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[4r]IBAP Democrata: a história do carro esportivo nacional que virou ficção
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
* Reportagem originalmente publicada em dezembro de 2006 Antigomobilista da cidade de Passo Fundo (RS), o empresário Rogério Azambuja acaba de ressuscitar um modelo nacional raríssimo. Ele marcou história nos anos 60 não apenas pelo design, inspirado no Chevrolet Corvair americano. O Democrata, nome de batismo do veículo, surgiu a partir da ambiciosa idéia do empresário Nelson Fernandes de produzir um automóvel de luxo com capital e projeto brasileiros, além de preço bastante competitivo. Relacionadas NotíciasCarro movido a água enganou militares mas novo projeto pode salvar aviação7 abr 2022 - 18h04 NotíciasTop Ten: carros que prometiam muito, mas nunca saíram do papel1 ago 2019 - 07h08 NotíciasDez mentiras das montadoras que terminaram mal8 fev 2017 - 14h02 Com promessas como a de fabricar 350 veículos por dia, o mesmo que a Volkswagen, líder do mercado na época, Fernandes conseguiu atrair quase 90 000 investidores para o projeto e chegou a montar cinco protótipos completos do veículo. Só que a história não teve final feliz. Muitos consideraram seus planos megalomaníacos e sua empresa sofreu devassas do Banco Central e da Polícia Federal. Até uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada em Brasília para investigar a questão. Fustigado pelas autoridades e pela imprensa (QUATRO RODAS publicou várias matérias denunciando que a empresa não tinha sequer livros de contabilidade), Fernandes foi à lona, antes de iniciar a produção em série. Continua após a publicidade Nelson Fernandes foi uma espécie de Preston Tucker brasileiro. A exemplo do americano que lançou em 1948 o Tucker, um carro revolucionário para competir com as três montadoras gigantes dos Estados Unidos (GM, Ford e Chrysler), as idéias ambiciosas de Fernandes causaram um grande alvoroço na indústria brasileira de automóveis na década de 60. Idealistas e polêmicos, Tucker e Fernandes provocaram um enorme barulho, mas faliram antes de realizar seus respectivos sonhos. A idéia de Fernandes era mesmo para lá de ambiciosa. Depois de registrar em 1963 sua empresa, a qual batizou como Indústria Brasileira de Automóveis Presidente (Ibap), resolveu apostar alto, investindo no lançamento de um carrão para competir diretamente com modelos luxuosos como o Simca Chambord. Um protótipo de quatro portas foi apresentado. “Cometi o erro de colocar nele um motor do Corvair americano provisório enquanto o definitivo era preparado”, diz o empresário, ciente dos rumores que a substituição causou. Continua após a publicidade Ele conta que também planejava um carro popular, que seria o principal produto da Ibap, e um utilitário. O Democrata definitivo tinha carroceria cupê de fibra de vidro (outra ousadia), suspensão independente nas quatro rodas e um motor italiano de seis cilindros instalado na traseira (era o único item importado do projeto) com transmissão acoplada ao bloco. O acabamento do interior do veículo era caprichado, com painel de jacarandá, volante esportivo e bancos reclináveis de couro. Os cinco protótipos do Democrata eram levados em carretas para exibição em vários lugares do país. As viagens visavam divulgar o projeto e atrair investidores para iniciar a produção em série do automóvel. Estes teriam direito a dividendos da Ibap, prioridade na aquisição do Democrata e desconto na compra do modelo. Uma fábrica de 300 000 metros quadrados foi erguida em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. “Os 120 funcionários da Ibap também eram sócios-proprietários da empresa”, afirma Fernandes. “A motivação para trabalhar era grande e não havia desperdícios, eles sabiam que aquilo também era deles.” Continua após a publicidade Ferro na fibra Aos poucos, porém, os planos começaram a afundar. Primeiro os críticos questionaram a viabilidade do projeto. Naquela época, carrocerias de fibra de vidro eram mais comuns em veículos esportivos, não em carros fabricados em larga escala, como o Democrata. Para acabar com essa desconfiança nas apresentações do carro, os vendedores da Ibap propunham aos clientes martelar a carroceria com uma barra de ferro. Muito mais danosa ao futuro do Democrata foi a incrível sucessão de problemas que atingiram o projeto. Um navio cargueiro carregado de componentes mecânicos italianos para a fábrica da Ibap foi interceptado, sob alegação de contrabando. Diante das dificuldades de importação, Fernandes apostou noutra solução: comprar a Fábrica Nacional de Motores, a popular FNM, uma estatal que estava sendo vendida na época pelo governo. A oferta de Fernandes teria sido recusada pelo Ministério da Indústria e Comércio sem justificativa. Continua após a publicidade Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Em seguida, vieram as pressões das autoridades e da imprensa. A CPI para averiguar se a empresa estava dando golpe nos investidores foi instalada em junho de 1966. Aos poucos, os clientes começaram a desistir das cotas, graças a essa propaganda negativa. O golpe de misericórdia veio quando o Banco Central, depois de uma vistoria na fábrica, elaborou um laudo dizendo que não havia por lá a quantidade de profissionais gabaritados para construir carros em série, nem contratos com fornecedores para garantir a continuidade da produção. Fernandes respondeu a um processo por “coleta irregular da poupança popular sob falsa alegação de construir uma fábrica de automóveis”. Dois anos depois, ele fechou a Ibap. Além dos protótipos, ficaram no galpão em São Bernardo do Campo dezenas de carcaças de fibra de vidro e centenas de peças. Continua após a publicidade O empresário acabou inocentado, quase duas décadas depois, mas o estrago já estava feito. Ele responsabiliza a imprensa por uma verdadeira campanha para desacreditar o projeto. “Por influência de empresários de São Bernardo do Campo, que teriam prometido pressões contra a Ibap como nem o ex-presidente Jânio Quadros conhecera”, diz ele. O Democrata de Azambuja, um dos dois que sobraram inteiros dessa trágica história (o outro está em Brasília, no Museu do Automóvel), começou a renascer da sucata abandonada da Ibap, pelas mãos de uma dupla de mecânicos de São Bernardo do Campo. “Quando eu era criança, vi o carro na cidade e fiquei maluco por ele”, afirma José Carlos Finardi, 53 anos. Em 1989, ele soube que, dentro da fábrica fechada, havia ainda alguns carros. Conseguiu o telefone de Fernandes e, por cerca de 30.000 dólares, arrematou um lote de 25 carrocerias e três carros “recuperáveis”. José Carlos concentrou os trabalhos de restauração no carro que parecia mais inteiro. “Tivemos que encomendar uma réplica do pneu e recuperar várias peças do motor que estavam corroídas”, afirma o mecânico. No total, o processo de restauração prolongou-se por quase três anos. O Democrata voltou a andar e chegou a ser exibido em encontros de antigomobilistas em Brasília e Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Relacionadas NotíciasJPX: a aventura de Eike Batista na indústria automotiva31 jan 2017 - 18h01 NotíciasA pré-história da indústria automobilística no Brasil17 jun 2016 - 21h06 NotíciasAs 10 rodas (de série) mais famosas – e copiadas24 fev 2016 - 14h02 Por descuido da dupla de mecânicos, o valioso carro acabou ficando parado na oficina por muito tempo. No ano retrasado, eles voltaram a investir em sua recuperação, mas deixaram o trabalho pela metade. Foi quando venderam o carro a Azambuja, que terminou o serviço. O maior desafio, segundo ele, foi colocar o motor em operação. O bloco que acompanhava o carro estava trincado e, depois de várias tentativas frustradas de soldá- lo, foi substituído por outro enviado pelos Finardi. Outra batalha foi acertar o ponto de ignição. Sem nenhuma referência, Azambuja e seu fiel escudeiro, o mecânico Vilson Passos, que assumiu a empreitada de botar o carro para andar, contaram com a ajuda de um amigo engenheiro mecânico, especializado em carburação. Itens de acabamento como calotas e rodas foram feitos em Passo Fundo mesmo. Hoje o carro roda de duas a três vezes por semana, em nome do condicionamento físico. O motor V6 agora é que começa a ficar mais “solto”, nas palavras do novo dono. Se as linhas em dia com o que havia de novo nos Estados Unidos e Europa ainda chamam atenção, ao volante fica mais fácil fazer ideia da evolução que o Democrata representava no cenário nacional dos anos 60. À espera do motorista estão bancos individuais na frente separados por um console, revestimento de couro, painel de jacarandá emoldurando o completo conjunto de instrumentos que incluía até conta-giros. Motor ligado, um ronco encorpado ressoa na cabine. A alavanca do câmbio de quatro marchas está bem localizada e o volante Valrod de três aros não exige a força que seria de se esperar da direção sem assistência. Em pouco tempo acostuma-se com o câmbio, ainda não totalmente desperto de sua hibernação de décadas. Comparar sua dirigibilidade com a dos Aero-Willys e dos Simca, dois de seus contemporâneos, seria injusto. Sob todos os aspectos, a começar pela posição de dirigir, o Democrata se mostra um carro bem à frente de seus pares na época. Ficha Técnica – Democrata Anos de produção: de 1963 a 1968 Motor: traseiro, longitudinal, V6, 2 527 cm3, duplo comando de válvulas no cabeçote, bloco de alumínio fundido Potência: 120 cv a 4.500 rpm Torque: n/d Diâmetro x curso: 84 x 76 mm Compressão: 8,2:1 Carburação: dupla Transmissão: manual de 4 velocidades, tração traseira Suspensão: Dianteira: independente, braços triangulares superiores, braços de força inferiores, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação. Traseira: semi-eixos oscilantes, braços longitudinais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação Freios: tambor nas quatro rodas Entreeixos: n/d Rodas: aço, 15 x 5 Peso estimado: 1.150 kg Publicidade View the full article -
[4r]Chery revela SUV 3 em 1 que se transforma em picape e motorhome
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
A Chery apresentou o conceito 6=1 que parece saído diretamente da franquia de filmes Transformers. Para quem não conhece, na ficção, uma espécie alienígena invade a terra e é capaz de se disfarçar na forma de carros ou eletrodomésticos. Além de se disfarçarem, podem se transformar em robôs e outros veículos. Exceto pelos robôs e alienígenas, é mais ou menos isso que a Chery quer com esse conceito. O SUV tem sete lugares e pode se transformar em uma picape ou mesmo em um motorhome. Relacionadas NotíciasChery negocia com Renault produção de picape híbrida na Argentina8 out 2025 - 14h10 SegredoTiggo 9 está em testes no Brasil para ser o Caoa Chery mais luxuoso11 set 2025 - 07h09 NotíciasCaoa Chery Tiggo 7 2026 ganha nova multimídia e mantém preços22 out 2025 - 08h10 No entanto, a contrário do Deepal E07 Multitruck, que se transforma em picape com apenas um botão, no caso do Chery é necessário retirar o teto rígido, como acontece com o Jeep Wrangler, por exemplo. <span class="hidden">–</span>Reprodução/CheryO conceito foi apresentado durante o Chery User Summit 2025, em Wuhan, na China. Segundo a empresa, reflete o compromisso do grupo com “cocriação junto aos usuários”, além de “redefinir a versatilidade”. Continua após a publicidade O conceito tem 4,9 metros de comprimento e 1,2 m de altura interna, o que permite uma criança de seis anos ficar em pé lá dentro, enquanto adultos podem entrar e sair sem se curvar no modo de sete lugares. No modo picape, os dois assentos da última fileira são retirados, bem como parte do teto do veículo, criando uma caçamba com capacidade para 600 litros. Portanto, capacidade um pouco menor que de uma Fiat Strada. Porém, segundo os engenheiros da Chery, a peça que precisa ser retirada pesa cerca de 30 kg, portanto, além de trabalhoso, muito provavelmente são necessárias duas pessoas para fazer a transformação com segurança. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Reprodução/InternetSe fizer o trabalho de forma manual, a Chery diz que o processo leva cerca de 25 minutos. Se utilizar ferramentas elétricas, que serão vendidas a parte pela fabricante, o tempo cai para cerca de 10 minutos. Como motorhome, o SUV adicionará acessórios para a transformação. Entre eles hjá toldos laterais, barracas de teto retráteis, telas de entretenimento no banco traseiro e um gerador de energia externa. Continua após a publicidade Haverá ainda itens como compartimentos de armazenamento externo, como no Land Rover Defender. Espere também por itens como armazenamento de água e ducha, ambos como acessórios para a parte externa do veículo. Apesar das promessas, a Chery apenas mostrou imagens no telão da transformação e não demonstrou como é feita a mudança de carroceria. Imagens internas do veículo também não foram disponibilizadas. A Chery promete vender o SUV no segundo trimestre de 2026. Publicidade View the full article -
[4r]Porsche Macan GTS elétrico tem 571 cv e já está à venda no Brasil
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
Como quem deixa o melhor da refeição para comer por último, a Porsche costuma criar expectativas para a versão GTS de seus lançamentos. Não foi diferente com o Macan elétrico, lançado em janeiro de 2024, que só agora ganha sua configuração de maior foco em esportividade e dirigibilidade, mesmo não sendo a mais potente. Ele já está em pré-venda no Brasil, a partir de R$ 800.000, com o início das entregas previsto para o primeiro semestre de 2026. Relacionadas Carros elétricosNovo Porsche 911 Turbo S custa mais de R$ 2 milhões e já está em pré-venda2 out 2025 - 18h10 Carros elétricosPorsche acelera desenvolvimento do substituto do Macan com motor a combustão6 ago 2025 - 07h08 NotíciasIPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não15 out 2025 - 13h10 As novidades do Macan GTS começam no visual, que abusa da cor preta nos detalhes. Por fora, frisos laterais (nas portas e nas janelas), spoiler, saias laterais (alargadas) e as porções inferiores dos para-choques frontal e traseiro, são sempre em preto com variação de acabamento, entre fosco e brilhante. Os para-choques, inclusive, são novos. Porsche Macan GTS elétricoDivulgação/PorscheOs faróis de led matriciais são escurecidos, assim como as lanternas, com bordas em preto. As rodas, por sua vez, recebem pintura em um tom bastante escuro de cinza (Cinza Antracite), seja na opção padrão, de 21 polegadas, ou nas opcionais, de 22 polegadas. Para a carroceria, são 75 opções diferentes de cores. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram O interior também segue a temática do preto, misturando revestimentos como couro e suede. Costuras, cintos e logotipos vermelhos (como a inscrição GTS nos bancos) fazem contraste com o restante do ambiente, que tem ainda luzes ambiente em led por diversos pontos da cabine. Continua após a publicidade Porsche Macan GTS elétricoDivulgação/PorscheComo opcional, o pacote GTS Interior Package permite combinar as cores do exterior do veículo ao interior, desde que a carroceria seja pintada no azul Lugano, cinza Slate Neo ou vermelho Carmine. Outro opcional, o Carbon Interior Packge, adiciona apliques em fibra de carbono ao painel, volante e painéis de porta. Porsche Macan GTS elétricoDivulgação/PorscheTradição moderna Apesar de não ser o Macan EV mais potente à venda, título pertencente ao Turbo S, o GTS é o responsável por ser o mais “tradicional” da linha – mesmo elétrico. Isso porque a sigla GTS, para a Porsche, busca estabelecer padrões superiores de dinâmica de condução, e não apenas potência em si. Continua após a publicidade Porsche Macan GTS elétricoDivulgação/PorscheAssim, o Macan GTS é equipado com dois motores elétricos, um na dianteira e, outro, na traseira, este último sendo o mesmo do Turbo S, ou seja, o motor elétrico mais potente da gama. Juntos, eles somam 516 cv, que podem chegar aos 571 cv em overboost com Launch Control. O torque máximo é de 97,4 kgfm. Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Com esse conjunto, segundo a Porsche, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e, de 0 a 200 km/h, em 13,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Para alimentar os motores elétricos, a bateria tem 100 kWh e pode ser recarregada a até 270 kW (nesta potência, a carga vai de 10 a 80% em apenas 21 minutos). A autonomia projetada ainda não foi divulgada. Continua após a publicidade Mas, como já dito, o GTS não é feito apenas de números de aceleração. Para ser a versão de maior foco em dinâmica, um dos destaques é a inclusão do pacote Sport Chrono de série já com o modo Track. Esse modo prepara o carro para conduções de alta performance, aumentando o resfriamento da bateria para reduzir a perda de potência causada pelo aquecimento do componente. Porsche Macan GTS elétricoDivulgação/PorscheA distribuição de peso do SUV favorece o eixo traseiro com a proporção 48:52 (ou seja: 48% na dianteira, 52% na traseira). O sistema de tração integral inclui vetorização de torque e há bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, que fica atrás do motor traseiro para contribuir com o maior peso na região. A altura do Macan GTS foi reduzida em 10 mm em relação a outras versões e, por isso, ele tem o centro de gravidade mais baixo de toda a linha. A suspensão pneumática (com sistema PASM, de controle de parâmetros) foi refinada, assim como os ajustes de amortecedores e barras estabilizadoras. Tudo para maior precisão em curvas, segundo a marca. Por fim, para quem não quiser acelerar em silêncio, o Macan GTS elétrico é equipado com sistema de som esportivo, que promove roncos virtuais em dois tons diferentes no interior do veículo. Publicidade View the full article -
[4r]Estes tênis da Asics são feitos com airbags da Toyota e estão à venda no Brasil
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
A Asics SportStyle, em colaboração com a Toyota Brasil, lançaram o tênis ASICS Japan S Airbag, fabricado com tecidos de airbags reutilizados. O modelo começou a ser comercializado neste mês por R$ 499,99 e está disponível nas lojas físicas da marca em São Paulo e Rio de Janeiro, além do site oficial. Relacionadas NotíciasToyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo; Tesla despenca 35% e BYD estreia22 out 2025 - 10h10 NotíciasToyota Land Cruiser FJ está de volta e tem chances de vir ao Brasil21 out 2025 - 11h10 Carros elétricosToyota rival do Citroën Ami poderá ser produzido com incentivo do Reino Unido17 out 2025 - 11h10 O material, que originalmente servia para proteger vidas nos automóveis, ganha agora uma nova função fora deles, transformando-se em parte do cabedal do calçado (a parte superior que cobre os pés) – 25% do tênis é feito do material reutilizado. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram De acordo com as marcas, o modelo é uma reinterpretação moderna do tênis de basquete Japan S, dos anos 1980, com linhas inspiradas no design automotivo e acabamento que remete à estética urbana contemporânea. <span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota Continua após a publicidade Segundo Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics para a América Latina, a collab celebra a convergência de seus valores, que é “promover equilíbrio entre corpo e mente por meio do esporte, do bem-estar e da inovação” ampliando o diálogo da marca com diferentes comunidades culturais. <span class="hidden">–</span>Divulgação/ToyotaRoberto Braun, diretor de Comunicação e ESG da Toyota do Brasil, afirma que a parceria é uma forma de “mostrar que a Toyota está sempre em movimento, conectando inovação, responsabilidade e propósito”. Publicidade View the full article - Yesterday
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[Taramps]Carreta Cuiabá Motos no Insane Sound 2025
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
Que ela fez a festa no Insane Sound 2025 todos ja sabem. Agora voce consegue imaginar a quantidade de produtos que tem na Carreta Cuiaba Motos E isso que vamos te mostrar no video de hoje. Da o play para conferir e nao deixe de compartilhar conosco o que achou desse projeto. View the full article -
Boa tarde Fernando. Acabei montando o sistema com os equipamentos que ja tinha. O som está totalmente independente do carro. Coloquei uma bateria também. Ficou pronto hoje. Não consegui tocar por conta da correria do trabalho. Mas postarei vídeos depois aqui. A depender da frequência de uso, penso em acrescentar uma mesa e processador posteriormente. Agradeço a todos que ajudaram. Abraço.
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DICATEC MANUAL TÉCNICO AUTOMOTIVO DICATEC é um dos catálogos mais completos de componentes elétricos e desenhos automotivos. O DICATEC tem mais de 140.000 produtos prontos para puxar Este aplicativo permitirá que você procure qualquer termo que encontre em seu diagrama elétrico automotivo, e fornecerá ainda mais informações sobre o significado de cada abreviatura. Uma obrigação para qualquer pessoa que esteja aprendendo sobre diagramas elétricos automotivos. Literaturas Técnicas Automotivas (Ciclo Otto) Sistema Rápido, Inteligente de simples Manuseio e Pesquisas. Rico em Informações Técnicas, Detalhes, Causa, soluções, etc… Possui Fotos Ilustradas à cada Informação. Permite Impressão das Informações. Rico em Informações, Dicas, Macetes, Detalhes, Causas, Soluções, Procedimentos, etc… Mais de 85.000 páginas de informações. Mais de 5.000 fotos ilustrativas. #automoveis #automotivo #serviçosautomotivos #mecanicos #ecu #carros #caminhoes #oficina #oficinamecanica #fiat #ford #chevrolet #Jeep #drie #simplo #dicatec #tecnocar #volkswagen #mecanica2021 #simplocelular #delphi #esquemauto #eletrica #citroen #hyundai
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[4r]Picape Kia Tasman pode mudar de visual antes mesmo de chegar ao Brasil
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A Kia Tasman, polêmica primeira picape média da marca, pode mudar em breve. A rival de Toyota Hilux e Ford Ranger, que pode chegar ao Brasil em algum momento, foi duramente criticada pelo estilo. O CEO da Kia Austrália, Damien Meredith, disse que as primeiras impressões do público foram “angustiantes” para a empresa. No entanto, ele acrescenta que os compradores se animam após dirigir a picape. Relacionadas SegredoKia Tasman já está em testes no Brasil para enfrentar Hilux e Ranger19 Maio 2025 - 13h05 NotíciasKia apresenta versão off-road da picape Tasman na Coreia do Sul7 abr 2025 - 14h04 SegredoKia confirma intenção de vender Tasman no Brasil; produção será no Uruguai19 dez 2024 - 14h12 Kia TasmanDivulgação/KiaApesar disso, informações da imprensa europeia apontam para uma possível reestilização, ainda que faça poucos meses desde o seu lançamento. Vale lembrar que, normalmente, um veículo fica em linha por cerca de dois a três anos antes de receber novidades visuais e, no caso de picapes, esse prazo pode ser ainda maior. E qual seria a solução? A marca aposta no conceito Tasman Weekender, que foi apresentada no Salão de Mobilidade de Seul. O protótipo praticamente dobra a aposta em relação ao design e quer ser resposta para a Ford Ranger Raptor. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/KiaO principal problema de design da Kia Tasman estava nos para-lamas, que foram pintados na cor da carroceria na Tasman Weekender. Os exageros nas formas quadras permanecem e a tentativa de transmitir robustez foi ampliada com apliques de plástico preto ou verde neon em partes da carroceria. Além da pintura, os para-lamas foram alargados no conceito. Para se diferenciar no off-road, a picape tem ângulos de entrada e saída maiores, pneus todo-terreno de 35” da BF Goodrich. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/KiaVoltando ao seu principal mercado, a Austrália, a Kia Tasman ainda está longe de seu objetivo inicial, que era vender 10.000 unidades em ano. Até junho foram 2.500 emplacamentos apenas. No Brasil, a picape já foi flagrada em testes e o Grupo Gandini, importador oficial da Kia no país, já declarou que há interesse de vender a picape no Brasil, mas que a ideia ainda estava na etapa inicial. Caso chegue ao Brasil, o mais provável é que seja equipada com motor 2.2 turbodiesel de 207 cv e 44,9 kgfm de troque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito posições. A Kia Tasman tem 5,41 metros de comprimento e carrega até 1.195 kg de carga. Publicidade View the full article -
[4r]Fiat Strada 2026 é convocada para recall por falha no airbag do motorista
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A Fiat está convocando os proprietários da picape Strada, ano-modelo 2026, para um recall de segurança. O chamado envolve a substituição do airbag do lado do motorista. Relacionadas NotíciasFiat Strada 2026 parte dos R$ 111.990: veja preços, versões, equipamentos e opcionais18 set 2025 - 09h09 NotíciasFiat Pulse, Fastback e Strada têm recall por falha no coletor de admissão23 jun 2025 - 15h06 TestesFiat Toro, Ford Maverick ou Ram Rampage: qual a melhor picape intermediária?18 out 2025 - 07h10 Segundo comunicado da Stellantis, foi identificada a possibilidade de inconsistência no processo de fabricação da bolsa do airbag. Em caso de colisão que demande a deflagração do componente, pode ocorrer uma falha na dinâmica de abertura da bolsa. A fabricante alerta que o defeito potencializa o risco de dano físico grave ou até mesmo fatal ao condutor do veículo. O recall afeta 125 unidades da Fiat Strada 2026, fabricadas entre 17 e 19 de junho de 2025. Continua após a publicidade Veículo Ano modelo Número de série dos chassis envolvidos (não sequenciais). Oito últimos dígitos: Data de Fabricação Volume Strada 2026 T9938715 a T9939671 17/06/2025 a 19/06/2025 125 Os proprietários dos veículos envolvidos devem agendar o comparecimento a uma concessionária Fiat a partir do dia 27 de outubro de 2025. A substituição do airbag do motorista é gratuita e o tempo estimado para o reparo é de uma hora. Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. A Fiat ressalta que, por se tratar de um volume baixo de veículos, as concessionárias não terão dotação automática da peça. O concessionário fará o pedido do componente somente após confirmar a necessidade de troca no veículo agendado. Para agendamento ou mais informações, a marca disponibiliza a Central de Serviços ao Cliente pelo telefone 0800 707 1000, o WhatsApp (31) 2123 6000 e o site oficial (www.fiat.com.br). Publicidade View the full article -
[4r]Audi SQ6 Sportback e-tron foca no desempenho e chega ao Brasil por R$ 684.990
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SUV elétrico e esportivo, o novo Audi SQ6 Sportback e-tron já está à venda no Brasil por R$ 684.990. Diferentemente do Q6, o novo SUV cupê tem foco no desempenho. Relacionadas TestesGWM Wey 07 chega ao Brasil por R$ 429.000 e mira rivais de Audi e BMW23 out 2025 - 09h10 NotíciasAudi Q5 2025 ganha versão topo de linha por quase meio milhão de reais10 out 2025 - 16h10 TestesNovo Audi Q3 revoluciona sem perder identidade e será nacional em 202628 set 2025 - 19h09 O SQ6 Sportback e-tron é equipado com dois motores elétricos (garantindo a tração integral quattro), levando à potência combinada de 517 cv (com launch control) e 81,1 kgfm de torque. Com essa configuração, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 230 km/h. <span class="hidden">–</span>Divulgação/AudiO modelo é baseado na nova plataforma PPE, com arquitetura de 800 volts. A bateria de íons de lítio, integrada ao assoalho, permite uma autonomia de 428 km, conforme o ciclo de testes do Inmetro. O SUV aceita recarga ultrarrápida em corrente contínua (DC) com picos de 270 kW, possibilitando uma sair de 10% a 80% em 20 minutos. O modelo também acompanha um carregador residencial (AC) de 11 kW. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Continua após a publicidade Para o comportamento dinâmico, o SQ6 Sportback e-tron tem de série com suspensão pneumática adaptativa S. O visual segue a nova identidade da Audi, com faróis Matrix LED que oferecem oito assinaturas personalizáveis e lanternas traseiras em OLED de segunda geração. As rodas Audi Sport são de 21 polegadas, com pneus 255/45 na dianteira e 285/45 na traseira. <span class="hidden">–</span>Divulgação/AudiO interior é dominado pelo “palco digital”. O Audi virtual cockpit (quadro de instrumentos) tem 11,9 polegadas. A central multimídia MMI, com tecnologia OLED e design curvo, tem 14,5 polegadas. Há ainda uma terceira tela de 10,9 polegadas dedicada ao passageiro dianteiro, que possui um modo de privacidade para não distrair o motorista. Continua após a publicidade Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. A lista de equipamentos de série inclui head-up display com realidade aumentada, que projeta informações como se estivessem a 200 m de distância. O sistema de som é o Bang & Olufsen Premium 3D com 705 watts e 16 alto-falantes. Os bancos dianteiros são superesportivos com função massagem. O pacote ADAS inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, aviso de saída de faixa e câmeras 360°. <span class="hidden">–</span>Divulgação/AudiO SQ6 Sportback e-tron mede 4,77 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,63 m de altura e 2,89 m de entre-eixos. O porta-malas traseiro tem capacidade para 499 litros, complementado por um compartimento dianteiro (“frunk”) de 64 litros. Publicidade View the full article -
🎙️ A nova era dos ajustes chegou! Durante a entrevista com o Ednei, da Banda Áudio Parts e Expert Eletrônics, falamos sobre uma função inovadora que está mudando o jogo no processamento de áudio: o ajuste da velocidade do som pela temperatura ambiente. 🔥 Agora, com essa nova função no processador da Expert, é possível inserir a temperatura do ambiente e o sistema faz automaticamente a compensação da velocidade do som, garantindo alinhamentos ainda mais precisos em qualquer condição. 💡 Exemplo prático: 25 °C → v ≈ 346 m/s 🎧 Tecnologia, precisão e inovação no som automotivo — Banda Áudio Parts e Expert Eletrônicos mostrando mais uma vez por que estão à frente! #SomAutomotivo #ExpertEletronics #BandaAudioParts #AjusteRTA #VelocidadeDoSom #TreinamentoEliteSom #ProcessamentoDeÁudio View the full article
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[4r]Citroën C3 chega aos 80.000 km com pneus originais e falhas na suspensão
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Faz quase 50.000 km que precisamos pedir a uma concessionária para realizar um reaperto na suspensão do nosso Citroën C3. Os barulhos que fazia na época se foram e nós nos acostumamos com a maciez do conjunto do hatch quase em todas as situações, exceto com o carro carregado. Relacionadas TestesCitroën C3 XTR é aventureiro, tem acabamento melhor e é mais barato que VW Polo Track9 set 2025 - 10h09 NotíciasCitroën C3 2026 tem melhorias e nova versão; veja equipamentos e preços3 set 2025 - 15h09 NotíciasPor que o Citroën C3 não recebeu a isenção de IPI do governo?7 ago 2025 - 20h08 Normalmente, o C3 exige um cuidado maior com a velocidade ao encarar lombadas para que a suspensão dianteira não chegue ao final de curso, sinalizado por batidas secas na dianteira. Mas, quando o carro está com quatro passageiros e bagagens, a suspensão traseira também bate seco e passa a afundar mais, tanto em lombadas quanto em depressões na via, uma característica que desaparece quando o carro está vazio ou com apenas dois passageiros e bagagem. Rodando no asfalto perfeito, porém, o comportamento do C3 até melhora quando está carregado. Fica mais assentado na estrada, inclinando menos nas curvas. O motor 1.0 de 75 cv é quem mais sofre, pois é necessário explorar melhor cada uma das marchas, especialmente a quarta, que é bastante longa. A quinta costuma fazer o carro perder velocidade em qualquer aclive. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Continua após a publicidade Agora, próximo da revisão dos 80.000 km, vale um elogio aos pneus, que ainda são os Goodyear EfficientGrip Performance 195/65 R15 originais. Pelo nosso acompanhamento, o consumo da borracha vem sendo de 0,4 mm a cada 10.000 km e ainda tem aproximadamente 2,8 mm de profundidade do sulco, ou seja, 1,2 mm acima do limite do TWI (Tread Wear Indicator), o indicador de desgaste do pneu. Se a média de desgaste se mantiver, é possível que os pneus completem os 100.000 km. Mas o que realmente importa é fazer isso com segurança. Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Citroën C3 – 78.615 km Versão: First Edition 1.0 Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) Revisões: Até 100.000 km – R$ 7.518 Gastos no mês: Combustível: R$ 1.272 Consumo: No mês: 12,9 km/l com 19,7% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,5 km/l com 34,5% de rodagem na cidade Combustível: flex (gasolina) Publicidade View the full article -
[4r]Volkswagen considera vender marcas para tampar rombo de R$ 68 bilhões
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A crise financeira da Volkswagen é tema de notícias há algum tempo. Desde 2020 a Quatro Rodas alertava sobre as dívidas da marca. Em 2024, a fabricante anunciou que iria cortar empregos e em janeiro desse ano começou a cogitar a venda de uma de suas fábricas. No entanto, informações obtidas pelo Bild, tradicional jornal alemão, mostram que o momento mais crítico dessa crise baterá à porta na virada do ano. Isso por que faltam 11 bilhões de euros (R$ 68,2 bi em conversão direta) para a Volkswagen operar em 2026. Relacionadas NotíciasO que há de novo no Volkswagen Taos 2026 e o que ficou devendo20 out 2025 - 11h10 NotíciasProdução de carros no Brasil pode parar por nova crise de chips23 out 2025 - 18h10 Carros elétricosVolkswagen Touareg elétrico pulará base do Macan e terá DNA da Rivian17 set 2025 - 11h09 Volkswagen ID.Every1Divulgação/VolkswagenÉ o chamado fluxo de caixa líquido, que indica o quanto uma empresa pode gastar. Há dinheiro suficiente para 2025, mas os planos para 2026 estão sob risco. E o que levou a isso? São apontados fatores como fracas vendas na China e as tarifas extras dos Estados Unidos. E para contornar isso algumas medidas drásticas podem ser tomadas. As primeiras ações são internas, com economia em setores do marketing, vendas e até em futuros investimentos, apontou uma fonte ouvida pelo Bild. No entanto, algumas marcas que pertencem ao Grupo Volkswagen podem ser vendidas. Continua após a publicidade As mais cotadas são a Everllence, antiga MAN Energy, que é fabricante de motores, a subsidiária de design Italdesign e o desenvolver IAV. Na melhor das hipóteses, essas ações junto com a venda dessas empresas, podem resolver o problema de caixa da Volkswagen. Porém, caso isso não aconteça, o Grupo Volkswagen pode pedir para que as marcas se desfaçam de outras empresas, neste caso estamos falando de Audi e Porsche venderem ativos, como a Porsche aceitar vender a Bugatti para a Rimac. Continua após a publicidade Para além de vender marcas, se a Volkswagen não corrigir o problema e as finanças continuarem a piorar, há o risco de agências de classificação sinalizarem para investidores que a nota de crédito da fabricante alemã é ruim. <span class="hidden">–</span>Divulgação/VolkswagenDessa maneira, conseguir empréstimos se tornaria mais caro. Segundo a fonte ouvida pelo Bild, a Volkswagen poderia perder mais um bilhão de euros somente com juros decorrentes dessas operações. Continua após a publicidade Há ainda um risco maior para a operação que é a falta de dinheiro para investimentos em tecnologias e parque fabril. Sem isso, particularmente nesse momento em que os carros estão mudando motores e ganhando itens de tecnologia, a competitividade da Volkswagen pode baixar. Um alto executivo da marca também comentou a respeito da complexidade do grupo, uma vez que há muitas marcas. E a intenção, aparentemente, é enxugar a quantidade de desenvolvimentos, uma vez que os projetos acontecem de forma paralela em diversos locais. <span class="hidden">–</span>Divulgação/Bugatti Continua após a publicidade Sendo assim, é possível que exista uma maior sinergia entre as marcas na hora de criar carros com a mesma base, como os casos de VW Tourage, Audi Q8, Porsche Cayenne, Lamborghini Urus e Bentley Bentayga, que utilizam a mesma base, mas foram desenvolvidos por times diferentes. Ainda não sabemos quais as medidas serão tomadas pela Volkswagen em 2026, mas o fato é que, segundo o Bild, a empresa precisa mudar muita coisa para não entrar em um efeito dominó e prejudicar o futuro do Grupo. Publicidade View the full article -
[Nakamichi]#Nakamichi Price Adjustment Notice
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[CE]Dynamat Names New Owner, Returns to Private Company
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Dynamat, the long time sound dampening brand, was purchased by its Chief Financial Officer of 5 years, Scott Monnin in September. A letter informing dealers went out this week. Monnin purchased the company from a publicly traded private equity firm, Gladstone Investment Corporation. Gladstone bought Dynamat in 2020 from founder Scott Whitaker, who led the […] The post Dynamat Names New Owner, Returns to Private Company appeared first on ceoutlook.com. View the full article -
[SA]1 AUDIÓFILO vs 6 FALANTES: O VEREDITO Final sobre o MELHOR Som Automotivo!
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1 AUDIOFILO vs 6 FALANTES: O VEREDITO Final sobre o MELHOR Som Automotivo Voce ja se perguntou qual falante de audio automotivo realmente entrega a melhor experiencia sonora Neste video imperdivel o audiofilo e especialista Vitor Fagundes se senta a mesa para um debate aprofundado sobre 6 falantes de alta performance das marcas mais renomadas do mercado como Alpine Focal Audison e outras que voce provavelmente ama Analisamos cada detalhe: a construcao as tecnologias aplicadas a assinatura sonora de cada modelo o custo-beneficio e a performance individual. Vitor Fagundes compartilha sua visao critica e sua vasta experiencia para te ajudar a entender as nuances que diferenciam cada componente. Descubra as vantagens e desvantagens de cada falante entenda as diferencas entre as marcas e saiba qual deles se alinha melhor ao seu projeto de som automotivo e ao seu ouvido audiofilo. Prepare-se para uma aula completa sobre qualidade de som Neste video voce vera: Analise detalhada de 6 falantes premium. Comparativo entre marcas renomadas Alpine Focal Audison etc. . Discussao sobre construcao materiais e tecnologias. Insights sobre a sonoridade e aplicacao ideal de cada modelo. O veredito de um audiofilo experiente. Curta comente qual seu falante favorito ou qual voce gostaria de ver em um proximo debate e se inscreva no canal para mais conteudo sobre audio automotivo de alta qualidade Siga a Super Audio e fique por dentro de todas as novidades: Instagram: superaudio arteemsonorizacao WhatsApp: 48 9204-8835 Link do Grupo Rifas: https://chat.whatsapp.com/FwzyUkeIy8RA5nek1V2YKf mode ac t Entre em contato pelo whatsapp para: Compra de Produtos Pendrive SuperAudio Consultoria Tecnica Orcamento para Instalacao de Som Automotivo Residencial e Profissional Outros Estamos localizados em Florianopolis-SC Apresentador: Vitor Fagundes Avozani Filmagem e edicao: Felipe Fortunato AudioAutomotivo SomAutomotivo Audiophile Falantes AltoFalantes VitorFagundes Alpine Focal Audison AnaliseDeAudio QualidadeDeSom CarAudio ReviewDeAudio MelhoresFalantes HiEndAudio View the full article - Última semana
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[Taramps]Ela dá o que falar, e no Insane Sound 2025 não seria diferente!!!
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Ela da o que falar e no Insane Sound 2025 nao seria diferente A Bombarok chamou a atencao dos apaixonados por som que estiveram no evento mais aguardado do ano. Confira de perto os detalhes do projeto de som do Isaac Newton. taramps insanesound somautomotivo isaacnewton bombarok potencia rachadesom qualidade campeonatodesom View the full article -
[4r]Nissan Sakura ganha painel solar que garante até 3.000 km grátis por ano
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Uma das grandes barreiras para comprar um carro elétrico é a chamada “ansiedade de recarga”. Esse comportamento descreve o medo do motorista em ficar sem bateria e preso na estrada. No entanto, a Nissan quer usar o sol para acabar com esse problema. Relacionadas NotíciasNissan Frontier híbrida plug-in quer ser global e tem interior extravagante21 out 2025 - 13h10 NotíciasFord e Stellantis podem salvar a Nissan se comprarem tecnologia e-power13 out 2025 - 13h10 SegredoNissan testa sedã elétrico chinês com 635 km de autonomia no Brasil1 set 2025 - 18h09 E não pense que essa ideia está só no planejamento, na verdade a empresa já apresentou um curioso conceito baseado no Nissan Sakura. O key car, carro típico do Japão pela sua forma e medidas, ganhou um sistema que a empesa chama de Ao-Solar Extender. <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanTrata-se de um sistema de carregamento solar montado no teto deste que é o carro elétrico mais vendido do Japão desde 2022. A ideia é que o veículo utilize energia solar para abastecer a bateria que alimento o motor de tração. A ideia da marca japonesa é reduzir a dependência de carregadores externos. O sistema solar é dividido em duas partes. A primeiras delas fica fixa no teto e capta energia mesmo quando o veículo está em movimento. Quando estacionado, outro painel se estende para fora, sobre o para-brisa, aumentando a capacidade para cerca de 500 Watts. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanOutra funcionalidade do painel, que indiretamente ajuda a poupar energia, é que ele funciona como um parassol, impedindo o aquecimento da cabine e, por consequência, reduzindo o uso do ar-condicionado. Os painéis funcionam em diferentes condições: Continua após a publicidade Ensolarado: até 500 W (painel estendido) Com vento: 300 W (painel fechado) Chuva: 80 W (painel fechado) Noite: 0 W (sem captação) <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanA marca ainda divulgou a expectativa de captação de energia em diferentes condições climáticas. Em dias de chuva, a capacidade é de 80W, em dias com muito vento e painel fechado, a capacidade é de 300W. Por fim, somente estacionado, em dia de sol e com painel estendido a capacidade máxima é atingida. Continua após a publicidade A fabricante analisou os dados de uso dos proprietários do Nissan Sakura no Japão, que majoritariamente utilizam o kei car para trajetos curtos, como transporte escolar e compras. <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanPara esse perfil de usuário, a Nissan estima que a energia gerada pelo sol poderia “quase eliminar” a necessidade de carregamento na rede elétrica. Além disso, o sistema pode atuar como uma fonte de energia de emergência durante desastres naturais. Continua após a publicidade Isso só é viável porque o Nissan Sakura é um carro essencialmente urbano e com configurações modestas típicas dos kei cars. Seu motor elétrico dianteiro gera até 64 cv e 19,9 kgfm, e a bateria de apenas 20 kWh (capacidade equivalente a de um SUV híbrido plug-in) garante autonomia de até 180 km. O carro tem 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 1,66 m de altura, pesa 1.070 kg e não passa dos 130 km/h. Por isso, o painel solar garantiria energia suficiente para mais de 16 recargas anualmente. Chegaria a rodar 3.000 km sem qualquer gasto com eletricidade. É claro que os painéis solares demandam mais tempo que os 40 minutos que o Sakura precisa para sua carga ir de 0 a 80% em carregador rápido. Publicidade View the full article -
[BandaAudioParts]INSANE SOUND 2025
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INSANE SOUND 2025 🔊🔥 Mais uma edição épica! A Banda Audioparts e a Expert Electronics marcaram presença com muita potência, tecnologia e som de verdade. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa experiência insana. Nos vemos na próxima! 🚀 #BandaAudioparts #ExpertElectronics #InsaneSound2024 #SomAutomotivo #BEX #AltaPerformance View the full article -
Seu projeto merece potência real e controle. Banda Audioparts com alta eficiência, proteção inteligente e entrega total. A gente ajuda a escolher o módulo ideal para o seu projeto . Fala com nossa equipe 🔉 #SomAutomotivo #BandaAudioparts #ModulosBanda #Amplificador #CarAudioTech #ParedãoDeSom #TrioPesado #Graves #Médios #Agudos #Sub #SPL #SQ #InstalaçãoProfissional #ProjetoAcústico #SetupPerfeito #Fortaleza #Ceará #DouradosSom View the full article
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[4r]Uber lança serviço de frete com vans, picapes e caminhões leves no Brasil
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A Uber ataca agora o segmento de fretes e carretos. A empresa expandiu a modalidade Uber Envios para objetos grandes, utilizando veículos utilitários (VUCs), vans e pequenos caminhões. O novo serviço entra na briga direta com os carretos tradicionais, mas traz regras específicas sobre responsabilidade de carga e limites de peso. Relacionadas NotíciasUber anuncia carros banidos das categorias Comfort e Black; veja lista14 out 2025 - 10h10 NotíciasFiat Fiorino e Peugeot Partner 2025 trocam motor Fire pelo 1.3 de 107 cv16 jan 2025 - 07h01 NotíciasToyota Hiace aposta em boa fama e ‘DNA da Hilux’ para superar vans consagradas1 set 2025 - 11h09 Independentemente da categoria, todos os veículos cadastrados na plataforma não podem exceder o Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg, limite para a CNH categoria B. Além disso, há uma regra de manuseio: o peso individual de cada item transportado não deverá ultrapassar 60 kg. O funcionamento é dividido em três novas categorias, cada uma com limites e veículos específicos. <span class="hidden">–</span>Divulgação/RenaultUtilitário/Caminhonete A categoria “Utilitário/Caminhonete” permite transportar até 500 kg. O limite de dimensão para esta modalidade é de 1,8 m x 1,3 m x 1,1 m. Veículos aceitos incluem: Fiat Fiorino Renault Kangoo Peugeot Partner Rapid Fiat Strada Volkswagen Saveiro Continua após a publicidade Van Para volumes maiores, a opção “Van” suporta até 1.000 kg. A carga deve respeitar os limites de 2,7 m x 1,8 m x 1,6 m. Modelos aceitos são: Fiat Ducato Ford Transit Renault Master Citroën Jumper Peugeot Boxer <span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro Rodas Continua após a publicidade Caminhão pequeno (Carreto) A categoria superior, “Caminhão pequeno” (Carreto), transporta até 1.500 kg. O limite de dimensão é de 3,0 m x 1,8 m x 2,0 m. Os veículos permitidos são: Jac V260 Iveco Daily (caminhões) Kia Bongo A regra mais importante do serviço é: o motorista não é responsável por realizar a carga e descarga dos objetos. Essa tarefa cabe exclusivamente ao usuário que solicita o frete. Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Continua após a publicidade Ao chegar ao destino, o procedimento da Uber orienta o motorista a permanecer ao menos 10 minutos no local. Caso o destinatário não apareça, o motorista deve tentar contatá-lo pelo menos 3 vezes, seja por mensagem ou ligação através do aplicativo, antes de tomar outras providências. O serviço proíbe o transporte de pessoas ou animais. A Uber oferece um seguro que é exclusivo para os itens transportados; a apólice não cobre eventuais ajudantes contratados pelo usuário, nem incidentes ocorridos durante o carregamento ou descarregamento da mercadoria. Publicidade View the full article -
[4r]Porsche 911 GT3 2026 chega ao Brasil com motor 4.0 de 510 cv por R$ 1,62 mi
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O novo Porsche 911 GT3 já está no Brasil. A marca alemã iniciou as primeiras entregas da versão mais radical do esportivo, cuja pré-venda havia sido anunciada em janeiro. O preço parte de R$ 1.620.000. Esta geração celebra os 25 anos do GT3 e, pela primeira vez, é oferecida simultaneamente nas versões com asa traseira fixa e no mais discreto pacote Touring. Relacionadas OpiniãoOpinião: o dia que eu dirigi um Porsche 911 GT3 RS no autódromo de Monza19 out 2025 - 12h10 Carros elétricosNovo Porsche 911 Turbo S custa mais de R$ 2 milhões e já está em pré-venda2 out 2025 - 18h10 TestesNovo Porsche 911 GTS é híbrido que recarrega com o turbo e está ainda mais rápido23 set 2025 - 16h09 O motor é o mesmo para ambos os modelos: um 4.0 boxer aspirado de seis cilindros, que entrega 510 cv e 45,9 kgfm de torque. Segundo a Porsche, o propulsor foi ajustado para atender normas de emissões mais rígidas, com dois filtros de partículas e quatro catalisadores, sem perder o som característico. Para manter o desempenho, recebeu cabeçotes revisados e eixos de comando mais agressivos, derivados do 911 GT3 RS, além de corpos de borboleta individuais. <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorscheO desempenho varia conforme a transmissão — ambas disponíveis nas duas carrocerias. Com o câmbio PDK de sete marchas, o 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge 311 km/h. Já com o câmbio manual GT de seis marchas, os números são de 3,9 segundos e 313 km/h. Em ambos os casos, a relação final foi encurtada em 8% em relação à geração anterior. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Continua após a publicidade O foco em desempenho exigiu evoluções na aerodinâmica e na suspensão. O novo 911 GT3 adota soluções do GT3 RS, como a suspensão dianteira double wishbone com braços em formato de gota, que aumentam o downforce e melhoram a refrigeração dos freios. Os engenheiros também reduziram o movimento de mergulho da carroceria (antidive) ao reposicionar o pivô do braço de arrasto inferior. O difusor dianteiro foi redesenhado e o assoalho ganhou aletas que otimizam o fluxo de ar. <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorscheA leveza também foi prioridade. Na configuração mais leve, o novo 911 GT3 pesa 1.420 kg, resultando em uma relação peso-potência de 2,8 kg/cv. Isso foi possível com rodas de alumínio (1,5 kg mais leves) e uma bateria de íon-lítio (4 kg mais leve). O pacote Weissach, opcional, adiciona rodas de magnésio e reduz mais 9 kg. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorscheO design passou por ajustes sutis na dianteira e na traseira. Os faróis de LED Matrix foram redesenhados, eliminando luzes auxiliares no para-choque e abrindo espaço para entradas de ar maiores. O interior mantém o padrão 911, mas substitui o botão de partida por um interruptor giratório. O painel digital tem modo “Track Screen”, que simplifica as informações exibidas. Há ainda a opção de bancos concha de fibra de carbono (CFRP). Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Continua após a publicidade Pela primeira vez, o pacote Touring é oferecido desde o lançamento. Ele substitui a asa fixa por um spoiler retrátil com aba Gurney. O interior recebe acabamento em couro e, como novidade inédita no GT3, pode incluir bancos traseiros opcionais. A suspensão do Touring tem acerto específico para o uso em vias públicas. <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorschePara quem busca ainda mais desempenho, o pacote Weissach aplica fibra de carbono na barra estabilizadora, teto e painéis da asa. Já o pacote Clubsport, gratuito, inclui gaiola de aço, cintos de seis pontos e extintor. Publicidade View the full article -
[4r]Stellantis poderia ter parte comprada por chineses, alerta ex-CEO Carlos Tavares
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Carlos Tavares, o executivo português que arquitetou a criação da Stellantis, prevê agora que o gigante automotivo poderá se fragmentar ou mesmo ter parte da operação comprada por alguma empresa chinesa. A declaração alarmante consta no livro escrito por Tavares após sua saída abrupta do cargo de CEO da Stellantis, em dezembro passado, que se deu após desentendimentos internos com o conselho da empresa. Em sua nova publicação, Tavares afirma: “Estou preocupado que o equilíbrio de três vias entre a Itália, a França e os EUA se rompa”. O ex-CEO, de 67 anos, argumenta que a liderança do grupo precisa buscar a unidade diariamente, caso contrário, corre o risco de ser puxada em múltiplas direções por interesses conflitantes. Relacionadas NotíciasFord e Stellantis podem salvar a Nissan se comprarem tecnologia e-power13 out 2025 - 13h10 Carros elétricosStellantis muda estratégia e não terá só carros elétricos a partir de 203015 set 2025 - 13h09 Carros elétricosStellantis volta atrás e cancela desenvolvimento da Ram 1500 elétrica14 set 2025 - 10h09 Tavares também sugeriu que, com sua partida, os “interesses franceses” (núcleo da antiga PSA) podem não estar tão bem protegidos quanto em sua gestão. O cenário mais drástico detalhado pelo executivo envolve a China. Tavares mencionou a possibilidade de um fabricante chinês comprar o braço europeu da Stellantis (que inclui Peugeot, Citroën, Fiat, Opel, entre outras). Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Continua após a publicidade Nesta hipótese, as marcas americanas (Chrysler, Dodge, Jeep e Ram) retomariam o controle de suas próprias operações. Tavares traçou um paralelo dessa eventual separação com a decisão da General Motors de vender a Opel e a Vauxhall – ironicamente, vendidas para a PSA, que era então comandada por ele. StellantisStellantis/DivulgaçãoA Stellantis, que opera 14 marcas, foi criticada durante a era Tavares por sua recusa em se desfazer de algumas delas, mesmo com sobreposição de produtos. A gestão do ex-CEO foi marcada por um forte foco na rentabilidade da Europa, muitas vezes às custas das operações americanas. A Chrysler agoniza, a Dodge lançou muscle cars elétricos e agora, após a saída de Tavares, trabalha para que voltem aos motores a combustão e a Jeep perdeu mercado nos EUA. Continua após a publicidade Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Além da negligência às marcas dos EUA, a estratégia de Tavares focou em cortes agressivos de custos. Essa abordagem o tornou extremamente impopular entre funcionários e sindicatos, particularmente na Itália e nos Estados Unidos. O sindicato americano UAW (United Auto Workers) chegou a lançar um site dedicado a pedir sua demissão, que permanece ativo. Após a renúncia de Tavares, o conselho da Stellantis não hesitou em expressar publicamente seus desentendimentos com o executivo. O novo livro é visto como a tentativa de Tavares de contar o seu lado da história. Publicidade View the full article -
[4r]Recall: Fiat Toro 2026 pode ter falha de airbags em colisões
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A Fiat inicia na próxima segunda-feira (27) uma campanha de recall envolvendo 5.066 unidades da Toro 2026, lançada no último mês de agosto com alterações visuais e mecânicas, pela não instalação do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro. Em caso de colisões frontais, pode ocorrer falha no acionamento do airbag. Relacionadas TestesFiat Toro, Ford Maverick ou Ram Rampage: qual a melhor picape intermediária?18 out 2025 - 07h10 Auto-serviçoEstes foram os 10 maiores recalls de carros das últimas décadas16 mar 2025 - 09h03 SegredoNova picape da Volkswagen terá o melhor de Toro, Strada e Montana19 set 2025 - 18h09 De acordo com a marca, foi identificada a possibilidade de falta do absorvedor de impacto frontal. Como consequência, em batidas na dianteira do veículo, os airbags podem não ter a correta dinâmica de acionamento e haverá uma redução na absorção do impacto. Fiat Toro Ultra 2026Divulgação/FiatO problema pode potencializar, segundo a Fiat, a ocorrência de danos físicos graves ou até fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros. Os proprietários das unidades afetadas deverão realizar agendamento prévio do reparo em uma concessionária Fiat de sua preferência. Participam 5.066 exemplares produzidos entre 30/04/2025 e 04/09/2025, com chassis de finais TKG37505 a TKG58034. Continua após a publicidade Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram O tempo estimado para o serviço, que é gratuito, é de uma hora. Estão disponíveis para consulta e agendamento o site oficial da marca, o telefone da Central de Serviços ao Cliente (0800 707 1000) e a central via WhatsApp, pelo número (31) 2123-6000. Publicidade View the full article
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