Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

XimiaCdD

+ Sensibilidade = + Spl?

Recommended Posts

Postado em

Ola.. andei lendo vários artigos sobre SPL e tudo mais..

Vi em um deles, uma ''formula'' pra calcular uma média de dB que o seu auto falante deveria tocar..

nao lembro mto bem.. mas seria algo tipo sensibilidade+log10(potencia do falante)..

enfim.. a teoria se aplicaria em que um sub de 1000 rms, ou um woofer de 1000rms(mesmas potencias) mas com sensibilidades diferentes, o que possui mais sensibildade teria maior SPL..

mas agora procurando um sub ''parrudo'' pra campeonato, cuidei essa questao..

e percebi algo mto sinistro O.O

woofer tem + sensibildade que subwoofer, que seria para SPL...

nao tem algo errado nao??

vai uns exemplos...

EDX - Bravox - 3000rms

Sensibilidade 90 db

Freqüência ressonancia 35

Gama de resposta 35 hz

Potência Máxima 6000 PMPO

Potência nominal 3000 rms

Woofer tomahawk - straiker - 2500rms

Modelo: Straiker TRK 15??B 2500W

Potência RMS (Watts) : 2.500W

Impedância (ohms) :2+2 ohms ou 4+4ohms

Sensibilidade (Db/W/m): 97

(nao achei dois falantes com mesma potencia(procurei por fortes potencias))

logo, tem algo de errado..

woofer dá mais SPL que sub??(teoricamente)

alguém já fez a pratica?!

ou eu to tremendamente errado?

edit:

procurei o tal artigo e nao achei..

mas é algo como =

sensibilidade +(10log potencia)

algo assim, nao me recordo..

Postado em
os tomanorris tão bem de sensibilidade ein!

Sim!

se nao me engano a versao do tomahawk 500rms tem 98,5 de sensibilidade

oO

pensei em compra dois e ESPANCA com um SD5000

heuehuehuee

vamo ve qq o povo me diz

Postado em

Quem confia nesses dados dos tmk? [^]

Se for medir sens, pega subs com parametros confiaveis! ex.: bravox, selenium, eros, protech, hinor e bomber. O resto é arriscado demais! a não ser q vc seja lojista ou tenha patrocinio (sai barato pra testar). :legal:

Ah, um ex.: 1 sub de 90db sens, se forem usados 2... serão 93db sens e se estiverem a menos de 1/4 do comprimento de onda da sintonia da caixa (procura ler sobre acoplamento)... 96db na melhor das hipóteses! Ou seja.. 4 subs 12' de +/- 90db estupram esse edx sem consumir 50% da potencia! ex.: Meu caso, com 4 protech light 12' e um SD1000.. :legal:

Postado em
Quem confia nesses dados dos tmk? [^]

Se for medir sens, pega subs com parametros confiaveis! ex.: bravox, selenium, eros, protech, hinor e bomber. O resto é arriscado demais! a não ser q vc seja lojista ou tenha patrocinio (sai barato pra testar). :legal:

Ah, um ex.: 1 sub de 90db sens, se forem usados 2... serão 93db sens e se estiverem a menos de 1/4 do comprimento de onda da sintonia da caixa (procura ler sobre acoplamento)... 96db na melhor das hipóteses! Ou seja.. 4 subs 12' de +/- 90db estupram esse edx sem consumir 50% da potencia! ex.: Meu caso, com 4 protech light 12' e um SD1000.. :legal:

bom geralmenteo woofer tente ter spl mais alto que subwoofer pois tocam frequencias mais altas mas e tudo relativo pois senão os compedires estariam utilizando woofer em campenatos né...........

agora com realação aos EDX posso afirmar que tocam muito em projeto bem feito um so bem alimentado toca por volta de 150dB(a), mas em relação a SPL o que vem se saindo muito bem são os SHOCKER com marcas acima de 155 dB(a).......

no final de semana passado rolo encontro aqui em sampa e tinha corsa sedam com 2EDX e T8500 e 400amp de bateria estava tocando muito mesmo ignorancia e tambem 4 307 e ligamos mo meu sd 3000 e depois no t 8500 e não acompanhou mas nem a pau os dois edx...............

em SPL quanto menos sub melhor para acertar sintonia possição da caixa e tudo mais no maximo dois e ainda e dificil viu......

vou postar umas fotos dos carros que competiram por aqui em são caetano do sul:

IMG_0008.jpg

IMG_0014.jpg

IMG_0015.jpg

IMG_0004.jpg

para vc ter uma idea a ultima foto com os dois MTX e 7kd bateu 146 dB(a).........

Postado em

Tudo bem, digamos entao que os tomahawk ''mentem''..

eu vi tambem dos snakes.. são maiores que a sensibilidade de sub tb..

e eu peguei o EDX como exemplo.. apenas procurando 1 sub e 1 woofer com mesmas potencias..

Postado em

eu comparei 4x12' contra o edx.. vc comparou contra DOIS edx... dois edx eu já não diria nada! mas pense bem.. são 8kwrms versus 3kwrms e quase acompanha.. se for 4x1 dá surra! mesmo sendo menos de 1200wrms dos 4x12' contra 3000wrmx do 1x12' (edx)

Postado em
eu comparei 4x12' contra o edx.. vc comparou contra DOIS edx... dois edx eu já não diria nada! mas pense bem.. são 8kwrms versus 3kwrms e quase acompanha.. se for 4x1 dá surra! mesmo sendo menos de 1200wrms dos 4x12' contra 3000wrmx do 1x12' (edx)

bloon concordo com vc na teoria mas na pratica e outra historia......

tudo vai depender do projeto e qual sua finalidade vc sabe né......... já ouvi 4 subs e 2 subs no mesmo projeto e não notei diferença so medindo com rta sendo as caixas na mesma frequencia........

bom para spl quanto mesmo melhor mas facil de acertar frequencia posição da caixa regulagens e alimentação...........esta e minha opinião

Postado em
Essas que estão na foto, saum as 9512 certo???

Caso sim, achei q elas fossem bem mais fortes....

fala ai piri boom os mtx são fortes sim viu........ mais para um set de qualidade e spl puro que puro barulho (frequencia pura)...........

como disse acima vai depender do projeto todo principamente do carro né....... no caso era uma blazer agora se vc um corsa a coisa já muda né da para tocar acima dos 150 db(a) facil........

Postado em
Essas que estão na foto, saum as 9512 certo???

Caso sim, achei q elas fossem bem mais fortes....

fala ai piri boom os mtx são fortes sim viu........ mais para um set de qualidade e spl puro que puro barulho (frequencia pura)...........

como disse acima vai depender do projeto todo principamente do carro né....... no caso era uma blazer agora se vc um corsa a coisa já muda né da para tocar acima dos 150 db(a) facil........

a sim... com 1 7k2d + 2 9512. 150Db parece ate brincadeira. pasmafaute

Postado em

A sensibilidade significa o quanto de potencia eletrica fornecida pelo amplificador será transformada em pressao sonora!

qto mais sensibilidade tiver o sub, mais pressão sonora ele vai ter.

isso na teoria, mas como já disseram, quem garante estes numeros?

Postado em

Bem tive um pioner 307 sensibilidade se não me engano é 89...

Agora to com o kicker com sensibilidade quase 87...

O Kicker toca pelo menos uns 30% a mais que o 307 o resto é tudo igual modulo fiação, a caixa do 307 estava bem feita tb...

Postado em

essa é uma questão muito interessante.

vamos fazer uma análize de 2 falantes diferentes apenas usando um critério que seria esclarecer dúvidas.

sub: bravox endurence 12"= 87 db sensibilidade

sub: swiss audio da-121w 12"= 92 db sensibilidade

vamos as contas.

spl + 10 log* (potência)

bravox: 700 rms

87 + 10 log* (700)

87 + 10 + 2,84

87 + 12,84a

spl = 99,84

swiss audio : 250 rms

92 + 10 log* (250)

92 + 10 + 2,39

92 + 12,93

spl = 104,39

lembrando que para comparar assim diretamente ... tem que ser para falantes do mesmo tamanho (em polegadas) porque se não

teria uma movimentação de massa maior podendo alterar alguns dbs de diferença.

mas por ter um maior spl toca mais?

R. Sim toca. mas pode ser que a faixa que toca mais não seja a mais audível.

por ex. uma faixa maior da frequencia é melhor interpretada pelos ouvidos que uma frequencia menor.

aí entra o quesito qualidade.

quanto mais plana a faixa de frequencia , mais qualidade terá o conjunto.

resumindo. o swiss audio teria um maior spl. mais em uma faixa mais plana de resposta.

o endurence pode parecer tocar mais , por apresentar pico em uma determinada faixa "melhor audível"

aí é onde entra a escolha de equipamentos, caixas , etc.

ou seja , para que comprar algo que utilize mais potência, mais cabos , mais energia, se pode ter um melhor aproveitamento com

equipamentos mais baratos?

se eu tiver dito besteira, por favor me corrijam! :rever1:

Grato!

Postado em

Duvido MUITO que o sub da swiss tenha 92db de sensi...

E galera vale lembrar que existem outras variáveis no subwoofer.. são vários os parametros TS!

Comparar sub por Sensibilidade vc vai acabar enfiando um woofer na mala.

Os subwoofers tem construções diferentes e se comportam de forma diferente...

Postado em

E galera vale lembrar que existem outras variáveis no subwoofer.. são vários os parametros TS!

correto.

não estou dizendo que tenha 100% de chance de ter 92 db de sensibilidade.

mas está especificado no manual.

uhm....existem muitos parãmetros que dizem a respeito do sub.

só tentei esclarecer alguma dúvida.

se um sub consegue fornecer 92 dbs / w / m

faz mais pressão sonora com menos potência aplicada.

uma das coisas que eu aprendi em curso. é que não adianta colocar um sub de 1000 wrms esperando ter um resultado melhor que um sub de 500wrm

pois esse seria um caminho equivocado para cometer erros. por isso tem que analizar os falantes para ter um melhor aproveitamento.

Postado em

cara.. o que acontece mto... é eeles medirem a sens a 2.83v (q dá geralmente 3dbs de ganho) ou medir sens na caixa (q pode dar um 'up' considerável).. ou ainda, há casos q divulgam sens do sub com o ganho da cabine (até 6dbs de ganho!) [^]

Postado em

blOom tá certo.

mas por que será que os fabricantes gostam tanto de enganar o consumidor com tais informações mentirosas?

teríamos resultados bem melhores se todos fossem transparentes à respeito de seus produtos.

assim poderíamos projetar melhores caixas e simular um resultado bem antes de comprar um produto.

mas por enquanto ficamos com isso.

:huh:

Postado em

E no caso dos JL audio que tem apenas 86db´s de sensibilidade e os MTX que tbm tem sensibilidade baixa... Será que todos os fabricantes se utilizam do mesmo método de medição???

Postado em

A sensibilidade depende muito da frequencia.

Geralmente subs com sens alta tem Fs mais alta. E com Fs mais baixa tem sens mais baixa.

EX.

86 DB tocam muito Sub grave.

Ja 93 Db ja tendem a tocar mais "pancadao"

Postado em
86 DB tocam muito Sub grave.

Ja 93 Db ja tendem a tocar mais "pancadao"

No caso do JL audio w6 ele apresenta 86,7db´s só que tem Fs 20,9hz!

Postado em

E, como tem gente aqui no forum que faz testes com os módulos pra ver a potencia certa e tal, teria como fazer teste de subs para ver realmente o que tocam e medir parametros + ''corretos''?

Postado em

Matemática básica.

o Sub tem 84dbs a 1m/w

Logo dobrando a potência temos +3dbs. Assim:

84 1w

87 2w

90 4w

93 8w

96 16w

99 32w

102 64w

105 128w