Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baraldi

Caixa "capeta"

Recommended Posts

E ae pessoal!!

tentei pesquisar algo no net sobre a famosa caixa "Capeta" utilizada muito em competições de pancadão mas não consegui encontrar nada!!

Alguém poderia me explicar como funciona esta caixa... quer dizer, eu sei que a caixa possui uma enorme abertura frontal (que seria no lugar do duto) e que é própria pra picos de frequencia.....

Enfim se alguém tiver algum artigo sobre estes tipos de caixas e puder iluminar..... pesquisei no forum e nao existe nda sobre o assunto.....

Abçx e obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

arranja uma foto que fica 384632785435347783x mais facil de explicar.

Compartilhar este post

Link para o post

A abertura frontal é um duto também, só que retangular.

Compartilhar este post

Link para o post

É ae q ta o problema!! num to conseguindo axar foto alguma rsrs

O Pessoal do mato grosso deve conhecer melhor ou ter alguma foto deste tipo de caixa!! Estou tentando encontrar... vamos ver!!

Compartilhar este post

Link para o post
A abertura frontal é um duto também, só que retangular.

E pelo que vi poucas vezes é dos grandes!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ae a unica imagem que consegui bramer!! Não da pra perceber muito mas a parte de cima da caixa é aberta e o fundo da abertura da caixa é grafitado igual a parte frontal, por isto nao percebe esta abertura "enorme" cima do falante!!

caixacapetakx3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Ta ae a unica imagem que consegui bramer!! Não da pra perceber muito mas a parte de cima da caixa é aberta e o fundo da abertura da caixa é grafitado igual a parte frontal, por isto nao percebe esta abertura "enorme" cima do falante!!

caixacapetakx3.jpg

Posso tá enganado mais acho q a Furacão 2000 lá do tinha essas caixas nos trios...

procura umas fotos lá dela ...

abração

Compartilhar este post

Link para o post

Up

Caraca, faz muito tempo que eu queria saber que tipo de caixa é essa...

Acho que o Sandro Café talvez tenha detalhes sobre ela.

Sds,

Eduardo Manaus

Compartilhar este post

Link para o post
Up

Sds,

Eduardo Manaus

Essa "caixa kapeta" aí em questão não tem nada a ver com a tobogã da JBL. É mais pra uma bass-reflex de sintonia beeeeeeeem alta, visto que não tem divisão alguma dentro, é apenas uma caixa retangular toda aberta e o falante é parafusado numa madeira sem nenhum fechamento. Ela gera um pico enorme lá por volta de 200 hz, mas não tem rendimento algum fora dessa faixa. É só pra competição mesmo, música nela, nem pensar...

Compartilhar este post

Link para o post
Up

Sds,

Eduardo Manaus

Essa "caixa kapeta" aí em questão não tem nada a ver com a tobogã da JBL. É mais pra uma bass-reflex de sintonia beeeeeeeem alta, visto que não tem divisão alguma dentro, é apenas uma caixa retangular toda aberta e o falante é parafusado numa madeira sem nenhum fechamento. Ela gera um pico enorme lá por volta de 200 hz, mas não tem rendimento algum fora dessa faixa. É só pra competição mesmo, música nela, nem pensar...

Ok, Sandro mas eu tinha curiosidade por ela pra competição mesmo...

Dia-a-dia, com som automotivo, bass-reflex bem projetada é a meta.

Mas o que eu queria é detalhes sobre ela, se vc tiver manda aí pra nós :legal:

Sds,

Eduardo Manaus

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Mais uma da série ECONOMIA DE MADEIRA fruto da nossa criatividade.

Originalmente acredito que a inspiração veio de uma backloaded horn, com resposta em conjunto de 4, no modelo 18", com ênfase na oitava 40/80hz, caindo após os 100/120hz, dependendo do comprimento da corneta, bem ao gosto do reague.

Para quem quer experimentar segue o link dos antigos desenhos da eminence para 12", 15" e 18", citando os falantes adequados.

http://img135.imageshack.us/img135/8329/im...350ebbr4lu6.jpg

Abaixo dos 100hz coloca a T18 no chinelo.

Saudações,

Paulo.

nossa , isso me fez lembrar de quando tinha 8 anos de idade ... Meu pai tinha uma banda de rock , tocava aqueles rocks da época , tipo POP mesmo hehehe

Eu sempre gostei de som , ai num evento que meu pai foi tocar , eu achei tão legal essa caixa ae , que eu fiquei deitado DENTRO dela uhauahuahuahauhauha , resultado ... Dor de ouvido , claro hahaha

Meu pai me chingou MUITO na época viu hehehe Putz !

E Paulo , num diz que toca mais que a T18 não ,s e não o bonatti vai ficar PUTo e vai mudar todas as caixas dele !

Compartilhar este post

Link para o post

Só vejo fotos dessas caixas em camps, acho que o sandro ta certo.

Compartilhar este post

Link para o post

O sandro,

mas vc disse que musica nao pode tocar... mas no caso dos competidores eles colocam ae um pedacinho.... de 3s por exemplo de um pico de uma musica que bate com o "reforço de sintonia" da caixa certo?

Pelo que o Paulo disse, este reforço nesta faixa de freq. neste tipo de caixa faz típico do que o pessoal do pancadao necessita pra competir na categoria!!

Pra simular uma caixa desta será que daria certo no WinSD e no lugar do buraco eu simulo como se fosse um duto?? Eu queria estudar um pouco este tipo de caixa....

O tópico ta ficando interessante!! Obrigado a todos!!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Originalmente acredito que a inspiração veio de uma backloaded horn, com resposta em conjunto de 4, no modelo 18", com ênfase na oitava 40/80hz, caindo após os 100/120hz, dependendo do comprimento da corneta, bem ao gosto do reague.

Para quem quer experimentar segue o link dos antigos desenhos da eminence para 12", 15" e 18", citando os falantes adequados.

Saudações,

Paulo.

nossa , isso me fez lembrar de quando tinha 8 anos de idade ... Meu pai tinha uma banda de rock , tocava aqueles rocks da época , tipo POP mesmo hehehe

Eu sempre gostei de som , ai num evento que meu pai foi tocar , eu achei tão legal essa caixa ae , que eu fiquei deitado DENTRO dela uhauahuahuahauhauha , resultado ... Dor de ouvido , claro hahaha

E Paulo , num diz que toca mais que a T18 não ,s e não o bonatti vai ficar PUTo e vai mudar todas as caixas dele !

Hahahahahahahahahahahahahahaha fiquei meia hora rindo hahahahahaha

Paulo, cuidado com o Bonatti...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Saudações,

Paulo.

Bom, aqui na minha cidade, os caras que tem som profissional, e tocam em clubes e casas de shows, dizem que esta caixa toca muito bem o "pancadão", e ela aqui é chamada de "caixa vírgula", por causa da curva do "duto".

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

kra essa caixa é bem comum por aqui em mini p.a

agora axo q n fale apena fazer ela é extremamente grande só mais uma band pass de 6ª ordem

( as tobogam, escorregadera, piscininha de area... como vc's quiserem)

rrsrrsrsrsrsrrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Saudações,

Paulo.

:(:([]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Não são as mesmas que o Juliano Anflôr usa?

Att,

RenanLopes

O modelo q o Paulo citou sim, é o modelo "escorregadeira" ou tobogã da JBL... mas essa "capeta" é uma caixa com o duto maior q o falante! :P rsrrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Ae galera ja q vcs estao falando deste tipo de caixa, alguem ja ouviu falar da mini scoop?? scoop em geral eh esse tipo de caixa como vem dizendo no artigo postado por nosso colega ai "http://img135.imageshack.us/img135/8329/img0350ebbr4lu6.jpg" e mini eh pq tem uma abertura bemmm menor q esta ai... ah algum tempo atras procurei informacoes sobre este tipo de caixa pois achei viavel para uso automotivo aliado a um bom rendimento.... sera q alguem sabe alguma coisa sobre ela?? como se calcula ou algo q possa acrescentar??

fotos no momento n tenho como arranjar mas mais tarde quando tiver tempo eu coloco algum link aki de uma pra galera....

abraços..

Compartilhar este post

Link para o post
Ae galera ja q vcs estao falando deste tipo de caixa, alguem ja ouviu falar da mini scoop?? scoop em geral eh esse tipo de caixa como vem dizendo no artigo postado por nosso colega ai "http://img135.imageshack.us/img135/8329/img0350ebbr4lu6.jpg" e mini eh pq tem uma abertura bemmm menor q esta ai... ah algum tempo atras procurei informacoes sobre este tipo de caixa pois achei viavel para uso automotivo aliado a um bom rendimento.... sera q alguem sabe alguma coisa sobre ela?? como se calcula ou algo q possa acrescentar??

fotos no momento n tenho como arranjar mas mais tarde quando tiver tempo eu coloco algum link aki de uma pra galera....

abraços..

blz ... quero ver fotos !

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e ae.... ?? Dá pra simular do jeito que eu disse esta caixa no WinSD??

Quero fazer uma pra testes de pancadão......

Pelo que soube e vejo, a maioria dos recordes na categoria sao conquistados com estes tipos de caixas.....

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa capeta é assim ó:

Um buenacho resolveu fazer uma caixa de som, então mediu e cortou uma chapa de madeira. Só que lá pelas tantas viu que faltou um pedaço, mas como já era noite de sábado decidiu ligar assim mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...