Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Desafio: Valor De Fusível Vs. Potência Sonora

Recommended Posts

desafiando....

1° E o tipo de fusível?

2° em quanto tempo ele derrete?

3° o tempo de derretimento varia se for aplicado sinal senoidal ou música?

a 1° e a 2° nao sei, terminei 2° grau ano passado e to fazendo curso pre-vestibular...nao tenho todo esse conhecimento.

mas a 3°...

eu acredito que sim,pois senoidal é constante e musical varia certo?

EDIT: Mesmo ainda sendo um "garoto" de 18 anos ja tenho diploma de "estalador", até ja me chamaram para trabalhar numa loja mais prefiro estudar por enquanto.

Editado por marcelo990

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Moti, depende do fusível, ou melhor, da tabela de corrente de fusão X tempo.

Com isto em mãos o fabricante aplica ao seu produto empiricamente, pois fusíveis rápidos geralmente não são usados (alto preço e pela corrente alta no carregamento dos capacitores).

Falando então em fusíveis retardados, vai depender da corrente média que circula em uso no dia-a-dia. Cada fabricante decide.

Se usar um retardado com valor alto, o perigo é grande porque em caso de curto-circuito o fusível vai demorar para abrir. O normal é usar o menor fusível retardado possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Pegando o gancho... o fator de crista pra um sinal senoidal é 6dB... mas pra um sinal quadrado é 3dB.

Quando se pensa em amplificadores para grave, onde 99,9% dos sistemas voltados ao SPL só tocam com níveis absurdos de distorção por ceifamento (por mais que digam que não se ouve distorção alguma, sistemas tocando +9dB é mato!), o buraco é beeeeem mais embaixo.

Fórmula pronta não existe... mesmo que alguém diga que sim, quero ver provar na prática, no ambiente carral, com seu sistema elétrico que é completamente inadequado ao uso de altas potências.

É isto aí Cleber!

Só mudando ali, onda quadrada ou DC = 0dB de fator de crista e senoide 3dB

Compartilhar este post

Link para o post

Show o tópico, deu para entender a idéia

to dando um UP para caso alguém que não tenha visto queira opinar

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... vamos lá! Fiz colegio tecnico em eletronica, mas não pratiquei nada então, fica dificil de tentar bolar qualquer teoria mirabolante.

Massss vindo do meu lado das aulas que prestei atenção e na minha humilde opinião, ele tem total razão em dizer que os fuses estão ali somente para proteger o circuito da fonte, na verdade eles estão ali para proteger a entrada da fonte e dali pra frente a gente nem imagina como eles trabalham a tensão/corrente usadas no amp.

Não tenho uma teoria mirabolante para explicar, mas eu entendi o que ele quiz dizer.

Como eu sou preguiçoso e quase sempre uso formulas prontas ou artigos lidos na net, segue o artigo que eu sempre uso para calcular os fuses usados nos meus sistemas.

http://forums.wallcannrewards.com/showthread.php?p=995

É em ingles, mas vale a pena dar uma lida para quem arranha um ingres como eu! rs

Espero ter ajudado ou apimentado ainda mais a discussão.

Acompanhando o topico forever! rs

:)

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... vamos lá! Fiz colegio tecnico em eletronica, mas não pratiquei nada então, fica dificil de tentar bolar qualquer teoria mirabolante.

Massss vindo do meu lado das aulas que prestei atenção e na minha humilde opinião, ele tem total razão em dizer que os fuses estão ali somente para proteger o circuito da fonte, na verdade eles estão ali para proteger a entrada da fonte e dali pra frente a gente nem imagina como eles trabalham a tensão/corrente usadas no amp.

Não tenho uma teoria mirabolante para explicar, mas eu entendi o que ele quiz dizer.

Como eu sou preguiçoso e quase sempre uso formulas prontas ou artigos lidos na net, segue o artigo que eu sempre uso para calcular os fuses usados nos meus sistemas.

http://forums.wallcannrewards.com/showthread.php?p=995

É em ingles, mas vale a pena dar uma lida para quem arranha um ingres como eu! rs

Espero ter ajudado ou apimentado ainda mais a discussão.

Acompanhando o topico forever! rs

:)

Foi bem isto que o kleber já havia dito.. Sobre o link, é o mesmo que temos nos artigos..

Compartilhar este post

Link para o post
Foi bem isto que o kleber já havia dito.. Sobre o link, é o mesmo que temos nos artigos..

Esclarecendo a pergunta. Que no curso foi : como um amplificador "classe D" com dois fusiveis de 30A pode fornecer 1600WRms@14.4V ?.

Mas a maior duvida não e essa. Como um fabricante declara que uma linha de amplificador mais barato use dois fusiveis de 30A e forneça 1600W e outra linha top da mesma marca use dois fusiveis de 40A para fornecer 1200W eu acho que há uma incoêrencia nesta historia.

Compartilhar este post

Link para o post
Esclarecendo a pergunta. Que no curso foi : como um amplificador "classe D" com dois fusiveis de 30A pode fornecer 1600WRms@14.4V ?.

Mas a maior duvida não e essa. Como um fabricante declara que uma linha de amplificador mais barato use dois fusiveis de 30A e forneça 1600W e outra linha top da mesma marca use dois fusiveis de 40A para fornecer 1200W eu acho que há uma incoêrencia nesta historia.

Fontes diferentes necessitam de proteções diferentes..

Levando em consideração que estes fuses são para a proteção da fonte, tem fundamento..

Compartilhar este post

Link para o post
Fontes diferentes necessitam de proteções diferentes..

Levando em consideração que estes fuses são para a proteção da fonte, tem fundamento..

Só complementando pra não dar mal entendimento.

A potência sonora é gerada a partir da energia da fonte

portanto, a potência consumida pela fonte é igual a : potência desperdiçada pelo amplificador (calor) mais a potência sonora.

O problema não é a simples diferença nos valores, mas a coerência levando em consideração a eficiência do amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

um classe D tem eficiencia de 90% ou mais

portanto, sendo simplista

são 60A de entrada mas geralmente chega-se a utilizar metade do valor nos fusíveis, isto é, ele suporta 120A em um deteminado espaço de tempo

isso dá

120 * 14,4 = 1728 W na entrada do amplificador

com 90% de eficiencia, resulta em 1555W para áudio, bem próximo do especificado

para um amplificador classe AB com 80A de fusível

implica em 160A de entrada por um curto espaço de tempo

resultando em 160 * 14,4 = 2304 W na entrada

sendo a eficiencia de aproximadamente 50%

resulta em 1152 W para áudio

portanto, bem coerente.

Com isso concluimos que, devemos considerar valores mais altos do que o valor nominal do fusível

e também temos que considerar a eficiência do amplificador para podermos tirar alguma conclusão

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe moti, a corrente média que passa pelo fusível teoricamente não pode ser maior que a especificação.

Tá ai a explicação pq alguns SD queimam o fusível com músicas "BASS TEST" ou testes de potência, onde o consumo médio excede o valor do fusível, visto que o programa musical utilizado faz com que o consumo seja extremo durante o tempo todo, e não apenas em picos como ocorre nas músicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu tenho alguns exemplos que podem servir para alguma coisa.

* Hertz - EP 1D 1000WRms 3x40A

* MTX - Te 1501D 1500WRms 4x35A

* MTX - Te801 D 800WRms 3X25A

todos esses amplificadores utilizam fusivel lamina comum,como aquele amplificador que foi questionado no dito curso.

Compartilhar este post

Link para o post
Só um detalhe moti, a corrente média que passa pelo fusível teoricamente não pode ser maior que a especificação.

Tá ai a explicação pq alguns SD queimam o fusível com músicas "BASS TEST" ou testes de potência, onde o consumo médio excede o valor do fusível, visto que o programa musical utilizado faz com que o consumo seja extremo durante o tempo todo, e não apenas em picos como ocorre nas músicas.

Concordo com o que você disse.

A minha teoria se baseia que em um curto período de tempo, é aceitável o dobro de corrente.

De acordo com o fabricante Littelfuse, um fusível de 100A, aguenta o dobro de corrente por um período de tempo que varia de 1 a 15 segundos.

O fusível é dimensionado para queimar em caso de curto circuito, isto é, derreter rapidamente.

Esse 'rapidamente' deveria levar em consideração o programa musical geralmente utilizado pela maioria dos usuários. Isto é, música em geral.

A MINORIA utiliza BASS TESTE e realmente o fusível não aguenta. A pergunta que fica é, deveria realmente aguentar o BASS TESTE em detrimento do tempo de derretimento em caso de curto circuito?

O assunto de fúsíveis é muito técnico e devemos analisar pelos olhos do projetista e não do consumidor para entender por que foi projetado dessa forma.

E em caso de consumidores vorazes por graves, o fusível deve ser repensado.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom eu tenho alguns exemplos que podem servir para alguma coisa.

* Hertz - EP 1D 1000WRms 3x40A

* MTX - Te 1501D 1500WRms 4x35A

* MTX - Te801 D 800WRms 3X25A

todos esses amplificadores utilizam fusivel lamina comum,como aquele amplificador que foi questionado no dito curso.

Nesses 3 casos, noto uma baixa eficiência no fusível, isto é, pra ele queimar, necessitará de muito tempo em corrente alta.

próprio para amplificadores de graves.

Compartilhar este post

Link para o post

Este fusivel da entrada do amplificador e para :

* Proteger o amplificador em caso de inversão de polaridade

* Proteger a bateria e o carro em caso da fonte entrar em curto

Compartilhar este post

Link para o post

a resposta para tudo isso é bem simples...

uma delas é a do kleber, potencia musical é bem diferente de potencia total, trabalhamos com o amplificador numa folga muito grande para não queimar os falantes, por isso, também trabalhamos com folga no fusivel, tanto que pessoas mais abusadas ou "campeonateros" (já quase viro profissão de nivel superior) substituem seus fusiveis por um de maior valor (crianças, não façam isso em casa... só na casa dos outros)....

já outra resposta, usada em "algumas" ditas "empresas", que colocam "profissionais" como este do video, para "ensinar" esses alunos que o aplaudiram... é de que os modulos deles criam energia internamente via fissão nuclear e/ou outras "tecnologias" ainda não intendiveis e nem sequer legiveis por alguns aparelhos (o modulo declara lá os seus 1000watts mas um wattimetro, amperimetro, voltimetro, junto de um oscilospcopio, gerador de sinais, usina de Itaipu ligada na entrada, nunca viram tal potencia... apenas o "laboratorio" secreto da fabrica deles conseguem registrar esses valores)

Compartilhar este post

Link para o post
Nesses 3 casos, noto uma baixa eficiência no fusível, isto é, pra ele queimar, necessitará de muito tempo em corrente alta.

próprio para amplificadores de graves.

Há ainda outro fator que impossibilita o uso de uma fórmula pra se chegar no valor do fuísvel: O ciclo.

Explico:

Um fuse de marca X pode suportar 15 segundos com o dobro da corrente. Isto é verdade se o fusível não estiver em condição de stress, ou seja, trabalhando já próximo de seu limite nominal. Se ele já estiver, o elemento fusível (que se funde) já estará BEM quente, reduzindo o tempo possível de sobre corrente.

Logo, temos uma equação com variáveis demais pra se dizer que temos uma fórmula. Essa fórmula segura não existe. Se alguém apresentou uma no workshop, pode rasgar o diploma.

Compartilhar este post

Link para o post

COVEIROOOOOOOOOOOOOO!!!!

Pessoal desculpa ai desenterrar esse assunto (pelo menos usei a pesquisa kkkkkkk), mas tenho uma duvida que pelo que li não é tão simples de ser respondida.

Mas to querendo comprar um Modulo da boss pra ver se é bom:

ONYX NXD5500

5500 rms a 1ohm

FUSIVEL = 200A

PHANTON PH5500D

5000 rms a 1ohm

FUSIVEL = 160A

Mesmo o Phanton sendo mais fraco, ele custa mais caro (uns R$ 40,00), se me basear nos fusiveis parece que o ONYX rende mais, mas lendo isso aqui agora fiquei na duvida, ainda mais que falaram aqui que esses modulos renderiam pouco mais de 1600RMS basenado-se nos fusiveis.

Ai gostaria de saber se é possivel que rendam pelo menos uns 2500rms e qual dos 2 é melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

COVEIROOOOOOOOOOOOOO!!!!

Pessoal desculpa ai desenterrar esse assunto (pelo menos usei a pesquisa kkkkkkk), mas tenho uma duvida que pelo que li não é tão simples de ser respondida.

Mas to querendo comprar um Modulo da boss pra ver se é bom:

ONYX NXD5500

5500 rms a 1ohm

FUSIVEL = 200A

PHANTON PH5500D

5000 rms a 1ohm

FUSIVEL = 160A

Mesmo o Phanton sendo mais fraco, ele custa mais caro (uns R$ 40,00), se me basear nos fusiveis parece que o ONYX rende mais, mas lendo isso aqui agora fiquei na duvida, ainda mais que falaram aqui que esses modulos renderiam pouco mais de 1600RMS basenado-se nos fusiveis.

Ai gostaria de saber se é possivel que rendam pelo menos uns 2500rms e qual dos 2 é melhor?

isso só pode ser piada 5000Wrms e fusíveis de 200A kkkkkkkkkkkkkkkkk

basta um pico mais prolongado (geralmente em bass) que esses fusíveis já eram !

óbvio se esses amps tivessem a potência declarada, oque eu duvido muito.

tem coisas muito melhores por aí..

e Boss pra mim não vale nada.

edit.

detalhe, essas potencias não são RMS.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...