Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
danilo2010

[VW Gol] Montando meu set de SQ

Recommended Posts

Fala aí galera !

Bem depois de muito quebrar a cabeça ha hora de escolher e comprar os equipamentos do meu primeiro set, que aliás, teve a ajuda e opinião de muita gente aqui do forum, tá aí, já estão todos comigo e agora é hora de começar a instalação.

Sou eletricista de manutenção industrial e já tive experiência em instalação de som automotiva, porem em se falando de SQ sou bem iniciante,mas eu mesmo que estarei fazendo a instalação.

Não tenho intimidade com madeira, muito menos om fabricação de caixas e tudo mais (e nem tempo pra isso!), então mandei fazer o PM e os doorpod das portas em uma loja aqui da minha cidade, sou de Americana/SP não tenho muita opção por aqui, mas achei que ficou legal o trabalho deles.

Segue a lista do meu set:

HU: Kenwood Excelon KDC-X994

Amplificador: Hertz EP4 (stereo)

Amplificador: Alpine MRP-M450 (mono)

Kit duas vias: Hertz ESK 165

Coaxiais: Hertz ECX 130

Subwoofer: RE Audio SRi 10D4

Cabos RCA: Knukonceptz Krystal 4Channel 6M (stereo)

Cabos RCA: Monster Cable MPC-I302 XLN 2Channel 5M (mono)

Cabos Speaker: Knukonceptz Karma 12AWG

Cabos de Energia: Shok Industries 4AWG (1 pra cada amp)

Pretendo fazer a instalação por partes, pois não tenho muito tempo disponível. Segue uma prévia da canfiguração da instalção:

Tenho 3 opções em relação ao stereo: (ainda não sei qual vou usar, provavelmente será a 1ª)

1ª Ligar cada os mids e os coaxias um em cada canal da EP4

2ª Fazer bi-amp do kit duas vias e ligar os coaxiais direto na HU

3ª Ligar o kit duas vias em bridge na EP4 e os coaxiais direto no player

Na 3ª opção: Minha HU tem TA, tem 3 pares RCA, porem não faz 3-way, até da pra fazer, porem não tem LP para os canais front e rear, tem apenas HP de 30~250Hz, neste caso se fizer bi-map terei de usar o cross do kit para os mids e fazer um cross para os tweeters. Porem se eu usar o TA não trei como ligar os coaxiais no player, pois os canais front e rear estarão com TA ajustado para tweter e mid respectivamente e ligando os coaxiais nos canais aplificados rear (que estarão configurados para os mids) por exemplo, acho que não vai ficar legal, certo ? E pra fazer bi-amp sem poder ajustar TA não vejo muita vantagem nisso, apenas de poder aplicar potencia diferente entre mid e tweeter, porém não sei se é necessário pois o tweeter deste kit não é muito estridente e também eu posso atenuá-lo no cross que tem ajuste de -2, 0 e +2db.

Nã 2ª opção: Acho que o kit vai tocar legal com 190Wrms do bridge em cima dele, porem minha preocupação é com os coxiais, que poderão gerar distorção quando eu estiver com o volume mais alto, devido a baixa potencia aplicada pelo canais amplificados da HU.

Na 3ª opção: Vou perder um pouco nos kits, por aplicar menos potencia e por não poder ajustar TA entre mid e tweeter, mas poderei ajustar o TA entre o kit e os coxiais atrás e tb terei uma potencia legal aplicada aos coaxiais.

Mas enfim...ainda preciso definir isto...

Começarei pelas portas, comprei outros forros de portas em desmanche e mandei fazer doorpod neles, vou começar a fazer o tratamentos das portas, instalar os novos forros e os mids.

Abaixo seguem algumas fotos:

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

2ccp08n.jpg

A vítima

2d2gf1g.jpg

Algumas coisas que chegaram dos EUA, os knukonceptz karma speaker 12 AWG e alguns

acessórios de instalação

a4vpz6.jpg

os doorpod nos forros das portas

2ngzkug.jpg

tratando os forros das portas com fita multiuso vedacit (= manta asfaltica auto-adesiva), foi a unica

que achei para comprar aqui na minha cidade

14b849i.jpg

Os forros das portas depois de tratados

v45r4p.jpg

Tratando as portas, os espaços abertos foram fechados por ultimo

2qajnmx.jpg

Instalando o mid

jr5v0n.jpg

O danadinho ai...

icv2mg.jpg

eSTANHNADO OS terminais (knukonceptz gold plated)

vxdr3o.jpg

Terminais prontos

153m9fr.jpg

Mid instalado na porta (sem a tela ainda)

Tudo isto me cosumiu a sexta e o sabado do feriado agora de 21/04 e quase me gerou uma crise conjugal :huh: , as fotos não estão em boa qualidade pois tirei com o iphone (3g apenas).

Em breve posto mais fotos em melhor resolução de como ficou esta etapa, inclusive de como fiz para passar os cabos speaker para dentro da porta o que é uma azia de se fazer no Gol GV :angry:

Não vejo a hora de continuar, pois os mids estão lá, porém, mudos! pasmafaute mas este fds vou tampar sabado e domingo então...só Deus sabe qdo vou continuar...

Editado por danilo2010

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, Parabens pelo trabalho tu parece ser muito caprichoso... tb to com um G5, ele é tranquilo para instalar !

Obs: Todo mundo vai falar para vc tirar o coaxial e deixar so o Kit 2 Vias + Sub, se seu player fizer corte ativo, dará para usar o kit em bi amp no EP4 !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o kit no bridged da ep4 e liga os coaxiais direto no player, fika bom! Lembrando sempre de dar uma atenuada pelo player front/rear para os coaxiais n fikarem c o volume alto e n atrapalhar o kit! Por isso digo q o coaxial ligado no player da certo pq ele vai tocar num volume mais baixo por causa da atenuacao!

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, Parabens pelo trabalho tu parece ser muito caprichoso... tb to com um G5, ele é tranquilo para instalar !

Obs: Todo mundo vai falar para vc tirar o coaxial e deixar so o Kit 2 Vias + Sub, se seu player fizer corte ativo, dará para usar o kit em bi amp no EP4 !

Abraco !

Valeu viniciusaleixo

Estou fazendo devagar aos poucos, mas procuro caprichar...

Então ele faz corte ativo, mas só tem HP (30~250Hz), ou seja não dá pra fazer um passa banda ativo pros mids, e pros tweeters o corte não sobe tanto, ou seja vou ter q fazer usar o cross do kit prar os mids e fazer um cross pros tweeters...

Editado por danilo2010

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o kit no bridged da ep4 e liga os coaxiais direto no player, fika bom! Lembrando sempre de dar uma atenuada pelo player front/rear para os coaxiais n fikarem c o volume alto e n atrapalhar o kit! Por isso digo q o coaxial ligado no player da certo pq ele vai tocar num volume mais baixo por causa da atenuacao!

Obrigado pela opinião RaoniPaiva

Uma duvida: No bridge a distorção harmonica (THD) é maior, certo ? Isso não seria ruim ?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela opinião RaoniPaiva

Uma duvida: No bridge a distorção harmonica (THD) é maior, certo ? Isso não seria ruim ?

Iai Danilão, tranquilo cara??

Ruim sim, mas pelo que vi no manual, nada que não possa ser contornado com boa regulagem, além do que, está utilizando bons cabos, que ajuda um pouco nessa coisa de ruídos e tal.

O que tenha a dizer sobre seu set é:

Muita coisa boa, se bem instalados e regulados, como no capricho que está fazendo, pode surpreender hein...

Tome cuidado com as posições dos cabos que serão passados, tente cruzar o menor número de vezes os cabos speackers, RCAs e força, para evitar ruídos.

Veja se consegue espuma D33 para colar nos forros das portas e outra dica que estarei utilizando também assim que for definitivo, é substituir as presilhas que seguram as partes plásticas por outras com maior pressão. Isso ajudar a evitar vibrações e acabamentos batendo.

Na MINHA opinião, quanto à ligação, faria como o Raone citou, bridge do EP4 no kit, utilizando cross original e coaxiais nas saídas trazeiras do player.

Defina isso antes de posicionar os tweeteres, pois pode influenciar bastante no resultado.

Gostei muito dos pods, parabéns à loja que os construiu.

No mais, continue caprichando e postando aqui para vermos.

Grande abraço e boa sorte com o relacionamento ai.. peça para ela entender!! hehehehehehehe

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Iai Danilão, tranquilo cara??

Ruim sim, mas pelo que vi no manual, nada que não possa ser contornado com boa regulagem, além do que, está utilizando bons cabos, que ajuda um pouco nessa coisa de ruídos e tal.

O que tenha a dizer sobre seu set é:

Muita coisa boa, se bem instalados e regulados, como no capricho que está fazendo, pode surpreender hein...

Tome cuidado com as posições dos cabos que serão passados, tente cruzar o menor número de vezes os cabos speackers, RCAs e força, para evitar ruídos.

Veja se consegue espuma D33 para colar nos forros das portas e outra dica que estarei utilizando também assim que for definitivo, é substituir as presilhas que seguram as partes plásticas por outras com maior pressão. Isso ajudar a evitar vibrações e acabamentos batendo.

Na MINHA opinião, quanto à ligação, faria como o Raone citou, bridge do EP4 no kit, utilizando cross original e coaxiais nas saídas trazeiras do player.

Defina isso antes de posicionar os tweeteres, pois pode influenciar bastante no resultado.

Gostei muito dos pods, parabéns à loja que os construiu.

No mais, continue caprichando e postando aqui para vermos.

Grande abraço e boa sorte com o relacionamento ai.. peça para ela entender!! hehehehehehehe

Valeu.

Pô Brunão valeu ai pelas opiniões e pela dica, acho que vou de bridge mesmo !

Como provavelmente não vou fazer bi-amp não terei regulagem de TA entre os mids e os tweeters, neste caso não seria melhor instalá-los na capa interna do retrovisor e não na coluna ? meu retrovisor é eletrico e não tem o ajuste manual ali naquela capa o que me permite fazer isso, e fazendo-o assim praticamente não existira delay entre eles, o que me dizem ?

Compartilhar este post

Link para o post

Rpz, acredito q n chega a ser perceptivel! Pra mim eh valido o uso!

É então, vão ser 190Wrms ligando em bridge contra 60Wrms no modo normal, deve tocar muito mais, nao ?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou querendo tratar as portas do meu celta, e acho que vou colocar a mão na massa e trata-la eu mesmo com manta. Sendo asssim, estava dando uma lida nos topicos referente a manta auto adesiva, e tanto nos topicos, como no modo de aplicação do fabricante, eles recomendam o uso de um primer para melhorar a adesão da manta sobre a lata. Já que aplicou a manta sem prime é bom da uma olhadinha a cada anao pra saber como ela ta.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou querendo tratar as portas do meu celta, e acho que vou colocar a mão na massa e trata-la eu mesmo com manta. Sendo asssim, estava dando uma lida nos topicos referente a manta auto adesiva, e tanto nos topicos, como no modo de aplicação do fabricante, eles recomendam o uso de um primer para melhorar a adesão da manta sobre a lata. Já que aplicou a manta sem prime é bom da uma olhadinha a cada anao pra saber como ela ta.

Então eu não passei primer, passei apenas alcool combustivel pra dar uma limpada, e deixei a manta bastante tempo no sol para aquecer antes de colar, vou te falar auma coisa, teve uns lugares que eu quis descolar pra acertar uns recortes e depois de colado não consegui tirar mais não !

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso, tanto nas portas, quanto no assoalho do carro, não utilizei o Primer, mas limpei bem com limpa vidros, para desengordurar a face do metal, apliquei a manta e fui esquentando-a com soprador térmico até derreter, então passei um rolo ou uma espátula de madeira para precionar a manta contra o metal.

Não consigo tirar a manta, mesmo se quiser...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso, tanto nas portas, quanto no assoalho do carro, não utilizei o Primer, mas limpei bem com limpa vidros, para desengordurar a face do metal, apliquei a manta e fui esquentando-a com soprador térmico até derreter, então passei um rolo ou uma espátula de madeira para precionar a manta contra o metal.

Não consigo tirar a manta, mesmo se quiser...

Abraços.

E aí Bruno o que me diz dos tweeters na capa do retrovisor, como eu disse ali em cima ?

Compartilhar este post

Link para o post

E aí Bruno o que me diz dos tweeters na capa do retrovisor, como eu disse ali em cima ?

Danilo, MINHA opinião PARTICULAR, é: não gosto da aparência dos tws ali...

Ressalto que isto não há relação com sonoridade, mas sim com estética.

EU colocaria nas colunas, com direcionamento cruzado em cima do freio de mão, assim como fiz em minhas duas últimas colunas.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí galera como havia prometido, estou colocando mais fotos em melhor definição de como ficaram as portas, e, da fiação passada para as portas

Com relação aos coxiais........vai ficar sem mesmo...fui instalar esta semana e pra minha suspresa o orginal não é de 5" e sim 4.1/4", ou seja meus hertz ecx130 vão ficar empoeirando em cima do guarda roupa <_<

Segue as fotos:

24fz8f5.jpg

Mais cabos que chegaram esta semana: Knukonceptz karma 12AWG e Shok Industries 04AWG

2hfigw3.jpg

152j8qp.jpg

28mikw8.jpg

Vc deve estar se perguntando como fiz para furar neste lugar sem tirar a porta neh ? Enfiei a furadeira dentro da porta e furei de dentro pra fora :pirou:... a borrachinha de vedação que coloquei ? é a mesma que é usada na tampa traseira pra tampar uns furos, apenas fiz um furo no meio dela pra servir de vedação pro cabo

Ah ta faltando o techflex que não tinha no dia...mas logo ta chegando e vou por o bixo nesse cabo aí !

2pqt2it.jpg

2gtr8ft.jpg

33w43yu.jpg

352k9r9.jpg

104126b.jpg

28wdsgg.jpg

Agora é começar a passsar o restante dos cabos...bem galera por enquanto é isso !

Abraços :legal:

Editado por danilo2010

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Danilão, parabéns mais uma vez!!!

Iai, vai lacrar a porta com manta ou não??

Abraços.

Fala aí Brunão !

Como assim lacrar ? A manta já está aplicada nas duas portas

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ficando legal cara. Gosto muito da dupla EP4 + ESK.

Mas ainda não está tocando neh?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Danilão, parabéns mais uma vez!!!

Iai, vai lacrar a porta com manta ou não??

Abraços.

Edit: Desculpa pela vergonha que eu passei... rsrsrsrs Olhei uma coisa e perguntei outra!!! :pirou: :pirou:

Gostaria de saber como lacrou a passagem do fio ali na porta, vi que usou a borrachinha, mas e depois de colocar a techflex como disse, rolará uma colinha, ou ficará só com a borracha mesmo??

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza tem que tocar em ponte o kit !! esse kit gosta de potencia !! o meu tocava com 75 rms...ai depois coloquei 200 rms e axei q ficou muito melhor (opiniao pessoal) !! testa com a ligação normal e depois em ponte !!!!depois faz o relato aqui pra gente !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: Desculpa pela vergonha que eu passei... rsrsrsrs Olhei uma coisa e perguntei outra!!! :pirou: :pirou:

Gostaria de saber como lacrou a passagem do fio ali na porta, vi que usou a borrachinha, mas e depois de colocar a techflex como disse, rolará uma colinha, ou ficará só com a borracha mesmo??

Abraços.

Então Bruno acho que vai ficar só na borrachinha mesmo, a borrachinha tá bem apertada no cabo, e se entrar um pouquinho de agua ali acho que é normal, pq tava reparando naquele "braçinho" que limita a abertura da porta ele não tem vedação nenhuma, deve entrar muita agua ali,mas acho que não entrar pelo cabo não.

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza tem que tocar em ponte o kit !! esse kit gosta de potencia !! o meu tocava com 75 rms...ai depois coloquei 200 rms e axei q ficou muito melhor (opiniao pessoal) !! testa com a ligação normal e depois em ponte !!!!depois faz o relato aqui pra gente !!!

Pode deixar ! mas com certeza vai ficar no bridge mesmo, até pq, os coaxiais na couberam no local original, ou seja vai ficar sem eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá ficando bem bacana o seu trampo! :legal:

Valeu rarocha ! Obrigado por acompanhar o tópico !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...