Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[GM Celta] SQ de baixo custo com grande potencial

Recommended Posts

Esse set é de um user aqui do fórum, o Yuri, que me pediu pra fazer a instalação. Fulls em peitinhos (sem tw), midbass nas portas e sub de 8" na mala.

 

O interessante é que é formado por equipamentos simples mas de grande potencial:

 

Fulls Tangband W3 (cone de fibra de bambú).

Mids CS50B série antiga;

 

Ambos tocados em um Wharf Flatlight, os fulls nos canais dianteiros (cross variável highpass até 500Hz) e os mids nos traseiros (<500Hz).

 

Sub Keybass Black Panther 8" em dutada

Amp B52 (não tenho o modelo aqui)

 

Player CDA117 Alpine.

 

Está na fase de confeção dos peitinhos. Na verdade, estão parados há alguns dias, pois não encontro fibra de vidro em canto algum. Achei resina depois de muito rodar. Amanhã vou atrás novamente, pra não atrasar o serviço.

 

Os fulls. Peitinhos pra eles são mais chatos de fazer, pois o falante é muito comprido.

p1010121rq.jpg

 

p1010122vv.jpg

 

Estou sem fotos da fase de direcionamento, desculpem...

 

Saídos da fase de direcionamento e pós-alinhamento, deixando a máxima simetria. O direcionamento é levemente cruzado, algo como um cruzamento lá no banco traseiro.

p1010115j.jpg

 

p1010114b.jpg

 

Baffles colados, estrutura montada em cima da estrutura antiga, que foi posteriormente removida.

p1010116h.jpg

 

p1010117pe.jpg

 

p1010118ae.jpg

 

Marcando os pontos de colagem

p1010119p.jpg

 

Tecido colado

p1010120kr.jpg

 

Já estão resinados, esperando apenas a fibra para a laminação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae Kleber,

 

Aproveitando q tu apareceu aqui...

 

Montei meu som lah no André na DolbyCar... Tu mora aqui perto de casa, em águas claras, qnd tiver um tempo avisa ae... pra tu dar uma olhada no meu set... e ver se tem alguma sugestao... rs

 

Abraços.... Vlw..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu moro bem longe de águas claras... hehehehehehe. Moro no Jardim Botânico.

 

Aparece no próximo encontro! Tá bem animado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkk nussa...

 

eh longe demaisss !!! kkkkkkkkkkkkkkkk

 

naum sei onde vi q tu morava em aguas claras.. mas eh tipo do outro lado do mundo !! kkkkkkkkkkkkk

 

Mas beleza.. no proximo encontro eu vou sim !!

 

Abs....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Kleber!!

Tava meio sumido no fórum ,quando olhei um tópico teu e sendo de um celta..E por possuir um ..Ai fiquei bem curioso,chamou atenção !!!.... Será se esse será finalizado????Acho que sim né....rrsrsr

 

Mas tirando a gozação e sei que não vai ficar chateado comigo!!

Pelo que entendi Kleber ,não vai ter TW ?

E a escolha de phanter foi show!!!O cliente vai ficar bem satisfeito com o grave pois não irar faltar ....O uso, em meu residencial ,mas numa caixa selada , me arrependo deveria o ter feito em dutada, mas já foi ,não mexo mais nele.

 

Sobre a caixa dutada.Foi simulada ?

Se foi e puder posta o resultado e os gráficos com as curvas.

Tu és um cara bem tecnico ,posta passo a passo que antecedem a parte prática o que vem antes de meter a mão na massa (que é o projeto em si)

Valeu e acompanhado

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antônio, não simulei ainda. Na verdade, será uma caixa provisória. Devo fazer algo por volta de 19L @ 35Hz.

 

O Yuri fez uma coisa que eu acho louvável... escolheu bons equipamentos e se preparou pra fase de instalação, por isto mesmo ainda não fechou o set de graves. O amp B52 ele já tinha, e o panther será um sub provisório, até vir outro sub, ou, quem sabe, se ele gostar do panther, um segundo.

 

Ele mesmo quem escolheu o W3. Disse que testou em casa e gostou muito, inclusive dos agudos. Vou deixar um resistor de uns 5R em série com os fulls, pra dar um fôlego a mais no top-end.

 

Detalhe que ele está saindo de um set de SPL... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando Kleber e Boa sorte...

Editado por rjrmotta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Ele mesmo quem escolheu o W3. Disse que testou em casa e gostou muito, inclusive dos agudos. Vou deixar um resistor de uns 5R em série com os fulls, pra dar um fôlego a mais no top-end.

 

Detalhe que ele está saindo de um set de SPL... :vts

 

Não entendi kleber!!Qual é a função do resistor ?è pra atenuar o que?

E ele vai conseguir descer ate o mid bass e subir ate aonde a TW responde ????

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi kleber!!Qual é a função do resistor ?è pra atenuar o que?

E ele vai conseguir descer ate o mid bass e subir ate aonde a TW responde ????

 

Então, o resistor em série ajuda a aplicar um pouco mais de potência nas altas. Em série, quanto maior a impedância, mais potência recebe. Logo, um resistor de 4 ohms e um falante de 8, em tese, 1/3 fica pro resistor, 2/3 pro falante. Se a impedância sobe a 16, 1/5 fica no resistor, e 4/5 vão pro falante.

 

Olha a curva de impedância do falante em questão:

 

w3-1318sa_b.JPG

 

Ou seja, nos 20k chega a mais ou menos 15 ohms. É uma forma de equalização passiva. Muitas vezes é preciso escolher MUITO a forma de atenuar um falante. L-pad é mais neutro, Rsérie dá uma colorida. Ambos atenuam, mas cada um tem vantagens e desvantagens.

 

Acho que o corte deva ficar por volta dos 250Hz pra não modular muito os agudos. Mas aí só na fase de acerto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o resistor em série ajuda a aplicar um pouco mais de potência nas altas. Em série, quanto maior a impedância, mais potência recebe. Logo, um resistor de 4 ohms e um falante de 8, em tese, 1/3 fica pro resistor, 2/3 pro falante. Se a impedância sobe a 16, 1/5 fica no resistor, e 4/5 vão pro falante.

 

 

Ou seja, nos 20k chega a mais ou menos 15 ohms. É uma forma de equalização passiva. Muitas vezes é preciso escolher MUITO a forma de atenuar um falante. L-pad é mais neutro, Rsérie dá uma colorida. Ambos atenuam, mas cada um tem vantagens e desvantagens.

 

Acho que o corte deva ficar por volta dos 250Hz pra não modular muito os agudos. Mas aí só na fase de acerto.

 

Kleber por que tu não usa o NOTCH FILTER E Zobel já que tem a curva de impedâcia do falante .Com esse recurso tu corrigiria a elevação da impedância para as altas frequencias que é causada´pela a indutancia da bobina utilizando o circuito ZOBEL e o NOTCH FILT corrigiria o pico de impedância. Mas isso se for usar cross pasivo,se for ativo não rola .

 

Já o L-PADs(LOSS PADS,rede de perda ) é mais utilizado para contornar a diferença de sensibilidade entre o falantes .É a ligação de um resistor em série e um outro em paralelo com o falante desse forma ele não altera a caracteristica do falante ,a alteração da impedância é a minima .O que não ocorre se ligarmos apenas um resistor em serie (o que faz o amplificador enxergar uma impedância bem diferente ).

Se for utilizar não use os verdes pois esquentam muito mais que os ceramicos brancos e utilizem fita de alta fusão pois as fitas comuns não suportam altas temperaturas.

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O notch talvez entre, vai depender do que revelar o RTA.

 

O zobel atua de forma diferente. Ele apresenta ao amplificador uma impedância mais "constante" (apenas na fase puramente indutiva da curva de impedância), mas o efeito prático, NESTE CASO será nenhum. Digo este caso, pois o corte será ativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ih, o cara deixou com o Kleber para fazer? Coitado, o negócio não vai ficar pronto nunca!

 

Bem legal, eu gosto de projetos com fullranges. Já usei inclusive, mas tem que ser carro silencioso. Em carro barulhento falta volume, principalmente no meu caso, que ando mais em pista para ajudar. Bom, pelo menos foi o meu caso.

 

Agora precisa escolher um nome para o projeto dos peitinhos. Eu ia de Shyla Stylez, ou se for vintage, Minka.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualé, só os do meu carro que não saem. Pros outros sempre saiu no prazo... hauhauhauhauhauhau.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ih, o cara deixou com o Kleber para fazer? Coitado, o negócio não vai ficar pronto nunca!

 

 

 

:+1

 

Qualé, só os do meu carro que não saem. Pros outros sempre saiu no prazo... hauhauhauhauhauhau.

 

E cadê as tetas do DIY?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

duvido que ele não goste do panter o volume ta perfeito, mais que isso fica meio fraco, menos que isso não curti perfeito acompanhando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

praticamente igual o meu set!

 

Vamos ver se com "cliente" pressionando o Kleber termina o serviço! uaehuaehuaeuaeh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Feriadão ainda sem fibra.

 

Se não chegar na segunda, o jeito vai ser apelar pra fita telada, que é de fibra, mas é mais enjoada pra trabalhar, tem trama muito aberta, exige mais camadas...

 

É o jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraca um projeto bem ousado pra quem ta saindo de spl!!! uma mescla de equipamentos tb, entre hi-end e basicos, bem interessante, uma pergunta? se nao usa mdf? caramba da um puta trabalho fazer estes aros em aglomerado, principalmente no acabamento final... emfim mas bem bacana o set acompanhando...depois quero saber se o dono do carro vai curtir o grave rsss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraca um projeto bem ousado pra quem ta saindo de spl!!! uma mescla de equipamentos tb, entre hi-end e basicos, bem interessante, uma pergunta? se nao usa mdf? caramba da um puta trabalho fazer estes aros em aglomerado, principalmente no acabamento final... emfim mas bem bacana o set acompanhando...depois quero saber se o dono do carro vai curtir o grave rsss

 

Não é aglomerado, é compensado. Não tem razão pra usar MDF ali (que é mais chato pra cortar, compensado é igual manteiga na tico-tico). Até porquê esse aro é apenas a base onde o falante se fixa, e ainda vai ganhar MUITA massa por cima. Então não precisa ficar bonitinho, e sim funcional. Dele não depende o acabamento. Haverá um aro externo, este sim será feito com capricho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal o set, simplicidade master!

 

w3-1318sa_b.JPG

eu não confiaria nessa curva aí

o falantinho simplesmente morre depois de 8K, não acompanha mais os médios

pra tocar de forma a dizer que realmente não precisa de tweeter, só se tiver um bom EQ envolvido pra puxar um tanto nas altas e se o ouvido do ouvinte for sensível até a tw de seda

ao menos é a MINHA opinião sobre eles

mas como tu vai fazer este esquema aí de usar um resistor pra melhorar a resposta nos agudos, já não posso falar, pois é algo q nunca testei

 

espero que dê tudo certo

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que dê. O dono ouviu em casa e gostou. No máximo, uma puxadinha no EQ deve corrigir qualquer coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que dê. O dono ouviu em casa e gostou. No máximo, uma puxadinha no EQ deve corrigir qualquer coisa.

é, confesso que além de tudo sou meio surdo (ou fã?) em relação aos agudos, tanto que gosto dos tweeters metálicos

no meu caso já testei o meu full sem tweeter e pra dar um up usei um "efeito" da DXZ786, não lembro o nome agora dele, mas a função é puxar os os agudos nos MP3 de baixa amostragem (a curva deles começa a cair bem antes que nos de alta amostragem ou losless)

a resposta melhorou muito mesmo, mas puxou o hiss junto...

acredito que amplificados (os meus estão direto no player) fique ainda melhor

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...