Galera, o buraco é muito mais embaixo. Sai caro importar, nao adianta. Pode por de 4 a 5x o valor do carro la fora (sem precisar converter: 20 mil dolares lá = 100 mil reais aqui, por exemplo).
Restituição do IPI só tem pra empresa. Se alguém pensa em importar por conta própria, contratando a empresa de transportes e o despachante aduaneiro (é sim possível), nem conte com isso e já espere pagar o ICMS do seu estado.
Eu aconselho pra quem quer fazer isso procurar uma trading e principalmente que já tenha experiencia no ramo de carros. Segundo é procurar alguma com sede ou no ES ou em SC, porque lá tem incentivos fiscais para o ICMS (que é estadual) e da pra brigar um pouco no valor disso. Além de ser menor do que no estados de SP, eles tem incentivos e acabam pagando ainda menos do que os 12%. Os restos dos tributos são todos federais, não tem choro!! Só IPI que tem restituição pra CNPJ.
Essa história de importação é complicada. Muitos vêem o preço lá fora, o preço de um container de miami pro BR (uns 2500 dolares) e acham que vai ser de boa. Imposto + despesas é um chute nos bagos no final!
Pra quem tem interesse em fazer umas contas pra simular quanto paga de imposto, acessem este link:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/SimuladorImportacao/default.htm
Na area Codigo NCM joga 87032410
Valor aduaneiro é o valor do carro + frete + seguros internacionais. Ou seja, é tudo o que vc gasta pra ter o carro aqui no porto. Pode contar frete interno até o porto dos EUA, seguro disso, ai frete maritimo + seguro maritimo. O valor disso tudo vai ser a base de cálculo para os impostos.
ICMS coloca o do seu estado, no caso SP = 18%
Vai aparecer todos os impostos MENOS o ICMS. Além de tudo que aparece lá, tem que somar o ICMS. Faz a seguinte continha
ICMS = 18%*((valor aduaneiro + ii + ipi + desepesas aduaneiras)/1-18%))
despesas aduaneiras é tudo o que gastou no porto... despachante aduaneiro, armazenagem, capatazia, marinha mercante, etc etc etc... sei la, chuta uns 8 mil ai
Abraços