Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Algumas Fotos Do Progresso - Corolla Xei 05

Recommended Posts

Postado em

Gente, enquanto não faço a caixa e o rack definitivo para o amp, vou postando algumas fotos da instalação do som no meu Corollinha 05. É um sistema simples, com um amp apenas, e com cortes ativos.

O carro é um Corolla XEi 05 manual, peguei há um mês e pouco, e já comecei a desmontar, como bom maníaco que sou.. Os componentes, fora o head, são todos usados e aproveitados de outras instalações. O set é o seguinte:

Headunit: Pioneer 880PRS, comprei com o SomCuritiba. Está configurado em modo network (3way, cortes ativos em 3 vias - sub, mid e tweeter).

Mids: meus Nar Kevlar 6.5 velhos de guerra. Já passaram pelo Civic, pelo Focus, e agora foram para o Corolla. Estão bem amaciados já.

Tweeter: Nar Titanium EP51, na moldura do retrovisor. O local não é perfeito, mas deu um resultado muito melhor do que eu podia imaginar, para o tweeter off-axis. Aliás, este tweeter on-axis é meio ardido; no Focus fixei nos extremos do painel e direcionado, não curti o resultado.

RCAs são os KMP RGC59 e conectores "do Santo", o Ângelo. Se cabo amacia (boa polêmica), estes estão pra lá de amaciados... 3 carros tbem!!

MTX 895, 5 canais. Por hora, usando apenas os 4 canais AB para o kit (biamp).

Fiação Monster Cable pros tweeters (da mais simplezinha, para HT), e Jamo pros mids (pena não achar + deste cabo à venda... fino!).

Cabeamento de força.... bão, 13mm automotivo e conectores beyma. Como uso o módulo de forma bastante tranquila, supre as necessidades sem risco... tenho um porta-fuse acrílico lá na frente, 40A.

Comecei por desmontar as portas, e pegar os falantes originais para montar o baffle. As fotos a seguir mostram esta etapa, obviamente, no local tradicional Autosom: a colcha da cama!!!

00006za9.jpg,

00007ue4.jpg

Depois, aproveitei a "ida" ao carro (lembrem-se que são 3 andares sem escada aqui no prédio, a garagem é de telha Eternit sem forro, e o calor daqui é leve, 40 graus à sombra - uma diliiiiça!!!) e peguei os acabamentos do retrovisor... montei os EP51 neles:

00008yp4.jpg

00009mu4.jpg

Aí estão os baffles, prontos, pintados e com a vedação de borracha em ambos os lados (esqueci de fotografar a confecção, mas não tem mistério: MDF 15mm, corte na tico-tico, pintura com spray preto, cortar os anéis de borracha e colar, e finalmente os parafusos no local original):

00011md4.jpg

As portas receberam tratamento com manta, uma camada na chapa traseira inteira, e uma mais reforçada (nos pontos maiores) na chapa dianteira:

00013lj3.jpg

00014se9.jpg

00015yv6.jpg

Por fim, o Nar Kevlar montado, já protegido pela tela original:

00016ly0.jpg

A porta do passageiro pronta:

00017xs4.jpg

Detalhe do tweeter... nao ficou perfeito como eu queria (o estilete escapou e riscou a peça plástica, ñ tá mto aparente mas... sei lá):

00018uh9.jpg

"Do outro lado"... a porta quase pronta:

00020ya5.jpg

O console do carro tinha um acabamento zoado (a tampa do porta-objetos), comprei na Toyota a original novinha, emborrachada, etc... pela fortuna de 8 reais. Na foto, ainda está a zoada... :) O interessante são os preços da Toyota: as presilhas do carpete/fiação/canaleta, que modifiquei para passar a fiação (e me arrependi, podia ter deixado original) custam 15 cada... claro, deixei as modificadas lá. Mas não tem muito nexo os preços deles não. Ah, o acabamento cinza clarinho é lindo, mas como vcs podem ver, não é muito prático... preciso lavar estes bancos/laterais ou mandar um couro aí!!! :)

00019bj3.jpg

Tentei passar a fiação por aí com conduíte, me ferrei (cortei sem precisar um pedaço delas - estão funcionando OK, mas não precisava ter feito isso)... sem conduíte, passei os 6 RCAs RGC59 por aí, os Monster Cable dos tweeters e os Jamo dos mids na boa (do outro lado, foi o 13mm, os Jamo/Monster dos outros falantes, e o remote + sensor alarme + trava elétrica do portamalas). Neste carro, me recuso a retirar o carpete... tou velho e talvez preguiçoso, mas tirar os bancos debaixo dum sol de 40 e poucos graus, num forninho de eternit, melando e pingando, ngem merece. Nem instalador, nem eu... isso eu não faço + enquanto minha "baia" for essa!!! :)

Por fim, depois de dois dias de trampo, veio um refresco... show do João Bosco na cidade... o "Obrigado, Gente!". Eu ouvi o hómi ao vivo... puuuuuuuuuuutz!!!!! Muito, muuito legal, showzaço raro de aparecer por estas bandas, músicos de primeiro time, muitos improvisos, brincadeiras, etc. O Banco do Brasil que trouxe, 15 reais inteira, 7.50 pra correntista (euzim).

00021ul7.jpg

Por hora, são as fotos que tenho. Mais pra frente, fotografo o cofre do motor, passagem da fiação, adaptação do head no local original (dica: pra Corolla acima de 03, compre as abas laterais e porta-trecos do 03... 30 reais na Toyota, e fica 1000%!), passagem dos fios pro porta-malas, etc. O head eu instalei na pilha, acabei não fotografando a instalação... mas acho que vou ter de mexer em breve naquela região, e posto fotos tbem. O "final", ou seja, rack+caixas+regulagem, ainda vai demorar umas semanas (e talvez um ou mais salários!).

um abraço a todos,

Ricardo.

Postado em

Ehhhhhh Ricardo, tá cobra nisso heim??

muito legal a instalação, os tuitas ficaram muito bons!!! instalação melhor do que original!! E o baffle? Showw!!!!

Já morei em ap em Campinas, e dava mó trampo pra mexer na sonzera msm, pelo menos não tinha que guentá esse calooooorrrrrrrr daí!!!he he he

cara, instalação bem original mesmo!!! O que tá pensando para o sub? E o 880prs?bom mesmo?

Markto

Postado em

Ta ficando show de bola amigo.

Recomendo dar uma reforçada na porta, principalmente nos buracos maiores com MDF / Acrilico / Aluminio. Tipo fechar eles, entende?

[]s

Postado em

fala bixo!!

como q vc conseguil por tao certinho a manta dentro da porta ?? :huh:

tive de por varias tiras finas e mesmo assim foi dose pra por.

tenho q confeccionar baffles =zinhos heheh tambem

ah... aki eu to usando on-axis os Tw, os bravoxzinhos tao se virando bem viu.

um abraço e boa sorte ai na empreitada!

Postado em

Outra pergunta.. Você só colocou manta na parte de dentro ali da porta e tampou os buracos da parte de fora? Se der, eu recomendo colocar manta em toda parte de fora também. E ainda, se der, depois da manta algum tipo de espuma ou feltro betumado. []s

Postado em

Opa, beleza pessoal!!! Valeu pela força e pelas sugestões, podem ter certeza de que estão ajudando, tanto indicando caminhos como confirmando outros - aos poucos o sistema vai saindo, até junho deste ano acho que toca.

Alves, por hora, tampei só os espaços abertos... na segunda camada (daqui um mês +-) será aplicada outra, aí sim cobrindo todo o espaço... esta ainda é provisória, apenas para adicionar alguma carga à chapa do fundo da porta, e fechar os espaços mais generosos. A próxima camada vai fechar 100%, espero.

AnderSq, valeu pela audiência... hehe... Vou demorar um bocado ainda pra deixar tudo 100%, mas chego lá.

Markto, este já é o segundo carro com manta, agora já encontrei um lugar aqui que vende por metro, bem mais prático e barato. Esta é de 40cm de largura (!!!), sai a 22 o metro... prática pacas, só o acabamento é pior que a vedacit; mas a carga é a mesma. Sobre o 880PRS, gostei pacas, faz tempo que não ouvia um CD com áudio igual ao dele nesta faixa de preços. Já sobre o sub... bom... a caixa vai ficar meio roxa... se tudo der certo... :)

Ianaconi, gostei da idéia de fechar os espaços, realmente a idéia é colocar mais uma camada de manta, daqui a um mês ou dois; aí, estes espaços maiores (como aquele "buraco" que aparece fechado na manta) podem receber pedaços de algo como eucatex antes (no meio das duas camadas), para ganhar rigidez (e médios-graves mais precisos). Estou procurando esta eucatex (acho que seria a opção mais tranquila né?) por aqui, vendo se consigo alguns pedaços apenas... um m2 já resolveria. O feltro eu tinha sobrando em casa, tentei usar, mas como a Toyota já providenciou uma forração parecida sobre o plástico original (eu fico impressionado com o acabamento destes carros!), o forro de porta não queria + fechar... :)

Diogoooo, a manta usada alí é bem larga, 40cm x 1 m. Cortei em "fatias" de 40cm x 20 cm, e apliquei na chapa, sobrepondo estes pedaços em alguns pontos. Foi bem tranquilo, até agora. Passei a fiação na porta do passageiro, os 2 cabos (tw e mid); já na do motorista, deixei os cabos no jeito e aproveitei que ia instalar o módulo de subida de vidros, pedi pro pessoal da loja aproveitar e passar pra mim. Além dos 2 do som, tem + 4 do módulo... para eles é fichinha, tranquilo msm; eu perdi um tempão na do passageiro, penei, xinguei, etc... Já os baffles... rapaz... eu quase entro pelo cano, ia fazer com 2 camadas, esta que foi pro carro + um aro 15mm. Esta ficou justinha, se fizesse com 2 camadas ia ter de desmanchar tudo para poder colocar o forro!

Assim que tiver + fotos, vou postando aqui no tópico. :legal:

Postado em

Opa, valeu Douglas!!!

Pessoal, agora tou partindo pra uma questão "grave"... como é sabido, sedans são carros normalmente enjoados para passagem de subgraves, e o Corolla parece ter entrado duas vezes na fila do enjoamento. Não existem furos no tampão que possam fazê-lo chegar ao interior; não tem banco rebatível nem muito menos encosto de braço central como no Vectra (existe, mas só no modelo SE-G, que só existe automático...). Estive analisando a questão com carinho, procurando fotos na internet, desmontando meu Corollinha... e descobri algumas coisas interessantes.

A) O fundo do porta-malas que a gente vê é apenas uma chapa de plástico, igual àquele plástico de pasta com elástico... manja aquele plástico meio "aerado"?? Então, é aquele....

B) Depois do plástico, tem uma barra em "X", de canos bem grossos, que deve ser o que segura a bagagem no caso de uma desaceleração/porrada feia, e evita que os passageiros sejam espremidos por ela. Soa dramático, mas ela está lá por um motivo muito sério... segurança. Gostei de ver a preocupação.

C) Mas depois entendi o motivo da preocupação da Toyota... o encosto do banco traseiro fica aparente, a espuma inteira aparecendo... é só tirar aquele plástico e está lá a espuma do banco. Idéias mirabolantes para uma instalação realmente transparente brotam na cabeça, tenho dificuldades para dormir, desço repetidas vezes com a trena até o carro, entro dentro do porta-malas, tomo calmantes, faço cálculos, olho de outro ângulo, tiro o encosto do banco (ô trem chato de sair, credo!)... entre a espuma do banco e a barra em "X" existem uns 5cm.

D) Raspei a conta, vendi meu UXP 10" e... surpresa... hehe... arrematei os roxinhos que o Thales (Thed_df) tava vendendo. Dois EHW10, 10" e 4 ohms, certinhos pro canal mono do MTX895. Inclusive, ele estava usando com um amp igual. Os roxinhos são velhos conhecidos meus; tive os 8" e 12", em várias configurações e, como a maioria dos que já ouviram, sou apaixonado por estes falantes.

Bom, aí vem a idéia... numa instalação "normal" os falantes iriam ficar voltados pro fundo do carro, uma caixa de MDF no fundo do porta-malas. Cheguei a calcular, com algum esforço (pq. a região abriga as torres de suspensão e reforços estruturais, logo, não é 100% plana) saem 50 litros. Pouco pra dutada (30 litros cada), muito pra selada (13 litros)... e ainda fecharia a comunicação porta-malas e interior, para aproveitar o espaço de ponta a ponta sem atrapalhar a retirada do estepe.

O que pensei??? Em montar uma caixa selada, pouca coisa maior que a recomendada pela Bravox, coisa de uns 18 litros para cada sub (menos 1.5l do falante, seriam 16.5l úteis)... fina e comprida, acompanhando o espaço disponível. Ao invés de montá-la com os falantes voltados pro parachoques, usaria a outra face da caixa para isso... os falantes ficariam voltados para DENTRO do carro, tocando em direção à espuma do banco. Isolaria bem a caixa do porta-malas, faria um acabamento simples e decente, e montaria o amp nela, voltado para o porta-malas... pode até ser aparente, sem problemas. Do porta-malas, se veria apenas a chapa do fundo, em carpete, e o amp fixado nela; os subs olhariam o banco, não teria problema com bagagens (uso muito o porta-malas), e eles estariam dentro do carro, ocultos pelo encosto do banco traseiro. A única barreira aos graves seria a espuma mesmo.... há vazão de ar pelas laterais e pelo fundo do encosto (dá pra ver o interior do carro pelo porta-malas) tbem.

Bom, é isso. A idéia é maluca, eu sei, mas eu não sou muito normal mesmo. A caixa seria bem fina e comprida, poderia vedá-la com resina (já fiz antes e ficou 100% selada); a caixa seria aparafusada no "X" e na carroceria, de modo que ficasse algo seguro (neura minha) e absolutamente invisível. Quem olhasse, iria ver um amp e só; de dentro do carro, só o CD e os tweeters nos espelhos... :)

Quem quiser opinar, sinta-se à vontade. Como os subs virão por PAC, creio que ainda tenho uma semana + ou - pra ir bolando a caixa...

um abraço a todos, e novamente, obrigado pela força e pelas idéias!

Ricardo.

Postado em
Meio "roxa"....baummmm!!!!!!!

quero ver heim!!

Markto

É, Markto... a "coisa ficou roxa"...:)

Tou calculando a caixa aqui, tá no limite pra fazer uma dutada tbem, mas 60 litros é complicado pra mim. Capaz de ser a selada msm, mas talvez um pouco maior, 16 litros pra cada falante. O fundo do portamalas do Corolla é esquisito, cheio de recortes, reforços, etc... talvez eu tenha de levar a MDF em uma marcenaria, e ir moldando a caixa aos poucos, com o carro junto.

:legal:

Postado em
Meio "roxa"....baummmm!!!!!!!

quero ver heim!!

Markto

É, Markto... a "coisa ficou roxa"...:)

Tou calculando a caixa aqui, tá no limite pra fazer uma dutada tbem, mas 60 litros é complicado pra mim. Capaz de ser a selada msm, mas talvez um pouco maior, 16 litros pra cada falante. O fundo do portamalas do Corolla é esquisito, cheio de recortes, reforços, etc... talvez eu tenha de levar a MDF em uma marcenaria, e ir moldando a caixa aos poucos, com o carro junto.

:legal:

Ow, tem que ver se o falante não bate no fundo da caixa...não se esqueça!!!

Ow, tenho revistas aqui de instalações antigas, da época da somecarro, lembra? entaum, tem várias mercades bens, carros desse nível, que fazem a caixa da maneira como vç imaginou. subs voltados pra dentro do veículo. Quando olhamos na mala, vimos o fundo da caixa, com o ampli embutido nela!! fica lindo a lém de não atrapalhar em nada o porta malas!!

a espuma do banco não afetará, visto que o pouco espaço que sobrará, acredito que dará uma sobre pressão nos subs, digo, um up nos graves. Esses 2 subs, ali fechados, com esse ampli!! he he he he vai ter mais graves do que imagina!!

Meu cunhado tem um corola , desses automáticos. Ele tem uma selada com 2 subs Impp, da pioneer!! zeros!! a caixa dele tava parada, empoeirando no fundo da casa dele. Cutuquei ele, e instalamos dessa forma, virados pra dentro do veículo!

Surpresa? Ficou extremamente forte!! os velhos Impp deram um up no som dele, tanyto que agora terá que por ampli no som interno, senão emcobre tudo!!!hauhuahuahu

Pode ir sem medo sim!!

Markto

Markto

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...