Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Maurice

Crossover

Recommended Posts

Postado em

Olá galera to terminando mês que vem de pagar as contas do som e gostaria de colocar um crossover e tenho algumas dúvidas...

Bom o contemplado é o Stetsom Crossover STX84

Perguntas:

1º Se eu colocar vai melhorar o desempenho do meu som?

2º Esse aparelho serve para o som que tenho na assinatura?

3º Se eu colocar um desse vou poder tirar os capacitores?

4º Alguem tem um desses e pode me dar sua opnião?

5º Obrigado pelas respostas e explicações.

Postado em
Olá galera to terminando mês que vem de pagar as contas do som e gostaria de colocar um crossover e tenho algumas dúvidas...

Bom o contemplado é o Stetsom Crossover STX84

Perguntas:

Depende.. se tiver amps dedicados e etc.. vai dar mais qualidade e desempenho, pois vai ter total controle sobre cada via!!

Acho dificil! Seria melhor um STX62.. pq ele separaria exato "woofer x drive".. e os tw vc usa capacitor! Já o STX84 é rpa quem tem MG! =/

Boa parte deles! Deixa os do tw.. pq vão ficar drives + tw no mesmo canal do cross! Vai ser um pros woofer otro pros drive + tw

O resto não tenho como responder! já usei o STX84 mas isso é mto relativo, depende de cada som! mas garanto q só tem melhorias a trazer! No teu caso, o STX62 é mais útil, a menos q pense em acrescentar MGs futuramente! :legal:

Postado em

Bom o contemplado é o  Stetsom Crossover STX84

Perguntas:

Depende.. se tiver amps dedicados e etc.. vai dar mais qualidade e desempenho, pois vai ter total controle sobre cada via!!

Acho dificil! Seria melhor um STX62.. pq ele separaria exato "woofer x drive".. e os tw vc usa capacitor! Já o STX84 é rpa quem tem MG! =/

Boa parte deles! Deixa os do tw.. pq vão ficar drives + tw no mesmo canal do cross! Vai ser um pros woofer otro pros drive + tw

O resto não tenho como responder! já usei o STX84 mas isso é mto relativo, depende de cada som! mas garanto q só tem melhorias a trazer! No teu caso, o STX62 é mais útil, a menos q pense em acrescentar MGs futuramente! :legal:

:+1

Perfeita explicação Bloom....mais do que isso só se for lá montar ehehehe

Postado em

Exato Bloom...falow tudo...

Sem MEDIO GRAVE - STX62

Com MEDIO GRAVE - STX84 (mesmo q seja futuramente)

abraços :legal:

Postado em

Eu tava procurando um cross com 4 vias p usar em p grave, medio, drive e ST.

O da stetsom são 3 vias, a outra eh full. Já o JFA n tem controle de ganho.

Eu tava querendo colocar drive ST em vias diferentes p poder ter controle no ganho, assim poder regular melhor o volume de cada independente.

Alguem conhece um cross nesse estilo bom?

Postado em

Eu tava querendo colocar drive ST em vias diferentes p poder ter controle no ganho, assim poder regular melhor o volume de cada independente.

pra fazer isso tem que ter amplificadores separados para cada via não precisaria do crossover um exemplo

sub independente 45 até 125hz 1 amplificador

mg outro ampli corta 12hz no cd ou amplificador se for digital vai cortar hp e lp

outro par os drtivers que pode ser ligado junto com capacitor tueeter

pra que um crossover se vai usar todos independentes todos vão ser regulados indeopendetes

Postado em

Caso eu tenho 1 via no cross p driver e outra p ST eu posso regular facilmente o som, se n eu tenho q ir no player e equalizar as faixas.

axo mais simples aumentar o volume de um ou do outro no cross, mesmo q usando um ampli p os 2.

sei q assim n eh a melhor forma pro ampli, mas td comprar um ampli p cada um fica bravo.

no set q tenho uso 1 canal p driver e outro p ST, cada um em uma via no cross, mas n tenho medio grave.

Postado em
Caso eu tenho 1 via no cross p driver e outra p ST eu posso regular facilmente o som, se n eu tenho q ir no player e equalizar as faixas.

axo mais simples aumentar o volume de um ou do outro no cross, mesmo q usando um ampli p os 2.

sei q assim n eh a melhor forma pro ampli, mas td comprar um ampli p cada um fica bravo.

no set q tenho uso 1 canal p driver e outro p ST, cada um em uma via no cross, mas n tenho medio grave.

Opa!

Para usar 02 vias, ou seja, 01 via = Drv outra via = Stw, vc precisa de 04 canais ou no mínimo 3, se considerar, que um dos falantes vai usar o canal mono.

Agora, se vc tem apenas 02 canais e desde que esses canais sejam suficientemente dimensionados para os falantes, você pode ter várias vias, mas desde que faça a devida divisão de frequência. Somente assim será possível.

Diga-se de passagem, que essa separação, usando apenas 02 canais, deve ser feita SOMENTE com Divisor Passivo.

Com eles pode equacionar as vias e até mesmo fazendo as devidas atenuações, onde os falantes sejam mais sensíveis e os que não são, recebam a potência devida.

Postado em

No caso eu terei 3 amplificadores.

1 p grave, 1 p medio e 1 p agudo de 4 canais.

Ou seja, a via grave vai p um ampli, a via medio vai p outro ampli, e o agudo iria p um outro ampli q tocaria somente corneta e tweeter.

Postado em

eu acho q o megacharge faz isso q vc quer.. da uma olhada...

Postado em
No caso eu terei 3 amplificadores.

Ou seja, a via grave vai p um ampli, a via medio vai p outro ampli, e o agudo iria p um outro ampli q tocaria somente corneta e tweeter.

"No caso eu terei 3 amplificadores.

Ou seja, a via grave vai p um ampli, a via medio vai p outro ampli, e o agudo iria p um outro ampli q tocaria somente corneta e tweeter."

Se para usar somente cross ativo em todas as vias, vc vai precisar de teoricamente 8 canais para amplificação de tudo, mas:

1 - 7 canais, se o usar um amplificador mono para grave, um de 02 canais para os médios e um de 4 canais para as vias altas (drv + stw).

2 - 6 canais, se o usar um amplificador mono para grave, um outro mono para os médios e um de 4 canais para as vias altas (drv + stw).

COMO REDUZIR O NÚMERO DE AMPLIFICADORES NESSA BRINCADEIRA?

Sendo o amplificador de 4 canais para as demais vias, exceto o grave

um para o grave usando o Cross ATivo e os demais cortes feito pelo Ativo e Passivo. Como:

* 02 canais em brigde para os médios - Cross Ativo

* 02 outros canais para os Drv + Stw - Cross Passivo

Sendo o amplificador de 2 canais para as demais vias, exceto o grave

- um para o grave usando o Cross ATivo e os demais cortes feito SOMENTE pelo Passivo. Como:

02 CANAIS com divisor de 3 vias médios + Drv + Stw

Postado em

Acho q o pessoal n ta entendendo.

Eu sei como funciona e n quero reduzir a quantidade de amplificadores.

No meu set atual ja uso um cross de 4 vias (full, sub, mid, high), soh q eu quero um com 5 vias contando com a full range.

É só isso mesmo.

E explicando como seria o esquema no meu som.

1 ampli mono p grave

1 ampli mono p medio

1 ampli stereo 4 canais p driver e ST

N pretendo reduzir o número de amplificadores nem de canais, só um cross com 4 vias, ficando assim 1 via para cada faixa de frequencia no som.

Postado em

Era isso mesmo q eu tava querendo.

Postado em

alguem já ouviu falar no crossover da RMS AUDIOCOMP? Não ? Pois é com certeza o melhor crossover que eu já vi porque crossover automotivos em geral são muito ruins quase todos stetsom, megacharge ,pyramid, boss e por ai vai mas o RMS não ele tem qualidade em todos os sentidos.Quem tiver oportunidade de usar use porque vale a pena .

Postado em

alguem já ouviu falar no crossover da RMS AUDIOCOMP? Não ? Pois é com certeza o melhor crossover que eu já vi porque crossover automotivos em geral são muito ruins quase todos stetsom, megacharge ,pyramid, boss e por ai vai mas o RMS não ele tem qualidade em todos os sentidos.Quem tiver oportunidade de usar use porque vale a pena .

O unico problema eh q soh tem 2 vias.

Quem tem som com grave e MG faz como? Se tivesse 3 ou 4 vias ajudava.

PS: vi no site q tem com 3 vias ;)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...