AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V.
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****
Todas Atividades
Atualizada automaticamente
- Yesterday
-
[Taramps]Carreta Cuiabá Motos no Insane Sound 2025
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
Que ela fez a festa no Insane Sound 2025 todos ja sabem. Agora voce consegue imaginar a quantidade de produtos que tem na Carreta Cuiaba Motos E isso que vamos te mostrar no video de hoje. Da o play para conferir e nao deixe de compartilhar conosco o que achou desse projeto. View the full article -
Boa tarde Fernando. Acabei montando o sistema com os equipamentos que ja tinha. O som está totalmente independente do carro. Coloquei uma bateria também. Ficou pronto hoje. Não consegui tocar por conta da correria do trabalho. Mas postarei vídeos depois aqui. A depender da frequência de uso, penso em acrescentar uma mesa e processador posteriormente. Agradeço a todos que ajudaram. Abraço.
-
DICATEC MANUAL TÉCNICO AUTOMOTIVO DICATEC é um dos catálogos mais completos de componentes elétricos e desenhos automotivos. O DICATEC tem mais de 140.000 produtos prontos para puxar Este aplicativo permitirá que você procure qualquer termo que encontre em seu diagrama elétrico automotivo, e fornecerá ainda mais informações sobre o significado de cada abreviatura. Uma obrigação para qualquer pessoa que esteja aprendendo sobre diagramas elétricos automotivos. Literaturas Técnicas Automotivas (Ciclo Otto) Sistema Rápido, Inteligente de simples Manuseio e Pesquisas. Rico em Informações Técnicas, Detalhes, Causa, soluções, etc… Possui Fotos Ilustradas à cada Informação. Permite Impressão das Informações. Rico em Informações, Dicas, Macetes, Detalhes, Causas, Soluções, Procedimentos, etc… Mais de 85.000 páginas de informações. Mais de 5.000 fotos ilustrativas. #automoveis #automotivo #serviçosautomotivos #mecanicos #ecu #carros #caminhoes #oficina #oficinamecanica #fiat #ford #chevrolet #Jeep #drie #simplo #dicatec #tecnocar #volkswagen #mecanica2021 #simplocelular #delphi #esquemauto #eletrica #citroen #hyundai
-
[4r]Picape Kia Tasman pode mudar de visual antes mesmo de chegar ao Brasil
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
A Kia Tasman, polêmica primeira picape média da marca, pode mudar em breve. A rival de Toyota Hilux e Ford Ranger, que pode chegar ao Brasil em algum momento, foi duramente criticada pelo estilo. O CEO da Kia Austrália, Damien Meredith, disse que as primeiras impressões do público foram “angustiantes” para a empresa. No entanto, ele acrescenta que os compradores se animam após dirigir a picape. Relacionadas SegredoKia Tasman já está em testes no Brasil para enfrentar Hilux e Ranger19 Maio 2025 - 13h05 NotíciasKia apresenta versão off-road da picape Tasman na Coreia do Sul7 abr 2025 - 14h04 SegredoKia confirma intenção de vender Tasman no Brasil; produção será no Uruguai19 dez 2024 - 14h12 Kia TasmanDivulgação/KiaApesar disso, informações da imprensa europeia apontam para uma possível reestilização, ainda que faça poucos meses desde o seu lançamento. Vale lembrar que, normalmente, um veículo fica em linha por cerca de dois a três anos antes de receber novidades visuais e, no caso de picapes, esse prazo pode ser ainda maior. E qual seria a solução? A marca aposta no conceito Tasman Weekender, que foi apresentada no Salão de Mobilidade de Seul. O protótipo praticamente dobra a aposta em relação ao design e quer ser resposta para a Ford Ranger Raptor. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/KiaO principal problema de design da Kia Tasman estava nos para-lamas, que foram pintados na cor da carroceria na Tasman Weekender. Os exageros nas formas quadras permanecem e a tentativa de transmitir robustez foi ampliada com apliques de plástico preto ou verde neon em partes da carroceria. Além da pintura, os para-lamas foram alargados no conceito. Para se diferenciar no off-road, a picape tem ângulos de entrada e saída maiores, pneus todo-terreno de 35” da BF Goodrich. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/KiaVoltando ao seu principal mercado, a Austrália, a Kia Tasman ainda está longe de seu objetivo inicial, que era vender 10.000 unidades em ano. Até junho foram 2.500 emplacamentos apenas. No Brasil, a picape já foi flagrada em testes e o Grupo Gandini, importador oficial da Kia no país, já declarou que há interesse de vender a picape no Brasil, mas que a ideia ainda estava na etapa inicial. Caso chegue ao Brasil, o mais provável é que seja equipada com motor 2.2 turbodiesel de 207 cv e 44,9 kgfm de troque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito posições. A Kia Tasman tem 5,41 metros de comprimento e carrega até 1.195 kg de carga. Publicidade View the full article -
[4r]Fiat Strada 2026 é convocada para recall por falha no airbag do motorista
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
A Fiat está convocando os proprietários da picape Strada, ano-modelo 2026, para um recall de segurança. O chamado envolve a substituição do airbag do lado do motorista. Relacionadas NotíciasFiat Strada 2026 parte dos R$ 111.990: veja preços, versões, equipamentos e opcionais18 set 2025 - 09h09 NotíciasFiat Pulse, Fastback e Strada têm recall por falha no coletor de admissão23 jun 2025 - 15h06 TestesFiat Toro, Ford Maverick ou Ram Rampage: qual a melhor picape intermediária?18 out 2025 - 07h10 Segundo comunicado da Stellantis, foi identificada a possibilidade de inconsistência no processo de fabricação da bolsa do airbag. Em caso de colisão que demande a deflagração do componente, pode ocorrer uma falha na dinâmica de abertura da bolsa. A fabricante alerta que o defeito potencializa o risco de dano físico grave ou até mesmo fatal ao condutor do veículo. O recall afeta 125 unidades da Fiat Strada 2026, fabricadas entre 17 e 19 de junho de 2025. Continua após a publicidade Veículo Ano modelo Número de série dos chassis envolvidos (não sequenciais). Oito últimos dígitos: Data de Fabricação Volume Strada 2026 T9938715 a T9939671 17/06/2025 a 19/06/2025 125 Os proprietários dos veículos envolvidos devem agendar o comparecimento a uma concessionária Fiat a partir do dia 27 de outubro de 2025. A substituição do airbag do motorista é gratuita e o tempo estimado para o reparo é de uma hora. Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. A Fiat ressalta que, por se tratar de um volume baixo de veículos, as concessionárias não terão dotação automática da peça. O concessionário fará o pedido do componente somente após confirmar a necessidade de troca no veículo agendado. Para agendamento ou mais informações, a marca disponibiliza a Central de Serviços ao Cliente pelo telefone 0800 707 1000, o WhatsApp (31) 2123 6000 e o site oficial (www.fiat.com.br). Publicidade View the full article -
[4r]Audi SQ6 Sportback e-tron foca no desempenho e chega ao Brasil por R$ 684.990
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
SUV elétrico e esportivo, o novo Audi SQ6 Sportback e-tron já está à venda no Brasil por R$ 684.990. Diferentemente do Q6, o novo SUV cupê tem foco no desempenho. Relacionadas TestesGWM Wey 07 chega ao Brasil por R$ 429.000 e mira rivais de Audi e BMW23 out 2025 - 09h10 NotíciasAudi Q5 2025 ganha versão topo de linha por quase meio milhão de reais10 out 2025 - 16h10 TestesNovo Audi Q3 revoluciona sem perder identidade e será nacional em 202628 set 2025 - 19h09 O SQ6 Sportback e-tron é equipado com dois motores elétricos (garantindo a tração integral quattro), levando à potência combinada de 517 cv (com launch control) e 81,1 kgfm de torque. Com essa configuração, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 230 km/h. <span class="hidden">–</span>Divulgação/AudiO modelo é baseado na nova plataforma PPE, com arquitetura de 800 volts. A bateria de íons de lítio, integrada ao assoalho, permite uma autonomia de 428 km, conforme o ciclo de testes do Inmetro. O SUV aceita recarga ultrarrápida em corrente contínua (DC) com picos de 270 kW, possibilitando uma sair de 10% a 80% em 20 minutos. O modelo também acompanha um carregador residencial (AC) de 11 kW. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Continua após a publicidade Para o comportamento dinâmico, o SQ6 Sportback e-tron tem de série com suspensão pneumática adaptativa S. O visual segue a nova identidade da Audi, com faróis Matrix LED que oferecem oito assinaturas personalizáveis e lanternas traseiras em OLED de segunda geração. As rodas Audi Sport são de 21 polegadas, com pneus 255/45 na dianteira e 285/45 na traseira. <span class="hidden">–</span>Divulgação/AudiO interior é dominado pelo “palco digital”. O Audi virtual cockpit (quadro de instrumentos) tem 11,9 polegadas. A central multimídia MMI, com tecnologia OLED e design curvo, tem 14,5 polegadas. Há ainda uma terceira tela de 10,9 polegadas dedicada ao passageiro dianteiro, que possui um modo de privacidade para não distrair o motorista. Continua após a publicidade Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. A lista de equipamentos de série inclui head-up display com realidade aumentada, que projeta informações como se estivessem a 200 m de distância. O sistema de som é o Bang & Olufsen Premium 3D com 705 watts e 16 alto-falantes. Os bancos dianteiros são superesportivos com função massagem. O pacote ADAS inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, aviso de saída de faixa e câmeras 360°. <span class="hidden">–</span>Divulgação/AudiO SQ6 Sportback e-tron mede 4,77 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,63 m de altura e 2,89 m de entre-eixos. O porta-malas traseiro tem capacidade para 499 litros, complementado por um compartimento dianteiro (“frunk”) de 64 litros. Publicidade View the full article -
🎙️ A nova era dos ajustes chegou! Durante a entrevista com o Ednei, da Banda Áudio Parts e Expert Eletrônics, falamos sobre uma função inovadora que está mudando o jogo no processamento de áudio: o ajuste da velocidade do som pela temperatura ambiente. 🔥 Agora, com essa nova função no processador da Expert, é possível inserir a temperatura do ambiente e o sistema faz automaticamente a compensação da velocidade do som, garantindo alinhamentos ainda mais precisos em qualquer condição. 💡 Exemplo prático: 25 °C → v ≈ 346 m/s 🎧 Tecnologia, precisão e inovação no som automotivo — Banda Áudio Parts e Expert Eletrônicos mostrando mais uma vez por que estão à frente! #SomAutomotivo #ExpertEletronics #BandaAudioParts #AjusteRTA #VelocidadeDoSom #TreinamentoEliteSom #ProcessamentoDeÁudio View the full article
-
[4r]Citroën C3 chega aos 80.000 km com pneus originais e falhas na suspensão
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
Faz quase 50.000 km que precisamos pedir a uma concessionária para realizar um reaperto na suspensão do nosso Citroën C3. Os barulhos que fazia na época se foram e nós nos acostumamos com a maciez do conjunto do hatch quase em todas as situações, exceto com o carro carregado. Relacionadas TestesCitroën C3 XTR é aventureiro, tem acabamento melhor e é mais barato que VW Polo Track9 set 2025 - 10h09 NotíciasCitroën C3 2026 tem melhorias e nova versão; veja equipamentos e preços3 set 2025 - 15h09 NotíciasPor que o Citroën C3 não recebeu a isenção de IPI do governo?7 ago 2025 - 20h08 Normalmente, o C3 exige um cuidado maior com a velocidade ao encarar lombadas para que a suspensão dianteira não chegue ao final de curso, sinalizado por batidas secas na dianteira. Mas, quando o carro está com quatro passageiros e bagagens, a suspensão traseira também bate seco e passa a afundar mais, tanto em lombadas quanto em depressões na via, uma característica que desaparece quando o carro está vazio ou com apenas dois passageiros e bagagem. Rodando no asfalto perfeito, porém, o comportamento do C3 até melhora quando está carregado. Fica mais assentado na estrada, inclinando menos nas curvas. O motor 1.0 de 75 cv é quem mais sofre, pois é necessário explorar melhor cada uma das marchas, especialmente a quarta, que é bastante longa. A quinta costuma fazer o carro perder velocidade em qualquer aclive. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Continua após a publicidade Agora, próximo da revisão dos 80.000 km, vale um elogio aos pneus, que ainda são os Goodyear EfficientGrip Performance 195/65 R15 originais. Pelo nosso acompanhamento, o consumo da borracha vem sendo de 0,4 mm a cada 10.000 km e ainda tem aproximadamente 2,8 mm de profundidade do sulco, ou seja, 1,2 mm acima do limite do TWI (Tread Wear Indicator), o indicador de desgaste do pneu. Se a média de desgaste se mantiver, é possível que os pneus completem os 100.000 km. Mas o que realmente importa é fazer isso com segurança. Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Citroën C3 – 78.615 km Versão: First Edition 1.0 Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) Revisões: Até 100.000 km – R$ 7.518 Gastos no mês: Combustível: R$ 1.272 Consumo: No mês: 12,9 km/l com 19,7% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,5 km/l com 34,5% de rodagem na cidade Combustível: flex (gasolina) Publicidade View the full article -
[4r]Volkswagen considera vender marcas para tampar rombo de R$ 68 bilhões
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
A crise financeira da Volkswagen é tema de notícias há algum tempo. Desde 2020 a Quatro Rodas alertava sobre as dívidas da marca. Em 2024, a fabricante anunciou que iria cortar empregos e em janeiro desse ano começou a cogitar a venda de uma de suas fábricas. No entanto, informações obtidas pelo Bild, tradicional jornal alemão, mostram que o momento mais crítico dessa crise baterá à porta na virada do ano. Isso por que faltam 11 bilhões de euros (R$ 68,2 bi em conversão direta) para a Volkswagen operar em 2026. Relacionadas NotíciasO que há de novo no Volkswagen Taos 2026 e o que ficou devendo20 out 2025 - 11h10 NotíciasProdução de carros no Brasil pode parar por nova crise de chips23 out 2025 - 18h10 Carros elétricosVolkswagen Touareg elétrico pulará base do Macan e terá DNA da Rivian17 set 2025 - 11h09 Volkswagen ID.Every1Divulgação/VolkswagenÉ o chamado fluxo de caixa líquido, que indica o quanto uma empresa pode gastar. Há dinheiro suficiente para 2025, mas os planos para 2026 estão sob risco. E o que levou a isso? São apontados fatores como fracas vendas na China e as tarifas extras dos Estados Unidos. E para contornar isso algumas medidas drásticas podem ser tomadas. As primeiras ações são internas, com economia em setores do marketing, vendas e até em futuros investimentos, apontou uma fonte ouvida pelo Bild. No entanto, algumas marcas que pertencem ao Grupo Volkswagen podem ser vendidas. Continua após a publicidade As mais cotadas são a Everllence, antiga MAN Energy, que é fabricante de motores, a subsidiária de design Italdesign e o desenvolver IAV. Na melhor das hipóteses, essas ações junto com a venda dessas empresas, podem resolver o problema de caixa da Volkswagen. Porém, caso isso não aconteça, o Grupo Volkswagen pode pedir para que as marcas se desfaçam de outras empresas, neste caso estamos falando de Audi e Porsche venderem ativos, como a Porsche aceitar vender a Bugatti para a Rimac. Continua após a publicidade Para além de vender marcas, se a Volkswagen não corrigir o problema e as finanças continuarem a piorar, há o risco de agências de classificação sinalizarem para investidores que a nota de crédito da fabricante alemã é ruim. <span class="hidden">–</span>Divulgação/VolkswagenDessa maneira, conseguir empréstimos se tornaria mais caro. Segundo a fonte ouvida pelo Bild, a Volkswagen poderia perder mais um bilhão de euros somente com juros decorrentes dessas operações. Continua após a publicidade Há ainda um risco maior para a operação que é a falta de dinheiro para investimentos em tecnologias e parque fabril. Sem isso, particularmente nesse momento em que os carros estão mudando motores e ganhando itens de tecnologia, a competitividade da Volkswagen pode baixar. Um alto executivo da marca também comentou a respeito da complexidade do grupo, uma vez que há muitas marcas. E a intenção, aparentemente, é enxugar a quantidade de desenvolvimentos, uma vez que os projetos acontecem de forma paralela em diversos locais. <span class="hidden">–</span>Divulgação/Bugatti Continua após a publicidade Sendo assim, é possível que exista uma maior sinergia entre as marcas na hora de criar carros com a mesma base, como os casos de VW Tourage, Audi Q8, Porsche Cayenne, Lamborghini Urus e Bentley Bentayga, que utilizam a mesma base, mas foram desenvolvidos por times diferentes. Ainda não sabemos quais as medidas serão tomadas pela Volkswagen em 2026, mas o fato é que, segundo o Bild, a empresa precisa mudar muita coisa para não entrar em um efeito dominó e prejudicar o futuro do Grupo. Publicidade View the full article -
[Nakamichi]#Nakamichi Price Adjustment Notice
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
#Nakamichi Price Adjustment Notice View the full article -
[CE]Dynamat Names New Owner, Returns to Private Company
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
Dynamat, the long time sound dampening brand, was purchased by its Chief Financial Officer of 5 years, Scott Monnin in September. A letter informing dealers went out this week. Monnin purchased the company from a publicly traded private equity firm, Gladstone Investment Corporation. Gladstone bought Dynamat in 2020 from founder Scott Whitaker, who led the […] The post Dynamat Names New Owner, Returns to Private Company appeared first on ceoutlook.com. View the full article -
[SA]1 AUDIÓFILO vs 6 FALANTES: O VEREDITO Final sobre o MELHOR Som Automotivo!
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
1 AUDIOFILO vs 6 FALANTES: O VEREDITO Final sobre o MELHOR Som Automotivo Voce ja se perguntou qual falante de audio automotivo realmente entrega a melhor experiencia sonora Neste video imperdivel o audiofilo e especialista Vitor Fagundes se senta a mesa para um debate aprofundado sobre 6 falantes de alta performance das marcas mais renomadas do mercado como Alpine Focal Audison e outras que voce provavelmente ama Analisamos cada detalhe: a construcao as tecnologias aplicadas a assinatura sonora de cada modelo o custo-beneficio e a performance individual. Vitor Fagundes compartilha sua visao critica e sua vasta experiencia para te ajudar a entender as nuances que diferenciam cada componente. Descubra as vantagens e desvantagens de cada falante entenda as diferencas entre as marcas e saiba qual deles se alinha melhor ao seu projeto de som automotivo e ao seu ouvido audiofilo. Prepare-se para uma aula completa sobre qualidade de som Neste video voce vera: Analise detalhada de 6 falantes premium. Comparativo entre marcas renomadas Alpine Focal Audison etc. . Discussao sobre construcao materiais e tecnologias. Insights sobre a sonoridade e aplicacao ideal de cada modelo. O veredito de um audiofilo experiente. Curta comente qual seu falante favorito ou qual voce gostaria de ver em um proximo debate e se inscreva no canal para mais conteudo sobre audio automotivo de alta qualidade Siga a Super Audio e fique por dentro de todas as novidades: Instagram: superaudio arteemsonorizacao WhatsApp: 48 9204-8835 Link do Grupo Rifas: https://chat.whatsapp.com/FwzyUkeIy8RA5nek1V2YKf mode ac t Entre em contato pelo whatsapp para: Compra de Produtos Pendrive SuperAudio Consultoria Tecnica Orcamento para Instalacao de Som Automotivo Residencial e Profissional Outros Estamos localizados em Florianopolis-SC Apresentador: Vitor Fagundes Avozani Filmagem e edicao: Felipe Fortunato AudioAutomotivo SomAutomotivo Audiophile Falantes AltoFalantes VitorFagundes Alpine Focal Audison AnaliseDeAudio QualidadeDeSom CarAudio ReviewDeAudio MelhoresFalantes HiEndAudio View the full article - Última semana
-
[Taramps]Ela dá o que falar, e no Insane Sound 2025 não seria diferente!!!
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
Ela da o que falar e no Insane Sound 2025 nao seria diferente A Bombarok chamou a atencao dos apaixonados por som que estiveram no evento mais aguardado do ano. Confira de perto os detalhes do projeto de som do Isaac Newton. taramps insanesound somautomotivo isaacnewton bombarok potencia rachadesom qualidade campeonatodesom View the full article -
[4r]Nissan Sakura ganha painel solar que garante até 3.000 km grátis por ano
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
Uma das grandes barreiras para comprar um carro elétrico é a chamada “ansiedade de recarga”. Esse comportamento descreve o medo do motorista em ficar sem bateria e preso na estrada. No entanto, a Nissan quer usar o sol para acabar com esse problema. Relacionadas NotíciasNissan Frontier híbrida plug-in quer ser global e tem interior extravagante21 out 2025 - 13h10 NotíciasFord e Stellantis podem salvar a Nissan se comprarem tecnologia e-power13 out 2025 - 13h10 SegredoNissan testa sedã elétrico chinês com 635 km de autonomia no Brasil1 set 2025 - 18h09 E não pense que essa ideia está só no planejamento, na verdade a empresa já apresentou um curioso conceito baseado no Nissan Sakura. O key car, carro típico do Japão pela sua forma e medidas, ganhou um sistema que a empesa chama de Ao-Solar Extender. <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanTrata-se de um sistema de carregamento solar montado no teto deste que é o carro elétrico mais vendido do Japão desde 2022. A ideia é que o veículo utilize energia solar para abastecer a bateria que alimento o motor de tração. A ideia da marca japonesa é reduzir a dependência de carregadores externos. O sistema solar é dividido em duas partes. A primeiras delas fica fixa no teto e capta energia mesmo quando o veículo está em movimento. Quando estacionado, outro painel se estende para fora, sobre o para-brisa, aumentando a capacidade para cerca de 500 Watts. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanOutra funcionalidade do painel, que indiretamente ajuda a poupar energia, é que ele funciona como um parassol, impedindo o aquecimento da cabine e, por consequência, reduzindo o uso do ar-condicionado. Os painéis funcionam em diferentes condições: Continua após a publicidade Ensolarado: até 500 W (painel estendido) Com vento: 300 W (painel fechado) Chuva: 80 W (painel fechado) Noite: 0 W (sem captação) <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanA marca ainda divulgou a expectativa de captação de energia em diferentes condições climáticas. Em dias de chuva, a capacidade é de 80W, em dias com muito vento e painel fechado, a capacidade é de 300W. Por fim, somente estacionado, em dia de sol e com painel estendido a capacidade máxima é atingida. Continua após a publicidade A fabricante analisou os dados de uso dos proprietários do Nissan Sakura no Japão, que majoritariamente utilizam o kei car para trajetos curtos, como transporte escolar e compras. <span class="hidden">–</span>Divulgação/NissanPara esse perfil de usuário, a Nissan estima que a energia gerada pelo sol poderia “quase eliminar” a necessidade de carregamento na rede elétrica. Além disso, o sistema pode atuar como uma fonte de energia de emergência durante desastres naturais. Continua após a publicidade Isso só é viável porque o Nissan Sakura é um carro essencialmente urbano e com configurações modestas típicas dos kei cars. Seu motor elétrico dianteiro gera até 64 cv e 19,9 kgfm, e a bateria de apenas 20 kWh (capacidade equivalente a de um SUV híbrido plug-in) garante autonomia de até 180 km. O carro tem 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 1,66 m de altura, pesa 1.070 kg e não passa dos 130 km/h. Por isso, o painel solar garantiria energia suficiente para mais de 16 recargas anualmente. Chegaria a rodar 3.000 km sem qualquer gasto com eletricidade. É claro que os painéis solares demandam mais tempo que os 40 minutos que o Sakura precisa para sua carga ir de 0 a 80% em carregador rápido. Publicidade View the full article -
[BandaAudioParts]INSANE SOUND 2025
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
INSANE SOUND 2025 🔊🔥 Mais uma edição épica! A Banda Audioparts e a Expert Electronics marcaram presença com muita potência, tecnologia e som de verdade. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa experiência insana. Nos vemos na próxima! 🚀 #BandaAudioparts #ExpertElectronics #InsaneSound2024 #SomAutomotivo #BEX #AltaPerformance View the full article -
Seu projeto merece potência real e controle. Banda Audioparts com alta eficiência, proteção inteligente e entrega total. A gente ajuda a escolher o módulo ideal para o seu projeto . Fala com nossa equipe 🔉 #SomAutomotivo #BandaAudioparts #ModulosBanda #Amplificador #CarAudioTech #ParedãoDeSom #TrioPesado #Graves #Médios #Agudos #Sub #SPL #SQ #InstalaçãoProfissional #ProjetoAcústico #SetupPerfeito #Fortaleza #Ceará #DouradosSom View the full article
-
[4r]Uber lança serviço de frete com vans, picapes e caminhões leves no Brasil
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
A Uber ataca agora o segmento de fretes e carretos. A empresa expandiu a modalidade Uber Envios para objetos grandes, utilizando veículos utilitários (VUCs), vans e pequenos caminhões. O novo serviço entra na briga direta com os carretos tradicionais, mas traz regras específicas sobre responsabilidade de carga e limites de peso. Relacionadas NotíciasUber anuncia carros banidos das categorias Comfort e Black; veja lista14 out 2025 - 10h10 NotíciasFiat Fiorino e Peugeot Partner 2025 trocam motor Fire pelo 1.3 de 107 cv16 jan 2025 - 07h01 NotíciasToyota Hiace aposta em boa fama e ‘DNA da Hilux’ para superar vans consagradas1 set 2025 - 11h09 Independentemente da categoria, todos os veículos cadastrados na plataforma não podem exceder o Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg, limite para a CNH categoria B. Além disso, há uma regra de manuseio: o peso individual de cada item transportado não deverá ultrapassar 60 kg. O funcionamento é dividido em três novas categorias, cada uma com limites e veículos específicos. <span class="hidden">–</span>Divulgação/RenaultUtilitário/Caminhonete A categoria “Utilitário/Caminhonete” permite transportar até 500 kg. O limite de dimensão para esta modalidade é de 1,8 m x 1,3 m x 1,1 m. Veículos aceitos incluem: Fiat Fiorino Renault Kangoo Peugeot Partner Rapid Fiat Strada Volkswagen Saveiro Continua após a publicidade Van Para volumes maiores, a opção “Van” suporta até 1.000 kg. A carga deve respeitar os limites de 2,7 m x 1,8 m x 1,6 m. Modelos aceitos são: Fiat Ducato Ford Transit Renault Master Citroën Jumper Peugeot Boxer <span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro Rodas Continua após a publicidade Caminhão pequeno (Carreto) A categoria superior, “Caminhão pequeno” (Carreto), transporta até 1.500 kg. O limite de dimensão é de 3,0 m x 1,8 m x 2,0 m. Os veículos permitidos são: Jac V260 Iveco Daily (caminhões) Kia Bongo A regra mais importante do serviço é: o motorista não é responsável por realizar a carga e descarga dos objetos. Essa tarefa cabe exclusivamente ao usuário que solicita o frete. Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Continua após a publicidade Ao chegar ao destino, o procedimento da Uber orienta o motorista a permanecer ao menos 10 minutos no local. Caso o destinatário não apareça, o motorista deve tentar contatá-lo pelo menos 3 vezes, seja por mensagem ou ligação através do aplicativo, antes de tomar outras providências. O serviço proíbe o transporte de pessoas ou animais. A Uber oferece um seguro que é exclusivo para os itens transportados; a apólice não cobre eventuais ajudantes contratados pelo usuário, nem incidentes ocorridos durante o carregamento ou descarregamento da mercadoria. Publicidade View the full article -
[4r]Porsche 911 GT3 2026 chega ao Brasil com motor 4.0 de 510 cv por R$ 1,62 mi
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
O novo Porsche 911 GT3 já está no Brasil. A marca alemã iniciou as primeiras entregas da versão mais radical do esportivo, cuja pré-venda havia sido anunciada em janeiro. O preço parte de R$ 1.620.000. Esta geração celebra os 25 anos do GT3 e, pela primeira vez, é oferecida simultaneamente nas versões com asa traseira fixa e no mais discreto pacote Touring. Relacionadas OpiniãoOpinião: o dia que eu dirigi um Porsche 911 GT3 RS no autódromo de Monza19 out 2025 - 12h10 Carros elétricosNovo Porsche 911 Turbo S custa mais de R$ 2 milhões e já está em pré-venda2 out 2025 - 18h10 TestesNovo Porsche 911 GTS é híbrido que recarrega com o turbo e está ainda mais rápido23 set 2025 - 16h09 O motor é o mesmo para ambos os modelos: um 4.0 boxer aspirado de seis cilindros, que entrega 510 cv e 45,9 kgfm de torque. Segundo a Porsche, o propulsor foi ajustado para atender normas de emissões mais rígidas, com dois filtros de partículas e quatro catalisadores, sem perder o som característico. Para manter o desempenho, recebeu cabeçotes revisados e eixos de comando mais agressivos, derivados do 911 GT3 RS, além de corpos de borboleta individuais. <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorscheO desempenho varia conforme a transmissão — ambas disponíveis nas duas carrocerias. Com o câmbio PDK de sete marchas, o 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge 311 km/h. Já com o câmbio manual GT de seis marchas, os números são de 3,9 segundos e 313 km/h. Em ambos os casos, a relação final foi encurtada em 8% em relação à geração anterior. Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Continua após a publicidade O foco em desempenho exigiu evoluções na aerodinâmica e na suspensão. O novo 911 GT3 adota soluções do GT3 RS, como a suspensão dianteira double wishbone com braços em formato de gota, que aumentam o downforce e melhoram a refrigeração dos freios. Os engenheiros também reduziram o movimento de mergulho da carroceria (antidive) ao reposicionar o pivô do braço de arrasto inferior. O difusor dianteiro foi redesenhado e o assoalho ganhou aletas que otimizam o fluxo de ar. <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorscheA leveza também foi prioridade. Na configuração mais leve, o novo 911 GT3 pesa 1.420 kg, resultando em uma relação peso-potência de 2,8 kg/cv. Isso foi possível com rodas de alumínio (1,5 kg mais leves) e uma bateria de íon-lítio (4 kg mais leve). O pacote Weissach, opcional, adiciona rodas de magnésio e reduz mais 9 kg. Continua após a publicidade <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorscheO design passou por ajustes sutis na dianteira e na traseira. Os faróis de LED Matrix foram redesenhados, eliminando luzes auxiliares no para-choque e abrindo espaço para entradas de ar maiores. O interior mantém o padrão 911, mas substitui o botão de partida por um interruptor giratório. O painel digital tem modo “Track Screen”, que simplifica as informações exibidas. Há ainda a opção de bancos concha de fibra de carbono (CFRP). Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Continua após a publicidade Pela primeira vez, o pacote Touring é oferecido desde o lançamento. Ele substitui a asa fixa por um spoiler retrátil com aba Gurney. O interior recebe acabamento em couro e, como novidade inédita no GT3, pode incluir bancos traseiros opcionais. A suspensão do Touring tem acerto específico para o uso em vias públicas. <span class="hidden">–</span>Divulgação/PorschePara quem busca ainda mais desempenho, o pacote Weissach aplica fibra de carbono na barra estabilizadora, teto e painéis da asa. Já o pacote Clubsport, gratuito, inclui gaiola de aço, cintos de seis pontos e extintor. Publicidade View the full article -
[4r]Stellantis poderia ter parte comprada por chineses, alerta ex-CEO Carlos Tavares
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
Carlos Tavares, o executivo português que arquitetou a criação da Stellantis, prevê agora que o gigante automotivo poderá se fragmentar ou mesmo ter parte da operação comprada por alguma empresa chinesa. A declaração alarmante consta no livro escrito por Tavares após sua saída abrupta do cargo de CEO da Stellantis, em dezembro passado, que se deu após desentendimentos internos com o conselho da empresa. Em sua nova publicação, Tavares afirma: “Estou preocupado que o equilíbrio de três vias entre a Itália, a França e os EUA se rompa”. O ex-CEO, de 67 anos, argumenta que a liderança do grupo precisa buscar a unidade diariamente, caso contrário, corre o risco de ser puxada em múltiplas direções por interesses conflitantes. Relacionadas NotíciasFord e Stellantis podem salvar a Nissan se comprarem tecnologia e-power13 out 2025 - 13h10 Carros elétricosStellantis muda estratégia e não terá só carros elétricos a partir de 203015 set 2025 - 13h09 Carros elétricosStellantis volta atrás e cancela desenvolvimento da Ram 1500 elétrica14 set 2025 - 10h09 Tavares também sugeriu que, com sua partida, os “interesses franceses” (núcleo da antiga PSA) podem não estar tão bem protegidos quanto em sua gestão. O cenário mais drástico detalhado pelo executivo envolve a China. Tavares mencionou a possibilidade de um fabricante chinês comprar o braço europeu da Stellantis (que inclui Peugeot, Citroën, Fiat, Opel, entre outras). Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril. Cadastro efetuado com sucesso! Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã. Continua após a publicidade Nesta hipótese, as marcas americanas (Chrysler, Dodge, Jeep e Ram) retomariam o controle de suas próprias operações. Tavares traçou um paralelo dessa eventual separação com a decisão da General Motors de vender a Opel e a Vauxhall – ironicamente, vendidas para a PSA, que era então comandada por ele. StellantisStellantis/DivulgaçãoA Stellantis, que opera 14 marcas, foi criticada durante a era Tavares por sua recusa em se desfazer de algumas delas, mesmo com sobreposição de produtos. A gestão do ex-CEO foi marcada por um forte foco na rentabilidade da Europa, muitas vezes às custas das operações americanas. A Chrysler agoniza, a Dodge lançou muscle cars elétricos e agora, após a saída de Tavares, trabalha para que voltem aos motores a combustão e a Jeep perdeu mercado nos EUA. Continua após a publicidade Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Além da negligência às marcas dos EUA, a estratégia de Tavares focou em cortes agressivos de custos. Essa abordagem o tornou extremamente impopular entre funcionários e sindicatos, particularmente na Itália e nos Estados Unidos. O sindicato americano UAW (United Auto Workers) chegou a lançar um site dedicado a pedir sua demissão, que permanece ativo. Após a renúncia de Tavares, o conselho da Stellantis não hesitou em expressar publicamente seus desentendimentos com o executivo. O novo livro é visto como a tentativa de Tavares de contar o seu lado da história. Publicidade View the full article -
[4r]Recall: Fiat Toro 2026 pode ter falha de airbags em colisões
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
A Fiat inicia na próxima segunda-feira (27) uma campanha de recall envolvendo 5.066 unidades da Toro 2026, lançada no último mês de agosto com alterações visuais e mecânicas, pela não instalação do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro. Em caso de colisões frontais, pode ocorrer falha no acionamento do airbag. Relacionadas TestesFiat Toro, Ford Maverick ou Ram Rampage: qual a melhor picape intermediária?18 out 2025 - 07h10 Auto-serviçoEstes foram os 10 maiores recalls de carros das últimas décadas16 mar 2025 - 09h03 SegredoNova picape da Volkswagen terá o melhor de Toro, Strada e Montana19 set 2025 - 18h09 De acordo com a marca, foi identificada a possibilidade de falta do absorvedor de impacto frontal. Como consequência, em batidas na dianteira do veículo, os airbags podem não ter a correta dinâmica de acionamento e haverá uma redução na absorção do impacto. Fiat Toro Ultra 2026Divulgação/FiatO problema pode potencializar, segundo a Fiat, a ocorrência de danos físicos graves ou até fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros. Os proprietários das unidades afetadas deverão realizar agendamento prévio do reparo em uma concessionária Fiat de sua preferência. Participam 5.066 exemplares produzidos entre 30/04/2025 e 04/09/2025, com chassis de finais TKG37505 a TKG58034. Continua após a publicidade Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram O tempo estimado para o serviço, que é gratuito, é de uma hora. Estão disponíveis para consulta e agendamento o site oficial da marca, o telefone da Central de Serviços ao Cliente (0800 707 1000) e a central via WhatsApp, pelo número (31) 2123-6000. Publicidade View the full article -
[Eros]Estande da EROS alto-falantes no Insane Sound 2025
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
View the full article -
[4r]Kia cria aromatizador com cheiro de gasolina para carros elétricos
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em [ Notícias ] na internet
Carros elétricos não possuem barulho de motor e muito menos cheiro de gasolina, obviamente. No entanto, a Kia quer reverter essa situação de uma maneira inusitada. A Astara Auto Finland, importadora oficial de veículos da Kia para a Finlândia, encontrou uma solução para quem sente saudade do cheiro de gasolina. A empresa está distribuindo gratuitamente para os compradores dos Kia EV4 um aromatizador de ar com cheiro de gasolina. Relacionadas Auto-serviçoFaz sentido usar gasolina aditivada em motor com injeção direta?19 out 2025 - 11h10 Carros elétricosDirigimos o Onvo L60, carro elétrico que troca de bateria em vez de recarregar11 out 2025 - 15h10 Carros elétricosKia EV4 tem porta-malas de Basalt e até 630 km de autonomia28 fev 2025 - 09h02 Sabe aqueles em forma de árvore com diversos tipos de cheiros que ficam presos no retrovisor? Exatamente desses, no entanto, com formato de galão e cheiro de gasolina. As informações e entrevistas abaixo foram feitas pelo site finlandês Tyyli Niekka. Pode até parecer que se trata de uma piada, mas a ideia é ajudar na transição para um veículo elétrico, segundo a própria Astara Auto. Não é a primeira vez que uma fabricante faz algo do tipo, uma vez que a Ford já criou um perfume com cheiro de gasolina. Continua após a publicidade “Desistir do motor de combustão pode parecer um grande passo, assim como renunciar qualquer outra coisa familiar. Queríamos adicionar um toque de diversão nostálgica à transição com um aromatizador de ambiente para carros com cheiro de gasolina”, disse Klaus Pohjala, diretor comercial da Astara Auto Finland. A fragrância foi criada pelo perfumista Max Perttula, que usou aromas encontrados em perfumes masculinos, mas adicionou jasmim para chegar ao cheiro correto. “Pode parecer absurdo dizer que é o jasmim, entre todas as fragrâncias, que contém compostos que criam associações com gasolina”, disse Pertulla. O que nos resta é acreditar que a mistura de cheiros amadeirados com jasmim criem a sensação de cheirar gasolina, uma vez que o carro elétrico definitivamente não vai permitir essa experiência. Se a saudade for grande, o jeito é encontrar um eletroposto que seja também um posto de combustível tradicional. Publicidade View the full article -
[Eros]EROSTALK com Rodrigo Flores
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
View the full article -
tomchaveirinho se registrou na comunidade
-
[CE]How Sound Innovations Made Car Audio Events Profitable Again
' RobôAutoforum' postou um tópico no fórum em Som Automotivo na Internet
By James Chevrette Sound Innovations in Lawrence, KS transformed car audio events from a loss leader into a profitable marketing channel by changing one key perspective. Many store owners question the value of hosting events: “Why hold an event for people who already have their gear?” Sound Innovations found an answer in offering competitors a […] The post How Sound Innovations Made Car Audio Events Profitable Again appeared first on ceoutlook.com. View the full article
AutoForum.com.br
O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis