Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
casão

Comparativo de picapes

Recommended Posts

http://www.noticiasautomotivas.com.br/comp...veiro-e-strada/

Comparativo de pickups: Montana vence Nova Saveiro e Strada

Autor: Eber Categorias: Chevrolet, Fiat, Pickups, Volkswagen

28/08/2009

Aqui no NA temos a nossa própria opinião sobre os lançamentos automotivos que acontecem no Brasil, e não apoiamos os resultados dados por essa ou aquela publicação. Mas o que aconteceu no comparativo que vamos relatar foi bem diferente do imaginado.

Na revista Quatro Rodas do mês de setembro, a Chevrolet Montana vence tanto a Strada quanto a Nova Saveiro. A pickup da Fiat fica em último lugar e a Nova Saveiro em segundo. As versões utilizadas no comparativo foram Strada Trekking 1.4, Saveiro Trooper 1.6 e Montana Conquest 1.4.

Um comparativo um tanto inusitado, pois a Strada custa 36.980 reais, a Saveiro sai por 41.500 e a Montana por 30.265. Elas nem mesmo estão na mesma faixa de preço. O comparativo foi feito levando-se em conta que modelo é o melhor para uso urbano, que é o uso de mais de 90% dos compradores de pickups pequenas.

A Strada é melhor para levar carga, mas sua suspensão feita especialmente para isso conspira contra ela, fazendo com que a Strada não se entenda com as imperfeições do asfalto e sacodindo demais, tornando a direção cansativa. Os seus pneus de uso misto geram muito ruído contra o asfalto.

Já a Nova Saveiro, mesmo tendo motor maior que a Montana, 1.6 contra 1.4, perdeu no 0-100, levou um passeio na retomada, e teve consumo pior. E além disso, ela tem um conjunto de equipamentos de série muito fraco.

A revista chega a citar que a Nova Saveiro “estranhamente” não tem rodas de liga-leve. É o jeito alemão de ser da Volkswagen. A Montana venceu pois tem mais espaço atrás dos bancos, e tem de longe a maior caçamba, que leva 1.143 litros, contra 800 da Strada e 734 da Nova Saveiro.

E se contra a Saveiro a Montana ganhou em desempenho, contra a Strada promoveu “um verdadeiro massacre”. E mesmo com os quase 20 cavalos a mais, ela consumiu menos, tendo uma autonomia maior, mesmo com tanque menor.

Com relação a preço, a Montana Conquest completa sai por 36.600 reais, menos até que a Saveiro Trooper cabine simples e básica.

O que você achou destes resultados?

(Como seria bom se os comparativos fossem objetivos e sem viés, como este....)

nova-saveiro-oficial-2.jpg

fiat-strada-trekking-cabine-estendida.jpg

chevrolet-linha-corsa-1.4-2008-5.jpg

MINHA opinião sobre isso é que nem sempre o que é DITO mais moderno é melhor. Oras, como o motor de Chevette é melhor que os "moderníssimos" Fire e o EA??

Aliás, como se carro fosse somente motor...

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aliás, como se carro fosse somente motor...

:+1 :+1

Concordo com cada palavra do comparativo!

Sou apaixonado por pick-ups, e olhei todas as opções. Comprei a Montana 1.4 pois ganha de longe em todas!

Só perde para courier em caçamba (comprimento), mas mesmo assim cabe uma Hornet em cima... Então, não vejo como desvantagem!

Quando Montana só existia 1.8 podia não ser um bom negócio, pois era cara (e ainda é). Mas a 1.4 é show de bola!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

A Montana 1.8 custava praticamente o mesmo que um hatch Maxx 1.0 com ar e direção. SEI NA PELE, pois eu queria a Montana, mas ganhei o Corsa.

Não vou reclamar de cavalo dado, mas tentei de toda forma influenciar o resultado, heheheh!!

Compartilhar este post

Link para o post

Na época que eu comprei meu corsa hatch maxx VHC a montana 1.8 custava 10 mil a mais!

oO"

Tentei influenciar o resultado de toda forma também, pedindo uma usada. Mas não teve jeito! Ae quando entrou uma grana a mais vendi o corsa para o meu pai (pelo preço que ele pagou :P) e botei 5 mil a mais e peguei a Montana conquest completa :P

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

A Montana esta para receber alguma atualização no visual?

Eu preciso de um carro mais econômico e estou de olho nela. Por CNPJ, completa e na cor sólida, sai por R$32400.

Tem algum empecilho depois para vender o carro para particular se for faturado no CNPJ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que dizem, atualização só em 2013. Pois falam que o Corsa mudará em 2012, e a Montana logo em seguida.

Mas isso é o que eu leio por ae....

Sobre o empecilho, não sei responder. Acredito que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Desconto para funcionário/lojista é necessário ficar com o carro 6 meses. Para pessoas jurídicas não tenho certeza.

Mas talvez estejam certos!

De qualquer forma, difícil não é, pois tem lojas da Avis e Localiza em São Paulo e Curitiba, e é facinho comprar carro lá.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Ah a avaliação é do eberdocarmo? Ahh seria difícil o carro da Chevrolet não ganhar heheheheheheh

Pro pesado eu nunca compraria uma Montana. Lá em Petrolina, nos projetos de irrigação, ela não existe! Strada é grande maioria, Saveiro em segundo, mas com bem menos carro. Já dentro da cidade é mais dividido entre as duas. Montana lá é de quem quer picape bonita pra desfilar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a avaliação não é de qual é melhor para trabalho ou terra (o que ainda é questionável, pelo tamanho das caçambas). Apenas qual a melhor picape para uso urbano, o que corresponde a 90% do total das vendas.

Aliás, depende do que vc considera "pesado", pois o comprimento da caçamba é muito importante e, principalmente a Strada (CE) tem uma caçamba minúscula!

Não sei se vc reparou, mas a 4 patas tb elegeu a Montana a melhor - não epenas o Eber -, ademais, pelos números levantados, difícil argumentar que a Saveiro ou a Strada sejam melhores, vc não acha?

Compartilhar este post

Link para o post

e eu que pagava um pau pra strada...

agora sinceramente, eita acabamentozinho ruim da montana hein... e a 1.4 é uma lesma pra arrancar.

Compartilhar este post

Link para o post

Das 3 ai MONTANA sem pensar!

Para essa saveira DEFINITIVAMENTE não me agrada pasmafaute

E vale o mesmo pra strada :pirou:

Sempre quis ter uma montana sport 1.8 :rolleyes: hehehe

Quem sabe!?

Compartilhar este post

Link para o post

Todo dia eu sonho com uma montana... e quando eu acordo ando de gol.... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Mas a avaliação não é de qual é melhor para trabalho ou terra (o que ainda é questionável, pelo tamanho das caçambas). Apenas qual a melhor picape para uso urbano, o que corresponde a 90% do total das vendas.

Aliás, depende do que vc considera "pesado", pois o comprimento da caçamba é muito importante e, principalmente a Strada (CE) tem uma caçamba minúscula!

Não sei se vc reparou, mas a 4 patas tb elegeu a Montana a melhor - não epenas o Eber -, ademais, pelos números levantados, difícil argumentar que a Saveiro ou a Strada sejam melhores, vc não acha?

Quem usa picape pra trabalho o tamanho da caçamba é importante mas não o ponto principal, o que importa é a eficiencia e durabilidade da suspensão, motor e câmbio. Pois anda sempre no limite em estradas não muito boas e com motoristas não muito pacientes. Logo ela tem de ser resistente, de manutenção fácil e barata.

Sobre a montana ter ganho o comparativo isso foi na opinião da quatro rodas e não dos leitores, pois estes possuem critérios diferentes quando analisam um comparativo. Só depois de ler o comparativo e tirar minhas próprias conclusões é que possa concordar ou discordar do resultado. Por enquanto parabéns a montana.

Editado por GIII lêndea_sc

Compartilhar este post

Link para o post
e eu que pagava um pau pra strada...

agora sinceramente, eita acabamentozinho ruim da montana hein... e a 1.4 é uma lesma pra arrancar.

Já andou em uma 1.4?

Arranco junto ou na frente de qualquer VW (a não ser o 2.0) e qualquer fiat (exceto punto turbo)

Motor com torque legal e mais de 100 cavalos vai chamar de lesma? Fora as marchas curtinhas? (corta o combustível em quinta a 188km/h reais)

Para andar comigo só carro muito mais forte ou mechido.... Lesma passa longe!

Tudo bem que o motor é meio morto abaixo de 3 mil giros, mas ainda bem que inventaram a embreagem! ^^

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza!

Comparativo ALGUM é dono da verdade. Apenas uma opinião - bem fundamentada ou não -, usando critérios técnicos.

Mas qualquer uma delas serve para o trabalho. Nenhuma é de porcelana e a manutenção tanto de Gol, Corsa e Palio são bastante simples.

Por fim, PICAPE mesmo, é S10, Ranger e afins... Essas são bons quebra-galhos, mas nunca (sotaque alemão propaganda VW - ON) "PICAAAAAAPES MESMO" :P

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o casão...

Exigir de uma Montana/Saveiro/Strada/Courier (ninguem fala dela né?) como se exigiria de uma camionete de verdade é a mesma coisa que comprar um crossfox achando que vai fazer trilha :P

São pickups para carregar uma geladeira, uma moto, levar bastante cerveja para sítios e encarar uma estrada de terra como se faria com um carro.... Mas muito mais carregada :P

VW tem a desvantagem de ser o carro mais roubado nos lugares que eu ando. Nunca compraria um (aliás, entre os 10 mais robados, tem 7 VW onde eu moro). Fiat é... hmm... Fiat (preconceito puro, admito, mas sou preconceituoso mesmo). Ford parou no tempo. Montana rox!

Compartilhar este post

Link para o post
Tudo bem que o motor é meio morto abaixo de 3 mil giros, mas ainda bem que inventaram a embreagem!

Então seninha, err.. joão... isso que to falando, quase fui engolido por uma cegonha quando precisei da retomada em segunda... quase parando... minha parati... se tu vacilar ela sai lixando...

Compartilhar este post

Link para o post

Para isso inventaram a primeira :D

Mas concordo, que se não reduzir marcha, o motor não desenvolve.... Abaixo de 2 mil giros o motor simplesmente não consegue acelerar o carro, só manter velocidade...

É um 1.4 com 106 cavalos... Não pudia ser perfeito né :P

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo com o casão...

Exigir de uma Montana/Saveiro/Strada/Courier (ninguem fala dela né?) como se exigiria de uma camionete de verdade é a mesma coisa que comprar um crossfox achando que vai fazer trilha :P

São pickups para carregar uma geladeira, uma moto, levar bastante cerveja para sítios e encarar uma estrada de terra como se faria com um carro.... Mas muito mais carregada :P

VW tem a desvantagem de ser o carro mais roubado nos lugares que eu ando. Nunca compraria um (aliás, entre os 10 mais robados, tem 7 VW onde eu moro). Fiat é... hmm... Fiat (preconceito puro, admito, mas sou preconceituoso mesmo). Ford parou no tempo. Montana rox!

Tudo que faz uma picape grande faz uma pequena se não em uma, em duas viagens, sendo que são mais baratas para comprar, mais ágeis, mais baratas de manter e o seguro é mais barato. Meu tio tem pomar e já teve fiorino, pampa, picape corsa e courier, só não teve a montana ainda, segundo ele essas picapes parecem ser de porcelana comparadas com a robustez da saveiro. Tanto que ele tem até hoje no pomar uma saveiro G1, duas G2 e uma G3 as demais praticamente se desmancharam com o tempo. Adquiriu a 1 mês uma Strada 0km que comprou pq saiu mais barato que a montana e a saveiro comprando por CNPJ. Vamos ver no q vao dar até o fim do ano.

Compartilhar este post

Link para o post
Então seninha, err.. joão... isso que to falando, quase fui engolido por uma cegonha quando precisei da retomada em segunda... quase parando... minha parati... se tu vacilar ela sai lixando...

Vc pega rodovia?

:pirou:

aehuaehuaheuahea

Biba fora da lei detected :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Não andei na Strada mas deve ser bem manca.

É uma contradição usar feixe de molas e um motor fraco assim, a suspensão aguenta, mas o motor não consegue levar.

Já a Montana com esse 1.4 fica com um desempenho razoável sem consumir muito combustível.

Andou mais que o 1.6 da Saveiro, uma surpresa pra mim.

Considerando custo/benefício a Montana é a melhor escolha mesmo, caçamba grande, desempenho aceitável, econômica e bonita. Tudo isso por menos que as concorrentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Tudo que faz uma picape grande faz uma pequena se não em uma, em duas viagens, sendo que são mais baratas para comprar, mais ágeis, mais baratas de manter e o seguro é mais barato. Meu tio tem pomar e já teve fiorino, pampa, picape corsa e courier, só não teve a montana ainda, segundo ele essas picapes parecem ser de porcelana comparadas com a robustez da saveiro. Tanto que ele tem até hoje no pomar uma saveiro G1, duas G2 e uma G3 as demais praticamente se desmancharam com o tempo. Adquiriu a 1 mês uma Strada 0km que comprou pq saiu mais barato que a montana e a saveiro comprando por CNPJ. Vamos ver no q vao dar até o fim do ano.

Não entendo como podem falar em robustez num carro que racha o monobloco (G1), o painel desmonta inteiro (G3)???

Aqui na empresa nós tinhamos Gol, e posso dizer que nunca mais compraremos nenhum... sem comparação em robustez com Uno...

Compartilhar este post

Link para o post

Montana pode ser a melhor para uso Urbano, mas pra pra por n pau todo dia e encara estradas de terra, etc (que particularmente é uso que tenho feito no coitado do Uninho, até por isso to atrás de um picape) a Strada vai melhor... Saveiro nova eu nem faço ideia hehe...

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendo como podem falar em robustez num carro que racha o monobloco (G1), o painel desmonta inteiro (G3)???

Aqui na empresa nós tinhamos Gol, e posso dizer que nunca mais compraremos nenhum... sem comparação em robustez com Uno...

Na fiorino 1.5 que meu tio teve os maiores pepinos eram suspensão e cambio, esse inclusive estragou duas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...