Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Roberto Junior

Projeto eletrico! Cabos, fusiveis, disjuntores...

Recommended Posts

Fala ae pessoal!!

Depois de mto tempo com o som no armario, e meio quebrado financeiramente resolvi q eu mesmo com a ajuda do meu irmao vamos instalar o som!

A principio vamos fazer a parte de MDF do porta malas e ja passar a fiaçao dos falantes e RCA pro devido local!

Minha duvida eh a seguinte, estou querendo ir la pra Sta. Ifigenia esse final de semana pra comprar a fiaçao!

Pro kit vou usar Sto. angelo!! qual era o modelo mesmo que vcs recomendavam?

E pro sub eu nao sei oq uso!! que fio eu uso hein??? nao faço a menor ideia da espessura e que marca seria bom pra eles!! quem puder me ajudar eu agradeço!

Ja a parte eletrica vai ser assim!!

Bateria original na frente! no porta malas 2 baterias auxiliares de 56 Amperes + Mega capacitor de 6 Farad!

Modulos MTX 1501D e JVC 7700!!

Alguem pode fazer um esqueminha eletrico pra mim? sou meio perdido!

Venho com um cabo da bateria la da frente até as baterias auxiliares, das auxiliares pro capacitor e do capacitor distribue pros 2 modulos, eh isso?

Coloco um disjuntor caso eu queria desligar a bateria original das auxiliares?

Porta fusivel, fusivel, oq vou precisar???

o MTX 1501D precisa de um fusivel de 150A que nao vem com o modulo, e o JVC ja vem com 2 fusiveis de 25A cada no proprio modulo!

QUe cabo eu uso? o MTX recomenda por um cabo de 53mm2!

Nao preciso vir com essa espessura toda la da frente até as auxiliares neh??

Entao eh isso!! da bateria da frente ate as auxiliares cabo de que espessura? das auxiliares ate o capacitor que espessura? do distruidor ate o MTX que espessura, e do distribuidor ate o JVC que espessura? hehehe

Por enquanto eh isso!!

Valeu galera!!

:vts:vts:vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tô de olho no seu topico, quero saber a mesma coisa, sistema é parecido! e vou instalar em casa também! tenho as mesmas duvidas

Compartilhar este post

Link para o post

cara ow vc pode por cabo de no minimo 25mm para as baterias ....e entre elas...caso seu modulo fique perto das baterias auxiliares vc pode ir de cabo de 16mm pois vai entrar nos bornes numa boa e não precisa mais que isso caso a bateria esteja proxima...rapaz cabos rca santo angelo sao otimos pra mim qualquer um bom,n sei para os outros...e para o sub use cabo de 4mm ou 2,5mm no minimo!não esqueca de comprar 5 metros de cabo fino de 1mm para o remote

Compartilhar este post

Link para o post
cara ow vc pode por cabo de no minimo 25mm para as baterias ....e entre elas...caso seu modulo fique perto das baterias auxiliares vc pode ir de cabo de 16mm pois vai entrar nos bornes numa boa e não precisa mais que isso caso a bateria esteja proxima...rapaz cabos rca santo angelo sao otimos pra mim qualquer um bom,n sei para os outros...e para o sub use cabo de 4mm ou 2,5mm no minimo!não esqueca de comprar 5 metros de cabo fino de 1mm para o remote

Tendi!!! 4mm nao eh mto poco pros subs nao? :huh:

Abraços ;)

Compartilhar este post

Link para o post

eu puxaria 1 cabo de 35mm entre as baterias com um FUSE de 100A em cada ponta, da auxiliar ou puxa 2 separado pra cada amp, ou entao puxa 1 e poe um distribuidor (desnecessario eu acho) no caso do fuse do MTX vc deve colocar proximo do amp para protecao do proprio, se puder usar no sub 2 x 6 mm melhor sobrar que faltar, e o megacapacitor deve ficar o mais proximo possivel dos amps

Compartilhar este post

Link para o post
eu puxaria 1 cabo de 35mm entre as baterias com um FUSE de 100A em cada ponta, da auxiliar ou puxa 2 separado pra cada amp, ou entao puxa 1 e poe um distribuidor (desnecessario eu acho) no caso do fuse do MTX vc deve colocar proximo do amp para protecao do proprio, se puder usar no sub 2 x 6 mm melhor sobrar que faltar, e o megacapacitor deve ficar o mais proximo possivel dos amps

Num to entendendo uma coisa!

Vamos por partes! hehehe

Da bateria la da frente até as 2 auxiliares que vao ficar no porta malas usa cabo de 35mm?

Ai das auxiliares até o capacitor continua com o de 35mm??

Ai do capacitor pro distribuidor tbm 35mm??

E do distribuidor ate os amps??

35mm pro mtx e uns 21mm pro JVC?

E pro negativo?

Nao posso usar disjuntor no lugar dos Fuses?

E como eh aquele lance de isolar com diodo as auxiliares da bateria la da frente?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Da bateria la da frente até as 2 auxiliares que vao ficar no porta malas usa cabo de 35mm?

isso

Ai das auxiliares até o capacitor continua com o de 35mm??

nao necessariamente, pode se usar bitolas menores para curtas distancias, vide artigos autosom, mas caso o $$ nao seja problema, melhor sobrar que faltar :P

Ai do capacitor pro distribuidor tbm 35mm??

idem

E do distribuidor ate os amps??

idem

35mm pro mtx e uns 21mm pro JVC?

dependendo da distancia ate a bateria sem problemas :legal:

E pro negativo?

usaria a mesma bitola do positivo

Nao posso usar disjuntor no lugar dos Fuses?

poder pode, vai do "cliente" :vts

E como eh aquele lance de isolar com diodo as auxiliares da bateria la da frente?

http://stforum.com.br/index.php?act=Search&f=29

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
QUOTE (NOISESTEEL @ Dec 16 2005, 11:13 AM)

RJ seu murrinha!!! Venda o seu cachorro (raça biba) e faça dinheiro pra pagar a instalação!

O cabo paralelo pro sub eu não me incomodaria em buscar marcas...pega um Tiaflex 2x6mm.

Seu sistema não é trio e acredito que muito raramente você vai ouvir som com carro desligado. Então deixe as baterias em paralelo, sem disjuntor, diodo, relê, etc.

Precisaria de 1 porta-fusivel para cada bateria; 1 bloco distribuidor. Use fusivel de 150A para o MTX; tenha preferência para cabo de 50mm desde a ligação do alternador e também na ligação das baterias. Quando chegar no distribuidor dá pra usar algum cabo mais flexível de uns 35mm para ambos os amps.

É basicamente como está meu sistema elétrico...não coloco um esquema porque não sou bom em desenhos.

Compartilhar este post

Link para o post

FAla ae pessoal!!

por favor corrigam meu projeto!!

nao faço a menor ideia onde vai os fusiveis e se sao no lugar onde eu coloquei, etc... hehehehe

instalaao16rr.jpg

Obrigado

Roberto

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca um diodo sim RJ, não custa nada!

cabaciçe da sua parte pegar 2 bats neh?

e coloca fuse entre as bats, não pensando no caso de sobrecarga, e sim em caso de curto (exemplo a lata do carro cortou o cabo*)

*vc vai evitar isso, mas segurança nunca é d+!

Compartilhar este post

Link para o post
Coloca um diodo sim RJ, não custa nada!

cabaciçe da sua parte pegar 2 bats neh?

e coloca fuse entre as bats, não pensando no caso de sobrecarga, e sim em caso de curto (exemplo a lata do carro cortou o cabo*)

*vc vai evitar isso, mas segurança nunca é d+!

Mas como ficaria??

Coloco onde esses fusiveis?? e a amperagem???

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal!!

Ta certo isso?

Quero proteger as baterias auxiliares da bateria original!!

E oq seria melhor? usar um fuse de 150A pro MTX e um de 50A pro JVC? ou um de 200A pros 2?

Os fuses devem ficar antes do capacitor neh?

instalaao38tp.jpg

Ou assim estaria mais certo?

instaa42rn.jpg

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

RJ, fuse apenas entre o porta malas e o capo, e entre as baterias e os amps!

1 fuse de 150A pro mtx (O meu se 100A NUNCA queimo!)

1 fuse de 40A pro JVC

1 fuse de 60A para a bateria do capo ate as do porta malas!

larga a mão e compra um diodo zender nao ionizado VSF-69 versão 2.4 :P

Compartilhar este post

Link para o post
RJ, fuse apenas entre o porta malas e o capo, e entre as baterias e os amps!

1 fuse de 150A pro mtx (O meu se 100A NUNCA queimo!)

1 fuse de 40A pro JVC

1 fuse de 60A para a bateria do capo ate as do porta malas!

larga a mão e compra um diodo zender nao ionizado VSF-69 versão 2.4  :P

Fear, que mer** é essa na sua assinatura?

Auhauhauhaaa...

Pro meu som eu to usando assim:

- Bat 70Ah no motor

- Fuse 100A

- Cabo 35mm²

- Fuse 100A

- Bat 70Ah na mala

- Cabo 55mm²

- Distribuidor

- Saindo 2 cabos, sendo um de 35mm² e um de 21mm²-

- Fuse de 100A no cabo de 35mm²

- Fuse de 60A no cabo de 21mm²

- Amp Kicker KX850.2 no cabo de 35mm²

- Amp Kicker KX350.2 no cabo de 21mm²

Tudo pronto, aguardando apenas o sub :(

P.S. Fear, não queria que eu bote na minha assinatura suas pérolas falando mau da MTX... "Eu li num forum gringo que MTX não amarra nem a chuteira da Fosgate"

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Entao eu coloco um fusi depois da bateria do capo e um fuse antes ou entre as auxiliares?? e esses fuses tem q ser de q amperagem?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Entao eu coloco um fusi depois da bateria do capo e um fuse antes ou entre as auxiliares?? e esses fuses tem q ser de q amperagem?

Abraços

Isso Roberto...

Fuse depois da bat do motor (no máx. 30cm) e fuse antes da 1ª bat da mala.

A segunda bateria da mala vai ficar proxima a 1ª?

O cabo para ligar as 3 baterias entre si, pode ser de 35mm²....

Após as 3 baterias, use um cabo de 55mm², dividindo 35mm² para o 1501D e 21mm² para o JVC.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Isso Roberto...

Fuse depois da bat do motor (no máx. 30cm) e fuse antes da 1ª bat da mala.

A segunda bateria da mala vai ficar proxima a 1ª?

O cabo para ligar as 3 baterias entre si, pode ser de 35mm²....

Após as 3 baterias, use um cabo de 55mm², dividindo 35mm² para o 1501D e 21mm² para o JVC.

Abraços.

Entendi!! mas e a amperagem dos fusiveis das baterias??

Compartilhar este post

Link para o post
instaa42rn.jpg

desse desenho tira os fusiveis das baterias da mala (taum protegendo o que???) e na bateria da frente usa um de 80A no máximo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida!! posso usar disjuntores no lugar dos fusiveis la da bateria da frente e da bateria auxiliar??

Estou perdido em relacao a amperagem! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Com a ajuda do Kleberpa cheguei a esse esquema de instalação!

intalantion2pb.jpg

Que marcas vcs me recomendam de porta fusiveis, disjuntores, terminais... quero algo bom, mas nada caro!! hehehe

Abraços

Roberto

Compartilhar este post

Link para o post

opinião: o disjuntor da mala eh preciosismo... e o player vai ficar na mala???

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

puta mer** heim RJ? vamos ter q gravar um filmes com fantoches para vc entender?

PS* Pronto Abreu, essa assin ja é velha, é q estou frequentando muito pouco por aqui!

abs!

Compartilhar este post

Link para o post
puta mer** heim RJ? vamos ter q gravar um filmes com fantoches para vc entender?

PS* Pronto Abreu, essa assin ja é velha, é q estou frequentando muito pouco por aqui!

abs!

Marcelo, vc eh biba neh? hahahahahaha

Nao quero ter nenhum tipo de erro sacas?? como nao manjo mto de parte eletrica fico cheio de duvidas! hehehee

No mais, que marca de fio de alimentação eu compro? pode ser residencial?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...