Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
erickmiyazaki

Calcular fusível entre baterias.

Recommended Posts

Bom vou postar aqui pois é mais movimentado, se algum moderador achar que deve mudar para a parte de elétrica fique a vontade.

 

Pesquisando sobre disjuntores/porta fusível eu achei esse tópico (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=56157) com essa imagem:

intalantion2pb.jpg

 

O esquema do meu som é parecido com esse, só muda as baterias, amplificadores e não vai ter megacapacitor.

Já tenho a informação de usar um fusível de 300A e outro de 100A para os amplificadores.

Lendo o artigo eu vi que se calcula assim:

UL-A2500V2.0, pela informação que recebi do cara da CM a eficiência é de 80%, por isso multiplico por 1.25

RMS power at 0.75Ω mono 2520w

Max power 3000w

I = (2520 x 1.25)/12 = 262.5A

I = (3000 x 1.25)/12 = 312.5A

Por isso o cara me recomendou usar um fusível de 300A para esse.

 

O que falta saber é o fusível próxima a bateria do cofre e a próxima a primeira bateria do porta malas e o fusível entre o alternador e a bateria (irei fazer o BIG 3).

Queria saber também por que não é preciso um fusível/disjuntor entre as 2 baterias do porta malas?

 

A que está no cofre é uma Optima Blue D31M:

Capacity (C/20 rate) - 75

Reserve Capacity - 155

No porta malas são duas XS Power D3100:

MAX Amps - 5000A

 

O tal MCR do artigo seria de 155 para a Optima e 5000 para a XS?

Se for isso, pelo que eu entendi no artigo eu divido o MCR por 2.

Seria 155/2 para perto da Optima e 5000/2 perto da XS Power?

 

Mas pelo que eu sei não existe um fusível de 2500A então eu sei que estou fazendo alguma cagada, se alguém puder me ajudar aí. Li os artigos, pesquisei mas ainda não consegui entender direito.

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você deve usar um fusível menor q a capacidade da bateria.

 

por ex. se a bateria do cofre é de 50a você usa no max 50a, se usar 75a ele nunca vai queimar em caso de curto.

 

na bateria extra idem já q ele vai proteger o retorno pra bateria do cofre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, no manual da bateria não diz nada.

 

Então na Optima eu uso um de 50A e na XS um de 100A estaria bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você deve usar um fusível menor q a capacidade da bateria.

 

por ex. se a bateria do cofre é de 50a você usa no max 50a, se usar 75a ele nunca vai queimar em caso de curto.

 

na bateria extra idem já q ele vai proteger o retorno pra bateria do cofre.

 

Não queima? Tem certeza?

Rapaz, comigo queimava sim ein.. e não foram poucas vezes! kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vê se ajuda ae camarada!

 

Calculando fusível e bitola de cabo de força

http://autosom.net/artigos/calc_fuse_cabo.htm

 

Relacionamento entre Fusíveisl, Baterias e Cabos

http://autosom.net/artigo.asp?cod=29

 

Tabelas de cabos de força

http://autosom.net/artigo.asp?cod=64

 

Fonte:

http://autosom.net/artigos.asp

 

=)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

onde vc arrumou tanto curto pra queimar fusível??? shaushaushua

agora se for entre bateria + amp aí é outra conversa.

 

claro q tem q levar em consideração a capacidade de pico da bateria, mas por ex a xs3100 de 5000a de pico.

5000a não vai ser um fusível, vai ser barramento de cobre e isso não derrete nunca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha lido os artigos mas mesmo assim a única coisa que eu tinha visto em um dos artigos é que ele fala que o fusível da bateria é a soma dos fusíveis dos amplificadores.

 

Mas nessa imagem não está ocorrendo isso.

A única relação que vejo é 150 + 50 = 200 = 100 + 100.

 

Então no meu caso seria 100 + 300 = 400 / 3 = 133

Então eu colocaria um fusível de 150 entre o alternador e bateria e 2 de 150 no caminho entre a bateria da frente e a de trás?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou te dar como ex o q eu uso:

 

bateria cofre - 45a

bateria extra - 450a

alternador - 70a se não me falha a memoria

 

fusivel - somente um no cofre de 70a [^]

 

pensando bem esquece o q eu uso...

 

mas eu arriscaria 150 + 50 nos amps e uns 70/80 no max no cofre.

com 2x xs3100 na mala, nem a bateria do cofre nem o alternador vão ficar sabendo q tem um som tocando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa fala meu brother vamos la!..

 

galera oq vai abrir o fusivel n é a corrente nominal ! e sim o pico dela..

 

vamo supor.. um ex. um Mora de 50 ou 55ah deve pico de 500ah..

entao num curto o pico é pra alcançar ate 500ah por isso q abre fusiveis maiores..

 

conselho eu usaria fuse ANL de 100ah.. n abre atoa.. mas se realmente tiver um curto ele abre!

 

espero te ajudado

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim está dando para entender. Porém eu pensava que tinha um fórmula igual a para os amplificadores.

 

Opa, falando com um cara da KnuKonceptz ele me recomendou usar um fusível de 450A na frente e atrás.

Está de bom tamanho ou 450A para Optima D31 seria muito?

Editado por erickmiyazaki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 baterias no porta malas de 205ah e uma no cofre de 45 ah. Qual fusivel eu uso no fio positivo que vai sair do cofre e ir para o porta malas? Qual fusivel eu uso entre o positivo das 2 baterias do porta mala?

 

Tenho 2 modulos taramps hd 5000 e o stestsom th4210, qual fusivel eu coloco no positivo que sai do taramps para a bateria e qual fusivel no positivo do stetsom que vai para o positivo da bateria??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consumo maximo da taramps 262ah musical e manual pede fusivel de 260ah.

Da stetsom o tem dois fusiveis de 25ah nele somendo 50, ficnado 260 + 50 = 310ah sendo assim to pensando em ligar assim:

 

Juntar o positivo da stetsom mais o positivo da taramps em um foi só, este fio chegando num fusivel de 300ah e indo para o positivo da bateria do mala. Tá certo??

 

Agora:

1. Qual fusivel colocar do fio positivo da bateria de 45ah do cofre indo para o porta mala?

2. Qual fusivel colocar neste mesmo fio chegnado no positivo da bateria que está no mala de 205ah?

3. Qual colocar no positivo que liga as duas baterias do mala de 205ah?

Editado por João Miguel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boto fusivel saindo da bateria da frente (60A dos preto residencial) outro fusivel chegando na primeira bateria extra ( outro de 60 dos preto) entre baterias nao boto.... e saindo da ultima bateria boto um de 100A dos preto!

 

 

ja forcei um curto na lata do meu carro e eles desarman ate com baterias com baixa carga mas nao desarmam com o amp tocando forte na epoca tinha uma fosgate t1500dd chupadora de energia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera que não vai desarmar? Tenho 45ah de bateria no cofre e duas baterias de 205ah no cofre, meu modulo é um taramps hd5000 que consumo maximo dele musical é 262ah e um stetsom que tem 2 fusiveis de 25ah!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou tentar explicar o que eu tomo como certo.

 

Da bateria do cofre para a primeira reserva coloque um fusivel da metade da amperagem da bateria do cofre, entre a bateria do cofre e a primeira auxiliar (proximo da bateria auxiliar) coloque outro fusivel da metade da amperagem da baterua do cofre. Entre a primeira bateria auxiliar e a segunda, se forem próximas não será necessário fusível. entre a última auxiliar e o módulo coloque um fusível que corresponda ao consumo máximo somado dos módulos que serão alimentados pelo conjunto de baterias ou um fusível para cada módulo com o valor do consumo máximo de cada módulo (não acho necessário)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.bcae1.com/fuses.htm

 

 

Divirta-se... ta em inglês mas tem desenhos !!!!

 

Fusível é proteção para o FIO.

Amplificador sem proteção, tem um problema... se ele for stetsom lixo, e tiver mais de 1 ano e meio, ele provavelmente vai entrar em curto sozinho, e nisso vai puxar uma corrente violenta. Se usar cabos mto arrogantes, muita bateria.... e um fusível muito alto, o modulo vai pegar fogo antes da corrente cortar pelo disjuntor ou fusível. Pense bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando esse topico ja procurei em varios lugares a cada vez me confundo mais vo bota uma bateriia aux na mala ja tenho tudo pronto só falta compra os fusiveis para colocar perto das 2 baterias são 2 baterias de 60 ah cada e o alternador é de 45( apoKAPOka que mer** em) se alguem puder me ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, esses fusiveis que vão próximo a bateria são para proteger o cabo que as interliga, não as baterias em si

 

Repare nessa imagem abaixo:

 

1902861_293343550821139_505207415_n.jpg

 

Na parte inferior dela, tem a indicação de qual o fusivel que deve usar conforme o cabo.

Por exemplo: Se você for usar um cabo 4awg (21mm), dev e usar um fuse de no máximo 100A

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, esses fusiveis que vão próximo a bateria são para proteger o cabo que as interliga, não as baterias em si

 

Repare nessa imagem abaixo:

 

1902861_293343550821139_505207415_n.jpg

 

Na parte inferior dela, tem a indicação de qual o fusivel que deve usar conforme o cabo.

Por exemplo: Se você for usar um cabo 4awg (21mm), dev e usar um fuse de no máximo 100A

 

Abraços

 

no caso então eu vou usar um cabo de 16 mm o fusivel deve ser de 60?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

no caso então eu vou usar um cabo de 16 mm o fusivel deve ser de 60?

Para um cabo de 16mm, exatamente, no máximo, 60A

 

Agora só resta saber se essa cabo atende a necessidade, no caso, a carga entre as baterias.. se não, o fuse vai queimar toda hora.

E colocar fuse mais forte não adianta.. ai o cabo derrete e o carro pega fogo.

 

Veja de colocar um cabo, de, no minimo, 21mm e não esquente mais a cabeça com isso.

( Para você ter uma ideia, estou usando um cabo de 54mm. para ligar minhas baterias - Uma Yellow Top D34/78 no cofre e outra D31a no porta malas )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para um cabo de 16mm, exatamente, no máximo, 60A

 

Agora só resta saber se essa cabo atende a necessidade, no caso, a carga entre as baterias.. se não, o fuse vai queimar toda hora.

E colocar fuse mais forte não adianta.. ai o cabo derrete e o carro pega fogo.

 

Veja de colocar um cabo, de, no minimo, 21mm e não esquente mais a cabeça com isso.

( Para você ter uma ideia, estou usando um cabo de 54mm. para ligar minhas baterias - Uma Yellow Top D34/78 no cofre e outra D31a no porta malas )

Nusss 54 mm a energia da pra faze uma rave dentro do cabo e ainda passa de boa sopakspoakopskaposkapokspaokspoaskaks

 

mas vou testa com o fio de 16 mm e vou ficar monitorando pra não da mer** pq vo reutilizar o cabo do modulo que consigo fazer tudo isso pq tem sobrando se não vou aumentar a bitola

Editado por brunomalikoski

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nusss 54 mm a energia da pra faze uma rave dentro do cabo e ainda passa de boa sopakspoakopskaposkapokspaokspoaskaks

 

mas vou testa com o fio de 16 mm e vou ficar monitorando pra não da mer** pq vo reutilizar o cabo do modulo que consigo fazer tudo isso pq tem sobrando se não vou aumentar a bitola

 

 

:vts :vts :vts :vts :vts :vts :vts

 

Nunca mais essa cabo sai do carro...

 

 

 

 

Boa, arrisca com o cabo que tem ai, mas fica atento... da uma olhada de vez em sempre se o cabo não aquece ou coisas do tipo

E sorte aí ! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...