Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

keep1one

Substituindo O Tw Do Cs60d Bravox

Recommended Posts

Boa noite galera !!

Tenho um kit duas vias CS60D e não suporto o quão estridente é esse TW. O som dos "S" parece um assovio. Terrível. Agora que a compra já está feita, penso em alguma maneira de melhorar isso aí.

O sistema inteiro é um Pioneer DEH560MP + CS60D + Coaxial Bravox atrás.

O carro é um Peugeot 307.

As duas propostas seriam :

1) TWEETER TITANIUM NAR 50 WATTS RMS

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73930164-_JM

ou

2) TWEETER Selenium 1TW1

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700...imperdivel--_JM

Gostaria de opiniões a respeito dessa troca e preciso saber se posso usar o crossover da bravox com o TW NAR ou preciso comprar outro (uma vez que o da Selenium já vem com crossover e o da NAR não).

Obrigado a todos ! Me ajudem !!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um nar titanio e gostava muito do som. Desce bem e acredito que seja até melhor que o 1tw1 (apesar de nunca ter ouvido). Eu não trocaria o mid do CS60d, a não ser que você consigo vendê-lo. Iria com esse mid + nar titanio (plug and play no lugar do tw bravox). O fodz é que só o tw custa 150 pila ...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive um nar titanio e gostava muito do som. Desce bem e acredito que seja até melhor que o 1tw1 (apesar de nunca ter ouvido). Eu não trocaria o mid do CS60d, a não ser que você consigo vendê-lo. Iria com esse mid + nar titanio (plug and play no lugar do tw bravox). O fodz é que só o tw custa 150 pila ...

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de custar 150 não assusta (pensando que o 1tw1 custa 125). O fato é que, já que comecei escolhendo errado (me arrependo um pouco com o CS60D), penso em melhorar gastando menos, sem precisar trocar tudo de uma vez.

Li no outro tópico recomendado pelo beraldo sobre as tais zobel. Será que seria interessante no meu caso ? Alguém tem experiência com elas ? (o preço é muito mais interessate: 30 reais!)

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes....ros_Rede_Zobel_

Compartilhar este post

Link para o post
O fato de custar 150 não assusta (pensando que o 1tw1 custa 125). O fato é que, já que comecei escolhendo errado (me arrependo um pouco com o CS60D), penso em melhorar gastando menos, sem precisar trocar tudo de uma vez.

Li no outro tópico recomendado pelo beraldo sobre as tais zobel. Será que seria interessante no meu caso ? Alguém tem experiência com elas ? (o preço é muito mais interessate: 30 reais!)

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes....ros_Rede_Zobel_

Se nao me engano, o user ernany tem um cs60d com zobel! Troca uma ideia com ele! parece q o som melhorou mto... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
o som melhorou mto...

Bem colocado como eu já testei... melhora.

Mesmo assim no plug and play com zobel e tudo, o Ti é melhor em sonoridade.

Por hora, seria uma boa alternativa. É barato, é bom para conhecer, etc...

Com o tempo vc junta grana e parte para outro kit. Não adianta ficar tirando leite de pedra. De frank em frank (kit montado), eu gastei mais do que pegar logo de uma vez um gringo na caixa. Lógico que não desconsiderando que muito kit gringo possui também um cross ridículo.

O que eu acho sobre o assunto... para partir para o frank, leva tempo para acertar e necessidade de "bagagem" para isso.

É como montar 3 vias. Dá um belo trabalho, nem tudo "casa" com tudo, é difícil sem bagagem (como eu) acertar rápido um corte e etc...

E ainda por cima vc não foge do risco de fazer tudo isso, e o resultado não agradar seus ouvidos.

Vulgo um user que me contou que levou um belo tempo para montar seas+b$w+full+cross artesanal, e o resultado não foi agradável. Afinal, aqui, o nosso princípio é "ambiente carral", e não uma sala.

Tudo bem, lá no tópico se não me engano eu indiquei Kevlar + Ti + cross protheus... ok... mas isso não é frank. Isso seria um kit "pronto" com um cross decente para o mesmo. Isso não é frank, isso é Up.

Compartilhar este post

Link para o post
Bem colocado como eu já testei... melhora.

Mesmo assim no plug and play com zobel e tudo, o Ti é melhor em sonoridade.

Por hora, seria uma boa alternativa. É barato, é bom para conhecer, etc...

Com o tempo vc junta grana e parte para outro kit. Não adianta ficar tirando leite de pedra. De frank em frank (kit montado), eu gastei mais do que pegar logo de uma vez um gringo na caixa. Lógico que não desconsiderando que muito kit gringo possui também um cross ridículo.

O que eu acho sobre o assunto... para partir para o frank, leva tempo para acertar e necessidade de "bagagem" para isso.

É como montar 3 vias. Dá um belo trabalho, nem tudo "casa" com tudo, é difícil sem bagagem (como eu) acertar rápido um corte e etc...

E ainda por cima vc não foge do risco de fazer tudo isso, e o resultado não agradar seus ouvidos.

Vulgo um user que me contou que levou um belo tempo para montar seas+b$w+full+cross artesanal, e o resultado não foi agradável. Afinal, aqui, o nosso princípio é "ambiente carral", e não uma sala.

Tudo bem, lá no tópico se não me engano eu indiquei Kevlar + Ti + cross protheus... ok... mas isso não é frank. Isso seria um kit "pronto" com um cross decente para o mesmo. Isso não é frank, isso é Up.

:+1

Eu assim q possível, dpois q comprar o amp pro meu jl.. primeira coisa q vo faze vai ser comprar um nar tit :D

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... Sendo bem sincero, não gostei do NAR Ti. Achei o timbre muito ruim, tem um pico meio estranho... O 1TW1 é um tweeter meio apagadinho nas altas, mas pelo menos tem timbre melhor. Nessa faixa de preço não existem muitas opções, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

acho q o problema não está nos seus tweeters, já instalei diversos 50B/60B, 50D/60D, nunca nenhum tweeter desses me agradou ... mas eu uso um neo point (do kit 60b), com cross Kicker e player 880PRS, a diferença de qualidade é gritante !!!! mais para frente usarei um par de 1TW1

Kit atual:

MID Selenium (azulzinho do kit two way)

Cross Kicker

Tweeter neo point

Ampl. Punch 400.4

tente usar um aparelho mais refinado (para testar), e troque os divisores (são muito ruins mesmo). Acho q só trocando o Tweeter vc não alcançará o que deseja ...

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... Sendo bem sincero, não gostei do NAR Ti. Achei o timbre muito ruim, tem um pico meio estranho... O 1TW1 é um tweeter meio apagadinho nas altas, mas pelo menos tem timbre melhor. Nessa faixa de preço não existem muitas opções, infelizmente.

Kleber, se puder, experimenta o Neo25 seda (série antiga) que foi para o Felipe... acho o melhor tweeter automotivo nacional para ouvir on-axis. Off-axis, o Nar Ti até quebra um bom galho, não é o ideal mas resolve.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também uso o 60D com cross kicker. achoa ele muito bom.

já utilizei ele na configuração original, realmente ele é gritão. tinha que atenuá-lo em 3db pra melhorar. Daí fiz zobel pra eles. Melhorou, mas apagou.

melhor configuração que encontrei foi utilizar cabos rgc kmp59 + cross kicker. Sem problemas!!a convivência ficou muito boa!!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, se puder, experimenta o Neo25 seda (série antiga) que foi para o Felipe... dos nacionais acho o melhor tweeter automotivo nacional para ouvir on-axis. Off-axis, o Nar Ti até quebra um bom galho, não é o ideal mas resolve.

Já usei esse tw. Mas foi há uns 9 anos! hehehe! Ñ lembro do som dele, mas lembro q ñ peguei o TI já pq ñ queria um tw estridente.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde se poderia conseguir um cross da kicker !?

O que encontrei na leosound foi:

Audiobank Crossover p/ Tweeter [adbk-cross]

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1303

NAR Crossover 12dB/8ª Xover PRO (PAR)

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1093

e com uma bela diferença de preços. O que vocês acham !?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala c/o Protheus (acho q é esse o nick do user) nos classificados e encomenda um crossover c/os cortes q vc precisa. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

RESOLVIDO !

Entrei em contato com Protheus e encomendei um xover 2-way atenuado em 9 dB.

MUDOU completamente o kit. Agora sim ouço os mids, posso regular bem os graves no player (antes não fazia muita diferença, mesmo reduzindo).

Agora vamos pro segundo passo... amplificador + sub !!

Agradeço a opinião de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

vc ligou esse cross 2 way no kit CS60D?

pois no mid do kit ja tem o cross LP "embutido" no falante.. vc eliminou esse cross do kit, ta usando os 02 , ou ta usando o cross do protheus só pro TW?

e caracas... atenuação de 9 db??? não é muita coisa não?? cada 3db siginifica reduzir pela metade a potencia.. 9db seria o mesmo q reduzir em 6x a potencia aplicada ao falante.. se vc aplicar 60w .. só vai ter 10w no TW.

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas tirei o cross da Bravox e substitui pelo do Protheus e pelo que você diz do cross "embutido", ficou com os dois mesmo.

Mas garanto a você, trouxe o palco de volta pro lugar dele (antes ficava quase em cima do TW), deixou o MID tocar melhor, sem incomodar tanto com os "S"s e permitindo melhor equalização no aparelho.

Não sou nenhum expert em SQ, mas acredito q valeu a pena (já que comprei o kit errado, pelo q ando lendo por aqui!).

Compartilhar este post

Link para o post

não acho q tenha comprado o kit errado não.. acho q o mid do CS60D tem um ótimo grave qdo instaldo em porta tratada.. pode perder um pouco em médios.. mas acho q na faixa de preço dele seja um ótimo kit..

se vc não mudou os terminais de conexão do mid.. tá com 02 cross mesmo.. isso pode gerar inversão de fase e aumentar as perdas sonoras no mid.. o ideal é deixar só um cross mesmo..

vc sabe qual o corte do cross do protheus?

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, se puder, experimenta o Neo25 seda (série antiga) que foi para o Felipe... acho o melhor tweeter automotivo nacional para ouvir on-axis. Off-axis, o Nar Ti até quebra um bom galho, não é o ideal mas resolve.

Foi o que instalamos mesmo! Gostei do NEO antigo... timbre legal. Pena que, depois que eu deixei de usar tw automotivo, tenha perdido um pouco da base de comparação... diferença de sonoridade pra um residencial é sempre muito grande.

O NAR Ti eu liguei rapidinho, testei por uns 10 minutos, e não curti muito não. Já tinha ouvido outro, e minhas impressões eram melhores... vai saber.,.. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...