Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Robão

Que Saudade Dos Nitro 500 Rms

Recommended Posts

Postado em

:huh: Sempre me disseram que nitros e papões eram concorrentes com vantagem para os nitro.

Depois de usar os dois na prática eu realmente cheguei as conclusões abaixo, mas vou descrever as regulagens e o set para quem quiser conferir, isso para não dar margens as dúvidas.

Outro ponto importante "não adianta ter Sub e não ter potência" quem me disser que esses falantes são fracos é porque não mandou a potência deles.

Conclusões:

Nitro 700 :huh:

1 - bate jogando o som para frente do carro, ouve se pouco atrás, fica só a tampa vibrando.

2 - Excelente grave interno, mas ao abrir a mala cai com força (achei que os street bass a gente ouve mais o grave).

3 - Não confiei na durabilidade, pois usando 2 papões e 2 nitros no mesmo módulo com o mesmo ajuste os nitros esquentavam muito mais que os papões.

4 - Acabamento um pouco mais bonito que o nitro 500, bordas mais grossas, mas o cone está bem mais "flexivel", e eu sempre ouví que cone tem que ser rígido.

5 - Muita excursão, movimenta bastante mas como já disse, apenas "desmonta" o carro, treme tudo... mas se ouve pouco.

Papão 550 :rolleyes:

1 - joga o grave melhor distribuido, 1 pouco mais forte na frente do carro. A tampa vibra menos que usando os nitros, mas se ouve bem mais (e sem sobra de dúvida, aberto bateu mais que os street bass).

2 - Grave interno muito bom, e se ouve bem com a mala aberta.

3 - Todo mundo fala mal da durabilidade, mas eu não tive problemas.

4 - o acabamento é lindo, só a borda que achei muito fininha.

5 - excurciona legal, aparentemente menos que os nitros, porém mais rápidos. o carro vibra, mas se ouve bem, chega a doer os ouvidos. E mais legal, dispara mais alarmes.

Set

Aparelho: pionner golfinho.

Ajustes : modo super bass

Bass 0

Sub 0

Corte LP (saida sub) 125hz

Regulagem para volume máximo em 45

Crossover Stx 84

LP flat

Subsônico em 30hz

Ganho aberto

Módulo: Taramps T1600

Corte aberto

Subsônico aberto

Ganho no limite da distorção com o led piscando durante a música.

Música: Hip Hop e funk

Baterias: 1 x 150 amp

1 x 60 amp

Mega Capacitor pirâmid de 5 Farad

Abraços Galera

RObson

Postado em

Robão , blz ?

Acho que quando mencionamos resultados com sub woofers o principal é conjunto caixa / sub , os parametros da caixa , com Vb , diametro duto , quantos dutos e etc, pois só assim poderiamos simular a curva de resposta do sub.

Não foi mencionado se o seu set é tipo trio , interno ou outro, o que influencia diretamente no tipo de sub a ser utilizado, o Nitro ( seja o modelo antigo , ou o novo 2006 borda larga ) nunca teve vocação para fora , ele desce mais frequencia f3 que o Papão 550 e consequentemente é menor também seu pico de frequencia fp, Já o papão tem mais vocação pra som externo pois é justamente o contrario do Nitro ( se fosse um Papão Evolution 650 seria diferente pois ele é bem mais parecido com Nitro em resposta de frequencia ).

Ou seja qualquer alteração de sintonia de duto ou litragem de caixa voce vai ter uma resposta completamente diferente em função do tipo de sub e a vocação de cada um deles , sem mencionar diversos fatores como a frequencia de ressonancia no carro ( varia de carro pra carro).

O caso do nitro excursionar mais e produzir menos som , sintoma de caixa com litragem alta para ele , perde-se o controle mecanico da excursão do mesmo (fica facil , boba , sem controle correto ) e graves mais fracos (alem da Fp menor do sub).

O papão normalmente pede litragem maior que os nitro , daí o controle de cone melhor .

Quando realizamos corte de frequencia Low pass acima de 80 hz perdemos a distribuição do grave de forma igual pelo carro e passamos a sentir os graves localizados bem lá mesmo no porta malas ou em outro ponto especifico do carro.

Nitro ainda existe de 500w : 12" 04 ohms 500 w . 12" 02 ohms 500 w , 10" 04 e 02 ohms 500w , os de bobina dupla 2x2 ou 2x4 tanto de 10 , 12 e 15 são de 700W .

Por favor não me entenda e nem me leve mal , só quero contribuir com a parada , uma vez que eu vivo fazendo testes deste tipo , pois tô sempre procurando modificar algo no meu set ( essa doença é bem antiga) .

Se voce quiser , me passe a Vb da caixa e dutos que eu faço uma simulação para voce no Winisd.

Valeu , grande abraço.

Postado em
BP desce menos que o nitro, só isso que aconteceu!

só isso ?! simples assim ? a gente nem ficou sabendo se a configuração da caixa está pelo menos correta para um dos dois subs.

Se pegar o mesmo sub e alterar vb e fb da mesma , pouco que seja 10 a 15% , já dá uma diferença do cão .

O que eu tava passando para ele , é que se quando gosta de buscar modificações , ajustes no set , devemos criar uma referencia para sabermos o comportamento / resposta de frequencia que nos agrada em determinado carro .

Abraço

Postado em

nem o nitro e nem o papão de 550 saum indicados pra bater pra fora

fez a caixa certa pros nitros???

eles naum tem q bater pra fora naum pois eles saum destinado a spl (bater pra dentro) e isso eles fazem muito bem

cara comparar com street é = a vc comparar uma audi tt e um volvo

tipow preço parecido, motor diferente e um é esportividade e o outro é conforto e segurança.

:legal:

Postado em

Olá amigos, quanto às caixas e dutos é o seguinte:

A caixa foi projetada em formato trapezoidal com duas câmaras independentes, o duto na parte superior.

Inicialmente projetada para os nitros, 45 litros e 1 duto de 3"x 18cm.

Contudo, após a caixa ficar pronta ela deu 48 litros.

Essa mesma caixa foi aproveitada para os papões de forma que corrigi os dutos para 1 duto de 4"x20cm.

Não ficou perfeita pra nenhum dos dois, pros nitros excedeu 3 litros e pros papões faltou uns 3 também.

Mas acho que a caixa não é o diferêncial porque já ví acontecer a mesma coisa em outros carros.

Agradeço a opinião de todos! e gosto dos comentários.

Obs: não consegui encontrar os nitro 500 no ml na Leosound, fozvendas, rotiroti, e até mesmo na Autosom.

:legal:

Postado em
BP desce menos que o nitro, só isso que aconteceu!

apesar do BP ter a FS de 28Hz, ele não desce muito por questões do volume de cada caixa utilizada para esses falantes, eu mesmo já vi um BP tocar subgraves de tremer quarteirões, mas também para esse sub descer até a sua Fs, a caixinha é gigante viu!

70 litros para um BP descer é suficiente.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...