Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ianaconi

Rta Portátil De Baixo Custo

Recommended Posts

Ae pessoal,

Em um dos outros foruns que participo um usuário postou um setup de RTA bem bacana.

Achei interessante pelo baixo custo.

Itens necessários:

Microfone - Behringer ECM8000 - $50

Adaptador para ligar no notebook - MXL Usb Mic Mate - $50

Software - TrueRTA (http://www.trueaudio.com/) - Grátis (versão mais simples)

DSC06585-1.jpg

DSC06587.jpg

DSC06589-1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q já andaram falando sobre um RTA caseiro aqui (ñ foi?)... mas só falando. :vts

Esse aí chegou aos finalmente. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso muito me interessa...

Um mic simples ligado pela entrada padrao de um notebook invalida a medição??

Tenho q usar White Noise?

Compartilhar este post

Link para o post

Num tem algo semelhante nos arigos Autosom?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles valores são em U$. Preços achados nos EUA.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

- Microfone Le-Son (esqueci o modelo... usa as famigeradas cápsulas Panasonic): R$ 70

- TrueRTA crackeado (funfa com 1/16 de banda, se não me engano): R$ 0,00

- Notebook do milhão: 160x R$1,99 :vts

O tal Le-Son é fácil de achar... ou então, dá pra comprar as cápsulas no e-bay... Eu tenho uma, que tirei de um telefone panasonic, mas ainda preciso comparar se a resposta é a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou procurar o ECM8000 no paragua, se tiver lá vou comprar, deve ser no mínimo interessante brincar disso.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post
Ae pessoal,

Em um dos outros foruns que participo um usuário postou um setup de RTA bem bacana.

Achei interessante pelo baixo custo.

Itens necessários:

Microfone - Behringer ECM8000 - $50

Adaptador para ligar no notebook - MXL Usb Mic Mate - $50

Software - TrueRTA (http://www.trueaudio.com/) - Grátis (versão mais simples)

[-]Muito bom, ainda acho que pra ficar redondinho, deveria usar uma placa de som externa. Abraços a todos.

EDIT: Tirando as fotos do Quote, para melhorar a visualização.

Compartilhar este post

Link para o post
- Microfone Le-Son (esqueci o modelo... usa as famigeradas cápsulas Panasonic): R$ 70

- TrueRTA crackeado (funfa com 1/16 de banda, se não me engano): R$ 0,00

- Notebook do milhão: 160x R$1,99 :vts

O tal Le-Son é fácil de achar... ou então, dá pra comprar as cápsulas no e-bay... Eu tenho uma, que tirei de um telefone panasonic, mas ainda preciso comparar se a resposta é a mesma.

Achei este tópico da Audiolist muito interessante, contém informações de como fazer alterações nas capsulas Panasonic, para maior spl.

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=290

Compartilhar este post

Link para o post

C01U-web.jpg

C01U USB Studio Condenser Mic

Se é só para curva de resposta e SPL baixo (até 136 dbs) este funciona bem.

Ele é vendido pelo dB Drag americano e é usado em campeonatos de qualidadade da USACI e MECA nos EUA.

Tem em muitas lojas da Santa Efigênia e é USB, basta conectar e funciona com qualquer programa de som.

USB Studio Condenser Microphone Features

* Smooth, Flat Frequency Response

* Large 19mm diaphragm

* 16-Bit Resolution, 44.1-48KHz Sampling Rate

* Cardiod Pickup Pattern

* Heavy Gauge Mesh Grill

* Plug-N-Play Operation

* Mic Stand Adapter

* Protective Carrying Pouch

Veja no site como ele funciona com o programa term Lab

loja db Drag EUA

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tenho uma, que tirei de um telefone panasonic, mas ainda preciso comparar se a resposta é a mesma.

Vc me deu uma idéia mal criada...

Tem um telefone Panasonic aqui do meu lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Vc me deu uma idéia mal criada...

Tem um telefone Panasonic aqui do meu lado.

Na realidade, qualquer eletreto serve, pois a resposta costuma ser plana em quase 100% do espectro. Tem uma pequena queda nos extremos, e só. Se não me engano, tem um arquivo com a calibragem de eletreto genérico no próprio true RTA. Aí é fácil, o que fode a vida é a resposta da placa de som, que não costuma ser plana!

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse esquema de montar RTA, será que não posso usar aquele microfone que vem junto com os player mais tops da Pioneer para fazer os ajustes de auto EQ e auto TA?

Me parecem bem sensíveis, inclusive uso um desses que me sobrou de um equalizador DE9200 que me roubaram com o som de um carro que eu tive no meu computado como microfone, e tive que reduzir bastante a sensisbilidade no windows, pois senão capta tudo que som, mesmo longe.

desculpem se estiver falando bobagem, mas foi uma idéia que me surgiu.

Compartilhar este post

Link para o post

A panasonic é do mic de lapela LM-70... tá 45 lascas no ML... vou comprar uma em breve!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal demorei quase uma hora pra encontrar este tópico na pesquisa e agora que consegui encontrar e ler um pouco com os olhos ja meio cansados precisava que alguem pudesse me tirar uma duvida!! rsrs

Estou precisando de um RTA pra calibrar o melhor possivel um SET pra competição no pancadão e por isto vim atras deste tópico..... seguinte tenho algumas duvidas:

Este RTA com este MIC da pra captar até quantos DBs, seria no maximo 130 mesmo??

Funciona legal mesmo... alguem me indicaria algum microfone ou software melhor!! Estou disposto a pagar até 500,00 por tudo e queria saber de vossas opnioes!! rsrs

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal demorei quase uma hora pra encontrar este tópico na pesquisa e agora que consegui encontrar e ler um pouco com os olhos ja meio cansados precisava que alguem pudesse me tirar uma duvida!! rsrs

Estou precisando de um RTA pra calibrar o melhor possivel um SET pra competição no pancadão e por isto vim atras deste tópico..... seguinte tenho algumas duvidas:

Este RTA com este MIC da pra captar até quantos DBs, seria no maximo 130 mesmo??

Funciona legal mesmo... alguem me indicaria algum microfone ou software melhor!! Estou disposto a pagar até 500,00 por tudo e queria saber de vossas opnioes!! rsrs

Abçx

Com esses mics, acho que não vira nem 130 não.

Vê quanto sai um RTA30 com mic, com o Marcelo Lacerda... na página inicial da autosom.net tem o contato dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Com esses mics, acho que não vira nem 130 não.

Vê quanto sai um RTA30 com mic, com o Marcelo Lacerda... na página inicial da autosom.net tem o contato dele.

kleber se eu deixar o volume baixo sem passar os 130dbs....... as analises das ondas nao seriam identicas ao do volume mais alto ultrapassando os 130dbs?? Com isto nao da pra passar este RTA mais simples com um volume bem baixo e imaginar a analise final, que porem seria com um ganho maior mas permanecendo as mesmas respostas de ondes mudando somente a amplitude??

Deu pra entender mais ou menos?? rsrs

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...