Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aleanz

3 Vias

Recommended Posts

Postado em

Gente, preciso da dica de vcs no que diz respeito a um set 3 vias. Troquei meu carro por um idea adventure, que tem um espaço gigante por sobre o painel, sendo uma tentação montar um 3 vias nele. É oq vou fazer.

Vou usar os equipos da assinatura, menos o set de graves, pois vou começar a brincadeira sem sub.

A dúvida é com relação ao segundo elemento do 3 vias, visualizo duas possibilidades, ou instalo um full de 3,5" em "copinho" de meio litro +-, ou encontro um coaxial de 3.5" e instalo no mesmo "copo". Procurei algum cx interessante, mas não vi muita preocupação com o tw desses cx, oq seria um grande gargalo.

Apesar de tornar o acerto muito mais fácil - com relação a fase e outros poréns que vão surgir caso opte por um full - não encontrei nenhum cx que achasse interessante.

Alguma dica?

Conto com a ajuda de vcs.

Grande abraço, []-[]

Alexandre.

Postado em

Rapaz, toda vez que olho pras vigias laterais que tem nas colunas da Idea, do New Civic, do Fit e etc, fico sonhando em montar um caixotão aproveitando aquele espaço todo, com mid de 4" ou 5" + tweeter. Aquilo não serve pra quase nada mesmo... hehehehehehe.

Bom, é uma idéia... que tal? Um set que ficaria interessante pra isto seria um par daqueles B&W em caixas de uns 2L (ali dá pra tirar uns 3L brincando), cortados a 100Hz, mais um par de tweeters legais.

Embaixo, um par de falantes bem parrudinhos, só pro grave. Meu sonho, como o de mais uns vários usuários daqui, é um pezinho com 10L dutado e 3 CS50B de cada lado, sem direcionamento mesmo, só pro grave, e com uns 150W nas bundinhas, de cada lado. Um grave bem ignorante, a um custo relativamente baixo. Utilizando alguma equalização (do player mesmo), vive-se sem sub numa boa. Pelo menos, em testes práticos no Putamóvel, mostrou-se um set bem promissor. E isto pq usamos só um par. 3 pares seria bem joselito. No seu caso, 2 pares em pezinhos de 8L fariam miséria.

Postado em
Eu procuraria um midrange ao invés de um coaxial.

Blz Alvez, mas a intenção seria justamente pra dispensar todo o problema com acertos que mr+tw vão dar, caso exista um cx que tenha um tw dos bão. Seria uma boa saída. Mas caso não haja, vou acertando com o mr/full mesmo.

Abraço,

Alexandre.

Postado em
Rapaz, toda vez que olho pras vigias laterais que tem nas colunas da Idea, do New Civic, do Fit e etc, fico sonhando em montar um caixotão aproveitando aquele espaço todo, com mid de 4" ou 5" + tweeter. Aquilo não serve pra quase nada mesmo... hehehehehehe.

Bom, é uma idéia... que tal? Um set que ficaria interessante pra isto seria um par daqueles B&W em caixas de uns 2L (ali dá pra tirar uns 3L brincando), cortados a 100Hz, mais um par de tweeters legais.

Embaixo, um par de falantes bem parrudinhos, só pro grave. Meu sonho, como o de mais uns vários usuários daqui, é um pezinho com 10L dutado e 3 CS50B de cada lado, sem direcionamento mesmo, só pro grave, e com uns 150W nas bundinhas, de cada lado. Um grave bem ignorante, a um custo relativamente baixo. Utilizando alguma equalização (do player mesmo), vive-se sem sub numa boa. Pelo menos, em testes práticos no Putamóvel, mostrou-se um set bem promissor. E isto pq usamos só um par. 3 pares seria bem joselito. No seu caso, 2 pares em pezinhos de 8L fariam miséria.

Hehehe, verdade, tb pensei em fazer peitões siliconados. Porém aquela coluna dupla atrapalha um pouco a visão, ainda não me acostumei dto. Oq pretendo por hora é um copinho pro full?/cx? num bafle com o tw pra ir pegando gosto pela coisa. Como pensei o acabamento vai ficar origineba, pois por baixo do acabamento que fica entre as colunas tem facin mais de 1,5l, sem ocupar o vão das colunas. Outra coisa interessante é que o tw do lado esquerdo vai ficar a mais de 1 metro do ouvido. Mas nada impede um leve ressalto bem feito pra acomodar um falante maior.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

Tem uns fostex excelentes no classificado, to com um hivi top de teste q ainda nao me decidi se uso ou vendo hehe. Pode conferir um mega teste no link

http://www.zaphaudio.com/audio-speaker18.html

comprei o de flange redondo pq da mais acabamento hehe, bom q ele ja faz todos os filtros recomendados, tocam primorosamente

http://www.zaphaudio.com/smalltest/

teste de varios mids/fulls

devore os reviews e decida hehe

Postado em

decidir pelo review pode levar a grandes decepçoes... ou grandes alegrias! enfim, continua sendo soh um norte... mas nada para uma decisao, na minha opiniao.

Esse site no entanto testa bastante coisa, eh uma leitura legal para quem gosta do assunto

edit: eu tenho um minisystem da JVC aqui em casa, que tem apenas um parzinho de fullranges de 3" em caixinhas dutadas de no max 1 litro. Nunca ouvi um full tocar melhor que este. Bate ateh o samsung e uns 4 da lista do zaphaudio (que a gente ja testou aqui).

Pena que a minha mulher nao deixa eu canibalizar a caixinha pra fazer umas brincadeiras rsrsrs

Postado em

Um mbquart de 4" não seria a solução ? =p

Usa um cross 2 vias para midbass + midrange (como no mbquart add a woofer) e amplifica o tw isoladamente. Acho que fica mais fácil de acertar, não ?

Também tenho a mesma tentação rapaz, na verdade to adquirindo um kit igual ao seu e queria saber a sua opinião. Você tá achando que ele peca em médios ? Cheguei a te mandar um MP sobre o assunto.

Abs.

Postado em
Tem uns fostex excelentes no classificado, to com um hivi top de teste q ainda nao me decidi se uso ou vendo hehe. Pode conferir um mega teste no link

http://www.zaphaudio.com/audio-speaker18.html

comprei o de flange redondo pq da mais acabamento hehe, bom q ele ja faz todos os filtros recomendados, tocam primorosamente

http://www.zaphaudio.com/smalltest/

teste de varios mids/fulls

devore os reviews e decida hehe

:rever1:

Muito interessante e tentador, ainda mais levando em conta o preço das crianças.

Valeu Tatu!!! Grande ajuda.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

Usa um cross 2 vias para midbass + midrange (como no mbquart add a woofer) e amplifica o tw isoladamente. Acho que fica mais fácil de acertar, não ?

Também tenho a mesma tentação rapaz, na verdade to adquirindo um kit igual ao seu e queria saber a sua opinião. Você tá achando que ele peca em médios ? Cheguei a te mandar um MP sobre o assunto.

Abs.

A princípio o caminho é contrário. Quero testar o cross passivo do kit que tem um corte não muito alto pro full+tw, pq gosto bastante do teteron, é um tw que desce bem. Aí os mids do kit vão ficar sem cross, com corte ativo pela hu, tocando até uns 300hz no máx. Na verdade gostaria de um full/mr de 3,5" que descesse bem até uns 150/200hz e subisse até uns 3/4k.

Quanto ao kit no geral acho bom, pelo fato do tw descer bem minimiza a impressão de falta na transição, mas quero aproveitar melhor as características do mid, que tem ótima vocação pra graves/subgraves, pois a princípio não vou usar sub. E deixando os falantes mais dedicados em suas virtudes acho que consigo tirar leite de pedra aqui.

Construi caixas com sobra de madeira pra testar o mid e me assustei, 5, 10, e 20l, e infelizmente tive uma resposta melhor na caixa de 20l...rsrs...a de 5 fica pior que usar em porta tratada, a de 10 é pancadão(picuda), na de 20l é um sub de 6.5"...fróids.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

Abs.

A princípio o caminho é contrário. Quero testar o cross passivo do kit que tem um corte não muito alto pro full+tw, pq gosto bastante do teteron, é um tw que desce bem. Aí os mids do kit vão ficar sem cross, com corte ativo pela hu, tocando até uns 300hz no máx. Na verdade gostaria de um full/mr de 3,5" que descesse bem até uns 150/200hz e subisse até uns 3/4k.

Quanto ao kit no geral acho bom, pelo fato do tw descer bem minimiza a impressão de falta na transição, mas quero aproveitar melhor as características do mid, que tem ótima vocação pra graves/subgraves, pois a princípio não vou usar sub. E deixando os falantes mais dedicados em suas virtudes acho que consigo tirar leite de pedra aqui.

Construi caixas com sobra de madeira pra testar o mid e me assustei, 5, 10, e 20l, e infelizmente tive uma resposta melhor na caixa de 20l...rsrs...a de 5 fica pior que usar em porta tratada, a de 10 é pancadão(picuda), na de 20l é um sub de 6.5"...fróids.

Abraço,

Alexandre.

Bacana a resposta cara. To ansioso pra pegar o kit e testar. Devo tascar na porta mesmo. Respondi no outro tópico sem ter lido esse, foi mal.

Sua idéia parece ótima. E sem querer puxar a sardinha pro meu lado, o mr mbquart série q que eu tenho cairia como uma luva pra esse proj. Com 1l ele vai de 150 a 4k com uma resposta plana invejável. Ele em peitinhos devem dar uma qualidade de palco absurdo.

qualquer coisa, entre em contato por mp !

Postado em

Abs.

Abraço,

Alexandre.

Bacana a resposta cara. To ansioso pra pegar o kit e testar. Devo tascar na porta mesmo. Respondi no outro tópico sem ter lido esse, foi mal.

Sua idéia parece ótima. E sem querer puxar a sardinha pro meu lado, o mr mbquart série q que eu tenho cairia como uma luva pra esse proj. Com 1l ele vai de 150 a 4k com uma resposta plana invejável. Ele em peitinhos devem dar uma qualidade de palco absurdo.

qualquer coisa, entre em contato por mp !

Ainda pego esses mids de volta... :Po-o-

Postado em

Tava analizando um fostex ff85k e achei ele MUITO interessante, porém tem dois poréns, quer uma dutada de 4,5l, descendo bem até os 110hz, e é 8ohms.

No gráfico me pareceu que ele sobe bem tb, e aí queria saber d vcs, vale a pena deixar ele trabalhando sozinho dos 110hz pra cima? Vai tocar melhor que um tw dedicado? Pq aí resolveria problemas de acerto, caso seja excelente lá em cima(10-12khz up). Quanto aos 8ohms acho que meu amp mandaria uns 50-60rms pra ele, que é de 10rms, por isso não vejo problema, não vou abusar da criança.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

Ficaria muito bom com os fostex sim, com certeza, e só colocaria um TW se fosse um excelente TW, caso contrario permanece sem, e com 1 litro ele já desce tranquilo até 250hz, eu usava assim no vectra.

Postado em
Ficaria muito bom com os fostex sim, com certeza, e só colocaria um TW se fosse um excelente TW, caso contrario permanece sem, e com 1 litro ele já desce tranquilo até 250hz, eu usava assim no vectra.

Não lembro direito, mas vc foi campeão da iasca certo Marcelo? Foi usando esse set do vectra na tua assinatura?

Abraço,

Alexandre.

Postado em
Não tem full pra tocar melhor que um bom tweter não. Questão de massa móvel/inércia mesmo.

Falando em falantes(que redundante..rsrs), acho que fidelidade não está vinculada a marca por ela mesma, mas em descobrir qual range cada falante dá o melhor de si, e dedicar ele pra isso. Aí a brincadeira começa a ficar interessante. E nisso concordo com o Kleber.

Mas penso que no meu caso, vou ter que pagar pra ver, pq sem ouvir não vou saber se meu tw, por mais mediano que seja, vai fazer falta ou não a um full top.

Mas esse pagar pra ver ficaria menos doído se o full for 4ohms, pq se tiver que usar o tw e o cross passivo pra limitar o range do full, vai ficar complicado misturar 4 e 8 ohms, ou não?

Abraço,

Alexandre.

Postado em
Falando em falantes(que redundante..rsrs), acho que fidelidade não está vinculada a marca por ela mesma, mas em descobrir qual range cada falante dá o melhor de si, e dedicar ele pra isso. Aí a brincadeira começa a ficar interessante. E nisso concordo com o Kleber.

Mas penso que no meu caso, vou ter que pagar pra ver, pq sem ouvir não vou saber se meu tw, por mais mediano que seja, vai fazer falta ou não a um full top.

Mas esse pagar pra ver ficaria menos doído se o full for 4ohms, pq se tiver que usar o tw e o cross passivo pra limitar o range do full, vai ficar complicado misturar 4 e 8 ohms, ou não?

Abraço,

Alexandre.

Dá p/fazer os cortes em 4 e 8ohms sim. Mas é preciso saber primeiro o corte e o slope q fica melhor. Aí, só testando mesmo. Seria bom um processador ou um player c/3way p/ajudar a ter uma idéia de qual irá usar.

Postado em

Abraço,

Alexandre.

Dá p/fazer os cortes em 4 e 8ohms sim. Mas é preciso saber primeiro o corte e o slope q fica melhor. Aí, só testando mesmo. Seria bom um processador ou um player c/3way p/ajudar a ter uma idéia de qual irá usar.

O processador do kvt faz os cortes de 30 até 250hz, de 10 em 10hz, independente por canal, com slope de 6 a 24db/8ª; preciso de um passivo só pro tw, e tenho. A dúvida é saber se dá pra ligar um full de 8ohms no mesmo cross do tw de 4ohms, mas isso já é meio off né...rsrs.

Vlw,

Alexandre.

Postado em

Vc tem o processador? Então fica facil, vc testa só o full em 8ohms, caso ache que precise do TW vc coloca ele com um capacitor, se ficar com sensibilidade maior que o full, coloca um resistor em serie.

Postado em

Abraço,

Alexandre.

Nem precisa... veja até onde o full toca legal... a maioria chega nos 12 a 15k sem atenuações. Então vc corta seu tweeter, com capacitor mesmo, nesta faixa. Teste vários valores, eletrolítico baratão, até achar o corte que case legal, e aí pegue uns caps legais, como Solen, que é o cap custo x benefício, a cerca de 4 doletas na Santa Efigênia.

Postado em

Pesquisando um pouco sobre os full/mr me deparei com um texto do HAT que o Ianaconi vai vender, o manual do L3. Fiquei impressionado com a quantidade de informação importante que tem no manual do bixin, além de muito mastigada, a leitura é rica e muito agradável. Leitura básica pra entender alguns conceitos. Show de bola. Link:

http://hybrid-audio.com/downloads/Hybrid%2...rs%20Manual.pdf

Abraço,

Alexandre.

Postado em
Pesquisando um pouco sobre os full/mr me deparei com um texto do HAT que o Ianaconi vai vender, o manual do L3. Fiquei impressionado com a quantidade de informação importante que tem no manual do bixin, além de muito mastigada, a leitura é rica e muito agradável. Leitura básica pra entender alguns conceitos. Show de bola. Link:

Abraço,

Alexandre.

Esse manual tem muitas informações mesmo.

Vale a pena dar uma lida.

Aprendi bastante com ele.

Abraços.

Postado em

Abraço,

Alexandre.

Esse manual tem muitas informações mesmo.

Vale a pena dar uma lida.

Aprendi bastante com ele.

Abraços.

Eu li de cabo a rabo tbm...

[]-[]

Postado em

O Legatia L3 já ta coçando faz tempo hehe. Promete mesmo, médios e papel foram feitos um pro outro hehe. o Fostex tb é mto bom tb. Vai na fé q full de 3" é o cara. Flw

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...