Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Peugeot 206 - Pezinhos De 6.5 Litros

Recommended Posts

Foristas,

Estarei iniciando a construção do pezinho de aproximadamente 6.5 Litros semana que vem. O meio de transporte é um Peugeot 206 e o kit é um Diamond HEX S500s modelo antigo.

Com a finalidade de obter o volume preciso em cada peça, gostaria de dicas para a medição do volume da peça DURANTE o processo de construção; isto é, ir medindo o volume antes de fechá-lo, para saber quando ele pode ser, de fato, fechado.

O Marcelo Diana indicou usar espuma de polipropileno para dar um volume estático, fazendo cálculos de volume através dele, observando as formas geométricas. Não achei uma boa, por achar o método falho; a espuma não é homogênea. Serve mais para dar uma pré-moldada, mas não vejo forma de obter volume através da espuma...

Alguma dica? [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte... mede 6,5L de areia. Isola bem com plástico, bota a areia lá, dá uma umidecida pra ela ganhar massa, e molda o desenho do pezinho nessa areia... como se fosse o próprio. Aí, manda fibra por cima (uma camada de resina por cima da areia deve ajudar a manter as coisas no lugar... tem q experimentar, pois ainda não botei meu método em prática).

Desta forma vc tem os pezinhos no formato desejado, e com 6,5L. Vc deixa pra fazer o fundo depois que remover a areia.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à espuma, ela cresce bastante... vc faz uma peça, mas depois tem que cortar e lixar (tão fácil qto um isopor) pra deixar no formato certinho. É uma boa opção de molde também.

Compartilhar este post

Link para o post
Seguinte... mede 6,5L de areia. Isola bem com plástico, bota a areia lá, dá uma umidecida pra ela ganhar massa, e molda o desenho do pezinho nessa areia... como se fosse o próprio. Aí, manda fibra por cima (uma camada de resina por cima da areia deve ajudar a manter as coisas no lugar... tem q experimentar, pois ainda não botei meu método em prática).

Desta forma vc tem os pezinhos no formato desejado, e com 6,5L. Vc deixa pra fazer o fundo depois que remover a areia.

Bom, pelo q eu imagino algo com uma litragem certa é igual o kleber falou...

-faça a base do pezinho, já faz gde pra ter um espaço em volta...

-tenha em mãos 6,5lts de areia umidecida...

-espalhe em cima da base e de o formato, fazendo igual uma escultura mm..

-faça a camada de fibra por cima disso td...

-fixe o aro do falante...

-abra a fibra e tire a areia de dentro...

-engrosse td parte de cima do pezinho e de o acabamento com o carro...

*detalhe: qdo for esculpir na areia o pezinho, já deixe + - posicionado o aro do falante, caso queira um direcionamento mais exato...

Compartilhar este post

Link para o post

o método da areia perece ser o melhor, tb pode tentar com Isopor.

Ou Cacular por Integral Tripla [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

fiz metade da carenagem da minha moto em fibra com base em uma massa d modelar q meu mestre da fibra conseguiu... hehe :rolleyes:

mas num final d semana queria fazer pra hora um paralamas e tinha uma unica

opcao na mao: argila.... acho q dai fecha todas pra ti... :)

mas tem q resinar c/ a argila ainda molhada pq se secar ao ambiente ela vai quebrar.. a nao ser q tu tenha um super forno industrial pra ela... hehe

pra nao sujar a resina eu modelei, larguei um filme plastico em cima e resinei.... ficou otimo!!!! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bilau, tou lendo tds as mensagens que tu deixas no MSN...

Só tou sem tempo de responder... Mas, se Deus quiser, me livro amanhã da UFPE!

Aí teremos tempo para passar o restante dos cabos.

E a parada do terminal... eu não entendi.

:*

Compartilhar este post

Link para o post

Voz ultrafina DETECTED! o-o-

Concordo com os posts acima. Coloca espuma de poliuretano, ou compra um bloco de isopor, e modela ele do jeito que vc quer o pezinho. Aí é só jogar a fibra por cima. Depois derrete o isopor com algum solvente, não lembro qual. Fácil, fácil!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com os posts acima. Coloca espuma de poliuretano, ou compra um bloco de isopor, e modela ele do jeito que vc quer o pezinho. Aí é só jogar a fibra por cima. Depois derrete o isopor com algum solvente, não lembro qual. Fácil, fácil!

Creio eu que o isopor seja dissolvido pela resina. Quase certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio eu que o isopor seja dissolvido pela resina. Quase certeza.

Nada que uma camada de crepe no isopor não resolva. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

ainda prefiro a precisao e "moldabilidade" de massa ou argila... ;)

a fibra jah sai pronta!!! eh soh dar acabamentinho pra alisar... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pelo que eu entendi, serve apenas para moldar...

...mas e para medir o volume?

Compartilhar este post

Link para o post

Medir acho que vc mede usando a velha técnica das garrafas PET mesmo.

Aproveita e já molda num formato mais original:

campeonatodeareia.jpg

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pelo que eu entendi, serve apenas para moldar...

...mas e para medir o volume?

exato... ;)

pega umas pets ou qualquer outro recipiente q tu conheca o volume... completa com argila e trabalha se comprometendo a utilizar apenas aquela argila selecioana, sem tirar nem por... :)

ps.: p/ ajudar na modelagem... trabalhar c/ as maos molhadas cai bem... se deixar fugir muita argila pq tah se atrapalhando muito pra trabalhar... ateh adiciona alguma coisinha no bom senso... ;) mas nao se assuste... a precisao eh muito grande... maior do q casas decimais em calculos de volume se tu trabalhar c/ pecas solidas... ai faz curvas... jah tem q calcular a funcao q a resina gerou no isopor, calcular a integral... e vai embora... ehaueha... pensando bem... chega d calculos... vai na massa :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Calcula o colume e enche de agua umas duas ou três bolas de aniversário daquelas mais grossas ou umas camisinhas. Parece bobeira mas dá certo sem fazer muita sujeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Calcular por Integral Tripla [¨]

:+1:+1

:vts:vtso-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Calcula o colume e enche de agua umas duas ou três bolas de aniversário daquelas mais grossas ou umas camisinhas. Parece bobeira mas dá certo sem fazer muita sujeira.

Se a camisinha estourar, vai dar mó mer**... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

HUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUAH

Bom, ressuscitando... começou com alguma idéia? eu tenho algumas fotos de como foi montado o pezinho do Gujis no Golf q ele tinha, mas estão no escritório... na segunda eu posto elas pra vc....

Compartilhar este post

Link para o post

acho que a ideia da argila é a melhor, mais não sei quantos Litros tem em 1kg...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bilau, viadagem tem limite...

Precisa medir durante o processo não...

Mede quando terminar... Pegue uma garrafa daquelas de 5L a Indaiá e bote do lado do pezinho... Vá tentando imaginar algo 1,5L maior que aquilo...

Kkkkkkkkkkk... Vc consegue, acredite em si mesmo!

Não, mas sério msm, é "facil" acertar o volume...

No primeiro pezinho não, mas vc já tem toda uma prática, dá para acertar na boa...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

e ainda vai engravidar o pezinho!!! aahuuhauhauhauha ]u[ :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Se houvesse algum material que tivesse a consistência dessas massinhas que as crianças brincam, fosse parcialmente anti-aderente, não endurecesse, não mudasse consideravelmente suas características em altas temperaturas, vendesse por kilo e não custasse um absurdo, seria muito interessante para várias pessoas por aqui.

Ps. Para os professores de português de plantão, eu sei que a sentença acima ficou feia pra kct!

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não daria pra fazer uma massa de areia e cimento na proporção de uns 15 por 1 ou uns 20 por um, tipo moldes que se usam em fundição ?

Essa massa " podre " seria bem facil de quebrar depois.

Os que eu fiz aqui foram confeccionadois por partes. Primeiro fazia o aro e a parte logo atraz pr adar fixação. Logo em seguida começava a fazer a perna dele com fibra e ia medindo com garrafinha pet de 500ml enxendo-a de bolinhas de isopor. Conforme o tamanho eu aumentava a fibra e media... Só que demora pois tem q deixar a fibra secar entre as etapas...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...