Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rangel

Nova Metodologia De Medição Da Taramps

Recommended Posts

Bom pessoal, como deu tanta conversa, foi tão contestado, venho por este topico abrir as portas novamente para uma comunicação direta...

Assim como foi feito com o nome da nova serie, vamos fazer com a metodologia de medição, para que depois não haja mais duvidas.

Este topico esta aberto para discutirmos o modo que o forum aprova para medição das potencias declaradas, e então partiremos para ela...sem mais discussões.

Espero que não desvirtuem o topico, e que não haja floods desnecessarios.

Fico no aguardo de sugestões, que discutiremos, até que haja consenso de todos, ou se for o caso, fazemos uma votação ao final.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela iniciativa!

Mostra que temos voz dentro da Taramps!

Torço para que todo esse problema passe!

Quanto a metodologia, poderia ser utilizado o padrão internacional, aferindo a potencia em tensões de 14,4v em resistencia fixa, apesar de ser uma tensão dificil de se manter em sistemas do dia dia!

Compartilhar este post

Link para o post
eu acho q o ideal seria o padrao internacional, com resistencia fixa mas em 12,6v

Concordo.

Utilizar o padrão internacional, porem com a voltagem de 12,6V

Compartilhar este post

Link para o post

Rangel,não seria mais fácil,vcs da Taramps colocarem o modo que é usado na fábrica para tal medição e aí sim viermos a contestar algo ou não?

Compartilhar este post

Link para o post
Rangel,não seria mais fácil,vcs da Taramps colocarem o modo que é usado na fábrica para tal medição e aí sim viermos a contestar algo ou não?

Não sou o Rangel mas acredito que posso responder isso.

Se a Taramps divulgar suas formas de medição e informar a potencia dos amplificadores baseado nestas, dificilmente outros fabricantes irão Qrer se adequar a normas de uma outra marca.

Agora se eles se utilizarem de normas criadas em conjunto com clientes imparciais ou ainda se utilizarem de normas ja definidas e internacionais, isso pode e com certeza vai ser tomado como padrão entre os outros fabricantes. E ai sim teremos um mercado competitivo e "real" no quesito potência.

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar, parabéns ao Rangel pela iniciativa.

Na minha opinião, o que deveria se utilizar:

Fonte ou baterias para estabilizar a tensão de entrada, não deixando cair de maneira nenhuma. De preferencia monitorado com um bom voltimetro (multimetro) analógico. Essa é a tensão que deverá constar no manual, ou seja, xxxx WRMS a, por exemplo, 12,6 Volts.

Carga resistiva.

Medição com osciloscópio. Um canal na entrada e outro na saída, medindo até o exato memonto do ceifamento da onda.

Varrer toda a faixa de frequencias suportada pelo amplificador.

Acho que não tem nada muito mais complicado que isso não a ser feito.

[]'s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

O teste pode ser feito de forma mais simples possivel.. para que a maioria dos usuarios com certa experiencia possa refaze-lo...

resistencia fixa... onda senoidal em 60Hz... alimentação estabilizada em 12,6v.. (que eu acho MUITO DIFICIL conseguir usando somente baterias no teste com senoide)... talvez em 12v fica mais facil estabilizar..

pq tem que ser 12,6v e não 12v?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a Taramps divulgar suas formas de medição e informar a potencia dos amplificadores baseado nestas, dificilmente outros fabricantes irão Qrer se adequar a normas de uma outra marca.

Agora se eles se utilizarem de normas criadas em conjunto com clientes imparciais ou ainda se utilizarem de normas ja definidas e internacionais, isso pode e com certeza vai ser tomado como padrão entre os outros fabricantes. E ai sim teremos um mercado competitivo e "real" no quesito potência.

Concordo,mas vc reparou bem como ele abriu o tópico,NOVA METODOLOGIA DE MEDIÇÃO,por isso que estou sugerindo para que coloque como era medido,para chegar a tal valor!

Compartilhar este post

Link para o post

louvável atitude rangel :rever1:

sugiro sem muita complicação, algo q possamos fazer em casa tendo os instrumentos

seria:

alimentação: através de fontes de alta capacidade de corrente ou conjunto de baterias automotivas ou marítimas de 12V nominais, desde que mantenham a tensão estável a 12,6Vcc, mesmo nos picos de consumo ou com quedas máximas instantaneas de 5%, podendo usar megacapacitores para amenizar este efeito

carga: resistiva pura na impedancia nominal

sinal: senóide 60Hz 0dB, verificado antes p/ certificar que não há distorção ou ruído relevante, proveniente da fonte

regulagens: todas em flat

faixa de amplificação: varredura para verificar os pontos de 3dB

distorção (clipping): observado no osciloscópio máximo 1%

monitoração da tensão de saída: através de multímetro comum (de boa precisão) por 30s

monitoração da corrente consumida: através de alicate amperimétrico

cablagem de alimentação: superior à necessária

temperatura: ambiente

divulgação: no manual da metodologia de teste e da potência prometida sendo XXXWrms @ 12,6Vcc @ Xohms, corrente de consumo contínua de XXA, além da faixa a 3dB

se a taramps adotar o método de consenso escolhido aqui, com certeza vamos exigir dos demais tb

abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Medição a 12,6V, com carga resistiva e sinal senoidal de 60Hz, ou mesmo os 100Hz, desde que se aponte qual a faixa útil, definida onde houver queda igual a -3dB (cerca de 30% de queda na tensão de saída), através de teste de espectro à máxima potência.

Compartilhar este post

Link para o post

a pedido editado, mas rangel abra outro tópico para discutir o problema dos lesados pela práticas inadequadas de medição.

Compartilhar este post

Link para o post

a pedido editado, mas rangel abra outro tópico para discutir o problema dos lesados pela práticas inadequadas de medição.

Compartilhar este post

Link para o post
COMO A TARAMPS PODE COMPENSAR DOS DANOS CAUSADOS AO CONSUMIDOR PELA PROPAGANDA ENGANOSA FEITA

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post

achei q esse ia ser um tópico técnico, realmente o fórum nao é mais o mesmo :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
achei q esse ia ser um tópico técnico, realmente o fórum nao é mais o mesmo :banghead

:(

Achei que não ia ter flood aqui !

Realmente , o forum não é mais o mesmo !

Compartilhar este post

Link para o post

Considero, mesmo que nada além da obrigação do fabricante ou bom senso, uma ação respeituosa por parte do Rangel estar abrindo este tópico!

Parabéns Rangel e boa sorte ae!

Se eu pudesse até opinava, mais meu negocio é computador e não eletronica em geral !! uehuehe

Flw!

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa mesmo fazer essa medição c/12,6V. Pois já vi amp q declarava a potência em 14,4V ou 13,8V. O ruim disso é q quando vc passa p/os 12,6V a potência cai bastante e gera um pouco de descontentamento. Já se vc tem a potência em declarada em 12,6V e o amp consegue fornecer mais (claro, c/14,4V), irá agradar bastante. ;)

Os amps Fosgate são famosos (mas nunca medi) por (geralmente) fornecerem mais potência do q a declarada e são vendidos c/um relatório do teste da fábrica. Nunca vi alguém dizer algo como: "Tou puto c/meu amp Fosgate. Ele diz q fornece 400WRMS e na verdade dá 432wrms". ;) Muita gente gosta daquele relatório :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvir consumidores é e sempre será importante, louvavel sua atitude de reconhecer e perguntar em consenso qual a metodologia que deve ser adotada, futuramente poderá até a tornar slogan de propaganda.

Agora, quem taramps usa para qual finalidade? SPL em competições ou p/ empurrar os subs indo para uma festa, usando em um trio?

Todas as pessoas que tem o proposito de graves fortes tem uma optima yellow top, um alternador de 150A e um CAP de 5 F para estabilizar em 12,6v?

Meu som é fraco e com o motor ligado me da 13,2V, com um mp3 de excusao medi 11,8 em picos curtos e caido... (meu pioneer tem voltimetro)

Na minha humilde opinião 12V seria o ideal com o RMS medidos nas principais HZ a qual o sub se aplica, seja abaixo de 60Hz p/ SPL ou 100HZ p/ trio.

Ex: A Ecosport vem no para-sol instruções como limite de velocidade e utilização em terra.

Um melhor explicação dos dados no manual ja eliminaria boa parte da dor de cabeça para a Taramps.

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Se no foi no teste do Kleberlpa foi usado uma BATERIA de 90 AH e mais outra de 150 AH e com carro LIGADO a voltagem ainda ficou na casa dos 11,9 V (o ideal seria 12,8 V)

Entao o mais prudente seria que a NOVA METODOLOGIA DE MEDIÇÃO adotasse 12 V, porque fica mais REAL, (lembrando que a potencia maxima é pra ser atingida dentro no carro e nao em bancada)e mais facil de ser repetida pelos os usuarios e afins

A maioria dos usuarios (pelo menos os de SPL) fazem corte de ate 80 hz, nao é? Seria tambem bom que a faixa de medição ficasse na entre os 60 e 80 hz...

Compartilhar este post

Link para o post

é bem por ai :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
desculpe Rangel, vou colocar aqui a o que escrevi no outro tópico, mas acho que é interessante (e não deturpador) que haja uma cópia aqui, pois trata da forma que deve o fornecedor se portar perante o consumidor (...)

Grande Zé, voce sabe que te respeito demais né...

Espero que não leve a mal, mas por favor edita estes seus posts...cada assunto no seu topico, senão vamos desvirtuar todo o topico e não vai resolver nada...vamos deixar este topico para sugestões e discussões sobre a metodologia de medição, e chegar sobre um acordo sobre este assunto, e lá no outro topico (onde voce já postou...) discutimos este assunto, o que acha? senão não adianta nada, vai mudar todo o foco do topico, não resolvemos nada, e fica tudo como está...

espero que não me leve a mal...edita ai por favor e vamos dar andamento neste topico de acordo com o assunto dele :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É Zé fosgate.....a verdade nua e crua.....

não acho ser desvirtuação, mas sim "realidade"

não tem mais como esconder números....

consumidor sempre!!!!

abraço

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se a galera insistir em desvirtuar e não postar de acordo com o topico, vou desconsiderar aqui e vamos decidir por aqui mesmo...ai é escolha de voces do forum!

Tem um topico para o assunto tratado do teste...então não vejo porque postar aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...