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RiQuati

Citroen C4 hatch - confeccção cabos RCA Canare StarQuad - PG 13

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Salve pessoal!

 

Faz um tempão que não posto dúvidas aqui (tou só lendo o Forum, acompanhando os amigos e dando pitaco no sistema alheio... hehe...), agora parece que consigo sair do Fit e partir pra outro carro. Até agora o meu set tá todo guardado (usei o player por uns 20 dias no Fit, nas amplificadas, e voltei o original pra vender), muita coisa nem sequer ouví ainda. E apareceu uma oportunidade bacana no C4 hatch, que é um carro que me interessa. Aí vem a dúvida: e o áudio???

 

Bom, de cara, sei que os falantes das portas são 6" e o tweeter vai no painel (topo), muito semelhante ao Peugeot 307. O local do tweeter eu gostei (discreto e original, o Morel Tempo cabe lá sem adaptações praticamente, e se eu quiser posso adaptar inclusive a tela / copo do tweeter e guardar a grade original intacta, pelo jeito). As portas que são minha grande dúvida.... alguém já desmontou-as pra saber se valem a pena?

 

No PUG sei que o mid vai preso no forro (ugh!), mas tbem já ví gente montando baffles em MDF e prendendo no 'lugar certo', a chapa de porta. Não sei como fica depois de tratada... é que neste C4, se tudo der certo, não vou querer pezinhos; é carro pro dia-a-dia, deixar estacionado em universidade, trampo, não dá pra 'aparentar' nada muito diferente. Até o player original tou pensando em manter (com RCAs puxados, claro).

 

A idéia até o momento é algo como:

 

player original (RD4 siemens) com RCAs puxados (tenho assistência Siemens aqui, creio que seja tranquilo) - pra manter a aparência original, controles no volante, CB, bluetooth, etc...

 

mid MBQuart Discus 6" nas portas tratadas (se valer a pena, acho que é o ponto mais complicado do sistema, tto a porta em sí como a fiação dela - será que é susse de passar como Toyota, ou enjoado, com conector e etc..???). O mid ficará sem crossover, só o HP do amp em 60hz ou coisa parecida, já que originalmente o cross MBQuart só cortava HP o tweeter.

 

tweeter Morel Tempo no painel, cortado com um bom capacitor Solen (o corte original dele já é 6db, só preciso verificar o valor)... solução simples e barata.

 

cabeamento Acoustic Research 2x2.5 (mid) e 2x1,.5 (tweeter)

 

amp Arc Audio Mini KX125.2 para o kit, fiação 8mm, RCAs Canare com conector Amphenol, em baixo do banco dianteiro.

 

amp Fosgate 120a2 para o sub, fiação 8mm, RCAs e local igual ao Arc Audio.

 

sub EHW10 (Endurance Roxinho) na caixa dutada de 20 litros, convencional, no porta-malas. Tenho guardado o conector (speakon neutrik) e cabo paralelo 4mm, suficiente para chegar ao porta-malas.

 

Vão sobrar do set atual (o que iria pro Fit) um CDA 9887 (usei as amplificadas no Fit, hj testei no som de casa e apresentou um 'ploc' quando carrega CDs ou liga, às vezes... não tenho assistência Alpine aqui, capaz de vendê-lo com desconto, como está) e um amp Precision Power Sedona APA-50, que eu usaria para os tweeters, mais cabos RCA, força, etc. Provavelmente, vão pros classificados em breve. Deu vontade de montar o CDA, já que o original é 1DIN tbem, e há adaptador pros controles de volante... mas o estacionamento da Facul é famoso pelo sumiço de CDs, e não quero arriscar painel/vidro/etc e um player caro... + a +, tou gostando da idéia de não carregar frente de rádio, de ter o bluetooth original, etc. O RD4 já vem com tudo isso (mp3, bt, controles no volante), futuramente compro um Bit One ou PXA H600, H510 ou algo assim.

 

Enfim, é isso. Parece que em 2010 eu deixo de ser só palpiteiro aqui no Forum, e volto a postar instalações, portas desmontadas, etc... :)

 

abração a todos,

Ricardo.

 

edit: apesar de originalmente usar os RCAs no aparelho original, a idéia é, depois de uns meses, partir pra um Bit One... ando meio desatualizado, já existem outros aparelhos nesta linha? Que eu conheça, só o fosgate 3x, o Bit One e os processadores da Alpine mais antigos (descontinuados).... tem outra alternativa pra ter TA, EQ, e ao menos um cross 2 vias flexível??? Pra 'começar' o cross dos amps dão conta, mas gostaria de ter algo mais prático... :)

Editado por RiQuati

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Updates.. o 9887 e o PPI foram vendidos, e pesquisei sobre o head original (Siemens-VDO RD4). Há uma série de configurações nele possíveis de serem feitas pela concessionária (via computador de manutenção, ligando no conector de diagnóstico - o carro é multiplexado, e o CD vai ligado no CAN-BUS)... em forums franceses, descobri a listinha de parâmetros deste rádio e um deles é: configurar as saídas de áudio (alto-falante ou amplificador). Ou seja, rola um RCA sem adaptador, aparentemente... :) as amplificadas tornam-se line level, basta adaptar os RCAs (o que eu faria no cd, não no chicote - a idéia é deixar o chicote original intocado pra não implicar em perda de garantia). Fiz um curso expresso de francês nesta brincadeira...

 

Com 4 RCAs, mais remote (já descobri onde tem tbem), já rolam os dois ampzinhos... ví em uma foto um espaço que 'cabe' o Arc Audio Mini... assim, só o Fosgate ficaria embaixo do banco. Ainda não achei fotos da fiação das portas e dos conectores, não sei como é. Descobri que há opção de USB para este carro (cara, mas há)... se o RCA funcionar bem, abre espaço para um PXA650 no futuro.

 

ah... o C4 cresceu (uns 50cm), virá sedan.. :) já tá fechado. Agora é esperar a chegada (acabaram de me ligar avisando que vai demorar mais, era para pegar amanhã à tarde.. :/).

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Parabéns pelo carango, é um belo carro.

 

Bom, sei que pode não haver similaridades, mas no C3 que eu e minha esposa temos, o isolamento acustico é muito bom, isso se deve a uma espuma que tem nas portas, provavelmente relacionada ao ar condicionado. Mas a manta iria aumentar ainda mais esse isolamento, sem falar na diminuiçao da vibraçao, coisa que o C3 tem de sobra, acredito que os plasticos do C4 sejam diferenciados e as acoplagens mais bem firmadas, mas não custa dar uma reforçada né.

 

O único problema é que a desmontagem das portas (pelo menos no C3) são bem complicadas, pois quando vc pensa que ja desconectou tudo, ainda tem a alavanca interna de abertura das portas, que fica presa ao forro e é bem difícil de tirar com ferramentas domésticas. Talvez seja o caso de pedir pra abrir na concessionaria só pra ver como é, e repetir o procedimento em casa.

 

E, não menos importante, em um carro como esse, eu pelo menos "tacaria" manta e "cobertor de mendigo"

até na alma dele hehe. Ou, se voce tiver saco pra esperar, tem a secondskinaudio.com que tem produtos específicos

pra reduzir vibrações e isolamento acustico.

Editado por Satyricon

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Opa, obrigado Sandro!!

 

Acabei pegando o C4 hatch mesmo, quase encarei o Pallas mas demoraram demais pra entregar e resolvi ficar com o Hatchzinho msm... tou gostando do carro, e cheguei à conclusão que trocar o Head não rola. Muito legal o BT, comandos no volante, etc... pra perder.

 

Vou montar o som no meio do ano, usar o carro até lá pra ter certeza de que está tudo 100% (garantia), aí monto... ví espaço pros amps embaixo do banco, tem até um ressalto, muito bom! O head original tem uma opção (só acessível pelo PC de concessionária, claro) pra desabilitar a amp. interna e transformar as saídas em RCA... hehe... tive de traduzir texto de fórum francês pra descobrir isso, mas tem. Achei o carro bem silencioso, viu... só quando estico muito (acima de 5k rpm) ouço o motor. Ainda não consegui olhar com calma os conectores da porta, mas ví uma borracha estreita... terei de usar fiação fina. Quanto a vibrações, o C4 é bem 'liso', vamos ver se com o tempo continua assim.. hehe... espero que sim né?

 

Consegui chorar um alarme positron na revenda, e os tapetes personalizados (carpete). Ví tbem que há espaço para o Arc Mini no painel... e que, com um bom projeto, rola um JL 6w0 embaixo do banco do passageiro! Sério, dá uns 6 litros fácil, sem incomodar...

 

abração,

Ricardo.

 

PS. O PPi chegou aí?? Me conta como ele toca no carro, depois...

Editado por RiQuati

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Chegou sim, vou instalar ele em breve. To pensando em comprar outro PPI no ebay inclusive :D

fator de amortecimento >500 não se encontra em qualquer amp, sem falar em outros specs bem interessantes,

só não sei se esse numero de fator de amortecimento atua nos tweeters do mesmo jeito que atua nos falantes

com xmax maior, como mids e subs...

Editado por Satyricon

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Updates... tem um conector nas portas, mas é contornável. O cabeamento mais 'pesado' que eu tenho não passa por lá... terá de ser algo como 2x1.5mm, e estreito. Aí dá.

 

O head/spks original tá tocando MUITO bem, estou impressionado pra um som original, especialmente pela definição... dos que eu tive (Focus, Civic, Corolla e Fit) foi o melhor até agora. Creio que demore um tempo até que eu instale, quero viajar com o carro, deixar os (toc,toc - espero que não!) eventuais problemas aparecerem e resolvê-los em garantia.. depois, parto pra instalar.

 

Pensei em uma caixa no estepe, no C4 não rola - o estepe é tomado pelas ferramentas/macaco/chave, e invertido. Melhor não. Por outro lado, há um espaço porreta abaixo do banco dianteiro, grande mesmo, um 6w0 ou 8w0 cabe ali com tranquilidade. Coisa de 4 a 7 litros muito fácil.

 

Já descobri onde passar a fiação positiva (capô->amps), onde instalar o porta-fuse 2 vias (tranquilo)... até agora, planejando e estudando. Pena só que quase ninguém mexa neste carro, parece que o típico comprador deixa ele original... nem nos forums gringos, vejo instalações.

 

Quando tiver o que mostrar, posto aqui. E se tiver algum outro dono de C4 hatch na área, posso tentar ajudar ou dar idéias... :legal:

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povo, tava oilhando, acho que o tópico tá (bem) mais pro Som de Qualidade que pro Hi-Fi... se a moderação puder mover, agradeço. Quando (e se um dia acontecer) da HU original ganhar um processador, ou for trocada, eu volto pra cá... kkkk...

 

 

edit Obrigado!! :)

Editado por RiQuati

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Tirei medidas e fotos do espaço debaixo do banco, e descobri que só rola amp no lado do passageiro. Do lado do motorista tem uma caixinha, creio que módulo do airbag (sensor, etc)... ligada no banco. Tá tão bonitinha alí, decorando o ambiente, pra que mexer né? :)

 

Tou pensando em um amp de 4 canais, simples, do lado do passageiro. Espaço tem, e ventilação idem... coisa de 23cm x 33cm, ou um pouco mais, dependendo do perfil do amp. Há um desnível no assoalho, muito interessante para esconder a fiação abaixo do MDF do amp... e não atrapalha os pés do pessoal do banco de trás. Ponto positivo. Não ví a possibilidade de um terra por alí, tenho de retirar o banco do carona e um pouco do carpete pra descobrir... mas ví que há duas furações originais no carpete, ótimas pra passar a fiação.

 

Verifiquei a fiação original para os falantes, e tbem não é o horror que estou acostumado (carro japonês)... bem mais grossa que o normal, creio que aproveite ela mesmo. Não vejo necessidade de troca por enquanto (50w rms por canal), bem como a dos tweeters que ficam em cima do painel.

 

Abri a caixa de fusíveis (ao lado da bateria, aliás, interessante o acabamento deste carro debaixo do capô... a bateria é carenada, a caixa de fuses é bem fechada e com espaços vagos, muito fácil puxar um positivo (até uns 13mm tranquilo) do polo positivo que vem da bateria (o conector original da bateria, este é esquisitíssimo, igual dos Peugeot, de pressão). Cabe tranquilamente um porta-fuse acrílico, ou um disjuntor pequeno, dentro da caixa de fusíveis, protegido e discreto. E melhor, pra 'sair' com a fiação de lá, tbem é sossegado... dá pra instalar algo realmente clean.

 

Por hora, é isso. Assim que lavar o carro (chove todo dia aqui... tá imundo!), posto fotos dos locais e possíveis soluções.

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bom, o headunit, por questões de comodidade (e falta de grana momentânea... carro novo sempre dá uma quebrada!!!), será o Siemens original mesmo. Interessante notar que eles te dão o CD de série, mas não as ferramentas para sacá-lo... como a montagem será toda DIY, a tal ferramenta foi o primeiro passo do sisteminha, e... tinha de ser D.I.Y também, não??? :) Ei-las:

 

kdk0094.jpg

 

Fiz em arame grosso, dobrei na medida (com extrema precisão, como podem ver), limei as pontas (para poupar o acabamento original do rádio...) e testei ontem, excelente! Sacou o rádio de primeira, muito simples o procedimento. Com cuidado, para não riscar o painel nem o rádio...

 

Ví o conector atrás do rádio, quarta-feira vou perguntar na Citro se há algum código (se há, quero... porque no manual não veio nada!) pedido quando o rádio é desligado... o conector é, como nos C4 no exterior, um Fakra de 40 pinos, enorme (toma 1/3 da traseira do rádio). Nele, há quatro blocos de conectores modulares, sendo um para alimentação, CANBUS, etc... outro para as saídas de falantes (o que eu vou modificar para RCA), outro para o bluetooth e outro fica vago, para uma auxiliar (por hora nada, mas vai que aparece um DVD mais à frente?).

 

Comprei os caps Solen na medida exata para o corte dos tweeters Morel Tempo - 3.8khz 6db/oitava, dois caps de 4.7 uF e dois caps de 5.0 uF, com o Gutows daqui do Forum. Ligando os caps em paralelo, terei 9.7 uF, bem próximo do corte original deles, mas com caps de primeira. Depois, com calma, farei um l-pad, para acertar o conjunto... a idéia é um sistema muito simples, discreto e com qualidade acima da média. Por hora, abri mão de 3way, TA, acabamentos diferenciados, estas coisas todas... quero (e preciso) tirar leite de pedra com este setzinho.

 

Por hora, é isso. Depois que voltar da primeira revisão (quarta-feira vai pra ela), começo a mexer com mais tranquilidade... :legal:

Editado por RiQuati

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O C4 tem cara de ser um carro interessante pra montar um SQ ou um HI-FI.

 

Meu penúltimo kit 2 vias foi um MBQuart DSD-216 na porta de um Mille, com um ultra-mega-super-blaster baffle(feito meia boca, rsrsrs) e vou te falar que mandava só 2 x 30rms pro kit e falava bem, médio-grave muito gostoso.

Editado por cgw

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Estou acopanhando!

uma duvida, esses capacitores teriam a mesmoa função do Crossover, é isso? qual a vantagem de usa-los ao inves de um cross "pronto"?

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Cgw, o Citro ainda é um carro meio raro por aqui (autoforum), e bem diferente mesmo... tem pontos bacanas (boa posição do tweeter original, portas pesadas e firmes, acesso ao player muito bom) e outros nem tanto (muita coisa atrelada ao player original, falta de um RCA nativo, conector de bateria padrão da PSA que dificulta/impede a substituição). É um desafio, especialmente a questão de manter o player... se tiro ele, perco de uma só tacada o bluetooth original e o controle do som e bluetooth pelo volante. Pra completar, ele já vem com MP3, e muito prático (o display que ele usa é o do computador de bordo, em posição mais alta). Por outro lado, pra quem estava acostumado a um alpine 7892, 9887, pio 880prs... falta um bocado de ajustes e, principalmente, definição no áudio. Vou tentar usar as entradas 'high level' dos amps que tenho, e ver o resultado. A modificação para RCA neste player, pelo que pesquisei (agora em Forums espanhóis de C4), não tem bom resultado... vai ter de ser entrada alta mesmo, ou conversor RCA (o que eu estava evitando). Tou doido pra montar ao menos os MbQuart e os tweeters, os falantes originais são bem limitados...

 

ScuLt, os caps são um crossover passa-alta, mas de primeira ordem (6db/oitava), ou seja, fazem um corte mais suave. O que pode ser interessante às vezes, ou não (dependendo do projeto). No caso, o crossover que este tweeter usa, originalmente, é 6db/oitava mesmo, e vou usar a mesma frequência e ordem. A vantagem, comparativamente, é que posso escolher capacitores de melhor qualidade (os Solen FastCaps, capacitores franceses de filme), frente aos caps que vêm em crossovers prontos, normalmente eletrolíticos de menor qualidade. Dá para fazer um UP em um cross pronto, trocando os caps por outros da mesma medida mas especificações melhores, melhorando bastante o áudio.

 

:legal:

Editado por RiQuati

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..update... carro voltou da concessionária, arrumaram os detalhes em garantia (a/c, fiação do alarme original, e otras cositas más). Agora tou liberado pra montar o som!

 

encontrei em forums espanhóis o passo-a-passo de desmontagem dos tweeters e portas; estão aqui:

 

http://www.c4atreros.es/foro/viewtopic.php?t=20864

 

Agora é só desarrolar mi portuñol... :) mas sério, muitas fotos esclarecedoras, inclusive de um ponto chato - passagem de fiação pelo conduíte original. Parece (até agora) simples. A saída RCA que dançou, já tentaram lá fora e não funfa 100%... só atenua a saida amplificada, mais nada. Terá se der conversor RCA ou entrada high level do amp mesmo.

 

Tou imaginando os tweeters em 'copos' direcionados, instalados no local original. Acho que vou fazer em MDF+massa plástica, e pintá-los de preto; ganho direcionamento e protejo dos raios solares (a posição original é voltada para o parabrisas, é reflexão pacas e o tweeter fica exposto ao sol o tempo todo).

 

Final de semana vou ter algumas fotos pra postar já. :legal:

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Ricardo, pra fazer por exemplo um corte em 5khz com slope de 18 ou 24dB/oitava, não da pra usar so capacitor ne? Teria que fazer um cross mesmo com indutores etc? ou existe uma maneira mais fácil?

 

Desculpe se isso desvirtua seu tópico. Posso apagar o post e mandar via pm se for o caso.

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Ricardo, pra fazer por exemplo um corte em 5khz com slope de 18 ou 24dB/oitava, não da pra usar so capacitor ne? Teria que fazer um cross mesmo com indutores etc? ou existe uma maneira mais fácil?

 

Desculpe se isso desvirtua seu tópico. Posso apagar o post e mandar via pm se for o caso.

 

não desvirtua não, fica tranquilo! É áudio, tá valendo! :)

 

Para fazer cortes com slope acima de 6dB/oitava, ou seja, da segunda ordem em diante, é necessário o uso de indutores/capacitores associados mesmo. Em primeira ordem (6dB), apenas o capacitor (passa-altas) e o indutor (passa-baixas).

 

Eu já arrisquei montar indutores em casa, não é difícil (mas trabalhoso). O que é complicado é medi-los depois de prontos... eu tive a manha de 'pedir pra ver' um multímetro na vitrine de uma eletrônica, e medir 4 bobinas lá na cara dura... kkkk... mas não dá pra fazer isso 2x por semana. E o multímetro que mede indutância custa seus 350 reais... eu quase comprei, fiquei tentado mesmo. Como uns dois meses depois apareceu uma oportunidade boa em um 880prs Pioneer, com crossover 3-way, deixei de lado a idéia.

 

:legal:

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Aquelas centrais multimídia originais não valem a pena não, não teria mais regulagens?

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A saída RCA que dançou, já tentaram lá fora e não funfa 100%... só atenua a saida amplificada, mais nada. Terá se der conversor RCA ou entrada high level do amp mesmo.

 

Fala Quati! Ando usando muito bem aqueles RTX que foram seus... hauhauhauhauhauhauhau

 

Então, quando às saídas, se quiser partir pra um DIY simples, te passo um esqueminha bacana pro conversor RCA, bem melhor que os do mercado.

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Só me intrometendo um pouco, um multimetro que mede indutência não custa tudo isso não. Tem um bom modelo da Minipa que se acha em torno de R$150,00~180,00.

Já namorei várias vezes para comprar um desses mas ainda não comprei.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-134646971-multimetro-digital-portatil-minipa-et-2082c-promoco-_JM

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Tamos aí Riquati. Vou ler o topico com mais calma e tempo pra poder tentar de ajudar!

 

boa sorte

 

Markto

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Kleber, que bom saber que 'os mininu branquim' tão trabalhando bem... gostava destes RTX, comprei numa sorte danada (pedi Solen e veio MultiCap RTX, pode???) :)

 

Sobre as conexões rádio - amp, tou imaginando três opções pra resolver a parada:

 

A) saída alta direto no amp: ambos os amps têm entrada alta, seria algo simples até.

B) um conversor RCA, pronto ou home-made: creio que a qualidae seja melhor, e o custo pouca coisa maior. Aproveitaria os RCAs que tenho tbem.

C) adaptar uma saída RCA no player siemens... a opção de habilitar a saída por software descobri que não funfa direito... nos forums o pessoal já tentou e descartou. Tem um forum italiano de Peugeot que mostra, passo a passo (fotos, indicação de trilhas e tudo) como montar um preout no RD4. Tou bem inclinado a fazê-lo, o cabra lá da Itália usou um capacitor e um resistor por canal só. Traduzi a página do italiano e parece-me algo bastante razoável pra fazer, DIY ou em uma eletrônica daqui (tenho um contato bacana, que poderia fazer pra mim baratinho e numa estação de solda profissa. Em casa é ferrim de 20w msm).

 

Eu traduzi daqui (Passione Peugeot), pelo google, e pelo jeito não é nada muito complexo... o resultado é que é uma incógnita, mas ao menos, não cortaria um fio sequer do carro - só perderia garantia do player, que tem usado por 300 reais no ML. Aproveito, puxo o remote (pino 11 do conector) por dentro do rádio, boto um mini-relé interno para não forçar a barra (e acionar mais amps com tranquilidade), e boa... remote e 2 RCAs sem ferir garantia, sem cortar fios, sem mexer no carro - quando quiser tirar, só desconectar tudo. Os valores que o cara usa para desacoplar eu achei estranhos, mas começaria por eles, como base: 10 a 22 uF com no mínimo 16V pro capacitor, e 47 a 100 ohms no resistor. Será que dá pra montar com caps melhores, para garantir um resultado melhor?? Compensa?? No tópico, ele usou eletrolíticos mesmo, para temperaturas até 105 graus (pelo que entendi).

 

 

Leão, é este multímetro mesmo, o 2082!! Aqui custava isso, 350 reais... talvez tenha caído de preço, ou é o 'adicional tradicional' das lojas daqui (o clássico torce a peixeira!!).

 

 

Markto, e aí, conterrâneo!!! Tou encarando o desafio, SQ-original-minimalista-com-sérias-restrições-orçamentárias... :) quem sabe nas próximas férias passo por aí pra mostrar pra tí o resultado. Consegui lugar pro Arc dentro do painel, e o espaço embaixo do banco é capaz de ficar pra uma solução parecida com a que você tinha, um sub 6" ou 8" por lá. Na viagem, ví o quanto o porta-malas do Citro é pequeno... o do Fit era imenso perto dele, foi um sufoco carregar tudo. Se tivesse caixa lá, teria de despachar alguma mala de ônibus... kkkk....

 

O Arc Mini cabe nos pés do passageiro, logo abaixo do porta-luvas há o carpete e depois uma espuma, e atrás dela a corta-fogo (aço). Tou pensando em um cortar uma eucatex e instalá-la atrás da espuma (aquelas de alta densidade, moldadas),aí carpete, outra eucatex antes do carpete (para apoio) e fixar o amp nas duas. A primeira eucatex daria sustentação, a segunda uma base lisa para montar o amp. Como ele é muito pequeno e leve, cabe certinho alí, sem forçar nem ficar 'solto'; a fiação pode vir por cima (traseira do portaluvas), há um acabamento lá e espaços para saída dos fios (aliás, o carro tem um acabamento bem bacana - tudo é vedado, espumado, etc... gostei pacas!). O amp fica um pouco aparente (olhando do banco não, mas sentando na soleira da porta daria pra ver metade dele)... de fora do carro, ou sentado nos bancos, não se vê nada. Refrigeração, ok tbem (amp acima do carpete e 'livre' para trocar calor com o ambiente).

 

Tou com um RCA curtinho, que eu ia usar em casa (Canare Starquad, Techflex, conector Amphenol) e dá na pinta pro rádio até o Arc... do Arc pros falantes (mid e tw), o Ar Pro mais fino (2x1.5) passa tranquilo, inclusive pelas portas (sem conector pra empatar, aleluia!). Positivo já ví em Forums onde passa (atrás da bateria, uma tampinha de borracha)... já deixaria um bloco fusado (2 vias) preparado para outro amp, também é sossegado isso. Dá pra montar um fuse na frente e o bloco dentro do porta-luvas, ou só o bloco 2 vias lá na frente, e puxar os cabos direto pro interior do carro... em outros carros seria sacanagem colocar um bloco bonitão de acrílico dentro do capô, mas, novamente, a viadagem francesa impera e temos uma caixa de fusíveis fechada e isolada da sujeira do motor, e com uma barra com parafuso com 12V prontinha no cabo original... amanhã fotografo e mostro pra vocês, mas é muito prático isso, esteticamente bonito e discretíssimo pra instalar um sistema de consumo baixo. Pra um troço pesado, claro, o cabinho original até a bateria não dá nem pro cheiro... pro que eu quero (20A do Arc em estéreo 4 ohms, se tanto, e 20A do Fosgate 120a2 em bridge), sobra.

 

Por hora, minhas 'descobertas' são estas... amanhã cato a maquina fotográfica e mostro os pontos-chave que detectei. Pode ter passado um bocado de coisas sem que eu percebesse, mas a princípio parece algo simples de fazer, exceto o RCA do rádio que é uma tentativa ainda.

 

um abração a todos, obrigado pela ajuda/interesse, e logo logo tenho algumas fotos pra ilustrar o tópico. Que este aqui (C4) não seja como o meu ex-Fit, que foi embora sem ganhar um som decente, coitado... :)

Editado por RiQuati

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Aquelas centrais multimídia originais não valem a pena não, não teria mais regulagens?

 

cgw, até valeriam... teria RCAs nativas, um GPS, dvd, leitor de SD e USB, seria um sonho... :) mas o preço no momento é proibitivo (2.4k uma da Caska, a mais 'acertada' das chinesas). É um projeto pro futuro, quem sabe... até porque, sendo específica pro C4, dificilmente alguém iria estourar o painel pra levar. A tela fica separada do leitor, o leitor não tem display (igualzinho o original, olhando rapidamente nem se percebe diferença), e tem muitas facilidades que eu queria, além de parecer de fábrica (o que desestimula muito o roubo). O que não é legal: preço, o computador de bordo vai para o teto (acima do espelho), e as teclas do bluetooth no volante deixam de funcionar (passa a atender pela tela). Fora isso, só vantagens mesmo.

 

:legal:

Editado por RiQuati

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Hehehe... acompanhando o novo set :)

Esse roxinho toca muito... discus e morel... vai ficar bom esse set. Tem tudo para isso.

 

Onde conseguiu o Arc KS ? Estou procurando um desses para os graves mas não encontro ?!?!

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Riquati

 

acho que se sua intenção realmente é deixar o player original, vá fundo. Instalação é tirar o máximo do que tem e se no futuro, notar alguma falta na qualidade, é outro caso.Com a falta de espaço é primordial, he he, esse arc mini é excelente!! sabe que existe um desses pra sub né? e forte o danado! Mas vç está servido. o fosgate e esse roxinho ficarão bem legal. Não conheço ese auto, e quem sabe o sub embaixo do banco , não sei se seria bom isso, porque vç tem um sub de qualidade nas mãos e trocar, investir maior grana talvez não compensaria. Siga o teu orçamento, isso é fato acredito.

Outra: rca de qualidade e curto faz enorme diferença no som. pelo jeito, amp dentro do painel tem tudo pra dar certo. Cabos de sinal que vão para as portas podem ter o comprimento que precisarem e pelo jeito a porta dele é tranquila! Só não vá instalar o amp igual fazem os "intaladôres", puxa a espuma do assoalho e coloca o busterzim embaixo, pelamordedeus! e ve se tira foto dessas portas e local do amp pra gente mew!! pega do vizinho emprestado!!

 

boa sorte

 

Markto

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Beraldo, este Arc Mini comprei do Ianaconi, encomendei com ele e foi tudo 100%... ele é representante da Arc Audio no Brasil. O amp é muito, muito pequeno mesmo... e pelos reviews que lí na Net, de excelente qualidade. É um dos ítens que tou doido pra ouvir... hehe... até agora, não ouvi nada deste set!! :)

 

Markto, ví no C4clube uma caixa para 8" embaixo do banco de um Pallas, que é a mesma plataforma, e conseguiram 11 litros. Mas realmente, de início, uma caixa 'tradicional' com meu 10" seria mais fácil... o Fosgate vai para o porta-malas, tem um espaço excelente para ele nas laterais (tem dois 'nichos', dá para fazer um rack perfeito alí, igual original, de um dos lados). Pensei no 10" em uma selada no estepe, até tirar o estepe pra ver... a caixa de ferramentas vai lá dentro, macaco, chave de roda, tudo. Nem rola. Ou monto uma 'comum', com plug, MDF, etc... atrás do banco traseiro, ou uma pequena para um 6" embaixo do banco. Pena que eu vendi meu 8", senão seria uma opção boa. Quanto ao Arc Audio, pode ficar tranquilo... eu sou enjoado com instalação, ventilação, etc... não vou colocar ele soterrado pela espuma não!! kkkkkkkkkk.... a idéia é usar duas chapas de eucatex apenas para dar suporte (firmeza), mas o amp vai depois do carpete, exposto mesmo. Já verifiquei e pra carona chutar ele, vai dar trabalho tbem... rs... acho que só se eu resolver usar o C4 pra outras coisas, com muito azar o pé/sapato vai parar lá.

 

Eu já vi em fotos os irmãos do Arc Mini, o de quatro canais e o mono de 500w... sou doido pra comprar o de quatro canais, de tempos em tempos bate a vontade de cotar um com o Ianaconi, mas por hora não posso pensar nisso ($$$). O de quatro canais snme faz cortes altos, ou seja, biamp pelo ampli do kit... prático pacas!!

 

abração,

Ricardo.

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O Ricardo comprou o Arc Mini que eu tinha trazido ano passado como amostra.

 

Atualmente a venda é exclusiva para lojistas.

 

Em breve teremos o estoque completo da Arc Audio em várias lojas do país.

Editado por Ianaconi

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