Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MatheusM

[duvida] Protech Com A Polaridade Invertida?

Recommended Posts

Galera to com um par dos protechs do nosso amigo rafael e de uns tempos pra ca resolvi fazer o teste da impendancia com o multímetro e fiz também o teste de ligar em uma bateria 9v ou pilha pra ver a polaridade do sub (igual se faz com alto falantes)

E pra minha surpresa o cone dele desceu.. :pirou:

Ou seja, + com + da bateria e - com o - da bateria o cone dele desceu e não subiu como acontece na maioria dos subwoofers.. já tive os bravox uxp e tinha feito o mesmo teste e o cone dele levantava quando a polaridade estava correta... E é o que sempre aconteceu nos falantes normais que tenho no carro

Resolvi abrir o tópico pois esse acontecimento foi com meus 2 protechs, gostaria de saber se é do projeto do alto falante mesmo ou uma falha na plaquinha + e - dos meu caso especificamente?? Poderia ter alguma relação com as telinhas no fundo dele que servem pra resfriamento?

OBS: Pelo que eu sei agnt inverte quando coloca o falante invertido correto? Tenho alguma perca em algumas frequencias por causa dessa inversão??

Edit: Entende-se Fiação como Polaridade e virse-versa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez tenha sido alguma falha na produção.

Fala com o Rafael Q ele te eslarece e resolve se tiver algum problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera to com um par dos protechs do nosso amigo rafael e de uns tempos pra ca resolvi fazer o teste da impendancia com o multímetro e fiz também o teste de ligar em uma bateria 9v ou pilha pra ver a polaridade do sub (igual se faz com alto falantes)

Ou seja, + com + da bateria e - com o - da bateria o cone dele desceu e não subiu como acontece na maioria dos subwoofers.. já tive os bravox uxp e tinha feito o mesmo teste e o cone dele levantava quando a polaridade estava correta... E é o que sempre aconteceu nos falantes normais que tenho no carro

Resolvi abrir o tópico pois esse acontecimento foi com meus 2 protechs, gostaria de saber se é do projeto do alto falante mesmo ou uma falha na plaquinha + e - dos meu caso especificamente?? Poderia ter alguma relação com as telinhas no fundo dele que servem pra resfriamento?

OBS: Pelo que eu sei agnt inverte quando coloca o falante invertido correto? Tenho alguma perca em algumas frequencias por causa dessa inversão??

Realmente se vc colocou certo +com+ e -com- o cone deveria subir!

Parece um pequeno erro de montagem, mas pode ser resolvido ressoldando a cordoalha ou simplesmente invertendo a polaridade no amplificador!

Quando se toca com fase invertida pode ser que haja cancelamento de onda, mas isso varia de setup para setup, as vezes a inversão da polaridade pode até ajudar.

O certo é testar dos 2 jeitos e ver qual agrada mais.

qlq dúvida poste!

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo, o que axei estranho é q os 2 estão assim, mas enfim vo inverter a polaridade e ver no que da... Eu suspeitei quando troquei o amp... Tava com um mtx 801d Pros 2 protech e botei no lugar um corzus 1002.. Algumas musicas tipo HipHop ele da uns picos absurdos e outras o sub nem aparece, só fica fazendo o barulho de tremer o porta malas e nem escuto nada..

Mas alguem pra confirmar o veredito?? Alguem que tenha protech pode fazer o mesmo teste usando uma pilha??

Compartilhar este post

Link para o post
Tranquilo, o que axei estranho é q os 2 estão assim, mas enfim vo inverter a polaridade e ver no que da... Eu suspeitei quando troquei o amp... Tava com um mtx 801d Pros 2 protech e botei no lugar um corzus 1002.. Algumas musicas tipo HipHop ele da uns picos absurdos e outras o sub nem aparece, só fica fazendo o barulho de tremer o porta malas e nem escuto nada..

Mas alguem pra confirmar o veredito?? Alguem que tenha protech pode fazer o mesmo teste usando uma pilha??

eu testei meus 2 light 15 e o cone vai pra tras com o teste da pilha. nao sei se isso é um padrao que tem que ser seguido, o negocio é perguntar pro rafael. eu perguntei sobre a calota ser colada de modo que o conector fica de lado e ele me respondeu que nao existe regra pra isso. já usei falante com polaridade invertida e nao senti diferença na qualidade sonora ou spl menor, inclusive medi isso no rta e deu diferença de 0,2db, erro que pode ser de falta de energia da bateria por exemplo. o que nao pode é inverter polaridade de um sub e do outro deixar normal porque vai ter cancelamento de onda, acho que voce sabe disso.

minha opiniao, no seu caso voce trocou um bom amp por um de qualidade inferior, isso influencia muito na qualidade do som e tb no spl. nos meus protech eu testei um modulo bravox 4 canais de 100, 2 tojo tmp-2075, 1 punch 200.4 e agora tenho 2 punch 100ix, mesmo entre os punch as diferenças sao grandes nas frequencias abaixo de 50hz, com regulagem flat. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... o padrão é o cone ir pra frente, quando se aplica a tensão nos terminais, respeitando a polaridade.

Matheus, no seu caso, tudo indica que é a caixa que não corresponde às suas necessidades. Ao que parece, ela não está descendo.

Compartilhar este post

Link para o post

todo e qualquer alto falante tem que projetar seu cone para fora quando excitado por uma pilha ou bateria , colocando o polo positivo da mesma no polo positivo do falante e o mesmo procedimento para os negativos.

Este é o correto , o resto é erro de montagem.

Já tive em mãos BP evolution e também Nitro Spyder com este mesmo descuido da linha de montagem , a qual rebitou os terminais na carcaça do falante de forma invertida e logo em seguida se guiaram pelo erro anterior na hora de soldar as cordoalhas.

Desde estes acontecimentos ( os quais eu acho imperdoáveis ) passei a verificar todos os falantes antes de montar em meus sets.

Valeu , abraço.

EDIT: erro digitação

Compartilhar este post

Link para o post

os primeiros protechs realmente tinham esse detalhe! constatei e conversei com o rafael... e ele mudou de fornecedor... mas eram as bobinas q tavam vindo com a marcação incorreta... e consequentemente, o sub era fabricado com o msm detalhe! Acredito q os novos não tenham esse defeito! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, entao é só inverter a polaridade que o problema ta corrigido?? pois a bobina la dentro tb tem um tipo de enrolar né?? Sera q nao foi montada de cabeiça pra baixo tb n?? Ou só o borne que foi invertido??

Outro detalhe é bem q o nosso amigo rafael podia caprichar nos novos bornes.. pq esse lance de soldar e tirar solda, depois soldar dnovo n da certo.. <_<

Poisé, estranho o esquema da polaridade... Eu inverti tb e nao senti diferença... E em momento algum a bobina raspou ou fez barulho diferente do normal... Enfim, pra desencargo de consciencia vou deixar projetando pra fora né hehe..

Estranho... o padrão é o cone ir pra frente, quando se aplica a tensão nos terminais, respeitando a polaridade.

Matheus, no seu caso, tudo indica que é a caixa que não corresponde às suas necessidades. Ao que parece, ela não está descendo.

Kleber, a caixa eu acho que ta muito boa sim, o 1002 que axei muito seco a batida nele, estranho que ja tive um uxp nele e gostava, voltei pro mtx 801d e p... q diferença.. O grave é mais macio e duradouro, o 1002 batia forte soh q a impressão é q nao tocava abaixo de 40hz.. tava só batendo e fazendo barulho na tampa (isso que é um hatch)... Já o mtx é aquele grave que treme o banco e os pelinhos do braço..

:vts

Ah, a caixa é de MDF 20mm com 61,4L livres cada camara e 1 duto de 4pol x 20cm... OBS: Não sei se é impressao minha mas as vezes da pra ouvir o duto do protech soprando.. alguem ja reparou??

Compartilhar este post

Link para o post

Ehehe, eu nunca fiz esses testes nos meus Protechs para saber! Se bem que meu amplificador tem inversor de fase, mas eu nem sei como se usa aquilo!!! <_<

Compartilhar este post

Link para o post

seria legal ter uma informação do rafael, mais na pratica muda a sonoridade?....o player tem uma função que inverte a polaridade, mais nao sei se interfere, ou se caso seja necessario inverter diretamente no cabo.

Compartilhar este post

Link para o post

cara entao eu comprei um dos primeiros subs dele... comprei dois um veio invertido e outro veio normal.... achei que fosse defeito de minha instalçaõ e nao era.... tava invertido mesmo falei com o Rafael e ele afirmou que algumas bobinas estavam com este defeito..

com relação a sonoridade estavam identicos!

EDIT: inverte no cabo mesmo... ok fica mais seguro

Compartilhar este post

Link para o post

Galera me respondem uma duvida por favor.....oq aconte ce com o sub se ligar numa pilha 9V?!

Pa nao ira mudar o sinal como se tivesse ligado com um player, e a corrente da pilha eh continua.....entuam como que fik?!!?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho quase certeza que 1 dos pares que eu comprei veio assim, mas achei que tinha ligado errado e troquei a fase no amplificador.

Qualquer dia desses desmonto os 4 e verifico isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera me respondem uma duvida por favor.....oq aconte ce com o sub se ligar numa pilha 9V?!

Pa nao ira mudar o sinal como se tivesse ligado com um player, e a corrente da pilha eh continua.....entuam como que fik?!!?

o cone vai mover.. pra frente ou pra trás! Só isso!

Tenho quase certeza que 1 dos pares que eu comprei veio assim, mas achei que tinha ligado errado e troquei a fase no amplificador.

Qualquer dia desses desmonto os 4 e verifico isso.

o fornecedor dele fazia mt esse erro!

O que acontecia de fato é... que os bornes vinham marcados errados! Ou seja.. + indicando -... e - indicando +!!! é só inverter o fio e tá tudo blz! O ideal é testar cada bobina antes de montar todo o som! Até extreme já vi com esse detalhe!

Compartilhar este post

Link para o post

SIm mais ele vai mover em q frequencias!?

Lembrnaod qwue ue to flando se pega o positivo e negativo dos flante e liga numa pilha!! (9V) nada de modulo nem player nesse "plano" heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...