Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gboff

UP Novo trio

Recommended Posts

Boa noite a todos,

tenho um trio simples no meu corsa hatch, vide assinatura, e quero melhorar um pouco a potencia e qualidade.

Os equips que quero utilizar:

2x Oversound 15 G-400-(50 a 150hz) (comprado)

2x Oversound OVS-8L-(150/250hz a 1200hz) (comprar)

2x Oversound DTI4626-(1200hz+) (já tenho)

1x Soundigital SD1000.1D (já tenho)

1x DBsound dB600.1D (comprar)

1x Taramps T200D (já tenho)

1x Crossover Stetson STX84 (já tenho)

1x Bateria moura de 150-200A (comprar)

Cabeamento conforme especificado nos manuais.

A unica coisa que vou passar adiante vão ser os 550w12.

Andei simulando o 15G-400 e gostei dele, a resposta está bem melhor que meus 550w12, seguem os gráficos:

transfermagnitude.th.png

excursion.th.png

delay.th.png

spl.th.png

maximuspl.th.png

DUVIDAS:

Essa caixa que simulei ficou boa ou preciso melhorar algo nela?

Fiquei com uma duvida em relação aos graficos "Maximum SPL" e "SPL". Porque o grafico "SPL" fica com uma curva harmoniosa e o "Maximum SPL" fica com esses picos grotescos?

Como interpretar a parte "Vents" do WinISD, o programa "diz" se vai soprar o duto? Caso positivo, onde e como ele indica isso?

ventsk.th.png

Segue rascunho do projeto:

projetonovo.th.png

As caixas serão dutada para a via de graves e selada(ou dutada é melhor?) para médios e agudos.

Caixas de graves MDF 18mm e de médios/agudos MDF 15mm.

Caixa de grave 80L brutos, sintonia em 50hz usando duto retangular;

A caixa dos médios e agudos ficou com 18L brutos, ou então 10L brutos somente para o OVS-8L. Qual a melhor configuração?

Conforme forem surgindo duvidas vou postando.

Agradeço a atenção de todos,

Guilherme

EDIT: rascunho postado

Editado por gboff

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita.. um tópico bem elaborado, a galera vai ficar perdida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se tu perguntasse "qual estuca mais" ia encher de palpite! ;)

Enfim, vamos às dúvidas:

O gráfico de "Maximum SPL" tá confuso! :S E a sintonia tá alta, mas esse falante não pode querer abusar, que ele abre o bico! Então, digamos que é quase o melhor que tens a tirar dele!

Você devia dar uma olhada na caixa que o rodrigo carvalho postou:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=34158

Quanto ao falante, eu ainda insisto: devias tentar um bruthus 1200 / 15sub600c.. custam pouco mais de 300 dinheiros e tocam BEEM mais!

A caixa dos médios e agudos ficou com 18L brutos, ou então 10L brutos somente para o OVS-8L. Qual a melhor configuração?

Médio não tem tanta exigência não, pois o complicado é fazer render o grave! COmo eles não vão tocar o grave.. 10litros selados tá bom demais! Se der, faz uma cornetinha na frente, que dá um ganho a mais! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Nao seria melhor usar um WPU 450w rms? sei que um trio com os alto falantes iguais, mesma marca fica mais bonito.. mas, sei lá, parece que eesse de 15" da Over nao me "enxe os olhos"!

Compartilhar este post

Link para o post

eu iria no 15-c

a diferença de preço não é tão grande e toca muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita.. um tópico bem elaborado, a galera vai ficar perdida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se tu perguntasse "qual estuca mais" ia encher de palpite! ;)

Enfim, vamos às dúvidas:

O gráfico de "Maximum SPL" tá confuso! :S E a sintonia tá alta, mas esse falante não pode querer abusar, que ele abre o bico! Então, digamos que é quase o melhor que tens a tirar dele!

Você devia dar uma olhada na caixa que o rodrigo carvalho postou:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=34158

Quanto ao falante, eu ainda insisto: devias tentar um bruthus 1200 / 15sub600c.. custam pouco mais de 300 dinheiros e tocam BEEM mais!

Médio não tem tanta exigência não, pois o complicado é fazer render o grave! COmo eles não vão tocar o grave.. 10litros selados tá bom demais! Se der, faz uma cornetinha na frente, que dá um ganho a mais! :legal:

Valeu pelo elogio

Eu tinha visto o topico dele já... a caixa que ele simulou, há meu ver, ficou quase igual a minha

a unica diferença aparente é que a dele tem -2,8db em 50hz e a minha tem -1,2db, porem a dele é mais plana, o pico gerado nos 60-70hz é menor que o meu

Esses falantes da over tem fama de "quiemões"?

Os meus 550w12 tambem pareciam fragéis logo quando começei a usar, agora acho que se acostumaram a "levar lenha"

Queria pegar eles pra poder usar o mesmo modulo com quase nada de "sobra", se eu pegar os sub/brutus 600 vai faltar modulo e não queria vender o SD1000 pra pegar o SD1500, pois na maior parte das vezes acho mais que suficiente o meu som, só sinto aquela deficiencia no grave que um woofer de 12" pra medio nao consegue dar

A respeito do médio re-projetei a caixa, vou usar cone curto nos drivers fazendo com que a caixa tenha 11L brutos selada, pelo menos assim a caixa nao vai ficar na nuca de quem for atras

espaço pra cornetinha na frente se pá até tem, o padrão de dissipação da corneta é feito como se fosse num driver?

Ex: se eu quiser que o som do falante abra mais para os lados que para cima/baixo faço ela com o angulo mais aberto pros lados do que pra cima?

Agradeço a atenção,

Guilherme

EDIT:

Sou um dono consciente, por mais que meus neuronios pirem o cabeção com alcool eu sei o limite do som. Será que mesmo cuidando do "uso" corro riscos com o falante?

Editado por gboff

Compartilhar este post

Link para o post

Nao seria melhor usar um WPU 450w rms? sei que um trio com os alto falantes iguais, mesma marca fica mais bonito.. mas, sei lá, parece que eesse de 15" da Over nao me "enxe os olhos"!

Sei que a linha WPU da selenium é muito boa, um amigo que tem PA usa a mais de 15 anos 1 par deles e ainda não foram pro "pau"

Se fosse o caso de trio monomarca era só pegar os medios com os 8pw3 da selenium, os driver passariam imperceptiveis ao olhos, mas eu tenho uma "maldita" mania de querer inovar e ser diferente, por isso quero continuar na linha Oversound, eu usei e aprovei... Selenium todo mundo tem por aqui dai não vejo tanta graça em ter mais um som "Selenium"

Agradeço a atenção,

Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

eu iria no 15-c

a diferença de preço não é tão grande e toca muito mais.

Com toda a certeza se eu fosse fazer tudo do inicio, módulos, cabos, etc... seriam uma ótima opção, porém como quero utilizar o mesmo modulo que tenho e a verba ta meia curta, estou pendendo para no máximo falantes que cheguem aos 1000rms/par. Muito acima disso os gastos ficam fora de alcançe.

Agradeço a atenção,

Guilherme

Editado por gboff

Compartilhar este post

Link para o post

Olhei o tópico do Rodrigo Carvalho e vi que a caixa indicada para o SUB15-C é de 90L, a minha caixa com 80L/falante já vou quase até o teto do carro com a caixa de médios emcima.

Com 90L vou ser obrigado a tirar o rack que uso atras do banco, e isso eu não cogito idéia pois não sou nada a favor de furar os bancos e mesmo assim nao teria espaço lateral para fazer um rack embutido nas laterais.

E uma dúvida que ficou para trás:

Como interpretar a parte "Vents" do WinISD, o programa "diz" se vai soprar o duto? Caso positivo, onde e como ele indica isso?

ventsk.th.png

Agradeço a atenção,

Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

se a questão é essa então vai sem medo do 15g400.

sobre a caixa e vents não posso opinar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

"espaço pra cornetinha na frente se pá até tem, o padrão de dissipação da corneta é feito como se fosse num driver?

Ex: se eu quiser que o som do falante abra mais para os lados que para cima/baixo faço ela com o angulo mais aberto pros lados do que pra cima?"

sim, sim!

Compartilhar este post

Link para o post

opa

vou dar um UP no tópico, em março vo mandar vir os falantes e queria mais opiniões sobre a caixa e principalmente na parte dos dutos, pois os meus que uso agora dao a impressao de soprar

vamo la gurizada, opinem

Compartilhar este post

Link para o post

opa

vou dar um UP no tópico, em março vo mandar vir os falantes e queria mais opiniões sobre a caixa e principalmente na parte dos dutos, pois os meus que uso agora dao a impressao de soprar

vamo la gurizada, opinem

Boa Tarde

Olha eu uso outra versão do WinISD q tem a opção Vent Mach, q deve ser essa end correction, o programa diz q até 0,16 está OK, como no seu caso o End Correction está 0,07 deve estar perfeito.

Manda ve nessa caixa mesmo e depois posta as opniãos desse falante já q parece q nimguem usa, vai q seja uma ótimo opção custo beneficio.

Abraç e bom som :legal:

Ps: se tiver algo errado sobre a minha conclusão do vent match me corrijam.

Compartilhar este post

Link para o post

em outro tópico recente vi alguns comentários dizendo que até 0,30 não sopra.

porém, quanto mais baixo o valor melhor.

se tiver errado favor corrigir []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Gurizada, fim de semana rendeu...

Quinta chegou a chapa de MDF 18mm e os materiais dos quais eu precisava, começei a cortar a madeira as 18h com um serrote e terminei as caixas as 21h. Os falantes chegaram na sexta.

Percebi que vou precisar mudar meu rack dos modulos, pois o SD1000 encosta na caixa, vou fazer os modulos embutidos no rack acho, depois de terminar o acabamento geral das caixas vou analizar o que fazer com o rack

Seguem as fotos de sabado demanha.

Falantes novos:

p1000015xm.th.jpg

Oversound 15G400 8ohms

p1000016j.th.jpg

Aqui começando a montagem da caixa, caixa ainda com alguns desniveis na madeira e "quadrada":

p1000019g.th.jpg

p1000020y.th.jpg

p1000022k.th.jpg

Aqui montando a caixa e passando a mistura (cola+serragem) pra vedar as quinas:

p1000023y.th.jpg

Detalhe do rebaixo que fiz para o falante ficar embutido na caixa:

p1000024yf.th.jpg

Aqui as caixas montadas e ja com as quinas arredondadas:

p1000026s.th.jpg

p1000027.th.jpg

p1000028.th.jpg

p1000030o.th.jpg

Amanhã vou comprar 2 presilhas que vou precisar usar pra prender uma caixa na outra, os cabos (acho que 2x4mm² está bom né?) e parafusos que eu usei todos em uma caixa só, depois vou montar a caixa que faltou e terminar de passar a cola+serragem.

Conforme o andamento da montagem e acabamento das caixas vou postando aqui.

EDIT: esqueci de perguntar tem algum problema em forrar com carpete ou courvin liso a parte interna do duto?

Abraços

Editado por gboff

Compartilhar este post

Link para o post

Já que a universidade fez feriadão essa semana de carnaval, das 18h as 22h eu podia meter a cara nas caixas e aqui esta o resultado do acabamento da caixa dos graves e o inicio da construção da caixa de médios e agudos.

Courvin na parte frontal e superior e carpete nas laterais, fundo e inferior:

p1000042q.jpg

p1000043j.jpg

p1000044c.jpg

Detalhe do rebaixo para o falante:

p1000045.jpg

Detalhe do acabamento entre as duas caixas:

p1000041k.jpg

Caixa no carro e teste da caixa de médios emcima

p1000034c.jpg

p1000035.jpg

p1000036y.jpg

As caixas de médios serão feitas em fibra, essa semana vou comprar a resina e fibra e o carpete e courvin que faltou pros dutos e pra caixa de medios.

Acho que sexta ou domingo já dou a primeira camada de fibra na caixa dos medios e termino o acabamento nos dutos da caixa de grave.

Abraços

Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Cara parabens pelo trabalho, show vai ficar as caixinhas de medios, queria saber trabalhar com fibra mas nunca tentei...mas cara como assim serrote? vc cortou todo mdf 18mm usando um serrote comum? até os baffles? Haja braço...na tico-tico ruimzinha ja apanho...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara parabens pelo trabalho, show vai ficar as caixinhas de medios, queria saber trabalhar com fibra mas nunca tentei...mas cara como assim serrote? vc cortou todo mdf 18mm usando um serrote comum? até os baffles? Haja braço...na tico-tico ruimzinha ja apanho...

Valeu kaue

eu tambem nao sei trabalhar com fibra, mas vou aprender :vts

o serrote só usei para cortar as partes retas

os baffles cortei com o tico-tico bem de boa pra nao quebrar as engrenagens denovo

abraço

EDIT:

o que usar de médios no sistema?

oversound ovs-8l 8 ohms ou selenium 8pw3 8ohms?

lembrando que o over é mais caro e ainda vou pagar frete para trazer

Editado por gboff

Compartilhar este post

Link para o post

trabalho de primeira!!

muito top o acabamento, Parabens!!

que material é esse que vc usou na caixa??

sobre os 8"

acredito que os pw3 já dêem conta do sistema, o over ovs-8L é bem mais top que o pw3. e bem mais caro tambem.

tem o over 100w8, mais ai já prefiro o pw3.

Compartilhar este post

Link para o post

trabalho de primeira!!

muito top o acabamento, Parabens!!

que material é esse que vc usou na caixa??

sobre os 8"

acredito que os pw3 já dêem conta do sistema, o over ovs-8L é bem mais top que o pw3. e bem mais caro tambem.

tem o over 100w8, mais ai já prefiro o pw3.

opa

valeu cara

usei courvin na parte da frente e traseira da caixa

acabei comprando os 8pw3 mesmo tavam 112 Dilma$ por aqui, acho que amanha começo a colar o carpete e courvin na caixa dos médios e agudos, depois posto as fotos

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...