabia, se notar na figura dos estagios dela subido da pra ver a diferença de angulação da barra.

Porem não tinha me atido mesmo no Q vc viu sobre forçar a rosca, e isso vai ser um problema mesmo.

Por isso que gosto do forum a galera analisa de verdade o que a gente posta aqui.

Talvez se eu utilizar um furo como guia da barra "elevadora" e ao invés de fazer o sistema de gaveta na caixa fazer um sistema deslizande para a ponta da barra fixado na caixa. O que acha?

Outra coisa sou mt ansioso com essas coisa e sempre quero logo ver pronto ahuehauehaueae. Ontem acabei nem fazendo os testes e fiquei martelando bolei um novo sistema com a emsma metodologia, não consegui terminar ainda mas acho q hoje posto. O sistema é praticamente o mesmo, só visando este problema que Vc apontou de forçar a rosca. Pensei em fazer um tubo com duas porcas fixadas uma na ponta e outra 10Cm para dentro, e este tubo giraria com a barra de rosca correndo por dentro dele e sendo fixada na caixa por meio de pino Q deixasse ela se movimentar apenas para cima e para baixo.

Não usaria nenhum tipo de guia, apenas a barra dentro do cano com as portas soldadas.

Compartilhar este post

Link para o post

com esse motor vc nao vai conseguir nd...

tente colocar motor de vidro eletrico ou de limpador de parabrisas! eles tem mais torque!!

Compartilhar este post

Link para o post

O Gardenal falou o que eu ia falar.

Essa parafusadeira é fraquinha demaaais.

Solução simples pra o problema da barra:

Faça uma outra fixaçã para a barra de modo que não permita ela torcer dentro do sistema, e coloque uma junção logo após, de modo que a barra só entorte fora do sistema.

Não sei se ficou claro.

Outro problema, é que quando a caixa levantar, o peso dos autofalantes que está todo concentrado na frente da caixa, vai puxar todo o sistema para frente, tombando.

Você vai ter que alterar o centro de massa da caixa adicionando pesos no seu fundo, ou então colocar um amortecedor, estilo os de portamalas, para limitar.

Compartilhar este post

Link para o post
O Gardenal falou o que eu ia falar.

Essa parafusadeira é fraquinha demaaais.

Solução simples pra o problema da barra:

Faça uma outra fixaçã para a barra de modo que não permita ela torcer dentro do sistema, e coloque uma junção logo após, de modo que a barra só entorte fora do sistema.

Não sei se ficou claro.

Outro problema, é que quando a caixa levantar, o peso dos autofalantes que está todo concentrado na frente da caixa, vai puxar todo o sistema para frente, tombando.

Você vai ter que alterar o centro de massa da caixa adicionando pesos no seu fundo, ou então colocar um amortecedor, estilo os de portamalas, para limitar.

Quanto ao centro de gravidade não vai ter problema. se reparar no formado da caixa vai ver que quando isntalados os MG eles vão vicar com a parte pesada "ima" bem no meio da caixa praticamente ela estando na vertical o pesso todo vai estar no meio. Os drives apesar de leves 1Kg cada um + ST fazem certo peso para o fundo de forma que a caixa pode ficar até um pouco inclinada para a frente que tende a ir para traz ainda.

Compartilhar este post

Link para o post
cara, tive uma ideia!

Um abração

o anjonegro,

vc viu o que eu falei?

um abração

Compartilhar este post

Link para o post
cara, tive uma ideia!

Um abração

o anjonegro,

vc viu o que eu falei?

um abração

Opa vi sim, é uma boa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera.

Segue no link um video do teste da gambiarra.

Como comentei alterei o projeto. nção reparem na narração e no barulho charope do motorsinho. é só experimental. Meu velho me ajudou nas soldas e ideia tambem.

Sacrifiquei a parafusadeira mas num da nada foi em prol da ciência. ahuehauheauea

Definitivo ai só a barra e o tubo onde a barra fica "guardada".

Fizemos assim.

Um cano de meia polegada aproximadamente com 55cm de comprimento.

Soldamos uma porca em uma arruela que entrava certinho por no cano, e soldamos a arruela a 8Cm de uma das pontas do cano. Para soldar medi os 8cm e fiz dois furos no cano de forma poder soldar certinho.

Na ponta do cano fizemos o mesmo processo. de forma que a barra de rosca fique sempre em duas porcas para ficar mais firme.

O processo é simples. O cano gira rosqueia as porcas na barra e ele se move para frente ou para traz de acordo com o sentido que o cano gira.

É isso ai galera. Meu velho se empolgou com a brincadeira tb e rolou um patrocinio para um motor melhor :). Agora basta achar ele.

A caixa vai subir lentamente mas num da nada vai ficar mt style.

grande abraço a todos e conto com apoio de vocês pra fazer isso ficar bonito e funcional.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...