Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leonam

Fusíveis,

Recommended Posts

Gostaria de compartilhar a pior experiencia da minha vida.

 

Hoje pela tarde resolvi dar uma ajeitada nos cabos de alimentação do meu som,dei uma organizada, passei os terminais dos polos das baterias no esmirilho e etc, até então tudo ok.

e

Mais tarde fui na casa da namorada cheguei no portão da casa dela as luzes do carro piscaram, som desligou e ligou, desliguei o carro, de repente em baixo do capo levantou fumaça, peguei o extintor e fui lá ver, quando vejo o cabo que sai do alternador e vai pras baterias auxiliares tava fechando curto, tasquei o extintor nos cabos e fui correndo atras dos bancos tentar arrancar o cabo das auxiliares e o infeliz aqui no desespero puxou o cabo com as mãos, 25mm² com 300ah o efeito joule foi grande, infelizmente tive queimadura de segundo grau em toda palma da mão esquerda.

 

Resumo?

 

Se tivesse uma porcaria de fusível junto da bateria auxiliar nada teria acontecido. Eu não usava pensando que nunca aconteceria cmg.

 

Mas o principal motivo de estar postando isso é pq vejo muitos indicando não usar fusivel, muito menos disjuntor. Alem do mais temos alguns com mais de 600ah de bateria dentro do carro e não utilizam pois gera uma perda de 0.10V.

 

Essa pequena perda equivale ao beneficio por sua segurança?

 

 

Obs: Amanhã posto fotos do estrago.

 

EDIT: Vamos as fotos

 

img0070oj.th.jpg

 

 

O Cabo saia do alternador, passava por um disjuntor (que desarmou) entrava na parede "corta fogo", nessa parede havia borracha de vedação e a mesma derreteu, e seguia pela lateral ate chegar atrás dos bancos nas auxiliares.

 

img0073qs.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Esse é o cabo vindo lá da frente, puxei ele pra dentro para trazer o carro para casa.

 

img0072bc.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Negativo das auxiliares aterrado no cinto.

 

 

 

 

Bom, hoje estou mais calmo, o susto ja passou, mas a dor não... rsrs

 

Não tive maiores prejuízos, pois o sistema eletrico do carro está intacto (salvo pelo disjuntor que isolou o curto do sistema). O disjustor dos modulos também desarmou 240ah Oo então os modulos também estão OK.

 

Meus maiores prejuizos foram os cabos 5m de 25mm², uma bateria moura de 70ah que ja tava velinha, aquele rombo na lataria, e a po*** da co-partipacão da unimed. ¬¬

Editado por Leonam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já li a respeito das 'perdas', mas perdas maiores acontecem em situações assim. O risco é grande. Eu tenho pouco som, mas fusíveis, tem 3. Nunca paguei pra ver, é melhor prevenir mesmo.

 

Graças a DEUS que tá tudo bem ae.

Melhoras Leonam.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No artigos da Autosom tem um causo meu... também fui puxar o fio com a mão (fio de 1,5mm²)e na hora que botei a mão, a capa derreteu e o fio incandesceu...

 

fiquei 3 meses com a "faixa" na palma da mão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapais e a gente pensa que nunca ira acontecer com a gente....ta vendo so que coisa ! lugares onde a pessoa tem som e anda em estrada de terra ou tem buraco demais , ou carro rebaixado vive xaqualando os fios ali , uma hora esse negocio roça na lata do carro e ta feita a mer**.......rapais o fusivel e um item indispensavel mesmo, ou um dijuntor...melhoras pra vc ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior é que não basta apenas um fusível entre a bateria aulixilar e o sistema elétrico. É um em cada ponta.

 

Agora, vai enfiar na cabeça do peão ignorante...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 1 fusível próximo da bateria do cofre, outro na bateria auxiliar e mais 1 a poucos cm do amplificador.Segui o script :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja a importancia de uma instalacao bem feita, nao só fusivel ou disjuntor, mas tambem polos isolados, cabos de qualidade (anti-chama), isolamento de superficies cortantes (como latarias), baterias e amps bem fixados, tem toda uma instalação a ser observada, risco de acidente em eletricidade é coisa séria mesmo, tem gente que pensa que 12V "nao dá nada", pura inocencia e ignorancia

 

valeu por compartilhar e melhoras aí cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E uso 1 disjuntor no cofre e dois fusiveis na bateria auxiliar, um para cada amp... espero não ter problemas :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fotos add.

comentarios add.

 

 

obrigados a todos que leram e tomaram consciência da situação e dos prejuízos que podem ocorrer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o fusivel é um item de segurança indispensavem mas, me parece que faltou um item de segurança alem do disjuntor/fusivel. Nao sei se estou errado, mas parece que faltou proteçao no burado da lata onde passou o cabo.... è necessario usar pelo menos aquelas borrachas de vedaçao, eu particularmente gosto de usar espaguete corrugado e dependendo do caso prensa cabo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em meu carro eu não monto NENHUM sistema sem fusível.

 

Desejo melhoras, e espero que aprenda agora a usar um bão fusivel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a mania ainda, herança de quando competia, de nao usar nada de proteção, pois gera perdas.

E não sou eu quem diz isso, mas sim o RTA.. rsrs

 

E se der me*** no meu caso o talo é grande pq uso cabo 50mm e se inventar de circuitar eu to lascado. Tenho um amigo que aconteceu o curto e ele arrancou com a mão e se queimou bastante também.. Fora o carpete do carro que pode derreter e inutilizá-lo.

To montando um triozinho extra light e vou usar os mesmos cabos 50mm. Ta bom, eu tenho um disjuntor de 100A aki e vou colocá-lo. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso fusivel em tudo que é ponta do sistema do meu carro.....

 

E fica a dica: Tem q colocar o fusivel certo, uma vez um amigo causou um curto na mala e os fusiveis não abriram.....ele tinha colocado 2 de 250A......não serviu pra nada.

 

Tem gente aki na minha cidade fica zoando os que gastam com fusiveis e disjuntores quero ver a cara de algum deles quando derem um PT no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sou muito de usar fusiveis... no meu antigo trio usava um vindo do cofre e outro antes de chegar nas 4 baterias auxiliares dai pra frente até chegar nos amps era tudo direto...

 

agora no meu sonzinho light to usando um disjuntor de 20A lá no cofre..

 

mas o relato é bom pq tem muitos que acham que não serve pra nada..

 

agora o que eu não abro mão nos meus sons e nos que monto é cabo com proteção anti chama, camada de pvc + borracha..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha mão como está,

 

img0058ew.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

as bolhas diminuiram bastante, estou utilizando o creme "Sulfadizina De Prata" que eu mesmo fiz onde trabalho. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caracoles!!!

 

 

Pior que queimadura é !@#!@#@!# cara. A parada ficar ardendo direto...

 

 

 

 

Melhoras ai brother :unsure:

Editado por benerofonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preciso de mais 2 fusivel que to adiando faiz um tempinho, depois dessa vou providenciar agora..

 

Melhoras ai cara e vlws por passa essa infeliz experiencia pra galera..

Editado por Caiox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje refiz a instalação, porém utilizando cabos de 16mm², antes era 25mm² e estou utilizando um disjuntor que sai da bateria do cofre(Já tinha) e outro disjuntor que coloquei agora no cabo que vem do cofre e chega na bateria auxiliar, e também, estou utilizando mangueira corrugada de meia polegada.

 

Alias, meus dedos estão melhorando, rsrs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

melhoras ai Leonam.

 

 

é impressionante como um pequeno detalhe faz uma grande diferença, já vi muita gente falando:

 

"fusivel? ahh nem tem aqui, deixa pra lá... depois a gente ve isso."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e quantos seria o ideal ? eu pretendo colocar um perto da bateria original (fuse de 100a) e um antes de cada módulo (fuse de 200a pro sd2k e fuse 60a pro hurricane), teria que add mais algum no cabo que chega na bateria aux ?

 

valeu pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e quantos seria o ideal ? eu pretendo colocar um perto da bateria original (fuse de 100a) e um antes de cada módulo (fuse de 200a pro sd2k e fuse 60a pro hurricane), teria que add mais algum no cabo que chega na bateria aux ?

 

valeu pessoal

 

autosom.net/artigos.asp

 

- Calculando o fusível e a bitola de cabo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria indispensável um fusível ao sair da bateria do cofre e outro na chegada da bateria auxiliar, pois assim caso fechar curto em alguma parte metálica do carro (meu caso) os dois fusíveis irão estourar e desta forma não haverá curto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...