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rangel

Nova Metodologia De Medição Da Taramps

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É isso aí galera, se até o Kleber que abriu o outro tópico sobre o teste já postou aqui e deu sua sujestão, então vamos fazer o mesmo sem bagunça! Vlw :legal::legal:

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Bom, se a galera insistir em desvirtuar e não postar de acordo com o topico, vou desconsiderar aqui e vamos decidir por aqui mesmo...ai é escolha de voces do forum!

 

Tem um topico para o assunto tratado do teste...então não vejo porque postar aqui...

Ninguem quer desvirtuar, mas acho que deve ser um teste para todas as marcas, agora querer que aceitemos os parametros de testes da Taramp´s , ai ja é demais.

 

Vamos fazer um teste Padrão, para todas Marcas, um teste simples, que todos entendam, testes para nós usuarios do dia a dia.

 

Quem passar leva a Gloria quem não passar leva ferro, é só isso, queremos a verdade, queremos os RMS que pagamos para usar em nossos sistemas.

 

Caso Contrario Arrume as especificações do amp. como ja citei no outro topico.

 

Potencia: 1600rms Padrão Taramps ("Somente na Bancada de Testes)

900rms Normal (Para uso no dia a dia, no Carro)

 

Ai eu queria ver um Topico Taramps x (Outro Amplificador).

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Bem, acho que o ideal seria a 12v, podendo colocar no manual tbm a potência em outras voltagens ou até mesmo na carcaça dele a potência na voltagem que eles acharem melhor, mais q no manual fique bem claro a potência em 12v, e eu adoro som tipo trio e pelo menos pra mim interessa a potência declarada entre 60 a 80Hz mesmo, se quiser colocar a 100Hz tbm, não faz mal blz? Lembrando tbm que a potência seria declarada sem apresentar distorção.

 

De qualquer forma é bom saber que a empresa Taramps esta nos escutando!

 

 

Acompanhando!

 

Sds

Wandick Wagnner

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Concordo com o kleber, mas não consigo falar tão bonito quanto ele...

 

Usar 12v ~ 13v ou algo próximo disso...

 

Usar senoide não fixa... Testar todo o espectro audível ou de reprodução do amplificador!

 

Assim poderia se montar um gráfico com a resposta (potência) e deixa-lo exposto no manual e no site, assim não poderia haver reclamações de potência baixa em "tal" faixa!

 

a declarada poderia sim ser a máxima com carga resistiva e impedância declarada pelo fabricante, dês de que acompanhada do gráfico como já mencionei...

 

 

Bem não sou dono da razão, mas gostaria de ver no manual do meu amp algo parecido com isso!

 

Rangel, não estou metendo pau em ninguém, mas imagine se vocês vendessem o t1600 como t1000, quem usa-se iria se lembrar muito dos amplificadores de marcas renomadas em todo o mundo, aquelas que se paga a mais, mas os X wrms deles tocam muito mais forte que a mesma quantidade um xing ling qualquer. Lembrando que a vendas de algumas marcas caíram por declarar X wrms e não chegar aos pés dos produtos antigos!

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Bom, se a galera insistir em desvirtuar e não postar de acordo com o topico, vou desconsiderar aqui e vamos decidir por aqui mesmo...ai é escolha de voces do forum!

 

Tem um topico para o assunto tratado do teste...então não vejo porque postar aqui...

Ninguem quer desvirtuar, mas acho que deve ser um teste para todas as marcas, agora querer que aceitemos os parametros de testes da Taramp´s , ai ja é demais.

 

Vamos fazer um teste Padrão, para todas Marcas, um teste simples, que todos entendam, testes para nós usuarios do dia a dia.

 

Quem passar leva a Gloria quem não passar leva ferro, é só isso, queremos a verdade, queremos os RMS que pagamos para usar em nossos sistemas.

 

Caso Contrario Arrume as especificações do amp. como ja citei no outro topico.

 

Potencia: 1600rms Padrão Taramps ("Somente na Bancada de Testes)

900rms Normal (Para uso no dia a dia, no Carro)

 

Ai eu queria ver um Topico Taramps x (Outro Amplificador).

e é disso q eu to falando, o q tem haver sua resposta com o assunto deste topico?

 

Tá bom, se quiser discutir isso, posta lá no topico do teste do Kleber, lá é o lugar desta discussão, não aqui...

 

O proposto a tratar aqui é outro...totalmente diferente...

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se com duas baterias, um mc e alternador a corrente nao "fica" acima de 13v, o correto seria dar o valor em 12v, com o espectro de frequencia\wrms no manual.

 

no final das contas seria como o pessoa falou do fosgate, vc comprou 1000 wrms, vai ter esses 1000 wrms e ta ganhando 80 wrms de "margem de segurança".

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Ninguem quer desvirtuar, mas acho que deve ser um teste para todas as marcas, agora querer que aceitemos os parametros de testes da Taramp´s , ai ja é demais.

 

Vamos fazer um teste Padrão, para todas Marcas, um teste simples, que todos entendam, testes para nós usuarios do dia a dia.

 

Quem passar leva a Gloria quem não passar leva ferro, é só isso, queremos a verdade, queremos os RMS que pagamos para usar em nossos sistemas.

 

Caso Contrario Arrume as especificações do amp. como ja citei no outro topico.

 

Potencia: 1600rms Padrão Taramps ("Somente na Bancada de Testes)

                900rms Normal (Para uso no dia a dia, no Carro)

 

Ai eu queria ver um Topico Taramps x (Outro Amplificador).

É que como já foi falado no outro tópico, dessa vez pegaram a Taramps pra Cristo, mas se fizer o mesmo tipo de teste em praticamente todas as marcas que vendem amplificadores digitais, o resultado vai ser praticamente o mesmo, pode ser SD, Stetsom, Banda ou o ca***** à quatro... Eu continuo a bater na mesma tecla dizendo que potencia RMS em som automotivo não existe, é o consumidor que é burro mesmo que leva mais em conta o tamanho do aparelho ou o que tá escrito na embalagem do que o resultado do audio...

Se as empresas de equipamentos automotivos resolverem entrar nessa dança que o povo aqui tá querendo, logo teremos amplificadores com 1000 watts à um valor de 3 mil reais.

Lembrando que eu não tenho vínculo e nem a obrigação de puxar saco de empresa alguma, pois os módulos que tenho foram comprados no dinheiro e não ganhei nada de graça... E mesmo assim não tô arrependido da compra, pois mesmo que não dêem a potência especificada, pelas outras marcas que já testei ou ouvi, essa foi a que mais me agradou até agora. :legal:

 

Voltando ao assunto do tópico, concordo sim em fazer os testes e anunciar a potência do amplificador utilizando carga resistiva e alimentação à 12V, mas isso serviria apenas pra referência, pois tem muito amplificador forte no mercado cujo audio é um lixo, pra mim o que vale é ele tocando...De que adianta render milhares de watts na resistência se quando coloca ele pra tocar música o grave é embolado, não tem controle de cone, etc... [o_]

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Eu vou falar pouco, mas concordo mto com o sandro, ja vi pessoas que usam taramps, e antes estavam felizes com o som, agora, ja tao desanimados, pra mim sao um bando de ignorantes, se preocupam mais com teoria do que resultado, po***, vamo acordar, eu comprei meu ampli e mesmo ficando um pouco triste com o resultado dos testes, continuo super feliz com meu som, toca mto bem, isso ja comprovei, e ninguem vai conseguir me provar o contrario.

 

Agora quanto ao metodo de mediçao, só falo uma, tudo acarreta custos, se o T1000 tivesse a placa do T1600 provavelmente le custaria o preço do T1600, dai queria ver quem nao reclamaria do preço.

 

Acho que a mediçao deve ser a 12,6, e fazer teste em ampla faixa de frequencia, acho lindo a idéia de ter um grafico no manual, ajuda demais, por enquanto é só essa, pois nao entendo nada de eletronica.

 

Abraços

 

By Joeyzaum

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Se no foi no teste do Kleberlpa foi usado uma BATERIA de 90 AH e mais outra de 150 AH e com carro LIGADO a voltagem ainda ficou na casa dos 11,9 V (o ideal seria 12,8 V)

 

Entao o mais prudente seria que a NOVA METODOLOGIA DE MEDIÇÃO adotasse 12 V, porque fica mais REAL, (lembrando que a potencia maxima é pra ser atingida dentro no carro e nao em bancada)e mais facil de ser repetida pelos os usuarios e afins

 

A maioria dos usuarios (pelo menos os de SPL) fazem corte de ate 80 hz, nao é? Seria tambem bom que a faixa de medição ficasse na entre os 60 e 80 hz...

 

 

Na realidade, "nao tem como" fazer a medição de potencia acima dos 12v, porque vimos e sabemos que é muito complicado aumentar e ate mesmo manter esse valor.

 

A Taramps teve o azar dos teste terem sido realizados somente com seus modulos, pois duvido e MUITO que qualquer outro modulo teria resultados TÃO melhores que os seus levando em cosideração a simplicidade do teste, apenas bateria extra e carro ligado. Por esse motivo quem ta levando é so ela (por enquanto)

 

Tambem concordo que seria economicamente inviável para ela, colocar sua potencia em 12v, porque sabemos que uns 85% das pessoas compram os produtos é pelo que esta escrito na embalagem (nao importa 12v , 13v ou 14,4v), pelo preço e beleza.

 

Quem nao conhece exemplos assim: que o cara vai na loja, olha o que esta escrito na caixa, vê se é o mais bonito se fizer essa combinação ele leva...

 

Entao, caso a Taramps faça isso, é so mudar a carcaça do T1.6k e colocar lá: T780 e por escrito, " 780 rms a 12v..... " pronto, bingo!!! O problema vai ser o preço e o tamanho visto que a concorencia que vai por "mais rms" por menos r$

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Apoio o Sandro!

Outro fato que deveria ser considerado alem da tensao de alimentação, é a corrente!

Geralmente, a maioria dos entusiastas de som automotivo, coloca quando muito, 1 bateria auxiliar de 150 A/h, e sabemos, que isso é suficientemente aceitavel para amplificadores de 1000~1500 RMS...

Acho que esse é um fato a ser levado em conta!

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O problema vai ser o preço e o tamanho visto que a concorencia que vai por "mais rms" por menos r$

Mas será que a concorrência "terá mesmo" mais rms ????

O negócio é manter a coisa com está, apenas especificar direito no manual a potência com carga reativa (musical) e com carga resistiva (contínua) e o consumidor que começe a acordar pro fato e apenas compre o produto se ver ou já tiver visto ele tocando. Porque a sigla RMS já faz muito tempo que perdeu o crédito, e isso não é culpa exclusiva da Taramps, o mesmo eu digo pros falantes com "parâmetros PMPO" onde o consumidor otário pensa que é só colocar aqueles valores num programa de simulação que o resultado da caixa vai ser bom... <_<

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Se no foi no teste do Kleberlpa foi usado uma BATERIA de 90 AH e mais outra de 150 AH e com carro LIGADO a voltagem ainda ficou na casa dos 11,9 V (o ideal seria 12,8 V)

 

Entao o mais prudente seria que a NOVA METODOLOGIA DE MEDIÇÃO adotasse 12 V, porque fica mais REAL, (lembrando que a potencia maxima é pra ser atingida dentro no carro e nao em bancada)e mais facil de ser repetida pelos os usuarios e afins

 

A maioria dos usuarios (pelo menos os de SPL) fazem corte de ate 80 hz, nao é? Seria tambem bom que a faixa de medição ficasse na entre os 60 e 80 hz...

 

 

Na realidade, "nao tem como" fazer a medição de potencia acima dos 12v, porque vimos e sabemos que é muito complicado aumentar e ate mesmo manter esse valor.

 

A Taramps teve o azar dos teste terem sido realizados somente com seus modulos, pois duvido e MUITO que qualquer outro modulo teria resultados TÃO melhores que os seus levando em cosideração a simplicidade do teste, apenas bateria extra e carro ligado. Por esse motivo quem ta levando é so ela (por enquanto)

 

Tambem concordo que seria economicamente inviável para ela, colocar sua potencia em 12v, porque sabemos que uns 85% das pessoas compram os produtos é pelo que esta escrito na embalagem (nao importa 12v , 13v ou 14,4v), pelo preço e beleza.

 

Quem nao conhece exemplos assim: que o cara vai na loja, olha o que esta escrito na caixa, vê se é o mais bonito se fizer essa combinação ele leva...

 

Entao, caso a Taramps faça isso, é so mudar a carcaça do T1.6k e colocar lá: T780 e por escrito, " 780 rms a 12v..... " pronto, bingo!!! O problema vai ser o preço e o tamanho visto que a concorencia que vai por "mais rms" por menos r$

eu acho aquele manualzinho que vem no modulo uma vergonha...deve ser feito 2 manuais ,um igual a esse mesmo para um usuario mais curioso ler..e deve ser feito um manual com todas informações tecnicas e medições possiveis , graficos de frequencia/wrms/consumo para uma leitura mais técnica, e para comparações com outros modulos.Apoio esses testes feitos meio no olho por aí .....mas acredito que ficaria mais confiavel testar logo uns 4 modulos de marcas diferentes e ver no que vai dar.aposto que a maioria teria resultados insatisfatorios ,se testados dessa forma.valeu

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Medição a 12,6V, com carga resistiva e sinal senoidal de 60Hz, ou mesmo os 100Hz, desde que se aponte qual a faixa útil, definida onde houver queda igual a -3dB (cerca de 30% de queda na tensão de saída), através de teste de espectro à máxima potência.

não sei se é possivel, mas um grafico mostrando a linha de potencia x hz.. seria legal

 

tipo, a 60hz-1000rms a 100hz-1200rms

 

não sei até que ponto isso é possivel!

 

 

acho que é possivel SIM, utilizar 12,8v para o teste, pq querendo ou não.. vc nao ouve uma onda senoidal de 60hz por 10 segundos.. são picos! acho que é aceitavel uma voltagem maior para o teste, mesmo que seja 14v..

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eu já estou ficando puto, nada contra NINGUEM!

 

mas, se querem reclamar tem mais DOIS topicos!

 

DEIXEM ESSE PARA QUEM QUER DAR OPINIAO NO NOVO TIPO DE MEDIÇÃO!

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Rangel, assim, eu como faço alguns amplis residenciais, vou expor minha humilde e modesta opiniao de uma metodologia para medição.

 

Antes quero colocar, que a stetsom mede seus amps em 13,8, e em email fornecido pela MXR, esta mede com 12,6, pelo menos no 4.120, informações a titulo de curiosidade, pois sao fabbricantes nacionais.

 

mas continuando...

 

1. ter um periodo de 'aquecimento', deixar o amp uns 30 com sinal senoidal aplicado, usando resistencia na saida, em metade da potencia.

2. ai agora sim, aplicar sinal senoidal severamente, fazendo o amp liberar toda a potencia, durante uns 15 min, o idela seria em 12,6V.

 

Digo isso pois o calor influencia bastatne nos resultados. Axar um monte de RMS com o amp frio é facil, mas em condições reais de uso, em que ele é usado por bastente tempo, ai sao outros 5000. A StudioR, dependendo da linha de amplificadores, mede com sinal senoidal durante 8 horas interruptas, pois seus amps sao submetidos a esse tipo de situação.

 

Sinal senoidal deve ser usado para medição da potencia em virtude do fator de crista ser -3dB, e atualmente, existem musicas com senoides de baixa frequencia puras (uns trance e psy da vida). O fator de crista dessas musicas seria entre -7 e -4 dB, coisa que os amps de grave precisam suportar.

 

Quanto a frequencia de medição, pode ser a 100Hz, mas que sejá feito testes para definir a resposta em frequencia do amp. Fazer mediçoes com carga total em varias frequencias, seria legau ate fazer um grafico da potencia em função da frequencia.

 

Bem, axo que é só.

Espero ter contribuido sadiamente para a Taramps remodelar sua metodologia. A evolução não pode parar nunca.

 

abraço aew

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Grande Zé, voce sabe que te respeito demais né...

 

Espero que não leve a mal, mas por favor edita estes seus posts...cada assunto no seu topico, senão vamos desvirtuar todo o topico e não vai resolver nada...vamos deixar este topico para sugestões e discussões sobre a metodologia de medição, e chegar sobre um acordo sobre este assunto, e lá no outro topico (onde voce já postou...) discutimos este assunto, o que acha? senão não adianta nada, vai mudar todo o foco do topico, não resolvemos nada, e fica tudo como está...

 

espero que não me leve a mal...edita ai por favor e vamos dar andamento neste topico de acordo com o assunto dele :legal:

tudo bem, mas eu num sei editar o post, MODERADOR EDITA PARA mim que sou pobre, burro e feio heheeheh

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Bom, sou totalmente leigo no quesito eletronica, mas acho que qualquer que seja o metodo escolhido se houvesse um gráfico POTxVOLTS ou algo assim ficaria bem facil de aferir a potencia nas diversas voltagens...

Que tal?

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Bom, sou totalmente leigo no quesito eletronica, mas acho que qualquer que seja o metodo escolhido se houvesse um gráfico POTxVOLTS ou algo assim ficaria bem facil de aferir a potencia nas diversas voltagens...

Que tal?

pot em função da voltagem é interessante, mas nao é o essencial num amplificador.

tem tanta coisa antes que merece mais atenção, tanto é que ninguem faz isso.

 

Mas eu te recomendo ler isso, para abrir a mente, e ter uma noção de como é um amplificador de audio

 

http://www.studior.com.br/amp_avan.pdf

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não e por nada não!

 

O TOPICO E TUDO MUITO LINDO, ENQUANTO A PICA QUE ESTA NO CÚ DOS COMPANHEIROS QUE TEM ESSE AMPLIFICADORES (TRAMPA)

 

vc vai abrir outro topico para resouver rangel?????

ou vai ficar pô risso mesmo?

E NO SEU CÚ TEM O Q?

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2. ai agora sim, aplicar sinal senoidal severamente, fazendo o amp liberar toda a potencia, durante uns 15 min, o idela seria em 12,6V.

Rapaz, com este teste, além de adequadrem a potência, terão que adequar os dissipadores também... :vts

 

O Taramps em poucos minutos "no talo" já quase ferveu durante os testes (tanto que tivemos que dar uns minutos pra ele se recuperar antes da segunda bateria de testes... e no final ainda sobrou uma fumacinha até agora sem identificação...

 

De todos os automotivos, duvido muito que exista algum que chegue aos 15 minutos "com o pé na tábua".

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não e por nada não!

 

O TOPICO E TUDO MUITO LINDO, ENQUANTO A PICA QUE ESTA NO CÚ DOS COMPANHEIROS QUE TEM ESSE AMPLIFICADORES (TRAMPA)

 

vc vai abrir outro topico para resouver rangel?????

ou vai ficar pô risso mesmo?

E NO SEU CÚ TEM O Q?

Pelo amor de God, esse não é o lugar certo pra mostrarem que são "machos"...

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Rapaz, com este teste, além de adequadrem a potência, terão que adequar os dissipadores também...  :vts

 

O Taramps em poucos minutos "no talo" já quase ferveu durante os testes (tanto que tivemos que dar uns minutos pra ele se recuperar antes da segunda bateria de testes... e no final ainda sobrou uma fumacinha até agora sem identificação...

 

De todos os automotivos, duvido muito que exista algum que chegue aos 15 minutos "com o pé na tábua".

Nao sei como os automotivos se comportam kleber, mas os amps que eu fiz, eu tenho que caprichar na refrigeração, senao eles viram uma torradeira. Nao sou muito ligado a som automotivo pessoalmente, geralmente mexo no dos meus amigos, e semrpe vi amps pelando de quente nos carros, por isso, eu citei tempo.

 

Agora estou pra colocar um somzim basicao no carro do meu pai, já que eu uso ele nas ferias da faculdade apenas. Mas pra tocar com meu mp4, e nada de mais, um subinho, e um par de voz (estou pensando num panther de 8 e um 2 vias selenium e um amp qualquer)

 

Já fiz algumas refrigeraçoes adicionais em amps, colocando ventoinhas de baixo consumo ligadas no remote, pra auxiliar o amp, tamanho o aquecimento, e no carro, as vezes o amp fica em um lugar com pessima ventilaçao, tipo, entre a caixa e o banco traiseiro, o que faz ele ferver e nao liberar a potencia maxima.

 

Esses 15 minutos nao faria o amp ter que ser um 'tanque de guerra' que aguenta tudo, mas daria uma boa margem de tolerancia, e levando em consideração o pre-aquecimento, ficaria num patamar bom. Esses valores eu pensei que seriam +- condiçoes reais, nada de 8 hrs no talo que nem os amps mais cuiudos da studior, deve haver bom senso.

 

kleber, agora que já acalmou os animos da galera, vamos conversar novamente sobre a LT, a tua caixa de MP deveria estar transbordando, e tu cheio de coisas pra fazer, ai deixei baixar a poeira, nao queria te sobrecarregar

 

[]'s

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eu já estou ficando puto, nada contra NINGUEM!

 

mas, se querem reclamar tem mais DOIS topicos!

 

DEIXEM ESSE PARA QUEM QUER DAR OPINIAO NO NOVO TIPO DE MEDIÇÃO!

Exatamente h4nds...

 

E sinceramente, já estou pra desistir do topico e definiremos por aqui mesmo...

 

Pessoal parece que não entende...

 

Tem um topico pra tratar de cada assunto, e tá misturando tudo... afff...

 

sinceridade, se continuar assim, vou pedir que fechem o topico, e depois darei noticias de como ficará, estou dando a chance do forum participar em peso da definição, mas infelizmente a chance não esta sendo aproveitada...e por causa de alguns, infelizmente terei q tomar tal atitude...

 

 

mami, mais respeito no forum, já denuncei seu post....atenção as regras...

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Grande Zé, voce sabe que te respeito demais né...

 

Espero que não leve a mal, mas por favor edita estes seus posts...cada assunto no seu topico, senão vamos desvirtuar todo o topico e não vai resolver nada...vamos deixar este topico para sugestões e discussões sobre a metodologia de medição, e chegar sobre um acordo sobre este assunto, e lá no outro topico (onde voce já postou...) discutimos este assunto, o que acha? senão não adianta nada, vai mudar todo o foco do topico, não resolvemos nada, e fica tudo como está...

 

espero que não me leve a mal...edita ai por favor e vamos dar andamento neste topico de acordo com o assunto dele  :legal:

tudo bem, mas eu num sei editar o post, MODERADOR EDITA PARA mim que sou pobre, burro e feio heheeheh

hahahahaha....zé, o editar está lá do lado do responder, denunciar, bem no final do seu post.

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