Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mechamorafa

Trocar Os Mid Do Cs50b Por Premium 6" Vale A Pena?

Recommended Posts

Postado em

Tocar alto, com qualidade e um mid q tenha bastante grave.... acho dificil outra maneira a nao ser MB Quart.

Quanto ao NAR Kevlar acho ele mais musical, melhor para SQ, o Bravox acho melhor para SQPL. Mas nao se apegue a potencias, os 50w do NAR nao quer dizer que toca mais baixo.

Postado em
Últimas dúvidas antes de construir os doorpods:

Estou achando o volume do kit muito baixo pela potencia aplicada a ele. Cada canal está tocando com 75W mas mesmo quando o volume está quase no máximo fica muito baixo. Meu amplificador de guitarra tem 50W e é MUITO mais barulhento que os 150W do kit 2 vias. Agora fiquei com receio de construir o doorpod e continuar com som mixuruca na frente. O sub tá tocando bonito, tenho até que abaixar seu volume para não se sobressair, mas os mids estão quase morrendo, o que é um absurdo sendo que tem 150W só prá eles. Pode haver algo de errado com a instalação?

Os mids ainda estão nas portas, mas será que depois de eu instalá-los nos doorpods eles tocarão mais alto, ou apenas ganharão qualidade e direcionamento?

Sem dúvida que fazendo os door-pods o som vai melhorar, esses mids pedem uma baixa litragem, coisa fácil de conseguir em door-pods. Quer experimentar? Faz um apenas e coloca o mid lá e testa, e vai ver a diferença na hora. Eu tenho um par de mids desse aqui em casa, e esses dias testei um deles numa caixa com 20L (acredito que mais ou menos a mesma litragem de uma porta) e ficou uma nhaca, agora em caixas não tão grandes eles se comportam muito bem.

Qualquer coisa se mesmo assim você quiser se desfazer deles, me manda uma MP com o valor que você quer.

:legal:

Vou fazer meus doorpods este fds, até domingo já vou ter testado. Se não gostar do resultado te mando MP.

Se eu realmente resolver trocar de kit, vou pegar logo um matador. Muitos me indicaram o CSD, acredito que seja um bom kit, mas trocar de CSB para CSD não deve ser uma mudança tão radical, gosto de dar passos grandes, assim perde-se menos.

Postado em

Cara ... você está desviando de todos os conselhos dados por aqui, fruto de pesquisas, testes, experiências de muitas pessoas que erraram até chegar no que estão hoje.

Ninguém aqui ganha nada pra tentar ajudar você e nem vamos ficar em depressão se daqui um tempo você abrir outro tópico dizendo que fez burrada e queimou dinheiro.

Você pode dar passos grandes, mas isso não é garantia de sucesso, já que existe muita coisa cara por aí que não faz milagre.

Bom, sei lá ... você está entrando nessa vida de som automotivo agora, e a melhor maneira de aprender é errando mesmo.

Boa sorte.

Postado em
Cara ... você está desviando de todos os conselhos dados por aqui, fruto de pesquisas, testes, experiências de muitas pessoas que erraram até chegar no que estão hoje.

Ninguém aqui ganha nada pra tentar ajudar você e nem vamos ficar em depressão se daqui um tempo você abrir outro tópico dizendo que fez burrada e queimou dinheiro.

Você pode dar passos grandes, mas isso não é garantia de sucesso, já que existe muita coisa cara por aí que não faz milagre.

Bom, sei lá ... você está entrando nessa vida de som automotivo agora, e a melhor maneira de aprender é errando mesmo.

Boa sorte.

:+1 boa!! boa!!!

Postado em

Boa sorte.

Você se engana cara, comprei meu player depois de abrir um tópico e ouvir opiniões sobre vários modelos. Deixei de comprar um par de mid Bravox Premium por causa desse tópico. Comecei a contruir meu doorpod por causa dele também. O único conselho que não segui aqui foi o de trocar meu csb por um csd, pois achei que não seria uma grande evolução e não estaria disposto a queimar dinheiro para comprovar isto.

Só estou aqui pq levo a opinião das pessoas daqui em consideração. Aprendo muito aqui. Mas não posso seguir cegamente tudo o que me dizem pois tem outra opinião que também é muito importante, a minha. E quando eu digo que prefiro dar um passo grande, não significa necessariamente que prefiro comprar algo mais caro e sim algo com mais qualidade. É por isso que estou aqui, prá descobrir qual é. Já cheguei muito perto de comprar um par de mid E2K, se não fosse esse fórum teria rasgado 250 paus, pois todos aqui falam que é ruim. Aqui também descobri que um par de mid NAR Kevlar é muito melhor que o E2K, mas custa uns 180.

Pode ter certeza de que mesmo que eu não siga seu conselho, ele estará sendo levado em consideração.

Postado em

Ahh sim, tipo .... não fiz uma crítica visando o lado destrutivo da coisa. Mas é que você está levando em consideração alguns atributos que definitivamente não têm nada a ver com "qualidade" .... o fato do mid suportar 150W RMS não quer dizer que, necessariamente, vai tocar mais alto que um de 60W RMS. Assim como sua caixa de guitarra nada tem a ver com um kit automotivo, e o fato dela "gritar" mais alto não está relacionado com a potência enviada à esse falante.

Sinceridade .... o ideal messsmo era você arranjar um tempo pra ler todos ou a maioria dos tópicos que estão no hi-fi e dar uma pesquisada. A não ser que você esteja procurando unir o alto SPL no estéreo sem saturação do sinal (vulgo SQL). Nesse caso, vale a pena focar em kits automotivos que foram construídos pra isso (como o RF T162s). Importante tbem é estudar sobre os parâmetros T/S, pois analisar apenas a potência suportada não ajuda em nada.

Postado em
Tocar alto, com qualidade e um mid q tenha bastante grave.... acho dificil outra maneira a nao ser MB Quart.

Quanto ao NAR Kevlar acho ele mais musical, melhor para SQ, o Bravox acho melhor para SQPL. Mas nao se apegue a potencias, os 50w do NAR nao quer dizer que toca mais baixo.

Como falei, o mid de cone normal 6" 50W RMS, presente no kit VR65 da NAR , toca até legal pra SQ. A batida na porta tratada não fica lá absurdo de maravilhosa, mas já melhorou muito. Acredito que em soluções usando pezinhos ou doorpods, com litragem mais específica, realmente a diferença deve ser absurda.

Tenho o amplificador Blaupunkt GTA 480 no meu set, despejando 75W RMS em cada canal do kit 2 vias. Este mid, definitivamente não suporta, distorcendo muito o som, claramente devido a potência.

Por isso perguntei a comparação deste com o mid de kevlar 6". Saberia se o de kevlar vai aguentar a potência e tocar com mais SPL e também SQ?

Valeu!

Postado em
Ahh sim, tipo .... não fiz uma crítica visando o lado destrutivo da coisa. Mas é que você está levando em consideração alguns atributos que definitivamente não têm nada a ver com "qualidade" .... o fato do mid suportar 150W RMS não quer dizer que, necessariamente, vai tocar mais alto que um de 60W RMS. Assim como sua caixa de guitarra nada tem a ver com um kit automotivo, e o fato dela "gritar" mais alto não está relacionado com a potência enviada à esse falante.

Sinceridade .... o ideal messsmo era você arranjar um tempo pra ler todos ou a maioria dos tópicos que estão no hi-fi e dar uma pesquisada. A não ser que você esteja procurando unir o alto SPL no estéreo sem saturação do sinal (vulgo SQL). Nesse caso, vale a pena focar em kits automotivos que foram construídos pra isso (como o RF T162s). Importante tbem é estudar sobre os parâmetros T/S, pois analisar apenas a potência suportada não ajuda em nada.

Não devo ter me expressado direito nos últimos posts. Mas prá deixar claro: meu objetivo principal é qualidade mesmo, mas gosto de som alto então tem que ser razoavelmente potente também. Na medida do possível é claro, sem sacrificar qualidade prá isso. É que meu som tá realmente fraco, parece ter alguma coisa errada.

Mas vou parar de falar mal do meu set, vou primeiro terminar meu doorpod, regular melhor os ganhos do amp e testar o som com meus cds originais, como alguns sugeriram, prá ver como fica. Em teoria, tenho equipamento para ter qualidade e potencia até que aceitáveis, ruim não pode ficar, basta saber se me será suficiente.

Veremos

Postado em

Li quase tudo, mas vamos lá.

Swiss Audio - Fuja de Mids, se quiser pegue os TW dos kits mais tops, eles descem bem e não são tão gritantes. (já tive, usei, competi e aprovei!)

MID CS60D - Mid muito bom pra porta, dos nacionais creio que seja um dos melhores pra porta simples, ou seja, sem tratamento nenhum. (já tive, usei, competi e aprovei!)

MID CS50B - Não testei em porta, segui o consegui de pessoas que são referência pra mim neste fórum. Testei eles e a melhor caixa que ficou foi de 4L selada.

Mid tocar alto creio que é dificil entre estas marcas, mas nada é impossível. O Mid CS60D toca mais alto, mas não desce tão bem.

Esqueça mids de 5" pra porta não tratada, e tente fazer um pézinho, se quizer acompanhe meu tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...ic=96331&st=180

Quanto ao kit da hurricane [¨] - pois, no meu outro carro eu tentei, juro que tentei, mas fui obrigado a trocar por um CS60D.

É isto, qq coisa, se tiver novidades ou outras dúvidas manda ai.

Postado em

Como falei, o mid de cone normal 6" 50W RMS, presente no kit VR65 da NAR , toca até legal pra SQ. A batida na porta tratada não fica lá absurdo de maravilhosa, mas já melhorou muito. Acredito que em soluções usando pezinhos ou doorpods, com litragem mais específica, realmente a diferença deve ser absurda.

Tenho o amplificador Blaupunkt GTA 480 no meu set, despejando 75W RMS em cada canal do kit 2 vias. Este mid, definitivamente não suporta, distorcendo muito o som, claramente devido a potência.

Por isso perguntei a comparação deste com o mid de kevlar 6". Saberia se o de kevlar vai aguentar a potência e tocar com mais SPL e também SQ?

Valeu!

Wolvx,

vc tá usando o kit em bi-amp? um canal do GTA 480 pro mid e outro canal pro TW.. ou um canal pro kit todo?

pq se naõ for em bi-amp.. os 75W do gta estão sendo divididos entre mid e TW.. ai cada um tá recebendo 37,5W.

não era pra dar problema. .. e excesso de potencia vai fazer o falante ter excursão em excesso.. dando fim de curso. mas se o sinal estiver limpo não era pra dar distorção não.

como q está feita a ligação do gta? fiação normal ou RCA? e o ajuste de ganho tá correto?

isso ai pra mim tá parecendo mais sinal distorcido do q excesso de potencia no mid.

Postado em

peagaah,

eu usei os CS60D em porta comum e depois de um tempo fiz o tratamento com manta.

posso dizer q melhora muuuito com o tratamento.. o mid responde muito melhor.. os medio graves e graves ficam bem mais presentes... fica um MB Quart junior.. hehehe

Postado em
peagaah,

eu usei os CS60D em porta comum e depois de um tempo fiz o tratamento com manta.

posso dizer q melhora muuuito com o tratamento.. o mid responde muito melhor.. os medio graves e graves ficam bem mais presentes... fica um MB Quart junior.. hehehe

Sim, eu também fiz um tratamento na porta, e eles ficam bem melhores sim.

edit:

portas.jpg

Postado em

Valeu!

Wolvx,

vc tá usando o kit em bi-amp? um canal do GTA 480 pro mid e outro canal pro TW.. ou um canal pro kit todo?

pq se naõ for em bi-amp.. os 75W do gta estão sendo divididos entre mid e TW.. ai cada um tá recebendo 37,5W.

não era pra dar problema. .. e excesso de potencia vai fazer o falante ter excursão em excesso.. dando fim de curso. mas se o sinal estiver limpo não era pra dar distorção não.

como q está feita a ligação do gta? fiação normal ou RCA? e o ajuste de ganho tá correto?

isso ai pra mim tá parecendo mais sinal distorcido do q excesso de potencia no mid.

Opa, pelo que eu sei, mesmo o kit não estando ligado bi-amplicado, os dois vão receber 75w, devido estarem tocando frequencias diferentes.

Postado em

eu tb pensava q era assim q funcionava.. mas depois conversando com uma galera mais entendida na área de eletrica vi q não é assim não.

o cross divide as frequencias , para q o amp "enchergar" como se fosse apenas um falante de 04 ohms e não dois falantes.. mas essa divisão é apenas nas frequencias.. não na potencia

não tem como um canal do amp de 75W fornecer 75w pro mid + 75W pro tw.. esses 75w vão ser divididos igualmente entre eles.

Postado em
eu tb pensava q era assim q funcionava.. mas depois conversando com uma galera mais entendida na área de eletrica vi q não é assim não.

o cross divide as frequencias , para q o amp "enchergar" como se fosse apenas um falante de 04 ohms e não dois falantes.. mas essa divisão é apenas nas frequencias.. não na potencia

não tem como um canal do amp de 75W fornecer 75w pro mid + 75W pro tw.. esses 75w vão ser divididos igualmente entre eles.

Olha eu posso até estar enganado sobre essa divisão de potência, mas eu tenho certeza que eu li isso aqui no forum <_< .

Postado em

De acordo com o artigo da Autosom.net é assim: tipo, se o canal é de 75W, o crossover faz o mid receber 75W de 20hz a 3khz e o tweeter receber também 75W de 3khz a 20khz. Sendo assim, se vc ligar um kit nesse canal de 75W, o mid recebe 75W e o tweeter também recebe 75W, só que em faixas de respostas diferentes.

Postado em
De acordo com o artigo da Autosom.net é assim: tipo, se o canal é de 75W, o crossover faz o mid receber 75W de 20hz a 3khz e o tweeter receber também 75W de 3khz a 20khz. Sendo assim, se vc ligar um kit nesse canal de 75W, o mid recebe 75W e o tweeter também recebe 75W, só que em faixas de respostas diferentes.

Então na teoria cada um vai receber 75w como eu tinha dito acima.

Edit: Tira umas fotos do processo de construção dos door-pods pra gente ver como tá ficando.

Postado em
Então na teoria cada um vai receber 75w como eu tinha dito acima.

Edit: Tira umas fotos do processo de construção dos door-pods pra gente ver como tá ficando.

Sim, to tirando fotos, vou postar quando tiver tudo pronto. Ainda mais por estar fazendo num processo diferente ao da maioria (molde do console em gesso) e por ser um carro também diferente do da maioria (Peugeot 106).

Postado em
Então se eu ligar 2 subs de 400rms num cross cortando diferente num canal de 400rms de um módulo vou conseguir tocar os 2? :huh:

tá confuso essa parada de divisão de frequencias e de potencias.

eu tinha discutido sobre isso a um tempo atrás no fórum do clube do marea...

o sepacheco tb faz parte doforum do marea.

ai eu achava q a potencia seria de 75w pro Mid e 75W pro tw.. mas nessa discussão me disseram o contrário.. q a potencia era dividida entre TW e Mid indo 37,5w pra cada.

ai mandei uma mp pro Moti pra perguntar pra ele.. ja q foi ele q fez o artigo do autosom.net..

e ele disse q com o cross , vai 75w pro TW e 75W pro Mid..

agora eu já não sei mais de nada.. :pirou: cada um disse uma coisa diferente.

Postado em
Então se eu ligar 2 subs de 400rms num cross cortando diferente num canal de 400rms de um módulo vou conseguir tocar os 2?  :huh:

sim, se vc pegar 1 canal de 400W, ligar um cross de 2 vias e dividir a frequencia nessas 2 vias tipo: 20hz a 40hz numa via e 40hz a 80hz em outro via, vc vai poder ligar 2 subs em 400W cada, mas acontece que não fará muita diferença, apenas o trabalho que um faria sozinho, será dividido em 2 subs, metade do trabalho prá cada um, ai no final os 2 juntos farão o mesmo trabalho de apenas 1 sub ligado sem cross. Diferente de ligar 2 subs em paralelo, onde os cada sub faz o trabalho completo. Ligar 2 sub em crossover não aumentaria em nada a potencia ou a qualidade, diferente do kit 2 vias.

No caso do kit de 75W que exemplificamos lá emcima, não quer dizer que trabalham a 150W por usar o cross, na verdade o mid trabalha uma parte da faixa de resposta a 75W e o tweeter a outra parte também a 75W, mas o resultado é praticamente a mesma pressão sonora de um triaxial de 75W, que sozinho faz todo o trabalho que o kit divide em 2 falantes e não numa soma de 75W+75W como pode parecer. A vantagem do cross do kit é dividir o trabalho para cada falante fazer o faz melhor, assim o mid não reproduz frequencias altas e o tweeter não reproduz as baixas, e no final o que vc ganha é mais qualidade e não mais potencia.

É meio difícil de explicar, mas é isso.

Postado em

Fala ae pessoal,

Esse tópico já me ajudou bastante me tirando algumas dúvidas, mas rforço aqui uma pergunta feita em relação a comparação dos mids da NAR. Alguém que já tenha ouvido os dois pode responder essa dúvida fácil:

O de kevlar é muito bem falado, mas tenho receio que este não tenha diferença do mid normal da NAR, ambos de 6" com 50W RMS. Alguém já usou ambos e saberia as diferenças em SQ e SPL ?

Valeu.

Postado em

Só estou vendo esse tópico hoje, e voltando um pouco à essa questão de potência, eu havia discutido isso aqui nesse fórum, num antigo tópico, há quase 3 anos atrás... eu deixei a discussão pra lá, pois o outro user só mandava eu ler os artigos aqui do autofórum, mas ele mesmo não soube constestar minha justificativa.

Pesquisando rapidamente aqui, achei um artigo (em inglês), que pode interessar:

http://www.eznec.com/Amateur/RMS_Power.pdf

Nesse artigo, há um trecho que diz:

It should be noted that the term “RMS power” is (mis)used in the consumer audio industry. In that context, it means the average power when reproducing a single tone, but it’s not actually the RMS value of the power.

Isso me leva a crer que o Moti está certo, e também não está: sinal RMS é uma média equivalente ao sinal contínuo; neste caso, potências RMS poderiam ser somadas (o que contraria o Moti). No entanto, sinal musical tem infinitas (a fundamental + harmônicas) frequências tocando simultaneamente e não continuamente.

Ao usar um crossover, cada falante (tweeter / midbass, por exemplo) enxerga somente uma parte do sinal e apresenta diferente impedância pra cada frequência; aí, a equação mais comum para cálculo de potência (P = V^2/R) só vale para cada frequência. Se o sinal for senoidal constante, V assume o valor de pico dividido por raiz de 2. Mas aí, pra calcular a potência resultante de todo o sinal musical, teria que fazer o somatório pra cada frequência.

Nesse caso, acredito que já não seja válida a potência RMS, afinal, como seria possível um mesmo amplificador fornecer 75W RMS a um full range, por exemplo, ou 75W + 75W RMS pra um kit duas vias de mesma impedância? Concordam que isso não faz sentido?

Postado em

Eu tenho um KIt CS60k Bravox agora estou testando os E2k nas portas tb.... ambos testados na porta... gostei do resultado os E2K da uma pancada a mais... um pouco menos musical mais não é horrivel....

POrtanto vai mto de gosto pessoal..... e equalização.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...