Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arnold

Membro
  • Total de itens

    72
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias campeão

    3

Tudo que Arnold postou

  1. O tópico é sobre um sistema de som que montei e ainda estou usando em casa, é só ler desde o começo. O ambiente influencia muito mesmo na resposta de frequência, é fo** né cara. hahaha! As únicas soluções que encontrei é gastar dinheiro com pelo menos 4 subs idênticos espalhados pelo quarto ou tratamento acústico que é mais caro ainda... Atualmente estou usando os dois subs no canto entre duas paredes para o grave ficar forte. Se não for assim só com arranjo de subs do mesmo jeito que fazem em locais grandes para festas ou em local aberto. Sempre é melhor usar mais alto falantes médios do que um grande. Os subs médios vão acoplar e tornar a resposta mais ampla e plana e ainda por serem menores vão ter menos atraso na resposta de frequência.
  2. Eu tenho um projeto parecido com o seu cara. Decidi fazer ele por estar cansado de ir a festas principalmente em local aberto e não ter subgrave e ainda o médio grave estar fraco pq os caras usam woofer de 15 picudo e deixa o resto pro line array distorcendo tudo... (Não que line array seja ruim, mas é necessário muito processamento de áudio para deixar bom). É só um projeto então vou demorar a por em pratica, mas antes de postar o que eu decidi usar, veja esse vídeo que vai te ajudar muito com essa duvida: Repare que quanto mais caixas são usadas mais plana fica a resposta de frequência. 4 subs 15’ – 30hz até 60hz 4 woofers 12’ – 70hz até 3.000hz 4 drivers 1’ – 4.000hz até 17.000hz Já pensou em usar esse coaxial de 12’? Ficaria alto e sem distorção! Cara como esse som ficou limpo no final do vídeo PQP! https://www.youtube.com/watch?v=nUXB-LaXEeM
  3. Se você estiver falando daquele line array que você mostrou nesse tópico: https://autoforum.com.br/topic/218885-fiz-um-micro-line-array-ficou-mt-bom/ Vai ficar muito bom mesmo! Você esta de parabéns bloom. Ta mostrando para o pessoal do fórum que é possível montar um sistema de som com qualidade e SPL sem gastar muito. É para ler esse tipo de tópico que eu criei uma conta nesse fórum! Inclusive eu gostaria muito de ir em festas com um line array mais DIY. Algo parecido com esse: https://www.stuff.tv/features/how-make-worlds-best-festival-sound-system É meu sonho, um dia eu monto um assim. Fica bom com woofer tb.
  4. Bom, deixa isso pra la. Foi só um desabafo. Tem muita gente boa aqui no fórum tb.
  5. Quando eu escrevo em fóruns que depois de amaciar os meus subs eles estão rendendo mais do que quando aplicava mais potencia e eram duros, não é porque eu simulei em programas para calculo de caixas acústicas que cheguei a essa conclusão. Eu testei isso na pratica. Já usei woofer de 12 em caixa de 30L selada, depois com duto em 60hz, 40hz. 1 woofer 15 caixa 70L 45hz,50hz. 2 subs caixa bandpass 4 ordem 45hz. 1 sub ching ling 12 caixa 55L 50hz. 1 sub 12 melhorzinho (TEAC SW 300) caixa 55L 30hz, 35hz, 40hz, 45hz, 50hz, 60hz etc. 1 sub 12 MTX RT04 caixa 116L 45hz, depois 122L 37hz, 40hz. 2 subs diferentes na mesma caixa. 2 subs diferentes em caixas diferentes para tocar subgrave e outra grave e médio grave. Duto redondo de PVC. Duto Retangular de madeira. Corte em 150hz, 120hz, 100hz, 80hz, 70hz, 60, 50hz, etc. Ficam fazendo essa falsa propaganda que aplicar pouca potencia não rende SPL... Que alto falante macio perde o controle do cone por ser solto demais... A única coisa solta de verdade é a carteira de quem cai nessa. O pior de tudo é ver o pessoal mostrando set com 4 subs 12 simples de 9mm de xmax com 40L para cada sub tentando render subgrave... Depois compra sub de 15 com 20mm de xmax, caixa de 130L e diz que rende mais SPL pq aplicou mais potencia. Ah vah! Conforme eu fui aumento o tamanho da caixa e usando alto falante mais solto, eu ganhei mais SPL e melhor resposta de frequência. Ao contrario do que dizem, o que testei na pratica é que esses subs duros só rendem bem na FS deles ou no pico da caixa. No final das contas a caixa é mais importante mesmo. Uma caixa bem projetada pode fazer um alto falante ruim ter resposta plana e sem muito atraso de resposta. Eu não escrevo achismo no fórum. Eu escrevo o que demorei anos para testar na pratica e descobrir que realmente funciona. Não gaste dinheiro antes de modificar o que já tem e descobrir que é era só ter estudado mais um pouco para chegar ao resultado que queria! Pense! Pensar é o exercício mais pesado e difícil que o ser humano pode fazer. Conclusão: É melhor gastar com 4 subs 12 de 300 reais cada e usar pouca e potencia e caixa gigante do que comprar um sub de 15 de 2 reais e ainda gastar mais com amplificação para usar em uma caixa menor que a dos 4 subs juntos. A pergunta que fica. Conhecem alguém quem tem somente 2 subs de 12 polegadas que desce e sobe com força de 30hz até 100hz sem embolar usando 120W?
  6. Arnold

    Roumy tiuty dú Coruja...

    Aeee terminou o som! Ainda teve um bônus da LT para o sub de 8 polegadas. Gostei do resultado final. Ficou parecendo aquelas caixas que vendem bem caro em lojas de instrumentos musicais. Aposta que esta bem equilibrado essas torres estéreo. Eu estava brincando com minhas caixinha estéreo do PC sem ligar os subs e me surpreendi com o médio grave delas. Consegui sentir levemente a batida da caixa da bateria curtindo um rock and roll. A única coisa que sinto falta do tempo que eu usava woofer no lugar de sub é sentir a batida da caixa da bateria mesmo, porque a batida do bumbo ficava mais baixa no woofer... hahaha! Parabéns ae Gufo!
  7. dandrs Sem pelo menos xmax fica complicado. Eu usei duas réguas para descobrir se o xmax do meu MTX é realmente 16mm. Assim: Consegui empurrar mesmo fazendo muuuita força até 16mm. Mas definitivamente não bateu a bobina.
  8. Sim, por isso prefiro subs de 12. Por serem mais leves conseguem mesmo sendo bem soltos, voltar para a posição de repouso rapidamente. Para verificar se realmente alto falantes mais macios são mais lentos, a maneira correta é aplicar uma batida bem curta em diferentes frequenciais e monitorar com um osciloscópio como a onda se modifica ao passar pelo alto falante. É só comparar vários alto falantes e verificar se a batida se estende: Ou se ela fica curta: Um alto falante pequeno e leve não vai ter problema com atraso de resposta, mas um grande e pesado é desacelerado pelo próprio peso extra. Isso explica porque quanto maior o sub, mais rígido é o amortecimento e mais potencia é necessário usar. A potencia necessária cresce exponencialmente conforme o peso do cone vai subindo. A famosa faca de dois gumes. Detalhe: Quanto maior o xmax mais tempo o cone leva para voltar para a posição de repouso, então subs com xmax grande são lentos por natureza mesmo sendo leves. O sub de 12' esta no meio termo por não ser nem tão grande nem tão pesado, o atraso de resposta é médio, conseguem ser flexíveis. Por isso os alto falantes com cone de kevlar são bons. Unem o baixo peso com o tamanho grande. Mas deve se tomar cuidado com subs macios mesmo de 12', dependendo do peso e do conjunto magnético eles vão ficar lentos acima de 80hz. O famoso embolar. Para médio grave com alto SPL é recomendado usar sub de 8' ou woofer de 12'. Resumindo tudo o que eu escrevi: Cone grande = peso extra = resposta lenta. Amortecimento macio = alta sensibilidade somente em cone leve ou pequeno. Já viram esse monstrinho aqui? 18' 60mm de xmax! 20hz é passeio no parque pra esse cara. Esse ai de cima faz eu esquecer tudo que escrevi sobre sensibilidade, cone leve e o caramba! Sonho de consumo, mas ai eu lembro que meu dinheiro não é real nos meus sonhos... Hahaha!
  9. Muito interessante esse Audiophonic C1. Eu compraria para usar em um set voltado para qualidade com grave o suficiente para sentir no corpo.
  10. Encontrei outra musica com subgrave no meio das batidas! Bob Sinclar - World Hold On Tem 34 e 36hz. A musica inteira é só com batida, não tem aquele grave estendido de hip hop ou rap. Não sei se isso foi sempre normal em house music, mas hoje eu vejo que é comum. Mais um Zip com as musicas: Three 6 Mafia - Late Nite Tip Pretty Girls (Benny Benassi Remix) - Wale Bob Sinclar - World Hold On Bassnectar - Basshead (PAZ Vocal Remix) 34hz DJ Snake, AlunaGeorge - You Know You Like It https://www.4shared.com/rar/uNxzddh_ca/Bass_3.html Seria legal se vocês pedissem alguma musica que vocês sentem que esta faltando subgrave, eu tenho poucas nacionais no PC. Não sou DJ ou produtor musical, então não estou tentando me promover com isso, só estou fazendo o que eu gosto.
  11. É verdade! Mas qualquer um desses subs que a galera recomendou vai tocar mais forte em subgrave que o bomber upgrade. Talvez você sinta falta do grave misto, aquela porrada entre 50hz e 70hz que o upgrade é famoso. A ironia é que woofer de 18 e de 15 batem com muita força nessa faixa de frequência. Para fazer os Upgrades descer até 30hz só usando uns 4 em caixa gigante mesmo. O que para maioria das pessoas é inviável. alanleite28 O Bomber Bicho Papão com certeza vai tocar mais. O Kenwood Excelon Kfc-xw12 vai tocar mais também. O Lightning Audio vai tocar mais somente em subgrave. Resumindo: Quake Gold 12 - caro, mas toca muito! Bicho Papão 15 - barato, mas exige caixa grande. Lightning Audio 12 - bom preço, mas só vai descer. Kenwood 12 - bom preço, não é o ideal, mas vai tocar bem grave e subgrave. É o melhor na minha opinião. O problema seria somente potencia, mas como você tem o SD1200 com força o suficiente é só comprar os subs e ser feliz cara!
  12. Estou atualizando o tópico com um video que eu gravei recentemente do som tocando no velho e bom quarto que apelidei de quarto do subgrave.hahaha! Eu gastei 940 reais no total incluindo parafuso, cabos, cola, madeira, massa para calafetar que sela o sub com a caixa, etc. Ficou barato pra caramba! https://youtu.be/SpQFmeQ6R2A MTX RT04 12 250W 4ohms Caixa 120L 39hz TEAC SW 300 200W 4ohms Caixa 56L 65hz Modulo Bbuster 1600GL Fonte ATX Satellite 600W Thonet & Vander Vertrag 2.0 Um segredinho: Eu passei cola de secagem ultra rápida para aumentar a rigidez dos cones dos subs sem aumentar o peso, e senti que realmente os subs sobem mais assim. Fiz uma especie de reforço em estrela. Putz, ia postar as fotos mas não tenho.
  13. Eu recomendo o mesmo sub que o LEOHz http://www.lojadosomautomotivo.com.br/alto-falante-subwoofer-quake-gold-1000w-rms-12-polegadas.html Já que você pode gastar até 1000 em cada pelo que eu entendi Deixe pelo menos 70L para cada sub e sintonia final em 30hz pelo menos que vai ficar uma patada no peito! Mas tenho que insistir no que já disse em outros tópicos: Não jogue dinheiro fora com mais potencia. Quando você empurrar o cone do sub e ele não se mover com facilidade é um sinal que esse sub só vai tocar bem com muita potencia. Já o sub que afunda com a força de um dedo gera a mesma pressão sonora com menos potencia. Sub “duro” em modulo de 200W não faz cocegas = 3mm 100db. Sub macio em modulo de 200W chega ao xmax = 16mm 121db. 121db - 200W 118db - 100W 115db - 50W 112db - 25W 109db - 12,5W 106db - 6,25W 103db - 3,125W 100db - 1,5625W 1 watt e meio para gerar 100db! Mais pessoas pensam assim: Aqui no Brasil esta difícil encontrar sub com custo x beneficio para subgrave. Quando o preço é bom o xmax é baixo... FB Audio são bons, mas caros de mais. Se você morar perto do Paraguai tenho o sub perfeito para você: http://www.comprasparaguai.com.br/subwoofer-mtx-rt15-04-15-4ohm-road-thunder-300w__1705484/ Dois Quake Gold por serem de 12 rendem a mesma pressão sonora, mas exigem mais potencia. O lado negativo é que o MTX precisa de caixa maior por ser de 15 polegadas. Tenho um MTX RT04 12 desde 2016 e hoje depois de amaciar muito, o cone afunda sem eu fazer força empurrando com o dedo. Já testei em lugares abertos e fechados, grandes e pequenos, em todos os lugares o MTX sempre fez o corpo e a roupa tremer na região de 60hz a 30hz. Caixa 120L 39hz. Para tremer tudo acima de 60hz eu uso o TEAC SW300. Caixa 56L 65hz. Tenho um vídeo do MTX tocando em um quarto com pico gigante em 30hz. Eu cortei o áudio acima de 150hz para não ter problema com direitos autorais, sabe como é o youtube. A musica é Martin Garrix & Bebe Rexha - In The Name Of Love (32, 36, 41hz) original. https://www.youtube.com/watch?v=SpQFmeQ6R2A Imagine que essa sacola seja os meus pulmões! Kkkkkkkkkkkkkkkkk Tenho que gravar esse sub em locais diferentes, esse quarto faz até um sub de 8 descer até 30hz com força. Ai não vale né! Hehehe.
  14. Caramba! Não tinha visto um modulo assim. Da para usar essa técnica de sincronizar amplificadores diferentes no Punch 400.4, é só conectar a saída de cada canal como se fosse um amplificador diferente. http://www.rockfordfosgate.com/rftech/library/1997/3_Amplifiers/MAN1527A_Punch400-4_MAN.pdf Se esse for o manual do seu modulo, esta escrito que não é recomendável ligar sub abaixo de 2ohm e bridge abaixo de 4ohm.
  15. Ta ai outro bom motivo para usar essa técnica, sincronizar ganho em canais diferentes do mesmo amplificador para ser usado no mesmo sub. A não ser que o modelo da foto seja outro, o Fosgate 400.4 não tem 4 ganhos: Edit: Pesquisando no site da Fosgate descobri que essa PUNCH EQ na verdade é o famoso bass boost em 45hz. Não use isso! Chega a aumentar até 18db em 45hz, se usar isso com frequência era uma vez um bom subwoofer.
  16. Valeu pela resposta! O pessoal do fórum deve achar que eu sou meio maluco, em um tópico defendo a ideia de comprar sub simples para não gastar com modulo potente, em outro tópico mostro como usar dois módulos para alimentar um sub só. Hahahaha! No final das contas o apaixonado por subgrave gosta desde o sistema de som simples até o mais caro, desde que faça tremer a mandíbula, caixa torácica, olhos, nariz, couro cabeludo, cabelo, roupas, pernas, costas, abdômen e até o saco! Quem lembra desse tópico? https://autoforum.com.br/topic/130562-um-grave-absurdooo/
  17. Caramba! Foi mal galera eu postei o link antigo das primeiras musicas que upei... Hahahaha! Aqui esta o segundo: https://www.4shared.com/rar/xEuYqYXiei/Bass_2.html
  18. Genial o que esse cara pensou meu! Sim, eu deixei bem claro que o volume deve ser o suficiente somente para levemente sentir o alto falante se movendo. Só eu que fiquei igual esse cara quando vi o video?
  19. Esse cara é um gênio! Ta eu sei, só estou dizendo isso por que estou muito impressionado. Eu acompanho o canal de um britânico faz anos e ele sempre mostrou como não é necessário gastar rios de dinheiro para ter um som descente e forte. O nome do canal é barevids. Vamos lá: Isso só funciona com subs de bobina dupla! Como sincronizar dois ou mais amplificadores sem nenhum equipamento eletrônico como multímetro, osciloscópio, etc.?! Isso parece impossível, mas não é! Para quem entende inglês é só ver o vídeo: O segredo meus caros é um equipamento um tanto complexo, mas ao mesmo tempo mais barato possível e acessível que existe no mundo, o tato. Isso mesmo, os dedos! Tome cuidado para não fazer isso com o volume alto para não torrar a bobina! Deixe bem baixo para apenas sentir beeeem levemente o cone se movendo. Do contrario a bobina pode queimar por que o que refrigera a bobina é o movimento da mesma. O ganho vai ficar o mais alto possível antes de clipar, o que é ajustado com o led clip do amplificador, o que muda é só o volume do que esta gerando o sinal de áudio mesmo. O truque é ligar cada amplificador em cada bobina dos subs. Assim: Para fazer o teste é necessário inverter a alimentação de somente um amplificador para os alto falantes. Assim: Use um smartphone, pc, notebook, gerador de tom, etc. com frequência fixa de preferencia 20hz. Deixe o volume o mais baixo possível até ser possível apenas sentir o movimento dos subs e vai ajustando o ganho. Quando você sentir que o cone esta completamente parado, pare de girar o ganho dos amplificadores. Agora ligue com a polaridade correta o amplificador aos subs que eles vão voltar a se moverem corretamente. Esta pronto! Isso serve para subwofoer, woofer, midbass, ou seja, qualquer alto falante que vai tocar de médio grave até subgrave. Só postei isso aqui no fórum pq quando amplificadores estão fora de sincronia os subs se movem fora de fase o que gera cancelamento de onda e faz com que algumas frequências fiquem tão baixas que parecem não existir. Resumindo: Esse método vai te dar mais SPL e qualidade ao mesmo tempo!
  20. Foi mal eu não deixei claro que são 4 subs nessa caixa gigante. Todos os subs de 12 que simulei estão em 4 unidades na mesma caixa. Queria mostrar que mesmo com 4 subs de 12 simples o projeto fica mais barato que com 1 de 15. Mas a verdade mesmo é que eu gosto sim desses projetos com subs de 15 ou até 18 polegadas, eu queria montar um assim. O problema é o preço que desanima. E ainda tem o fato da borda e aranha serem muito duras nesses alto falantes só para vender modulo. Mas continuem postando projetos grandes e caros. É um colírio para os olhos esses walled! Ah! Sobre o de 15 trabalhar com metade do xmax, isso só aconteceu com o brahma o FB com seus 25mm teve usar somente metade da potência para não ser danificado. Sem falar que o meu MTX RT12 de 16mm não chegou nem na metade do xmax aplicando metade da potencia suportada e ainda rendeu o mesmo em SPL.
  21. LEOHz, verdade cara não estou querendo desmerecer sua experiencia em sistemas de som, gostei muito dos seus projetos que vi aqui no fórum. Mas o que vc não percebeu é que na verdade o sub de 1000W tem um conjunto magnético mais forte. É por isso que muitos PAs estão utilizando woofers com metade da potencia, mas com ímã de neodímio. Eu não quis falar sobre parâmetros T&S pq esses parâmetros mudam constantemente com o tempo e com a temperatura tb. Tenho outro gráfico que vai fazer vcs pensarem um pouco mais sobre potencia. O certo mesmo é testar na pratica não da para confiar muito em simulações eu sei. Mas eu fiz isso com meu TEAC e MTX e o resultado foi que mesmo com menos potencia consigo tirar mais subgrave de sub pequeno em caixa grande. Mas tb não vou ser estupido de ir contra a física e dizer que 1000W é menos que 200W. A questão aqui é custo beneficio mesmo, onde o único lado negativo em usar subs baratos é o tamanho da caixa. Quer economizar espaço e tem grana pra gastar, use um de 15 com amplificador forte. Quer economizar dinheiro e tem espaço para usar, use subs pequenos com amplificador médio. Edit: Caramba! O problema são os upgrades mesmo! Até meu TEAC japonês é melhor que os upgrades infelizmente... Fiz uma simulação com o FB Audio 3000 15, Bomber Upgrade 12 e o MTX RT12 Xmax: Bomber Upgrade 12 = 9,5mm TEAC SW300 12 = 10mm MTX RT 12 = 16mmm FB 3000 15 = 25mm
  22. Legal Gustavooo! Você fez o tópico que eu te dei a dica para fazer no tópico que eu fiz sobre o meu sistema de som simples, barato, mas forte. Esse assunto de subwoofer precisar de muita potencia para descer ou tocar forte é muito complexo. Mas em relação ao upgrade tocar forte. Todo bass head que se preze tem que saber que no final das contas o que gera pressão sonora é o deslocamento de ar, já cansei de ver técnicos de som aqui do brasil e engenheiros de fora do pais falarem isso de sistemas de som muito bem projetados, o que vale é o alto falante se comportando como pistão bombeando ar. Quanto maior o cone do alto falante e mais ar ele mover mais forte vai tocar. O problema é o controle do cone que quanto mais molão é o alto falante menos ele tem. Mas pelo menos em relação a subgrave, alto falante macio de 200W vai ter o mesmo desempenho de durão de 2000W. Não estou desmerecendo subs que custam caro e exigem mais potencia, por que alguns deles realmente tocam muito bem. Mas aceitem que dói menos, sub sensível desce com força tb, é só ser bem construído e ter xmax alto, o que realmente o upgrade não tem, mas mesmo assim toca forte por não exigir potencia. Esse video mostra bem como sub sensível bombeia a mesma quantidade de ar que um duro com menos potencia: Coloquem em 3min e 20seg Tenho que encontrar um video que mostra um alto falante amaciado que chegava a 2ohms, já o mesmo modelo sem estar amaciado chegava a 4ohms, ou seja, além de chegar ao xmax com menos potencia ainda conseguia tirar mais potencia do amplificador.
  23. Finalmente infelizmente substituíram o MTX RT 12 por esse que sobe melhor, mas não rende tanto subgrave: E ainda a Roadstar copiou na cara dura e esta vendendo beeem mais caro que o antigo e original da MTX: God save de original Road Thunder Mas o subwoofer foi criado em 2004 Ainda tem alguns de 15 polegadas no estoque. Corre que vai acabar! Hahahaha! Pena que eu não posso comprar agora...
  24. Esses parâmetros do mercado livre parecem ser verdadeiros mesmo e eu esqueci que o de 15 por maior e mais pesado deveria ter FS mais baixo mesmo. hehe! Sobre o tamanho da caixa eu chutei 70 justamente para não passar do Xmax. Se for aplicar menos potencia da para fazer a de 90L 33hz como o LEOHz disse. Vai ficar forte o subgrave. Boa sorte ae cara. Posta os resultados se for possível!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...