Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pr_miguel

Direcionamento

Recommended Posts

... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz...

Isso aconteceu comigo e usei o balance tb. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu nunca tentei, mas e ambos apontando para o centro? Não ajudaria a formar uma imagem mais centralizada? Com a ajuda do balance ou mesmo da regulagem de ganho feita lá no amplificador (deixando um pouco menos de ganho para o motorista) o resultado não pode ser satisfatório?

 

Esse cruzado eu sempre ouvi dizer, mas acho meio esdrúxulo...

Pro centro pode ajudar um pouco... mas a tendência é fechar o palco, pois você não aproveita as reflexões pra "ganhar" espaço.

Ué, mas qualquer direcionamento (que não seja o cruzado) não vai formar um ângulo cujo vértice é para onde se aponta? Ou seja, sempre vai fechar, seja para o motorista ou para o centro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Sony 707DX mesmo...

Bom saber... não botava muita fé nele não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

O direcionamento pode não ter mudado, mas alguns conceitos mudaram... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz... os mesmos que estão te ajudando a afinar o set... :vts

Eu me lembro quando você falou isso. Na época eu tava com o 7894. Tentei usar o TA em conjunto com o balance, mas achei que não rolou. Por exemplo, pra mim o TA dava algo em torno de 1,5 ms. Se eu usasse o fader em 1, na minha percepção passava do ideal. Só se o 1 da escala do balance fosse grande demais, devendo ser 'zero-vírgula-alguma-coisa'. Se eu deixasse o TA em menos para usar o balance, melhorava um pouco, mas aí eu achava que o resultado era inferior a usar só o TA. Sei lá, acabei usando só o TA mesmo. Mas acho que realmente o SPL de ambos os falantes dentro do carro seja diferente para o motorista, devendo ser regulado.

 

Eu nunca tentei, mas e ambos apontando para o centro? Não ajudaria a formar uma imagem mais centralizada? Com a ajuda do balance ou mesmo da regulagem de ganho feita lá no amplificador (deixando um pouco menos de ganho para o motorista) o resultado não pode ser satisfatório?

 

Esse cruzado eu sempre ouvi dizer, mas acho meio esdrúxulo...

será que vc não tinha algum probleminha de fase?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
off:

 

Zecca, te mandei umas 5 mp + email sobre os naka....

 

abs!

mp??? nao chegou nenhuma!!

 

respondi o email agora!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu nunca tentei, mas e ambos apontando para o centro? Não ajudaria a formar uma imagem mais centralizada? Com a ajuda do balance ou mesmo da regulagem de ganho feita lá no amplificador (deixando um pouco menos de ganho para o motorista) o resultado não pode ser satisfatório?

 

Esse cruzado eu sempre ouvi dizer, mas acho meio esdrúxulo...

Pro centro pode ajudar um pouco... mas a tendência é fechar o palco, pois você não aproveita as reflexões pra "ganhar" espaço.

Ué, mas qualquer direcionamento (que não seja o cruzado) não vai formar um ângulo cujo vértice é para onde se aponta? Ou seja, sempre vai fechar, seja para o motorista ou para o centro...

Todo falante apresenta dispersão lateral. Quanto mais baixa a frequância, mais ele "espalha". Logo, você pode direcionar de forma que parte do que escapa para os lados reflita onde seja mais interessante, pra compor a percepção espacial. Vale lembrar que é o nosso cérebro quem interpreta essas reflexões, e forma a imagem mental dos objetos, espaço e etc. É nessa hora que se consegue "espichar" o palco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O direcionamento pode não ter mudado, mas alguns conceitos mudaram... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz... os mesmos que estão te ajudando a afinar o set... :vts

Kleber, sempre usei desta maneira, e sempre usaram...desde que sei que o pessoal acerta o carro para ter o palco com relação no centro, vc tem que acertar os db´s para chegar correto ao motorista quando se ajusta o metodo egoista.

 

Miguel, se vc faz cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando os mids direcionados para o centro/alto do carro e os tuiters nas colunas, direcionadas para o motorista. Está biamplificados e uso um cross para o tuiter, cortado em 3,5Khz e o da esquerda atenuado em 4,5db. O palyer, um Kenwood X889 tem TA, complicado de mexer, mas gosto do palco que ele proporciona. Pessoal, se puderem ajudar: caso eu direcione apenas o mid do pezinho esquerdo (motorista), terei alguma melhora, perceptível, algo de mais stereos, ou melhora em palco??

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou ver se consigo colocar no Rapidshare dai te mando o link por MSN. Aqui no forum não rola, blz? []s

[]-[]

 

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber, sempre usei desta maneira, e sempre usaram...desde que sei que o pessoal acerta o carro para ter o palco com relação no centro, vc tem que acertar os db´s para chegar correto ao motorista quando se ajusta o metodo egoista.

 

Miguel, se vc faz cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Diana, lembra do 206 do tatu??

 

que o grave focava no painel? os falantes eram direcionados para frente... quqase local original...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
será que vc não tinha algum probleminha de fase?

É provável...

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber, sempre usei desta maneira, e sempre usaram...desde que sei que o pessoal acerta o carro para ter o palco com relação no centro, vc tem que acertar os db´s para chegar correto ao motorista quando se ajusta o metodo egoista.

 

Miguel, se vc faz  cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Diana, lembra do 206 do tatu??

 

que o grave focava no painel? os falantes eram direcionados para frente... quqase local original...

hehe....outra particularidade, cortava em 80hz e era em cima da porta virado para o painel....tambem uma otima opção para quem pode fazer isto na porta. :D, um pouquinho diferente de ser direcionado para os pés.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber, sempre usei desta maneira, e sempre usaram...desde que sei que o pessoal acerta o carro para ter o palco com relação no centro, vc tem que acertar os db´s para chegar correto ao motorista quando se ajusta o metodo egoista.

 

Miguel, se vc faz  cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Diana, lembra do 206 do tatu??

 

que o grave focava no painel? os falantes eram direcionados para frente... quqase local original...

Explique melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Miguel, se vc faz  cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Diana, lembra do 206 do tatu??

 

que o grave focava no painel? os falantes eram direcionados para frente... quqase local original...

Explique melhor...

Explicando....

 

IMG_2744.jpg

 

Quem quiser relembrar...tem mais fotos do pessoal e do carro do tatu

http://autosom.net/fotos.asp?categ=112

Editado por MDIANA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Miguel, se vc faz  cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Diana, lembra do 206 do tatu??

 

que o grave focava no painel? os falantes eram direcionados para frente... quqase local original...

Explique melhor...

Explicando....

 

IMG_2744.jpg

 

Quem quiser relembrar...tem mais fotos do pessoal e do carro do tatu

http://autosom.net/fotos.asp?categ=112

Esse cheguei à escutar do lado do passageiro,mas gostei!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava no axxis, só o midbass q joguei pra frente, mas tocava apenas uma oitava. Muuuito anos luz aquem do set futuro hehe, tw selenium não faz nenhum milagre...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estava no axxis, só o midbass q joguei pra frente, mas tocava apenas uma oitava. Muuuito anos luz aquem do set futuro hehe, tw selenium não faz nenhum milagre...

Imagino o q deve estar aprontando,quero ver o meu o vai sair,hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

 

abs!

Na competição onde entra 2 juízes, seria a 2-seat, onde o carro é avaliado de ambas as posições, ou seja, do motorista e tbm do passageiro.

 

Para alcançar isso com perfeição exige muito tempo e testes. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

 

abs!

Na competição onde entra 2 juízes, seria a 2-seat, onde o carro é avaliado de ambas as posições, ou seja, do motorista e tbm do passageiro.

 

Para alcançar isso com perfeição exige muito tempo e testes. :)

desculpe, mas desse jeito nao existe perfeiçao para os dois ouvintes... nao importa o direcionamento, dentro do carro nao da...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

 

abs!

Na competição onde entra 2 juízes, seria a 2-seat, onde o carro é avaliado de ambas as posições, ou seja, do motorista e tbm do passageiro.

 

Para alcançar isso com perfeição exige muito tempo e testes. :)

desculpe, mas desse jeito nao existe perfeiçao para os dois ouvintes... nao importa o direcionamento, dentro do carro nao da...

Perfeição talvez não exista. Mas "quase" perfeição é possível.

 

As competições nos EUA/Europa já fazem esse tipo de julgamento 2-seat há algum tempo.

 

Se um carro só for bom do lado do motorista não adianta nada nessas classes. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

 

abs!

Na competição onde entra 2 juízes, seria a 2-seat, onde o carro é avaliado de ambas as posições, ou seja, do motorista e tbm do passageiro.

 

Para alcançar isso com perfeição exige muito tempo e testes. :)

desculpe, mas desse jeito nao existe perfeiçao para os dois ouvintes... nao importa o direcionamento, dentro do carro nao da...

Perfeição talvez não exista. Mas "quase" perfeição é possível.

 

As competições nos EUA/Europa já fazem esse tipo de julgamento 2-seat há algum tempo.

 

Se um carro só for bom do lado do motorista não adianta nada nessas classes. ;)

qro colocar o meu nessa, muito bom 2-seats! [^]

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

 

abs!

Na competição onde entra 2 juízes, seria a 2-seat, onde o carro é avaliado de ambas as posições, ou seja, do motorista e tbm do passageiro.

 

Para alcançar isso com perfeição exige muito tempo e testes. :)

desculpe, mas desse jeito nao existe perfeiçao para os dois ouvintes... nao importa o direcionamento, dentro do carro nao da...

Perfeição talvez não exista. Mas "quase" perfeição é possível.

 

As competições nos EUA/Europa já fazem esse tipo de julgamento 2-seat há algum tempo.

 

Se um carro só for bom do lado do motorista não adianta nada nessas classes. ;)

bom, pra mim, nao eh perfeiçao

 

Bom da pra ficar, agora...perfeito, com foco, imagem e ambiencia igual para os dois lados, é impossivel...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já acho que nada é impossível.

 

Só olhar os carros da categoria "ultimate" da iasca/emma/etc.. Os kras fazem centenas de mudanças no carro, inclusive estruturais, para alcançar esse objetivo. Não que sejam perfeitos/etc, mas devem ficar mto bom em ambos os lados. :)

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...