Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

Recommended Posts

Amigo Crawling Chaos eu n uso fusível pois ainda n ví necessidade pra isso n. abç

 

Exatamente. Não é necessário. Mas tem gente aí que disse que usa, por isso perguntei.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Exatamente. Não é necessário. Mas tem gente aí que disse que usa, por isso perguntei.

 

[]'s

Crawling Chaos

Eu uso. Como eu não quis trocar o terminal original da minha bateria (na verdade eu meio que criei um sistema em paralelo, sem alterar praticamente em nada a originalidade dos componentes oem), liguei o sistema na caixa de fusiveis. O cabo do alternador originalmente ia pra bateria por um parafuso e um terminal oring e, pra minha positiva surpresa, existem duas cavas pra entrada de fio no parafuso (nao tenho fotos, mas imaginem que o parafuso fica meio que "enterrado" na carcaça, entao tem uma fenda na lateral pra passar o cabo pro parafuso e a porca apertar o oring. Como existem duas dessas fendas, eu simplesmente acrescentei outro oring com um cabo de 50mm2 CCA. Esse cabo do alternador vai ate o lado (hipoteticamente) direito de um fusivel de 100A e do mesmo lado direito sai outro cabo de 50mm2 ate a bateria da mala (eu sei, anula o fusivel e é praticamente uma ligaçao direta entre o alternador e a bateria auxiliar, apenas com a perda dos orings). Do lado esquerdo do fusivel, tem outro pedaço de cabo de 50mm2 aje vai até a caixa de fusíveis do carro em outro parafuso com porca original do carro. Nao usei solda em nenhum terminal, pus os oring apenas (muito bem) apertados na extremidade dos cabos.

Minha ideia era por um disjuntor automotivo bem perto da bateria auxiliar nao tanto por proteçao, mas sim para poder curtir o som com o carro desligado sem me preocupar com o amp roubar carga da bateria principal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso. Como eu não quis trocar o terminal original da minha bateria (na verdade eu meio que criei um sistema em paralelo, sem alterar praticamente em nada a originalidade dos componentes oem), liguei o sistema na caixa de fusiveis. O cabo do alternador originalmente ia pra bateria por um parafuso e um terminal oring e, pra minha positiva surpresa, existem duas cavas pra entrada de fio no parafuso (nao tenho fotos, mas imaginem que o parafuso fica meio que "enterrado" na carcaça, entao tem uma fenda na lateral pra passar o cabo pro parafuso e a porca apertar o oring. Como existem duas dessas fendas, eu simplesmente acrescentei outro oring com um cabo de 50mm2 CCA. Esse cabo do alternador vai ate o lado (hipoteticamente) direito de um fusivel de 100A e do mesmo lado direito sai outro cabo de 50mm2 ate a bateria da mala (eu sei, anula o fusivel e é praticamente uma ligaçao direta entre o alternador e a bateria auxiliar, apenas com a perda dos orings). Do lado esquerdo do fusivel, tem outro pedaço de cabo de 50mm2 aje vai até a caixa de fusíveis do carro em outro parafuso com porca original do carro. Nao usei solda em nenhum terminal, pus os oring apenas (muito bem) apertados na extremidade dos cabos.

Minha ideia era por um disjuntor automotivo bem perto da bateria auxiliar nao tanto por proteçao, mas sim para poder curtir o som com o carro desligado sem me preocupar com o amp roubar carga da bateria principal.

 

Mas para que esse fusível? Não faz sentido algum.

 

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os terminais que vão no Big3 pode ser os simples mesmo ou teria que usar um de certa qualidade?

 

Irei usar cabos de 53mm.

Editado por MárcioCaldas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os terminais que vão no Big3 pode ser os simples mesmo ou teria que usar um de certa qualidade?

 

Irei usar cabos de 53mm.

 

Estes, simples e excelentes :legal:

 

"terminal olhal de compressão"

 

2784.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola amigos, estou montando meu set, agora que vai vir a parte da instalação estou muito afim de fazer o big 3, mas tenho uma duvida que não achei em lugar nenhum

 

meu carro possui chave geral na bateria nesse estilo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536400160-chave-geral-de-bateria-liga-e-desliga-anti-furto-p10-b34-_JM

 

posso utilizar aqueles terminai grandes para som sem interferir na chave ou naum?? tem algum "efeito colateral" de se fazer o big 3 ou é de boa?? meu carro é um vectra modelo antigo

 

muito obrigado galera, abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz o big 3 hoje (gol g2), sem complicações e sem fusível rsrs, cabos 16mm pois meu alternador é de apenas 65A

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz o big 3 hoje (gol g2), sem complicações e sem fusível rsrs, cabos 16mm pois meu alternador é de apenas 65A

vc sentiu alguma diferença com cabo de 16mm?? tenho um pouco sobrando aqui, mas to na duvida se vai vale a pena o trampo todo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tutorial: BIG 3 Upgrade

 

Pessoal, esse é um assunto bem interessante que praticamente não é comentado aqui no forum. O upgrade do BIG 3 nada mais é que uma melhora na parte de cabeamento no cofre do motor. O objetivo é diminuir a resistência do sistema elétrico.

 

Alguns benefícios:

 

- Evita problemas nos faróis (diminuindo intensidade por exemplo)

- Voltagem mais estável e melhor condutividade elétrica

- Menos esforço do sistema elétrico do veículo

 

Essa modifição é muito interessante, pelo fato de ser barato. Na maioria dos sistema basta fazermos isso ao inves de trocar o alternador, por exemplo, ou a bateria principal.

 

O BIG 3 consiste em 3 cabos:

 

- Negativo da batteria para o chassis

- Alternador para o positivo da bateria (É necessário adicionar um fusível o mais próximo da bateria possível)

- Chassis para motor

 

Eu recomendo utilizar cabos de pelo menos 21mm2 para fazer o BIG3. Não é necessário retirar o cabeamento original. Basta adicionar o novo cabeamento. Com isso você pode manter a originalidade do carro.

 

Vamos a um pequeno tutorial que foi retirado do SoundDomain. Antes de começar tenha certeza que você desconectou o negativo da sua bateria.

 

Para o cabo que vai do negativo da bateria até o chassis é recomendo lixar a tinta no local onde será colocado cabeamento no chassis, para garantir o máximo de condutividade.

445602_97_full.jpg

 

Para o cabo que vai do alternador para o positivo desconecte o cabo original e adicione o novo, conectando os dois juntos. Vale lembrar que é necessário adicionar um fusível o mais perto da bateria possível para esse upgrade.

445602_95_full.jpg

 

O último cabo é o que vai do chassis até o motor. Você pode conectar o cabo do chassis em qualquer ponto do bloco do motor, porque ele está aterrado ao alternador.

445602_103_full.jpg

 

Espero que isso tenha ajuda alguém aqui no forum! Foi um rápido tutorial que traduzi/criei.

 

Em breve adiciono fotos do meu próprio carro!

 

 

 

Referências:

 

 

the12volt.com - http://www.the12volt...~TID~73496~PN~1

SoundDomain/CarDomain - http://forum.sounddo...r/312025/page/1

Diyma - http://www.diymobile...ead.php?t=21356

eCoustics - http://forum.ecousti...s/4/164964.html

Full Size Chevy - http://www.fullsizec...-3-upgrade.html

 

 

P.S: Se alguém tiver alguma correção ou quiser adicionar algo é só falar!

 

Amigo muito interessante esse assunto, poderia postar fotos. Gostari de entnder e ver como fica,

Parabéns! :legal:[-] [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...