Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JOAO OTAVIO

Opiniões Para Desenvolvimento De Um Crossover

Recommended Posts

Olá pessoal !!!

Preciso da opinião de entendidos e usuários de Som pra Fora !!!

Junto ao Engenheiro da Q-Base estamos projetando um Crossover com as seguintes características:

02 Vias:

Uma Para Médio Grave embaixo Flat e/ou 40Hz >>>>>>> emcima 600Hz e/ou Flat

A outra Médio Agudo embaixo 500Hz ou 800Hz >>>>>>> emcima Flat

Controle de Ganho ou Atenuador de Sinal Individual (Estamos Decidindo)

Bargraf (Leds conforme a Música)

24db/oitava ou 18db/oitava

02 Saídas p/ Alto Falantes "L e R" + "1Yativo L+R" (Para Amplificadores que em Bridge usam somente uma Entrada L ou R)

01 Saída para Médio Agudo "Le R"

Os Cortes (É ai que eu preciso que vocês me ajudem !!!)

Os cortes serão exatos à prova de testes por meio de...(Pulo) !!!

Se você quer o Alto Falante tocando de 40Hz (Subsônico) até 600Hz com certeza ele estará nesses pontos !!!

Se você quer o Drive tocando à partir de 500Hz ou 800Hz com certeza ele estará nesses pontos !!!

Com um custo relativamente baixo !!!

Quais os cortes mais usados ???

Aguém alimenta Super Tweeters com um Amplificador exclusivo para eles ???

Um Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando.

tenho interesse no produto.

Você usa algum tem alguma idéia de corte ???

Compartilhar este post

Link para o post

stx84.

infelizmente nele não consigo cortar abaixo de 900hz.

é onde tenho interesse....

Compartilhar este post

Link para o post

stx84.

infelizmente nele não consigo cortar abaixo de 900hz.

é onde tenho interesse....

Entendi !!!

Compartilhar este post

Link para o post

O crossover se destina a quê? Trio?

Então comece pesquisando quais são os equipamentos mais utilizados, e as faixas de corte... assim você consegue um produto que atenda a todos os sistemas, na medida do possível.

Compartilhar este post

Link para o post

O crossover se destina a quê? Trio?

Então comece pesquisando quais são os equipamentos mais utilizados, e as faixas de corte... assim você consegue um produto que atenda a todos os sistemas, na medida do possível.

Kleber !!!

O tópico ta aqui porque lá no Trio ninguém opina !!! (Acho que seu tópico troxe todo mundo pra cá !!!)

Na verdade esses cortes poderão ser mudados conforme o gosto do usuário !!!

Porém tomei como base oque vejo aqui na minha região e o que diz alguns manuais !!!

Alto Falantes tocando de 40hz (Sub sônico) a 500hz ou 600hz

Drivers Tipo D405, D305, D250X (Mais usados) Tocando de 500hz pra cima !!!

O que você acha ???

Compartilhar este post

Link para o post

o bargraph pode não ser tão interessante, pois vai encarecer e quase ninguém liga praquilo!

Acredito que cortes variáveis (tipo os do megacharge) são mais interessantes! A menos q isso comprometa muito o custo!

Mas se tiver de fazer cortes fixos.. deveria ser pensando no seguinte:

woofers/subs... então o subsonico pode ter pelo menos 3 opçoes (30, 40 ou 50hz por ex..).. pois tem gente de trios de pequeno porte q usam subs (tipo 307) e não precisam de subsonico tão alto!

e já no caso dos drives.. vc tem q pensar tb: fenolicos/titanium.. ou seja.. os cortes devem ser +/-: 800hz, 1.2khz e 2khz... sendo q seria: d250x (forçando), d250x (recomendado), d210ti/d220ti (recomendado). Sendo q tem drives equivalentes, mas usei como referencia os mais usados!

Se possível haver 4 cortes, poderia ser acrescentado 400hz no segundo canal, pra drives tipo d200 (forçando) ou alguns 2'!!

E o Low Pass do sub/woofer deve ter os mesmos níveis do drive... de preferencia, se fossem travados (mesma chaves pros dois)... evitaria "buracos" obrigatoriamente! rsrsrsrsrs

PS.: Qdo tiver pronto, quiser me mandar um pra testar, eu aceito! ^^

Compartilhar este post

Link para o post

o bargraph pode não ser tão interessante, pois vai encarecer e quase ninguém liga praquilo!

Até que não encareceu não mas vou revisar !!!

Acredito que cortes variáveis (tipo os do megacharge) são mais interessantes! A menos q isso comprometa muito o custo!

É isso que eu não quero usar pois com aquele botão giratório e no ouvido fica muito incerto !!!

Mas se tiver de fazer cortes fixos.. deveria ser pensando no seguinte:

woofers/subs... então o subsonico pode ter pelo menos 3 opçoes (30, 40 ou 50hz por ex..).. pois tem gente de trios de pequeno porte q usam subs (tipo 307) e não precisam de subsonico tão alto!

e já no caso dos drives.. vc tem q pensar tb: fenolicos/titanium.. ou seja.. os cortes devem ser +/-: 800hz, 1.2khz e 2khz... sendo q seria: d250x (forçando), d250x (recomendado), d210ti/d220ti (recomendado). Sendo q tem drives equivalentes, mas usei como referencia os mais usados!

Alguns amplificadores (A Banda é Assim !!!) vem com subsônico de 30hz 36db/oitava e no caso dos Drivers uso em meu carro 4 D405 com um prototipo desse crossover cortando em exatos 500hz 24db/oitava num VX 4.8 (2 em cada Bridge) e até hoje ainda não queimou pois o manual da D405,D305 e D250X recomenda esse corte em 12db/oitava ja as TI 800hz 12db/oitava mas vou analisar !!!

Se possível haver 4 cortes, poderia ser acrescentado 400hz no segundo canal, pra drives tipo d200 (forçando) ou alguns 2'!!!

OK !!!

E o Low Pass do sub/woofer deve ter os mesmos níveis do drive... de preferencia, se fossem travados (mesma chaves pros dois)... evitaria "buracos" obrigatoriamente! rsrsrsrsrs

Com certeza !!!

PS.: Qdo tiver pronto, quiser me mandar um pra testar, eu aceito! ^^

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Faço minhas as palavras do bloom!!

acompanhando!!

Agora so falta a resposta do Bloom a minha resposta pra ver se você vai acompanha-lo ou dar a sua !!!

Valeu "Bird" Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com Bloom na questão dos cortes que ele citou e em relação ao cortes para TI todos os crossover que vi e usei não possuem os cortes exatos p TI!!

e em relação ao testes se quizer mandar um p teste estou as ordens!!

abração John!!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com Bloom na questão dos cortes que ele citou e em relação ao cortes para TI todos os crossover que vi e usei não possuem os cortes exatos p TI!!

e em relação ao testes se quizer mandar um p teste estou as ordens!!

abração John!!

Bird,

o corte 500hz e 800hz ja ta fechado !!!

Obrigado !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Um crossover que eu acho muito bem acertado pra uso em trio é o STX84. Tem subsônico útil (4a ordem, inclusive), cortes bons pra médio-grave, drivers (900Hz e 1,2KHz são obrigatórios!) e cortes úteis pros agudos também. Acho que o ideal é seguir os cortes dele.

O que eu vejo de mais útil em crossover de trio, que nenhum tem, é entrada de linha auxiliar (uma extra, pra permitir interligar os carros).

Compartilhar este post

Link para o post
O que eu vejo de mais útil em crossover de trio, que nenhum tem, é entrada de linha auxiliar (uma extra, pra permitir interligar os carros).

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Um crossover que eu acho muito bem acertado pra uso em trio é o STX84. Tem subsônico útil (4a ordem, inclusive), cortes bons pra médio-grave, drivers (900Hz e 1,2KHz são obrigatórios!) e cortes úteis pros agudos também. Acho que o ideal é seguir os cortes dele.

Estou querendo fazer algo diferente por exemplo um Eros E-815SDS toca nuito bem com 40hz subsônico até 500hz mas caso a Mecânica ajude esses 500 poderão chegar aonde o consumidor quiser ou abaixo ou acima e não girando um Potênciometro vai ser uma coisa exata !!!

Você quis dizer uma saida RCA independente dos cortes para interligar outros carros ??? Se for estou com uma saída mono sobrando na Mecânica que poderia ser um "Y" ativo (Sem Curto) com L+R porém haveria um conflito pois a mesma Equalização usada pelo carro fonte iria para o(s) demais que seria Equalizado novamente causando assim uma certa distorção !!!

Estou quebrando a cabeça pra sair um produto nunca visto no mercado !!!

Obrigado e dê mais opiniões !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou querendo fazer algo diferente por exemplo um Eros E-815SDS toca nuito bem com 40hz subsônico até 500hz mas caso a Mecânica ajude esses 500 poderão chegar aonde o consumidor quiser ou abaixo ou acima e não girando um Potênciometro vai ser uma coisa exata !!!

Você quis dizer uma saida RCA independente dos cortes para interligar outros carros ??? Se for estou com uma saída mono sobrando na Mecânica que poderia ser um "Y" ativo (Sem Curto) com L+R porém haveria um conflito pois a mesma Equalização usada pelo carro fonte iria para o(s) demais que seria Equalizado novamente causando assim uma certa distorção !!!

Estou quebrando a cabeça pra sair um produto nunca visto no mercado !!!

Obrigado e dê mais opiniões !!!

Essa saída "flat" todos têm. Só que, quando o pessoal quer interligar os carros, têm que tirar os RCAs quem vem do player pra ligar o cabo que vem do crossover do outro carro. Se vc colocasse uma entrada dessas, pro pessoal simplesmentente plugar e tocar, ficaria show.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa saída "flat" todos têm. Só que, quando o pessoal quer interligar os carros, têm que tirar os RCAs quem vem do player pra ligar o cabo que vem do crossover do outro carro. Se vc colocasse uma entrada dessas, pro pessoal simplesmentente plugar e tocar, ficaria show.

Desculpe-me a Ignorância mas esplique melhor essa parte quando o pessoal quer interligar os carros, têm que tirar os RCAs !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe-me a Ignorância mas esplique melhor essa parte quando o pessoal quer interligar os carros, têm que tirar os RCAs !!!

Entre o pessoal do trio, é muito comum ligar 2, 3, ou mesmo 30 carros juntos (comum em festas no interior do goiás), tocando a mesma música. Então o pessoal tira o cabo que vem do CD, e liga um RCA entre a entrada do crossover e a saída "flat" do crossover do carro ao lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Entre o pessoal do trio, é muito comum ligar 2, 3, ou mesmo 30 carros juntos (comum em festas no interior do goiás), tocando a mesma música. Então o pessoal tira o cabo que vem do CD, e liga um RCA entre a entrada do crossover e a saída "flat" do crossover do carro ao lado.

Bom Para esse caso pode ser usada a saida sem cortes do crossover só que o problema é a Equalização dobrada !!!

Pensando nesse caso esta também em andamento um mixer Simples mas "NO NOISE" (sem ruido) com 3 entradas Mic/Play1/Play2 assim o dono do carro pode até posar de DJ com dois Disc man MP3 (Assim acaba o problema do ruido e da super-equalização) !!!

Compartilhar este post

Link para o post

4 Vias:

via 1

subsonico 20~60Hz 4a ordem

passa-baixa 80~800Hz 2a ordem

via 2

passa-alta 80~250 4a ordem

passa-baixa 600~2000 2a ordem

via 3

passa-alta 600~2000 4a ordem

passa baixa 4000~6000 2a ordem

via 4

passa-alta 4000~6000 4a ordem

acho que isso abrangeria todo tipo de som.

mas deve ser inviável pelo preço.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...