Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marco_tah

Projeto Phoenix Gold no Punto.

Recommended Posts

Postado em

Bom Galera, depois de um tempo esperando as mercadorias e, imaginando e projetando como seria o novo som e, o mais importante, esperando definir em que carro seria montado chegou a hora.

A viatura é um Punto. Vou fazer algo não muito complicado, mas que seja bem construído.

Na primeira fase, o meu projeto será mais simples um pouco, com Mids nas portas, TW's nas colunas "A", Cross no porta malas (explico depois), CD Player Original (explico depois) e sub em uma dutadinha de 32L mais ou menos.

Bom, vou colocar umas fotos e ao mesmo tempo vou falando algumas coisas sobre os esquipos, curiosidades e características em geral.

Equipos são :

- CD Player : OEM do Punto, é até interessante com um EQ de 7 bandas salvo engano que você pode equalizar, mas é um original né, portanto limitado, mas não será substituído infelizmente.

- Inerface pra iPod : Harman Kardon "Drive + Play".

- RCA Principal : Da inglesa IXOS, o modelo é o RCA 600.

- RCAs acessórios : DIY RGC59 com conectores (não sei qual ainda, pois não os Fiz), ou RCAs Monster XLN201.

- EQ/Cross : Por enquanto será um Jurássico EQ-6500 da Pioneer, mas será usado apenas como crossover pros M25.

- Fios dos Falantes : Monster THX 16AWG e Monster Bass.

- Fios de Energia : Pompéia 21mm² até o Distribuidor, 21mm² após pra o Grave e 16mm² pra cada M25, e negativos respectivamente iguais.

- Amp do Grave : Phoenix Gold Xenon 600.1.

- Amplis do Kit : 2 unidades de M25, sendo um pra cada lado do Kit.

- Subwoofer : O conhecido UXP, só que agora tive que trocar o de 12" e 400W por um UXP Power de 10" por quesões de espaço.

- O Kit 2 Vias : Phoenix Gold Titanium 6 Comp Elite.

- Acessórios : Distribuidor e etc Stinger (Seguem fotos destes também).

- Futuros UP's : Testar mids em Portas Tratadas ou Pezinhos (Preferencialmente), JL Audio Cleasweep (Mais Provavel) ou EQ de 15 Bandas e Cross-over da Phoenix Gold ou da AudioControl, até pq o PG foram feitos pela AudioControl e, com uma remota possibilidade um Up de Subwoofer.

O Kit 2 vias :

Esse é um Ti6CompElite. É um kit meio curioso, os Mids e TW's foram feitos pela Morel e o Cross foi Feito pela Phoenix Gold nos EUA. É um kit muito parecido com o Elate da Morel, inclusive dizem que o Tweeter é o próprio MT-23 que equipa o Elate. É de 1,125" de profundidade e 1,85" de Diâmetro.

O kit é pra 150Wrms/Lado e, na verdade é indicado pra uso em espaço de ar controlado, e foi com intenção de faer pezinhos que os comprei porém o Punto não facilitou nessa parte pois possui muito puco espaço. Eu tinha calculado um Pezinho de 5,3L e sintonia em torno dos 80Hz, mas por enquanto isso foi colocado pra futuro Up-Grade.

O Crossover é construído em uma peça única, com a "capa" em Titanium. É de 4ª Ordem com os cortes em 3Khz.

FotosdoMarcoeOutras106.jpg

FotosdoMarcoeOutras108.jpg

FotosdoMarcoeOutras110.jpg

FotosdoMarcoeOutras111.jpg

FotosdoMarcoeOutras112.jpg

- T&S dos Mids :

- Fs .............. 62,18 Hz

- Re ............. 3,07 Ohm

- Qms .......... 2,13

- Qes ........... 0,4

- Qts ............ 0,33

- Vas ........... 10,24 Litros

- Mms .......... 13,10 gramas

- Cms .......... 500 uM/Newton

- Vas ........... 6,31 Tesla-M

- SPL ........... 90,9 dB 1W/1M

- Sd ............. 120,76 cm²

Obs.: O Mid possui cone de Polipropileno e Bobina de 3". Depois se alguém quiser posto mais umas fotos com mais detalhes sobre os componentes.

Os M25, que serão ligados em "Dual Mono", ou seja, um pra cada lado do kit em Bridge manadando 145Wrms nominais declarados em 14,4V. São de 2 canais sem nenhum processamento se não o ganho de graves em 45Hz, por isso o uso do EQ-6500 por enquanto. Na verdade, em testes feitos pelo "Dr.Fosgate" (Eric da SoundBuggy) esses amplis declararam postência Real de mais de 100Wrms/Lado em 14,4 Volt. Eu acredito que vão mandar aproximadamente 200Wrms/Lado do Kit. Posteriormente farei esse teste, até pra Regular o Ganho. Tem configuração "Triple-Darlington" característica dos AB da PG. Por curiosidade, são classe AB com eficiência de 80% (nunca tinha visto isso) e THD de 0,003 por isso não me preocupo com o Bridge aumentar o THD nesse caso, mas vamos ver como fica as outras características em Bridge. Se alguém quiser eu posto o link do Manual e do review.

Fotosdascoisasdesom019.jpg

O módulo do Subwoofer. É um Xenon "X600.1" com o teste de potêcia declarando quase 850Wrms reais, acredito que seja mais do que o suficiente pra UXPzinho. NO de 12" ele mandava bem. Tem Subsônico e Infrasônico (LP) em configuração Linkwitz-Riley de 24dB/8ª. Manda a mesma potência entre impedâncias de 1 a 4 Ohm.

FotosdoMarcoeOutras114.jpg

FotosdoMarcoeOutras116.jpg

FotosdoMarcoeOutras122.jpg

Postado em

Continuação...

O RCA Ixos, Iglês :

FotosdoMarcoeOutras121.jpg

FotosdoMarcoeOutras120.jpg

O Monster THX :

FotosdoMarcoeOutras119.jpg

O EQ-6500 :

Fotosdascoisasdesom021.jpg

Alimentação :

Fotosdascoisasdesom046.jpg

Monster Bass :

Fotosdascoisasdesom045.jpg

Acessórios :

FotosdoMarcoeOutras118.jpg

FotosdoMarcoeOutras117.jpg

Parte da Família Reunida :

FotosdoMarcoeOutras123.jpg

Bom, hoje de manhã passei o Positivo pra dentro do do carro que, de começo quase desisti por que não tinha visto direito o tamanho das passagens originais do Punto do lado da Bateria. Mas depois que descobri não levei uma hora. Agora é comprar o Remote pra passar os 2 juntos pela canaleta lateral esquerda. Isso deve ser feito hoje de madrugada. Quero comprar ainda conduíte corrugado e uns "fixadores" pra segurar os cabos, mas enquanto isso vou tentar continuar a montagem e, na medida do possível tirar fotos. Bom, aceito sujestões e palpite caso alguém discorde de algo.

Qualquer dúvida também será bem vinda.

Valeu e, espero que eu consiga concretizar isso até o final de Janeiro... :vts

Postado em

1o) Esse foi o kit componente mais fudendo que ja vi... visualmente... ca ra le o !!! que x-over DU K RAI... o x-over é ativo ?

2o) Sempre fui fã da PG... me lembro que anos atrás eles fizeram uma parceria com SANTO ANGELO pra mesma distribuir seus produtos aqui no brasil...

3o) Já tive um EQ6500 e tb o EQ4500... excelentes EQ's...

:legal:

Parabéns pelo set !

Postado em
1o) Esse foi o kit componente mais fudendo que ja vi... visualmente... ca ra le o !!! que x-over DU K RAI... o x-over é ativo ?

Então cara, o Cross é bem imponente mesmo, bonitão e éh meio grande. Ele é passivo mesmo, como o de costume. O negócio dele é que os crosses do lado direito e esquerdo estão sob uma mesma carcaça. São de 4ª ordem (24dB/8ª).

2o) Sempre fui fã da PG... me lembro que anos atrás eles fizeram uma parceria com SANTO ANGELO pra mesma distribuir seus produtos aqui no brasil...

Hehehe, nem preciso comentar né?! Mesmo depois de dois anos e meio pesquisando casualmente sobre a marca e seus produtos eu não sabia dessa tentativa com a Sto. Angelo.

3o) Já tive um EQ6500 e tb o EQ4500... excelentes EQ's...

:legal:

Parabéns pelo set !

Então, o 6500 é mto bem mesmo, o 4500 não conheço. Tenho isso aqui de um som antigo, tipo, uns 12 anos atrás meu pai montou. Agora pro Up vou tentar um Cleansweep pro começo de fevereiro, por que me apareceu uma oportunidade boa e, se o velho patrocinar é ctz que tá na mão.

Valeu cara! É bom saber que tem mais gente que curte PG, eu nem imaginava pela pouca popularidade da marca no Br.

Postado em

O kit parece ser bom, mas merecia um subzinho melhor para acompanhar o resto do sistema. Capricha na instalação que tem tudo para ficar joia.

Postado em
O kit parece ser bom, mas merecia um subzinho melhor para acompanhar o resto do sistema. Capricha na instalação que tem tudo para ficar joia.

Pois é cara, tive de Olho em um PG Tianium de 10" (Pra acompanhar o resto), um Alpine SWR-1022 e um Elemental Designs tb de 10", mas não rolou.

O frete é uma paulada, e não tava a fim de pedir pro meu velho...ele já tava ficando estressado com os gastos (na visão dele inúteis)...

Então por Up, se rolar, o sub ficará por último, e digo isso com o prazo de pelo menos 1 ano.

Valeu!

Postado em
Pois é cara, tive de Olho em um PG Tianium de 10" (Pra acompanhar o resto), um Alpine SWR-1022 e um Elemental Designs tb de 10", mas não rolou.

O frete é uma paulada, e não tava a fim de pedir pro meu velho...ele já tava ficando estressado com os gastos (na visão dele inúteis)...

Então por Up, se rolar, o sub ficará por último, e digo isso com o prazo de pelo menos 1 ano.

Valeu!

tem um alpine SWR10 nao sei se é o de 2 ohms nos classificados usado mas vale dar uma olhadinha.

no mais parabens pelos equipos, tb to na espera dos meus ate janeiro ja deve estar tudo aqui.

boa sorte.

Postado em
Poderia tentar passar o UxP para frente e pegar um JL usada, sempre pinta um por preços bons.

Vixe bixo, pior que por enquanto não vai rolar troca de sub mesmo.

Acabei de pegar esse de 10", to doido pra vender o de 12" que ainda é meu...

fo** viu...passei na beira de pegar o Alpine há poucos dias...

Mas quanto ao sub, vou fazer uma caixa caprichada, com bom volume e vo tentar tirar leite de pedra mesmo.

Prefiro antes de fazer up de sub, trazer o CleanSweep.

Quanto aos JL, são fenomeno realmente, mas pra mim, tem que ser pelo menos um W3V3.

Já peguei o Bravox de 10" pelo porta malas mesmo, pq curto mais os subs de 12" pelo grave mais forte.

Daí você vê que tenho tendência completa pra o SQL...

Mas vou ficar de olho, se aparecer um de 10" mais fortinho um pouco e com um preço compatível eu pego...

Quase morri qdo vi o SWR1022 sendo vendido por 350,00 mangos lá nos classif...pra mim seria perfeito pq desce bem e pede pouca litragem e além de tudo suportaria o ampli de grave.

Postado em
tem um alpine SWR10 nao sei se é o de 2 ohms nos classificados usado mas vale dar uma olhadinha.

no mais parabens pelos equipos, tb to na espera dos meus ate janeiro ja deve estar tudo aqui.

boa sorte.

Então cara, eu ví, mas o semi novo de 350,00 já se foi... :(

Agora só tem novo, mas por 800,00 mangos eu pego um W6V2 novo, aí num rola nem um nem outro...

Vamo lá, o UXp de 12 e 400Wrms me deixou até satisfeito em ums dutada de 72L que eu usava no Elcipse, empurrado pelo mesmo módulo, acho que o de 10" também não vai fazer feio.

Valeu cara, vo precisar de sorte mesmo...hehehe...

Postado em

Fala Marco !

Agora vai ! :)

Então brother, sub do jeito que vc curte, IDQ.

Pode ir sem medo de ser feliz. Selada ridícula e desce no inferno aquilo !

Postado em
Fala Marco !

Agora vai ! :)

Então brother, sub do jeito que vc curte, IDQ.

Pode ir sem medo de ser feliz. Selada ridícula e desce no inferno aquilo !

Fala Beraldão!

Bão? Então cara, peguei o UXP de 10, vamos ver como ele se comporta.

Como disse acima, primeiro virá um Cleansweep e, posteriormente um novo sub e, vamo ver de qual é a Dos ID mesmo...

Vi alguns comentários que realemente eram bons e faziam frente aos JL, mas olha a gama de subs novos que estão aparecendo por aí como os "eD" (elemental Designs), baratos, feitos nos EUA e até onde lí reviews, muito bons, o RE Audio, no mesmo tipo, e etc...

Vamos ver o que vira né...

Daqui meia hora desço e começo o trabalho sujo...dá até dó(preguiça) de desmontar o carro, mas é um mal necesário já que num vo botar meu carro na mao de "estaladores" que detonam tudo e fazem tudo errado e diferente do que a gente pede.

Se quiser uma palhinha sobre alguma coisa aí tipo, essa "nova gama" de subs me manda MP.

Falowsss! To indo láh... OpO

Postado em

opa, parabens pelo set cara, animal mesmo!!! esse tweeter é bem parecido com o morel mesmo, aqueles 2 fios aparecendo na lateral nao nega, e o mid pela sua simplicidade estetica tmb nao nega que seja um morel : )

o uxp é um bom sub, é um ótimo quebra galho, tava usado um esses dias(12 400w, 56L dutada) e nao vi nada de ruim nele, muito bom mesmo..

posta fotos do processo de instalacao!!! abracos e boa sorte.!!!

Postado em
opa, parabens pelo set cara, animal mesmo!!! esse tweeter é bem parecido com o morel mesmo, aqueles 2 fios aparecendo na lateral nao nega, e o mid pela sua simplicidade estetica tmb nao nega que seja um morel : )

o uxp é um bom sub, é um ótimo quebra galho, tava usado um esses dias(12 400w, 56L dutada) e nao vi nada de ruim nele, muito bom mesmo..

posta fotos do processo de instalacao!!! abracos e boa sorte.!!!

Opa Valeu cara!

Vo ir colocando na medida do possível...

Postado em

Drive + Play já instalado :

IstalaoPunto013.jpg

Rele pra remote (A foto não tá muito boa, mas assim que eu arrumar tudo direitinho coloco uma melhor) :

IstalaoPunto012.jpg

Passando o positivo :

IstalaoPunto007.jpg

IstalaoPunto008.jpg

IstalaoPunto009.jpg

IstalaoPunto010.jpg

...e no final tá tudo montado e os cabos de positivo e remote já na mala.

Postado em

Esse Kit tem boa moral lá fora .... quase peguei um desses. E está ou estava (nem sei se existe ainda) num valor bem amigável.

Lembro que você está há tempos pra instalar esse sistema ... eu tbem estou nessa luta.

Boa sorte aí rapaz!

Postado em
Esse Kit tem boa moral lá fora .... quase peguei um desses. E está ou estava (nem sei se existe ainda) num valor bem amigável.

E ae NOise? BEleza cara?

Entao, eu era doido nesse kit mas nao fabricava mais. Acontece que ha uns 2 anos a Rodin assumiu publicamante a Phoenix Gold, e alguns remanescentes de producao foram lancados no mercado. Eu de sortudo encontrei na net pra comprar e, ate hoje se consegue comprar.

O meu mesmo veio da woofersetc. O kit realmente e bem falado pelo que pesquisei antes de comprar, e tambem tem tudo pra nao fazer feio ne...componentes Morel, mas com um preco Phoenix Gold...

Lembro que você está há tempos pra instalar esse sistema ... eu tbem estou nessa luta.

Boa sorte aí rapaz!

Ehhhh, eu to ha uma cara tentando, agora era a hora de comecar.

Ano que vem na facul e tenso...

Valeu e boa sorte no seu sistema tambem!

- Bom Galera, ontem eu comecei a pensar no Layout da mala e por causa do porta malas pequeno do Punto, acho que vou pra o tradicional, com modulos nas laterais e uma caixa ao fundo da mala, que ocupe toda a largura do mesmo.

Se alguem tiver ideias sobre o Layout, manda ai por favor porque eu to precisando...

No momento to em Brasilia pra formatura de uns amigos, mas Domingo volto a Goiania e na segunda de manha retomo o projeto.

Valeu!

Postado em

EQ bacana heim.... Old School da véia....rsrsrs

O Uxp é um sub bem sincero pelo que vale, se o projetar bem a caixa deve ficar bem legal, agora o restante sinceramente nunca ouvi, mas parece ser bacana!!!!

Boa sorte com o Projeto, é muito legal montar um som do jeito que gostamos....

Só uma pergunta pagou caro na interface do Ipod da Harman Kardon (eu vi uma vez no carro do Arisa e achei muito loco)

flw

Postado em
EQ bacana heim.... Old School da véia....rsrsrs

O Uxp é um sub bem sincero pelo que vale, se o projetar bem a caixa deve ficar bem legal, agora o restante sinceramente nunca ouvi, mas parece ser bacana!!!!

Boa sorte com o Projeto, é muito legal montar um som do jeito que gostamos....

Só uma pergunta pagou caro na interface do Ipod da Harman Kardon (eu vi uma vez no carro do Arisa e achei muito loco)

flw

fala roblito! Belezinha cara? Entao, meu principal objetivo e um sql diferente do feijao com arroz! Espero que de certo e, acho que dessa vez vai! A interface veio via irmao da inglaterra e nao passou dos 250 mangos... Na minha opiniao um bom preço. Valeu pela força ae cara!

Postado em

Bom Galera, depois de alguns dias parado eu voltei devagarzinho com o projeto.

No dia 31 coloqueis os falantes nas portas, perém com fiação original e provisória, esperando um novo rolo de Monster THX pra os Tweetwers.

Próximo passo é estudar a localizaçõ dos Tweeters, que devem ficar nas colunas, mas On-Axis ou Não?

Mas enfim, algumas fotos dos mids com os baffles já colocados nas portas.

Como é a porta:

106_0867.jpg

Agora instalando os Mids:

106_0879.jpg

106_0880.jpg

106_0883.jpg

106_0884.jpg

Essa "fitinha" preta é aquela espuma com cola pra vedação mesmo, observação pra os parafusos em inox pra evitar oxidação.

Mid Original Vs. Ti 6 Mid Elite:

106_0887.jpg

106_0888.jpg

106_0889.jpg

Curiosidade, esse mid original é Polones, mas não identifiquei a Marca, mas não deixa a desejar em se tratando de um mid original e provavelmente baixo custo.

Colocando a Cabeça pra funcionar :

Como passar o fio do mid para dentro da porta? Eu só ví uma possibilidade que seria passar por uma borrachinha de vedação que tem atrás desse conector, e trazer o fio para a parte de borracha dessa vedação, colocando-o já dentro da porta.

106_0886.jpg

E só pra terminar, começando a organizar um esquema de cores pra identificar os fios dos falantes.

106_0885.jpg

Obs2.: A instalação dos mids nas portas foi relativamente fácil por causa do espaço que existe entre o forro e a chapa interna da porta, não foi necessário praticamente nenhuma modificação pra coloca-los nos lugares.

Postado em

E aí Marco, blz?

Como está o som, esse kit da PG toca bem os graves na porta, enfim, como está a qualidade de audio?

Tô querendo comprar um Punto tbm e montar um set tipo o seu, usando o Cd original do Punto(gostei do fato de ele ter EQ.

Postado em

cara vou te dizer que não é das tarefas mais fáceis passar a fiação pros falantes no punto, pelo jeito o som original não está lá pra ser substituido. Se vc abrir a porta e olhar por fora do carro tem um furo ali meio escondido, porem nesta parte o carro tem 2 latas separadas por um espaço e este furo não é alinhado com o outro minúsculo que tem na lata de dentro. Fizemos o seguinte no punto de um amigo: tiramos o carpete ali perto, achamos o furo de dentro, colocamos um passa fio ali e fomos direcionando até encontrar o furo da lata de fora. Pra passar nas 2 portas apanhamos por umas 2 horas procurando furos embaixo do carpete, tentando passar o fio que não se achava no vão entre as latas, sendo que o lato do motorista foi pior ainda...ooo carrinho viu. Voce ainda achou o lugar pra passar o fio de alimentação, nós desenbolsamos 10 conto a uns estalador hehe, não sei agora se dá pra passar a fiação dos falantes no mesmo lugar mais pra baixo onde fica o da alimentação :blink:

Postado em

Opa, legal esse projeto seu. Capricha na instalação e tenta fazer algo bonito e prático.

Gostei demais do meu com o sub no fundo da mala e 1 amp na lateral, cross na outra e o outro amp escondido na caixa.

O amp até pode ser embutido na lateral, mas o cross não vale a pena porque atrapalha quando você quiser fazer algum ajuste ou teste. Bem isso no meu caso que os ajustes do amp são na frente. Mas eu não embuti nada porque fiquei com preguiça.

Boa sorte

Postado em
E aí Marco, blz?

Como está o som, esse kit da PG toca bem os graves na porta, enfim, como está a qualidade de audio?

Tô querendo comprar um Punto tbm e montar um set tipo o seu, usando o Cd original do Punto(gostei do fato de ele ter EQ.

Opa cara, depois de muito tempo voltei ao fórum e, por motivos de vagabundagem não terminei a parte "de trás" do som...ficou faltando por o set de grave, mas devo colocar em pouco tempo, é só instsalar.

O kit toca muito bem, só que eu recomendaria, se possível que você usasse em pezinhos ou porta tratada.

O som é muito gostoso, desce bem e o interessante mesmo é o Tweeter, que toca gostoso sem incomodar mesmo em momentos de "Joselitagem".

Gostei mesmo do kit e não me arrependo de nada em relação à compra. Se necessário faria de novo afinal é um Morel misturado...

Enfim, o kit por sí só é muito equilibrado, com qualquer equalização que se faça acima da faixa dos 150Hz voce vai conseguir apenas estragar o som.

Postado em
cara vou te dizer que não é das tarefas mais fáceis passar a fiação pros falantes no punto, pelo jeito o som original não está lá pra ser substituido. Se vc abrir a porta e olhar por fora do carro tem um furo ali meio escondido, porem nesta parte o carro tem 2 latas separadas por um espaço e este furo não é alinhado com o outro minúsculo que tem na lata de dentro. Fizemos o seguinte no punto de um amigo: tiramos o carpete ali perto, achamos o furo de dentro, colocamos um passa fio ali e fomos direcionando até encontrar o furo da lata de fora. Pra passar nas 2 portas apanhamos por umas 2 horas procurando furos embaixo do carpete, tentando passar o fio que não se achava no vão entre as latas, sendo que o lato do motorista foi pior ainda...ooo carrinho viu. Voce ainda achou o lugar pra passar o fio de alimentação, nós desenbolsamos 10 conto a uns estalador hehe, não sei agora se dá pra passar a fiação dos falantes no mesmo lugar mais pra baixo onde fica o da alimentação :blink:

E aí cara, beleza?

Então, eu comentei alí em cima, tava pensando em usar esse buraquinho, mas como você disse, tem duas latas néh (interna e externa), então preferí fazer uma besteira mesmo...

Metí a broca e desvirginei meus conectores das portas...depoie que decidí, gastei mais ou menos 3 horas pra instalar os dois mids e passar os fios pelos conectores.

O ponto negativo é que você não vai conseguir tirar o conector completamente caso precises tirar a porta, portanto, ou você coloca uns conectores nos fios (o que não foi meu caso, pois estão íntegros e sem emendas) antes ou depois do conector, ou você usa as fiação orginal, ou você faz como fiz e caso precise tirar a porta, tire o forro e o mid pra depois tirar o fio pelo conector...

Ou dá uma de porco (na minha opinião) e mete o alicate no fio (confesso que seria bem mais rápido pra tirar).

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...