Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

joes

Distorções No Kit 2 Vias

Recommended Posts

Pessoal,

Neste final de semana instalei um módulo no carro do meu irmão, e para minha decepção, o som ficou muito ruim :( .

Ele estava com um Player e um kit duas vias CS60D nas portas (sem módulo), e eu considerava o som bem aceitável. Até certo volume ele se comportava muito bem, com boa qualidade.

Então resolvemos colocar um módulo da Stetsom TH4080 (Thunder Line), para alimentar o KIT 2 vias. Se não me engano o módulo manda 60wrms por canal, a 4 ohms. Usei só dois canais, pois posteriormente a idéia seria colocar um subzinho.

Resultado: o som está distorcendo (não precisa aumentar muito). Acho até que o som ficou pior (nos graves) do que quando estava sendo alimentado só com o Player (é sério... impressionante! :unsure: )

OBS: A fiação é de 16mm (positivo e negativo)

O que pode está acontecendo?

Abraço. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara desculpa por me enfiar not eu tópico e não saber te responder..

mas será q voce poderia me responder uma coisa?

quando o kit estava ligado no player, ele comecava a distorcer/perder qualidade quando o volume passava de qual numero? (chega até qual?)

Compartilhar este post

Link para o post

Como é o ruido? direto, varia com o motor ou é um chiado?

isso de ser varias coisas

1. RCA xingling

2. RCA passado junto ao cabo de energia

entre outras! as mais provaveis são essas

Compartilhar este post

Link para o post

Martinez,

o meu irmão ouvia baixo, mas com boa qualidade. Não tenho certeza, mas acho que dava para ir até o volume 22 ou 25 (acho).

Elias,

cara... Não se trata de ruído, mas sim de distorção (não existe ruído). O graves do mid ficaram xôxo. Se é que você me entende.

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Ganhos bem ajustados?

ôpa Felipe.

Rapaz, eu pensei que pudesse ser ganho, mas não é.

Ele inicialmente estava em 40% (entre 0 e 6v). Baixei para 25% e continuou o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um amigo que instalou o mesmo ampli num kit duas vias da NAR de kevlar, com RCAs xing-ling, num DVD da Napoli e não teve problemas, nem de interferrência e nem de distorção.

Veja direito se não é interferrência no RCA. Normalmente a intereferrência é mais facilmente notada no tweeter, talvez seja isso que esteja ocorrendo.

Estou com um problema complicado com interferrência e pretendo sanar nessa semana. Tenho um tópico em que comento a montagem do meu som, provavelmente postarei o desenvolvimento da solução lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho um amigo que instalou o mesmo ampli num kit duas vias da NAR de kevlar, com RCAs xing-ling, num DVD da Napoli e não teve problemas, nem de interferrência e nem de distorção.

Veja direito se não é interferrência no RCA. Normalmente a intereferrência é mais facilmente notada no tweeter, talvez seja isso que esteja ocorrendo.

Estou com um problema complicado com interferrência e pretendo sanar nessa semana. Tenho um tópico em que comento a montagem do meu som, provavelmente postarei o desenvolvimento da solução lá.

Oi Rafael.

Cara, interferência no RCA pode resultar em distorção? Pensei que resultaria apenas em ruído.

Por exemplo: Se o RCA estiver passando ao lado do positivo (próximo ao módulo - uns 30cm), isso poderia causar distorção?

Obrigado :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O player tem cross? Está em full? Ou tá fazendo algum corte pelo amp?

Só posso dizer o seguinte. Depois que tirei o cross do meu kit (swiss) ele tá rendendo MUITO melhor. Experimente ligar o mid direto ao amp e veja o que acontece.

Compartilhar este post

Link para o post
O player tem cross? Está em full? Ou tá fazendo algum corte pelo amp?

Só posso dizer o seguinte. Depois que tirei o cross do meu kit (swiss) ele tá rendendo MUITO melhor. Experimente ligar o mid direto ao amp e veja o que acontece.

Mojo,

deixei o amp em full, e estou fazendo o corte pelo Player. Mas não creio que possa ser isso :unsure: .

Compartilhar este post

Link para o post

está cortando em quanto o kit?? 50hz 80hz ou 125hz??

estranho essa distorção... qual o resto das configs?? grave, agudo...

eu abuso do meu kit (200w pra cada) e só distorce quando passo do volume no qual eu regulei o ganho... que no caso é 40... e dependendo do tipo de musica,d eixo o corte HPF em 63hz... e hip hop, bass etc... 100hz...

Compartilhar este post

Link para o post
está cortando em quanto o kit?? 50hz 80hz ou 125hz??

estranho essa distorção... qual o resto das configs?? grave, agudo...

eu abuso do meu kit (200w pra cada) e só distorce quando passo do volume no qual eu regulei o ganho... que no caso é 40... e dependendo do tipo de musica,d eixo o corte HPF em 63hz... e hip hop, bass etc... 100hz...

Oi Ernany.

Estou cortando em 63hz, mas o estranho é que antes de eu colocar o amplificador ele era usado sem cortes (lógico que respeitando o volume) e dava um sonzinho bem agradável. E agora, com o Amp, a impressão que tive é que ficou pior (percebo a distorção nas frequências mais baixas).

Será que pode ser aterramento? Ou pouca alimentação?

Apesar de estar usando cabo de 16mm, pode ser que exista algum ponto de falha, sei lá!

Isso influenciaria em distorção?

Outra coisa... O fato de próximo ao módulo (uns 30 a 40cm) os RCAs correrem juntos ao positivo pode causar distorção? ou apenas causaria ruído?

Abraço. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vc tentou usar o corte mais alto?? distorceu também??

que tipo de musica vc mais ouve no carro?? talvez o kit nao esteja bem instalado na porta.. e agora como vc tem amplificação.... o problema deve ter aparecido..

Compartilhar este post

Link para o post

vc tentou usar o corte mais alto?? distorceu também??

que tipo de musica vc mais ouve no carro?? talvez o kit nao esteja bem instalado na porta.. e agora como vc tem amplificação.... o problema deve ter aparecido..

Obrigado pela força Ernany.

Eu escuto todos os tipos de músicas (exceto rock pesado).

Irei tentar rever a instalação, e se conseguir alguma melhora posto aqui.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

UP!!!! [¨]

Galera, alguém poderia dar uma força adicional aí?!?!

Não consegui chegar ainda a uma conclusão. :(

Apesar de estar utilizando cabo de 16mm (positivo e negativo), será que uma conexão mau feita (tipo parafuso do aterramento) poderia influenciar em distorções no som?

Cabos xingling poderiam influenciar nesta distorção, ou apenas em ruído?

E cabos RCA passando junto do positivo (em 40cm antes do módulo), poderia provocar distorções?

Ou realmente o som de um TH4080 é pior que as amplificadas do Player?. Estou quase chegando a esta conclusão!!! :blink:

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... pode ser problema no amp.

Experimenta cortar mais alto o kit... se não resolver, aí pode ser mesmo culpa dele.

Aliás, já conferiu se não tem nenhum bass boost acionado?

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Verifique se durante a instalação nao foi feita a ligação de polaridade dos autofalantes ao contário.

2 - Tente fazer uma ligacao com cabo rca por fora, ou entao concte outra fonte de audio no ampli ( pode ser um mp3 player com cabo rca-p2)

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Kleber.

Não tem Bass boost.

Estou começando a desconfiar que seja o AMP mesmo, mas irei continuar alguns testes antes de me entregar [¨] .

Por fim, se eu não conseguir matar esta charada, mandarei o amp para a Assistência, se é que eles irão se convencer que tem um problema. Pois sabe como é, o bicho tá funcionado, só não está com o som esperado. :unsure:

supercharger,

já verifiquei a polaridade. Está ok.

Vou agora partir para colocar uns RCAs por fora (irei até trocá-los por via das dúvidas). Estou torcendo para que seja alguma interferência nos RCAs. Se bem que nunca li nada aqui no forum sobre interferência no RCA causar distorção (sempre se fala em ruído).

Irei dá uma olhada também na Voltagem que está chegando no amp. Será que uma baixa voltagem (ou aterramento insuficiente) poderia causar este tipo de problema? :blink:

Valeu pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Já ví amp com defeito que mandava tanta corrente DC pros falantes que os cones vibravam de tesão.

Acredito que o amp seja o provável causador.

Compartilhar este post

Link para o post
Já ví amp com defeito que mandava tanta corrente DC pros falantes que os cones vibravam de tesão.

Acredito que o amp seja o provável causador.

uia... vai ter uma galera querendo encher os carros com uns desses :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Oi Kleber.

Não tem Bass boost.

Estou começando a desconfiar que seja o AMP mesmo, mas irei continuar alguns testes antes de me entregar [¨] .

Por fim, se eu não conseguir matar esta charada, mandarei o amp para a Assistência, se é que eles irão se convencer que tem um problema. Pois sabe como é, o bicho tá funcionado, só não está com o som esperado. :unsure:

supercharger,

já verifiquei a polaridade. Está ok.

Vou agora partir para colocar uns RCAs por fora (irei até trocá-los por via das dúvidas). Estou torcendo para que seja alguma interferência nos RCAs. Se bem que nunca li nada aqui no forum sobre interferência no RCA causar distorção (sempre se fala em ruído).

Irei dá uma olhada também na Voltagem que está chegando no amp. Será que uma baixa voltagem (ou aterramento insuficiente) poderia causar este tipo de problema? :blink:

Valeu pessoal.

Antes de mandar o modulo para garantia/assistencia, o que eu faria entao é

Verificar alimentacao do modulo como esta, com o uso de um multimetro

Pluga um mp3 player no modulo mesmo, assim vc ja elimina seu player e seus cabos rca. (menos possiveis geradores do problema)

Compartilhar este post

Link para o post
teste o modulo em outro carro

:+1

ou entao coloque ou tro modulo no lugar para um teste.. sei la.. pega emprestado ae de alguem.. soh pra testa msm..

Compartilhar este post

Link para o post

Experimente inverter a fase de um dos alto falantes, mesmo que vc ja tenha verificado e visto que estava certo, inverta mesmo assim. É um teste que vale a pena ser feito.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...