Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rafaaa

Diferença 6x9 E 6"

Recommended Posts

Iaee...

nao entendo mt de som, to iniciando, e queria saber se tem diferença de qualidade de som de um falante 6x9 e um de 6" da mesma potencia, tipo se o 6x9 eh um pouco mais grave, ou nd a ve oO...

 

li num lugar q entre um 6x9 e um 6" de msm potencia, o 6x9 seria mais alto, pq ele teria 3 db a mais q o de 6", isso eh verdade?

 

agraceço desde ja..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Iaee...

nao entendo mt de som, to iniciando, e queria saber se tem diferença de qualidade de som de um falante 6x9 e um de 6" da mesma potencia, tipo se o 6x9 eh um pouco mais grave, ou nd a ve oO...

 

li num lugar q entre um 6x9 e um 6" de msm potencia, o 6x9 seria mais alto, pq ele teria 3 db a mais q o de 6", isso eh verdade?

 

agraceço desde ja..

O 6x9 geralmente tem mais "vias" do que os falantes de 6 polegadas! Mas não necessariamente, hje em dia tem os tais de pentaxias, sextaxiais, exageraxiais,etc...de tudo que é tamanho, mas no meu ponto de vista, passou de2 vias é só barulho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se for 6x9 e 6" com o mesmo numero de vias.. Tb estou com essa duvida

Estava pensando em trocar meus 6" por 6x9, ambos triaxiais..

Qual a diferença ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ao meu ver 6x9 dá mais grave que o de 6' tenho no meu carro um par de 6x9 no tampão, somente ligado direto no player, e toca bem mais que os de 6', procure os da bravox, são excelentes, tem um alto spl, batem muito com pouca potência

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os 6x9 pioneer são melhores que os Bravox ?

Qual modelo de 6x9 da bravox vc recomenda ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se ele tem a mesma potencia, ele toca pouca coisa a mais (dependendo do lugar onde for posto) apenas pq tem um pouco a mais de area de cone...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os 6x9 pioneer são melhores que os Bravox ?

Qual modelo de 6x9 da bravox vc recomenda ?

Haviam uns antigos 6x9 pioneer que recebiam excelentes comentários, quanto aos atuais creio que não seguiram a mesma linha.

Hoje existem alguns bons 6x9, basta evitar os que possuem muitos axiais.

Tenho vontade de fazer alguns testes em uns db link, parecem ser coisa boa a um preço razoável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de 6" para um 6x9 tem 50% a mais de area de cone..

E esse Cone grande do 6" é o primeiro que começa a distorcer quando eu aumento os graves, será que com um cone maior isso vai mudar ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
de 6" para um 6x9 tem 50% a mais de area de cone..

E esse Cone grande do 6" é o primeiro que começa a distorcer quando eu aumento os graves, será que com um cone maior isso vai mudar ?

Qual setup? Não podes botar um hipass neles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

6x9 é ótimo para instalar no tampão traseiro, pois requer pouca potência para bater bem e a instalação é fácil. Já os de 6 no tampão não rendem nada. Eu recomendo 6x9 para uma instalação simples sem grandes pretensões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E comparando um 6x9 com um woofer, pra não dar muita diferença de potência por exemplo um woofer selenium pw3 de 8 pol. instalado "free-air" no tampão traseiro - pra voz ele vai se sair bem melhor do que os triaxiais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu set é :

 

2 Triaxiais 5"

2 Triaxiais 6"

1 Sub 307

1 Pyramid 800w tocando all

player pioneer 4980(3 saidas rca)

 

E o woofer do triaxial é sempre o primeiro a distorcer, principalmente se o grave estiver forte..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é pq ou esta mal regulado ou então pq os seus Triaxias não aguentam tocar junto com o 307.

 

Mas esse esquema de usar 6" ou 6x9 é muito relativo.

 

por exemplo, no meu set, eu estou utilizando um Kit 2 Vias na porta (Falante de 6" + Tweeter) + COaxiais de 5" atrás.

 

E na mala, 2 Pioneer 307.

 

Ainda não deu pra ver como vai ficar o conjunto todo tocando junto.

 

Mas o kit 2 Vias toca e toca muito bem (Pioneer TS-E176C), toca forte, bem definido!! Achoq ue valeu cada centavo que paguei!!

 

Agora se tu quer algo mais "gritado" e não se preocupa com quem vai no banco de trás, mete 2 6x9 no tampão (bravox, pioneer) e seja feliz !! euheuheuhe

 

O bom é que 6x9 tem um rendimento "razoável" em free-air, ou seja, pode abrir a mala e eles estar no tampão que vai jogar a voz pra fora !!!

 

Mas acho que comparar ele com um PW3 ai ja acho que não tem jeito, mesmo pq são equipamentos diferentes.

 

Mas eu colocaria (como vou mesmo colocar) 2 10pw3 + 2 St + 2 Driver!! =D

 

Flw, abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

colocar o 6x9 no tampão com 2 pionner 307 la, num eh problematico naum ?

ja me disseram que o grava vai abafar tudo, e eu nao vou ouvir nada deles, principalmente com a mala fechada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não coloquei 2 6x9 no tampão não velho.

 

E se você que saber oq ta la na traseira do meu por enquanto é um par de Triaxias de 5" da Bomber, original pro Gol G3.

 

Na porta da frente ta o Kit 2 Vias.

 

Tipo, e não é que o grave vai cobrir tudo, mais tipo, o grave do 6x9 se não vai escutar mesmo se tiver sub na mala, ainda mais no meu caso de 2 307.

 

Por isso optei por futuramente colocar um par de COAXIAL (só falam praticamente) na traseira, para melhorar o efeito de palco dentro do carro, pq grave ja vou estar bem servido com os 2 Pioneer 307 na mala.

 

Por isso acho que não compensa 6x9.

E também pq acho que esse eskema de muitos vias (xiais demais é ruim)!!

 

Flw, abraço!! =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso é pq ou esta mal regulado ou então pq os seus Triaxias não aguentam tocar junto com o 307.

 

Mas esse esquema de usar 6" ou 6x9 é muito relativo.

 

por exemplo, no meu set, eu estou utilizando um Kit 2 Vias na porta (Falante de 6" + Tweeter) + COaxiais de 5" atrás.

 

E na mala, 2 Pioneer 307.

 

Ainda não deu pra ver como vai ficar o conjunto todo tocando junto.

 

Mas o kit 2 Vias toca e toca muito bem (Pioneer TS-E176C), toca forte, bem definido!! Achoq ue valeu cada centavo que paguei!!

 

Agora se tu quer algo mais "gritado" e não se preocupa com quem vai no banco de trás, mete 2 6x9 no tampão (bravox, pioneer) e seja feliz !! euheuheuhe

 

O bom é que 6x9 tem um rendimento "razoável" em free-air, ou seja, pode abrir a mala e eles estar no tampão que vai jogar a voz pra fora !!!

 

Mas acho que comparar ele com um PW3 ai ja acho que não tem jeito, mesmo pq são equipamentos diferentes.

 

Mas eu colocaria (como vou mesmo colocar) 2 10pw3 + 2 St + 2 Driver!! =D

 

Flw, abraço!!

Entendi Alvrinn. Então como vou colocar dois subs 307 na mala do gol tmbém (tô com 1 só por enquanto) tinha pensado antes em colocar triaxiais - fácil instalação, não precisam de módulo com muita potência pra tocar legal, mas aí pensei bem e não vou colocar +. Aí agora tô em dúvida se pego 2 pw3 de 8 pol. e mando eles no tampão tras. - mais só pra voz mesmo pra dentro do carro ou se faço como o alvrinn - uma caixa pra 2 pw3 10 + 2 drives e 2 st - mas aí que tá, se eu for fazer assim que potência toca 2 pw3 10 + 2 drives e 2 st?

Pq se ficar caro, antes pegar uma p. one então e mandar logo por ex. 2 Oversound MG 10/300. Pq não gosto muito de corneta e st. Gostaria da opinião de vcs aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o agudo (voz ) do 6x9' no tampao ? eu vou escutar de boa mesmo com 2 307 na mala ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendi Alvrinn. Então como vou colocar dois subs 307 na mala do gol tmbém (tô com 1 só por enquanto) tinha pensado antes em colocar triaxiais - fácil instalação, não precisam de módulo com muita potência pra tocar legal, mas aí pensei bem e não vou colocar +. Aí agora tô em dúvida se pego 2 pw3 de 8 pol. e mando eles no tampão tras. - mais só pra voz mesmo pra dentro do carro ou se faço como o alvrinn - uma caixa pra 2 pw3 10 + 2 drives e 2 st - mas aí que tá, se eu for fazer assim que potência toca 2 pw3 10 + 2 drives e 2 st?

Pq se ficar caro, antes pegar uma p. one então e mandar logo por ex. 2 Oversound MG 10/300. Pq não gosto muito de corneta e st. Gostaria da opinião de vcs aí.

 

 

Minha idéia é mesmo pegar uma Pone pra tocar 2 10pw3 + 2 St + Driver.

Sendo os 2 pw3 ligados numa bridge da Pone, e os 2 St + Driver ligados no outro Bridge!!

 

Flw, abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendi Alvrinn. Então como vou colocar dois subs 307 na mala do gol tmbém (tô com 1 só por enquanto) tinha pensado antes em colocar triaxiais - fácil instalação, não precisam de módulo com muita potência pra tocar legal, mas aí pensei bem e não vou colocar +. Aí agora tô em dúvida se pego 2 pw3 de 8 pol. e mando eles no tampão tras. - mais só pra voz mesmo pra dentro do carro ou se faço como o alvrinn - uma caixa pra 2 pw3 10 + 2 drives e 2 st - mas aí que tá, se eu for fazer assim que potência toca 2 pw3 10 + 2 drives e 2 st?

Pq se ficar caro, antes pegar uma p. one então e mandar logo por ex. 2 Oversound MG 10/300. Pq não gosto muito de corneta e st. Gostaria da opinião de vcs aí.

 

 

Minha idéia é mesmo pegar uma Pone pra tocar 2 10pw3 + 2 St + Driver.

Sendo os 2 pw3 ligados numa bridge da Pone, e os 2 St + Driver ligados no outro Bridge!!

 

Flw, abraço!!

Será que esse aqui tmbém seria uma boa alternativa pra tocar 2 pw3 10 + 2 drives + 2 cornetas?

Link - http://www.megaeletronicos.com/site/detalh...s.php?id=60622#

Fala que é dois canais de 400 watts, qto é na realidade vai saber né? hehehhe

E tmbém não achei em lugar nenhum sobre a impedância que é essas 2 saídas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho 4 6x9 QRX da bravox ligados num boog 2450 digital, instalados em uma caixa dutada divididos em 4 camaras, 1 pra cada 6x9.

 

meu amigo é um som muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que estamos falando de 6x9...

 

Tenho pensado em instalar um par de 6x9 coaxiais da Digital Audio, modelo DCC690 (são os únicos 6x9 com apenas duas vias que encontrei o restante é no mínimo triaxial) nas especificações fala em resposta a partir de 25Hz (vide site abaixo):

 

http://www.digitalaudioinc.com/fullRange.html

 

Tenho uma Ranger CD com um kit bravox CS57D nas portas dianteiras e um amp blaupunkt 4 canais. O projeto inicial era o kit na frente e um sub num espaço exíguo atrás do banco traseiro.

 

Quando fomos para instalar o sub na vera descobri que simplemente o espaço é miserável.

 

Uma das opções para "substituir" o sub é um par desses 6x9 nas portas traseiras. Na leosound eles estão por menos de R$ 200,00. Não comprei ainda pq ninguém me falou nada desta marca, nem sobre já ter escutado esses alto-falantes funcionando.

 

De acordo com meus parcos conhecimentos de som automotivo eles devem dar mais grave que qualquer outro falante que eu instale nas portas. Estou certo? Ou tenho que rever meus conceitos?

 

Será que o desempenho deles seria semelhante a um sub flat bravox numa caixa meio pequena e emprensada atrás do banco traseiro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já que estamos falando de 6x9...

 

Tenho pensado em instalar um par de 6x9 coaxiais da Digital Audio, modelo DCC690 (são os únicos 6x9 com apenas duas vias que encontrei o restante é no mínimo triaxial) nas especificações fala em resposta a partir de 25Hz (vide site abaixo):

 

http://www.digitalaudioinc.com/fullRange.html

 

Tenho uma Ranger CD com um kit bravox CS57D nas portas dianteiras e um amp blaupunkt 4 canais. O projeto inicial era o kit na frente e um sub num espaço exíguo atrás do banco traseiro.

 

Quando fomos para instalar o sub na vera descobri que simplemente o espaço é miserável.

 

Uma das opções para "substituir" o sub é um par desses 6x9 nas portas traseiras. Na leosound eles estão por menos de R$ 200,00. Não comprei ainda pq ninguém me falou nada desta marca, nem sobre já ter escutado esses alto-falantes funcionando.

 

De acordo com meus parcos conhecimentos de som automotivo eles devem dar mais grave que qualquer outro falante que eu instale nas portas. Estou certo? Ou tenho que rever meus conceitos?

 

Será que o desempenho deles seria semelhante a um sub flat bravox numa caixa meio pequena e emprensada atrás do banco traseiro?

Amigao... vou te dizer uma coisa... perdoe perdoem-me por reavivar o topico mas o negocio é o seguinte... calculo basico de área. Quanto maior o falante maior sua capacidade de reproduzir graves e jogar o som longe. Blz.

 

Os 6x9 em questao tem 6 polegadas de largura na parte mais curta e 9 na parte mais comprida ou seja 6+9/2=7,5 ou seja... tem a mesma áreia que um altofalante de 7,5 a 8 polegadas. Mas. Tem corte pra ficar apenas nos graves no woofer (pelo menos os bons pioneer da vida triaxiais). Ja os de 6" sao mais para voz e tem mais brilho. Mas, os medio graves de 6x9s com poucos axiais nao devem ser desprezados, são bons, principalmente em caixas seladas. Existem até mesmo exemplo de tvs de plasma que usam 4x7s e 5x7s nas caixas seladas laterais com um tw profissional de seda. E nem parece som de tv. Esses altofalantes foram feitos para subistituir e economizar espaço perante seus irmãos redondinhos. Porem, dependendo do 69 que escolher, sua engenharia pode distorcer o som, afinal, nada passa o som melhor que um circulo se comparar com o OVO do 6x9. Claro, existem excessões. Os 69 triax da pioneer de 40W rms... isso mesmo... 40W rms... faz o mesmo spl de um 6" de 60W rms e tem muito boa musicalidade. RMS não quer dizer que o altofalante seja BOM propriamente dito e sim seu SPL e linearilidade. Existe fator sensibilidade por rms. Tem muito falante de 5 rms que faz o mesmo barulho que uns de 40 rms... Eis um exemplo dos grandões. Temos o UXP Power 500 e o Pioneer 307 400. O Pioneer no quesito SPL espanca o UXP. Tem inclusive alguns irmãos de 250 rms que chegam bem perto deles. Em compensação o UXP sobe mais gerando um pouco a mais de controle e qualidade musical. Pra mim, um bom setup é um kit 2 vias de 6,5"... outro de 6" podendo ser triax ou coaxial, um bom par de 69s de auto rendimento (pouco rms e alto spl) e um sub de 12 na mala de 400 rms aproximadamente ou um de 250 com alto rendimento (exemplo NAR). Eu sinseramente fujo de falantes de 5"... A não ser um morel hehe... Próximo carro que eu tiver mando o cara abrir o buraco dos de 5" que fica nas portas trazeiras pra botar um de 6... é outra coisa. 5 polegadas automotivo pra mim é muito brilhante e nao desce é estranho.

 

Espero ter ajudado. Mesmo atrasado hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...