Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ptmr

Diferença Na Propagação Som

Recommended Posts

Pessoal,

seguinte, procurei pelo fórum e não achei uma resposta objetiva à minha questão:

Estou imaginando em fazer uma caixa retangular para um sub, e ocupar o fundo do porta.malas, pensei com o fundo em trapézio, mas teria de fazer um suporte para módulos, o que poderia ficar de lado com o falante, mas em busca de uma instalação mais limpa, pensei em fazer uma caixa retangular, e aproveitar o vão de fundo de ficaria para instalar os módulos lá, seria viável? :huh:

Estou pensando se isso iria influenciar na propagação do grave, já que o carro é um sedan, se encostado nos bancos teria mais grave? Ou não justifica? :blink:

Valeu, pessoal! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou não faz efeito?! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

já li diversos comentario de users daqui do forum que dizem que qto MENOS paredes paralelas melhor, pra evitar oq dizem ser " ondas estacionárias", algo assim.

e uma retalgular tem todas as partes em paralelo... já uma em trapézional não...

agora se isso é FATO veridico msmo, ae já não sei te falar... como disse, li isso de alguns users já...

Compartilhar este post

Link para o post
já li diversos comentario de users daqui do forum que dizem que qto MENOS paredes paralelas melhor, pra evitar oq dizem ser " ondas estacionárias", algo assim.

e uma retalgular tem todas as partes em paralelo... já uma em trapézional não...

agora se isso é FATO veridico msmo, ae já não sei te falar... como disse, li isso de alguns users já...

sim, sobre isso eu também li...

agora estas ondas poderiam ser contraladas com um tratamento interno da caixa, não? :blink:

minha questão mais é na própria progação interna do som, a sensação de grave.

Compartilhar este post

Link para o post

O mestre paulo duto ja mostrou aqui que isso não tem nada a ver, mas nao tenho como provar, porque ele deletou todos os topicos, ou talvez eu tenha lido isso errado.

Compartilhar este post

Link para o post

agora estas ondas poderiam ser contraladas com um tratamento interno da caixa, não? :blink:

procura o topico do Crawling Chaos aqui do forum.Ele fez uma instalaçao parecida em um corsa classic.

ahh achei

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=82776

Compartilhar este post

Link para o post

procura o topico do Crawling Chaos aqui do forum.Ele fez uma instalaçao parecida em um corsa classic.

ahh achei

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=82776

Projeto muito interessante!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma onda, a 40Hz, tem 8,57 metros de comprimento.

Ou seja, numa caixa de sub não existem "ondas" se propagando dentro dela, a não ser que ela seja MUITO grande.

Pensar em ondas estacionárias numa caixa automotiva, dedicada aos graves, é gastar tempo pensando em besteira.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi...

Pensei nisso pq já vi gente reclamar desse tipo de coisa nas caixas laterais - de fibra - que tem sua dificuldade de fixação e no efeito do som.

Pois como já vi em projetos de Home Theather, onde o sub ficava dentro do sofá. hehe.

"Mirados" para a parede... esse tipo de coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

ondas estacionarias = cancelamento de onda?

pq q eu saiba , a onda reflete na parede (e se for paralela) volta pelo mesmo caminho, cancelando a "proxima" onda q viria, nao?

sempre ouvi fala (exclusivamente aki no forum) q uma caixa com a menor quantidade de paredes paralelas , melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Agora,

a face onde se encontra o duto pode influenciar a causar muito efeito?

Como no projeto citado acima o duto está atrás da caixa. no meu caso, estava pensando em deixar o sub mirando para uma das laterais do carro; cheguei a pensar no projeto de band.pass, deveria mirar a saída para cima? de lado? pra frente???

:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma onda, a 40Hz, tem 8,57 metros de comprimento.

Ou seja, numa caixa de sub não existem "ondas" se propagando dentro dela, a não ser que ela seja MUITO grande.

Pensar em ondas estacionárias numa caixa automotiva, dedicada aos graves, é gastar tempo pensando em besteira.

Depois dessa resposta, tenho grandes chances de eu mesmo projetar a minha própria caixa retangulada mesmo ehhehe. OpO:rever1::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...