Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wendell_rm

Mtx 9515 -

Recommended Posts

Pessoal,

diariamente eu venho fazendo projetos para colegas foristas e sempre ocorre de não poder atender algum amigo de imediato devido ao tempo.

então vou passar os projetos que fiz as caixas ja usadas por mim, em testes e farei uma analise de todas com seus aspectos:

1ª caixa (a que mais indico aos colegas)

Modulo usado ( SD2300 e SD3000 )

96L brutos

2 dutos de 4"x 50cm

Usado Manta acrilica com espessura de 5cm em toda a caixa.

Sintonia em 33Hz (com o sub montado inverso, com o conjunto magneto para fora da caixa)

analise: foi a caixa que mais me agradou, porque nela o sub não ficou tão bruto para que foi criado, assim pude escutar todo tipo de musica, desde MPB, Orquestras até um HIP HOP

grafico da 1ª caixa: (linha vermelha)

graficocx96.jpg

2ª caixa:

Modulo usado ( SD3000 )

90L Brutos

2 dutos de 4"x50cm

sem manta acrilica

sintonia em 36hz ( não me agradou, pois ficou aquele SPL bruto, e com o costume da caixa anterior não gostei, mas quem quer SPL mesmo, é a caixa ideal)

nesta caixa, utilizei até uma placa de Policarbonato, material a prova de bala hehehe que tinha guardado em casa.

resultado foi, ela está parada no canto sem uso.

Grafico da 2ª caixa: (linha amarela)

graficocx90.jpg

3ª caixa

Modulo usado ( SD3000 )

está está em faze de acabamento, hoje ja devo concluir a mesma.

98L brutos (se não me engano, a noite confirmarei e se tiver errado, editarei o post)

1 duto quadrado ( 39cm alt. x 5cm larg. x 70cm comp.)

sintonia em 33hz

Grafico desta caixa, aplicando 3.000rms, podem observar que altera o alinhamento do grafico e começa a soprar.

(linha azul)

graficocxnova.jpg

Motivo da troca da caixa:

apos a troca do modulo, SD2300 para SD3000, comecei a observar que em altos volumes, os dutos começaram a soprar, e não sabia o porque, verifiquei tudo, e todo tipo de regulagem dos dutos de 4", mas não obtive exito.

e após conversar com o Ernany, pelo msn, o mesmo me atentou ao problema, que tava na cara mas, não sei o motivo não enxerguei, o duto.

A MTX 9515, na 1ª caixa, após os 2.000rms aplicados começa a soprar os dutos, antes disto não sopra de modo algum. :rolleyes:

como não poderia muidar na caixa atual, resolvi então fazer outra caixa, e ontem de folga, meti a mão na massa hehehe

a noite postarei fotos de todas, com devidos detalhes que pedirem.

a proposito, quem poder tambem tiver projeto dessas MTX, seja qual for o modelo, poste aqui tambem, pois conversarei com o Ernani, para se possivel fazer um topico fixo, ou então aproveitar este.

com isto, toda caixa que eu for indicando aos colegas foristas, eu posto tambem no topico ou aqui. :legal:

[],

Wendell

edit.: add os graficos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom Wendell... estas caixas serão de grande valia pois vc tem bastante "bagagem" com este sub... e como já testou vários volumes de caixa.. sabe bem o resultado de cada uma...

Então pessoal.... este tópico fica pra quem tem ou pensa comprar um sub MTX modelo 9500... tem caixa com resposta plana e caixa com resposta mais voltada pra SPL...

Quem tem outros modelos de sub MTX poste também os volumes de caixa sugeridos e usados.. para que este topico tenha bastante informação sobre caixas para os subs MTX

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Legal cara, é uma boa iniciativa, com certeza vai ajudar muita gente!

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Muito bom Wendell... estas caixas serão de grande valia pois vc tem bastante "bagagem" com este sub... e como já testou vários volumes de caixa.. sabe bem o resultado de cada uma...

Então pessoal.... este tópico fica pra quem tem ou pensa comprar um sub MTX modelo 9500... tem caixa com resposta plana e caixa com resposta mais voltada pra SPL...

Quem tem outros modelos de sub MTX poste também os volumes de caixa sugeridos e usados.. para que este topico tenha bastante informação sobre caixas para os subs MTX

Abraços

pois é Ernany,

tem colegas que ficam perdidos mesmo, e sempre pedem auxilio por e-mail ou até por MP, mas nao é todo dia que posso atender de imediato.

exemplo é ontem, que eu iria colocar as fotos das caixas, mas cheguei tarde em casa, e nem no pc eu quiz olhar rsrs, porque fui terminar a caixa nova da 9515 e quando olhei para o relogio já era quase 23:30hs

hoje concluirei tudo e postarei as fotos tambem do interior delas.

a minha ideia é justamente auxiliar todos, porque quando compramos um sub deste, procuramos a caixa que ele toque o maximo ja que gastamos uma fortuna por ele.

e para facilitar simplesmente eu transformei o duto quadrado do manual para o comum.

ps.: não estou falando que a caixa do manual, não serve, ela serve e muito para quem quer bastante SPL. ;) somente não fiz a mesma ainda para teste, para servir de comparação com as demais rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

animallll u topicooo

cara,,, como ele exige uma puta litragem

um sub de 15" com 98 litros,,, vc utuliza só um sub no seu sistema?

eu pretendo por 2 num gol bola.. tava pensando em compra sd3000 mais pelo que tu tah falando,, 2000Wrms ele suporta de boa =D

2 9515 vo ter que utilizar sd5000.D ?

gostei da sua opção de caixa... imagino que uma caixa voltada pro spl fik animal mais perde em qualidade sonora..

abrasço

Compartilhar este post

Link para o post
animallll u topicooo

eu pretendo por 2 num gol bola.. tava pensando em compra sd3000 mais pelo que tu tah falando,, 2000Wrms ele suporta de boa =D

gostei da sua opção de caixa... imagino que uma caixa voltada pro spl fik animal mais perde em qualidade sonora..

abrasço

quanto ao SD5000 para 2 9515 o Tiagobrum usou este setup e ele seria mais capaz de afirmar sobre a durabilidade deles :vts

mas acho que 1 SD3000 ja estaria de bom tamanho.

e quanto a caixa para o SPL, realmente perde e muito em qualidade sonora, é assim o que priorizar(SPL ou Qualidade) consequentemente perderá no outro.

Compartilhar este post

Link para o post
animallll u topicooo

abrasço

quanto ao SD5000 para 2 9515 o Tiagobrum usou este setup e ele seria mais capaz de afirmar sobre a durabilidade deles :vts

mas acho que 1 SD3000 ja estaria de bom tamanho.

e quanto a caixa para o SPL, realmente perde e muito em qualidade sonora, é assim o que priorizar(SPL ou Qualidade) consequentemente perderá no outro.

pod cre

Compartilhar este post

Link para o post

Esse sub realmente merecia um tópico desses .... a caixa, mais do que nunca (Faustão mode), é a grande vilã ou heroína.

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Esse sub realmente merecia um tópico desses .... a caixa, mais do que nunca (Faustão mode), é a grande vilã ou heroína.

[]-[]

com certeza,acertar uma caixa pra esse sub não é moleza

e como colocou o Noisesteel

a diferença entre o ceu e o inferno ficam bem perto

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Noise blz...??

cara.. vc que também já teve sub serie 9 da MTX.. e teve uma boa caixa selada.. poderia postar o volume dela e um micro review da resposta em frequencia.. para o pessoal que se interessar por uma seladinha...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

fazia tempo q nao entrava no forum!! tava meio off.. faculdade! e depois sai pra viajar!!

e acho uma boa ideia!!

eu estou em planos de faz a minha 3º caixa!

1º eu fiz uma de 90L brutos com 2 dutos de 4"x37

nao me pergunte as caracteristicas! pois nao foi assim q eu mandei a caixa.. e nem me dei o trabalho de simular!(até pq sou muito novo e nao entendo muito)

a 2º foi a caixa do manual.. q indiscutivelmente é uma pancada no peito.. porem nao tem um grave estendido.. o q eu nao gostei..

muitas vezes falei com o wendell sobre uma 3º caixa minha..

e agora estou ae.. disposto a ver os spec's q ele vai passar dessa nova caixa!!

heheheh

gostei + da minha 1º caixa.. apesar de antes o ampli era um SD1.8k agora estou com 1 MTX 1501D

em potencia.. nao notei muita diferença.. talvez seja por causa da caixa, não sei! mas na qualidades dos graves.. mesmo sendo a 2º caixa mais pancada! parecia ser mais "bunitos" os graves! heuheuheuh

abraço!

e assim sigo! escutando muito grave! e todo dia escutando um barulho novo no carro!

falowwww'sss!!

Compartilhar este post

Link para o post

ah.. e uma "piadinha"

minha vó é meio surda! usa aparelhos pra escuta e talz.. esses dias eu desci do carro vim em casa buscar um moletom!! nesse tempo minha mae chega de carro com a minha vó!

e ela passa por mim com um cara espantada!

"o guri! tu tranco alguem no porta malas!? tem alguem se debatendo lá!"

daisdhiashduhasdh.. na hora foi engraçado!

acho q ela nao ligo as coisas.. som + tremer! até pq minha casa parece q vai cai quando o som ta no talo! heheheh

Compartilhar este post

Link para o post
ah.. e uma "piadinha"

minha vó é meio surda! usa aparelhos pra escuta e talz.. esses dias eu desci do carro vim em casa buscar um moletom!! nesse tempo minha mae chega de carro com a minha vó!

e ela passa por mim com um cara espantada!

"o guri! tu tranco alguem no porta malas!? tem alguem se debatendo lá!"

daisdhiashduhasdh.. na hora foi engraçado!

acho q ela nao ligo as coisas.. som + tremer! até pq minha casa parece q vai cai quando o som ta no talo! heheheh

essa foi boa rofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gif

quanto a nova caixa, comecei os testes ontem, mas como o horario estava avançado e eu, estava cançado, parei, e deixei a bateria carregando, hoje farei novos testes e colocarei as fotos que eu prometi

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]

com certeza,acertar uma caixa pra esse sub não é moleza

e como colocou o Noisesteel

a diferença entre o ceu e o inferno ficam bem perto

:vts

é verdade gutto2005, vc tem 2 desse e sabe tambem disso

arrisco a falar que ou a caixa fica meia-bca, ou fica uma porcaria, ou fica quase 100%. porque 100% mesmo para este sub, arrisco a falar que é a selada, infelizmente

mas quem tem um sub deste, nunca que quer montalo em uma selada, somente o Noise mesmo, pq ele estaria preservando a audição dele, mas o carro não

rofl41lj2.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Noise blz...??

cara.. vc que também já teve sub serie 9 da MTX.. e teve uma boa caixa selada.. poderia postar o volume dela e um micro review da resposta em frequencia.. para o pessoal que se interessar por uma seladinha...

Abraço

Opa Ernany!

A selada tinha cerca de 78L livres, e me dava tudo o que eu queria: SPL em baixas, subgrave espantoso, e capacidade de ouvir qualquer tipo de música em qualquer volume do player. O sub acordava em baixos volumes, coisa que raramente acontece em subs desse porte, ainda mais tocado por um amp classe D. A resposta à transientes era realmente punk! Sou realmente fã desse sub porque ele é o único sub desse tipo que eu ouvia e não enjoava do grave.

Pra ter total controle desse falante o ideal é selada mesmo ... massssssss, dá pra ganhar uns +6dB numa dutada bem feita. Tentei usar em dutada, praticamente idêntica a do manual, mas o SPL ficou tão forte que tirava o boné da minha cabeça.

A caixa do Wendell é a que consegue aliar força bruta sem tornar o grave mono-nota. Isso pelo que me lembro dos gráficos e dos reviews dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Noise blz...??

Abraço

Opa Ernany!

A selada tinha cerca de 78L livres, e me dava tudo o que eu queria: SPL em baixas, subgrave espantoso, e capacidade de ouvir qualquer tipo de música em qualquer volume do player. O sub acordava em baixos volumes, coisa que raramente acontece em subs desse porte, ainda mais tocado por um amp classe D. A resposta à transientes era realmente punk! Sou realmente fã desse sub porque ele é o único sub desse tipo que eu ouvia e não enjoava do grave.

Pra ter total controle desse falante o ideal é selada mesmo ... massssssss, dá pra ganhar uns +6dB numa dutada bem feita. Tentei usar em dutada, praticamente idêntica a do manual, mas o SPL ficou tão forte que tirava o boné da minha cabeça.

A caixa do Wendell é a que consegue aliar força bruta sem tornar o grave mono-nota. Isso pelo que me lembro dos gráficos e dos reviews dele.

que maravilha.. me lembro que o sepacheco chegou a ouvir este sub no seu carro.. e disse que estava tocando muito bem mesmo....

Fica então a dica do Noise da caixa selada de 78L...

Abraços..

Compartilhar este post

Link para o post

segue algumas fotos das caixas que usei:

a 1ª caixa

S7302708.jpg

a 2ª feita com uma chapa de policarbonato de 15mm² de espessura

(material usado para blindagem de vidros de carros, NIVEL 1)

cxacrilico.jpg

a 3ª e atual, destruindo o carro

duto

S7302707.jpg

pronta

S7302710.jpg

e agora as 2 juntas (kicker S15 L5 / MTX 9515 )

S7302721.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Será q esse MTX 9515 toca mais q um audiobahn 15'?! pq o audiobahn tem 97db/sens! O.O

Compartilhar este post

Link para o post
Será q esse MTX 9515 toca mais q um audiobahn 15'?! pq o audiobahn tem 97db/sens! O.O

não sei informar pois nunca escutei este sub, mas te garanto, e o parabrisa do carro que o diga:

pra tocar igual ou superior ao T9 em todos os aspectos, tem que ser um baita sub, digno de respeito, tipo os que ja sabemos ai, Cewin vega, RE, JL e outros que nem lembro agora. OpO

essa sensibilidade, nao importa muito nestecaso, porque quem garante que é verdade ??? [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
não sei informar sopois nunca escutei este sub, mas te garanto, e o parabrisa do carro que o diga:

pra tocar igual ou superior ao T9 em todos os aspectos, tem que ser um baita sub, digno de respeito, tipo os que ja sabemos ai, Cewin vega, RE, JL e outros que nem lembro agora. OpO

essa sensibilidade, nao importa muito nestecaso, porque quem garante que é verdade ??? [¨]

mas mesmo q eles tenham medido a 2,83volts (2w).. cairia pra 94db! E ele tem 26mm x-max... não é pouco! ;) será q eles mentiriam "tanto", sendo uma marca desse porte?!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse AudioBahn aí, eles dizem se foi medido com bobinas em paralelo ou série?

Outro lance .... a Infinity tbem tem valores de eficiência bem altos, porém colocam que foram adicionados o "ganho de cabine" nas specs.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse AudioBahn aí, eles dizem se foi medido com bobinas em paralelo ou série?

Outro lance .... a Infinity tbem tem valores de eficiência bem altos, porém colocam que foram adicionados o "ganho de cabine" nas specs.

Bom.. mesmo q eles tenham chegado ao cúmulo de acrescentar 6dbs nos T/S, ainda tá beeem acima dos demais! ;)

Outra coisa, T/S ignora o efeito cabine, não?! eles podem postar gráfico de resposta com efeito cabine... mas T/S não!

Compartilhar este post

Link para o post

Wendell, e quanto ao kicker ali na foto...comparado ao T9 qual se sai melhor nos quesitos força qualidade, sub grave...etc...dúvida minha... :legal:

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...