Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_HeLL_

Blaupunkt Gta 475 Mod

Recommended Posts

Quero colocar em prática o meu projeto de alguns meses atrás de modificar o meu Blau GTA 475.

Já andei lendo vários tópicos aqui no fórum sobre modificações e percebi que se pode atingir resultados inesperados, mas que para isso deve-se ter bom conhecimento e saber o que alterar.

Então, para tanto necessito e muito da ajuda dos demais usuários aqui do fórum.

A minha finalidade com tais alterações será atingir maior qualidade sonora, ou se for possível atingir um nível hi-fi. Sei que precisarei de tempo e paciência para deixar o amp da forma como desejo, então meu projeto se inicia agora e não tenho data para terminá-lo.

Pretendo começar com pequenas mudanças e ir vendo o resultado aos poucos, então preciso de dicas de quem entende para saber o que trocar e por o que trocar.

Estou colocando inicialmente as fotos internas do amp original, procurei focar bem os detalhes para melhor visualização. Não foi nada fácil abri-lo...

Inicialmente pude constatar uma boa organização dentro do módulo, e no meu ver parece ter uma boa construção. Tudo indica também que o Blau GTA 475 internamente seja o mesmo que o GTA 480, havendo diferença apenas na carcaça.

Fotos internas:

img0001ph0.th.jpg

img0002li1.th.jpg

img0003zn9.th.jpg

img0004ug3.th.jpg

img0005ko2.th.jpg

img0006gi4.th.jpg

img0007nz6.th.jpg

img0008jt7.th.jpg

img0009kx8.th.jpg

img0010ng1.th.jpg

img0011vm7.th.jpg

img0012kw8.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando...

img0013lh9.th.jpg

img0014al6.th.jpg

img0015dh9.th.jpg

img0016ed8.th.jpg

img0017hk3.th.jpg

img0018yh7.th.jpg

img0019sg5.th.jpg

img0020ha3.th.jpg

img0021zl8.th.jpg

img0022gr9.th.jpg

img0023bt5.th.jpg

Enquanto eu trabalhava meu caozinho roncava a exatos 85db, ainda é novinho tem só 3 meses, logo vai roncar a 150db...

img0024uj6.th.jpg

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Para iniciar pretendo trocar o amplificador operacional (amp op) do Blau que usa NJM4560L algo melhor, porém não estou conseguindo um amp op bom que seja conexão SIP8.

Seria uma mudança inicial, mas sei que fará uma boa diferença desde já. E logo precisará de outras mudanças

Será que algém tem alguma dica sobre amplificador operacional, alguém que já tenha visto estes componentes em funcionamento pode opinar melhor?

Desde já agradeço as dicas de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
so por curiosidade, quais sao os transistores que ele usa na saida?

Nada de tão especial assim, apenas tip 35 e 36, bem comum.

Creio que a troca destes será meu terceiro ou quarto passo.

Tem alguma dica do que ficaria bom no lugar destes?

Compartilhar este post

Link para o post
Para iniciar pretendo trocar o amplificador operacional (amp op) do Blau que usa NJM4560L algo melhor, porém não estou conseguindo um amp op bom que seja conexão SIP8.

Seria uma mudança inicial, mas sei que fará uma boa diferença desde já. E logo precisará de outras mudanças

Será que algém tem alguma dica sobre amplificador operacional, alguém que já tenha visto estes componentes em funcionamento pode opinar melhor?

Desde já agradeço as dicas de todos.

Ah rapaz... SIP é fo**... não há nada muito bom que seja fácil de achar.

A solução é fazer uma plaquinha, pra vc colocar um DIP no lugar, já com a correspondência dos pinos. Não é difícil, mas ou vc faz em casa, com boa técnica, ou vc manda fazer. Particularmente, é melhor mandar fazer.

DS do seu SIP: http://www.datasheetcatalog.net/pt/datashe.../NJM4560L.shtml

PS: Slew Rate de 4V???? Tira logo essa mer** daí!

No lugar, vai de AD826... custa cerca de 15 reais cada, aí é providenciar a plaquinha. Se quiser eu desenho e te mando o arquivo do Express PCB.

De cara também já trocaria esses capacitores de poliéster por capacitores de filme (MKP), adicionaria capacitores eletrolíticos de 100uF em paralelo com cada capacitor da fonte (bypass)...

Dá pra trabalhar legal aí. Depois eu posto as fotos das mods no meu McIntosh. Coloquei AD826 na entrada (Slew Rate de 25V/uS, se não me engano... acho que é até mais alto) e tô fazendo um bypass meio escrotinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Nada de tão especial assim, apenas tip 35 e 36, bem comum.

Creio que a troca destes será meu terceiro ou quarto passo.

Tem alguma dica do que ficaria bom no lugar destes?

Sério???? Então adiante logo pro seu primeiro passo!

Compartilhar este post

Link para o post
Ah rapaz... SIP é fo**... não há nada muito bom que seja fácil de achar.

A solução é fazer uma plaquinha, pra vc colocar um DIP no lugar, já com a correspondência dos pinos. Não é difícil, mas ou vc faz em casa, com boa técnica, ou vc manda fazer. Particularmente, é melhor mandar fazer.

DS do seu SIP: http://www.datasheetcatalog.net/pt/datashe.../NJM4560L.shtml

PS: Slew Rate de 4V???? Tira logo essa mer** daí!

No lugar, vai de AD826... custa cerca de 15 reais cada, aí é providenciar a plaquinha. Se quiser eu desenho e te mando o arquivo do Express PCB.

De cara também já trocaria esses capacitores de poliéster por capacitores de filme (MKP), adicionaria capacitores eletrolíticos de 100uF em paralelo com cada capacitor da fonte (bypass)...

Dá pra trabalhar legal aí. Depois eu posto as fotos das mods no meu McIntosh. Coloquei AD826 na entrada (Slew Rate de 25V/uS, se não me engano... acho que é até mais alto) e tô fazendo um bypass meio escrotinho.

É, SIP é o fim da picada!

Não existe nada e muito menos nada de bom neste formato, apenas consegui encontrar alguns amp ops da New Japan Company, que é a mesma empresa que faz os que já tenho no módulo.

Mas esta plaquinha para adaptar é uma boa. Estava mesmo olhando a AD826 para colocar, pesquisei, encontrei muita gente falando bem dela, mas depois como não era SIP desisti dela...

Vou querer mesmo o desenho e irei mandar alguém fazer para mim.

Mas eu andei dando uma olhada a fundo no módulo ele usa 10 amp ops NJM4560L.

Quanto aos capacitores todos são da marca Kelna, que deve ser da pior qualidade possivel, logo vou trocar tudo, creio que este será o segundo passo...

Compartilhar este post

Link para o post

É rapaz... 10 operacionais é muita coisa... creio que não valha a pena investir tanto nesse amp. Uma solução é trocar apenas os buffers pelo AD826, e os do crossover por NE5532 (R$ 4,00). Ou então bypassar esse crossover (beeeeeem melhor!) e trocar apenas os OPs mais importantes.

Pelo que vc tem, se quiser ir por passos, troque primeiro os transístores de saída pelos Toshiba (procure bem, pois tem MUITO falsificado. Escolha uma loja de confiança). Depois troque os operacionais então.

O ideal áí seria fazer logo o "grosso" de uma vez só. Deixar pra segunda fase apenas um ou outro retoque.

O link da plaquinha: http://www.patcha.com.br/autosom/dip8-sip8.pcb

Instale o express PCB (procure no google. é freeware) pra abrir.

Compartilhar este post

Link para o post

mas se o blau consegue tirar um som bom com 'meros' tips, imagine com um up pra uns toshiba da vida

\o/

mas kleber, o que se poderia colocar no lugar dos tips, algo plug and play.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, nao entendo 'nada' disso, o maximo que eu saberia seria soldar uma plaquinha nova..

mais me interesso nessas paradas, entao te desejo boa sorte!

espero que daqui a alguns meses ou semanas talvez, voce poste o resultos e que esteja feliz da vida heheheh

boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
É rapaz... 10 operacionais é muita coisa... creio que não valha a pena investir tanto nesse amp. Uma solução é trocar apenas os buffers pelo AD826, e os do crossover por NE5532 (R$ 4,00). Ou então bypassar esse crossover (beeeeeem melhor!) e trocar apenas os OPs mais importantes.

Pelo que vc tem, se quiser ir por passos, troque primeiro os transístores de saída pelos Toshiba (procure bem, pois tem MUITO falsificado. Escolha uma loja de confiança). Depois troque os operacionais então.

O ideal áí seria fazer logo o "grosso" de uma vez só. Deixar pra segunda fase apenas um ou outro retoque.

Ao iniciar o projeto já sabia que não iria ser tão fácil, e ao iniciar as pesquisas vi que seria mais difícil do que eu imaginava, mas nada disso me assustou, vou continuar.

Quanto aos amp ops, vou fazer boas trocas nos buffers com os AD826, quanto aos do crossover pretendo investir um pouco mais que os NE5532, gostaria que o upgrade ficasse realmente bom, estou confiante no resultado final.

Valeu pelo desenho das placas para adaptação, procuro alguém para fazer amanhã mesmo.

E vou seguir o seu conselho, vou começar trocando os transistores de saida pelos Toshiba, tenho uma loja de confiança aqui que sempre tem de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao iniciar o projeto já sabia que não iria ser tão fácil, e ao iniciar as pesquisas vi que seria mais difícil do que eu imaginava, mas nada disso me assustou, vou continuar.

Quanto aos amp ops, vou fazer boas trocas nos buffers com os AD826, quanto aos do crossover pretendo investir um pouco mais que os NE5532, gostaria que o upgrade ficasse realmente bom, estou confiante no resultado final.

Valeu pelo desenho das placas para adaptação, procuro alguém para fazer amanhã mesmo.

E vou seguir o seu conselho, vou começar trocando os transistores de saida pelos Toshiba, tenho uma loja de confiança aqui que sempre tem de tudo.

Vc precisa MESMO do crossover?

Se não precisar, faz um bypass nele. A vantagem é certa... muito menos capacitores e etc. Ativo de amp, quando vem com corte ajustável, normalmente é boqueta, dá pra ver até pelos capacitores utilizados. Aí vc concentra $$$ nos componentes principais.

Os toshibas são os 2SA1943 e 2SC5200, creio eu... tenho que dar uma pesquisada, mas acho que são esses códigos.

Compartilhar este post

Link para o post
Vc precisa MESMO do crossover?

Se não precisar, faz um bypass nele. A vantagem é certa... muito menos capacitores e etc. Ativo de amp, quando vem com corte ajustável, normalmente é boqueta, dá pra ver até pelos capacitores utilizados. Aí vc concentra $$$ nos componentes principais.

Os toshibas são os 2SA1943 e 2SC5200, creio eu... tenho que dar uma pesquisada, mas acho que são esses códigos.

Não utilizo o cross do amp, faço os cortes pelo player mesmo.

Os transistores são estes mesmo, pretendo comprar hoje ainda.

Valeu pela ajuda, esta sendo de grande valor mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de adquirir os Toshibas 2SA1943 e 2SC5200, paquei 5 reais em cada, acho que o valor deve ser este mesmo.

Porém, não consegui encontrar o amp op AD826, creio que vou ter de encomendar na Farnell.

Acredito que vou conseguir as peças mais importantes primeiro e depois trocar tudo de uma vez só.

Próximo passo:

Comprar os amp ops.

Compartilhar este post

Link para o post
"... AD868 ... Slew Rate de 25V/uS, se não me engano... acho que é até mais alto..."

só um pouquinho mais: 350V/µs

O NE5532 é razoável? Valeria a pena usar algo muito melhor no lugar dele, ou o custo-benefício não compensa?

Aproveitando: alguém conhece substitutos bons pros TIP31C / TIP32C, e pros TIP2955 / TIP3055?

Compartilhar este post

Link para o post
Acabei de adquirir os Toshibas 2SA1943 e 2SC5200, paquei 5 reais em cada, acho que o valor deve ser este mesmo.

Porém, não consegui encontrar o amp op AD826, creio que vou ter de encomendar na Farnell.

Acredito que vou conseguir as peças mais importantes primeiro e depois trocar tudo de uma vez só.

Próximo passo:

Comprar os amp ops.

5 reais???

Sei não... dá uma olhada no custo deles na Farnell... normalmente custam mais caro. Os falsificados costumam torrar com facilidade.

Os AD826 vc pode comprar na Multicomercial. Eles mandam pelo correio.

Compartilhar este post

Link para o post
só um pouquinho mais: 350V/µs

O NE5532 é razoável? Valeria a pena usar algo muito melhor no lugar dele, ou o custo-benefício não compensa?

Aproveitando: alguém conhece substitutos bons pros TIP31C / TIP32C, e pros TIP2955 / TIP3055?

O NE5532 é bem melhor que os TL072, mas não são nada top. Os AD826 já são bem melhores. Se vc tem os JRC4556 (ou qualquer outro JRC) por exemplo, o NE3552 dá um banho fácil.

Pro TIP2955/3055, eu acho que dá pra usar o Toshiba... veja apenas a pinagem. Se for a mesma, vai fundo. Pro TIP31 eu não sei de nenhum agora...

Compartilhar este post

Link para o post

Próximo passo:

Comprar os amp ops.

5 reais???

Sei não... dá uma olhada no custo deles na Farnell... normalmente custam mais caro. Os falsificados costumam torrar com facilidade.

Os AD826 vc pode comprar na Multicomercial. Eles mandam pelo correio.

Na Farnell custam 13 reais.

Mas andei vendo algumas fotos na internet dos falsificados, e a loja onde comprei é de confiança. Vou postar uma fotos dos bichinhos.

Depois vou dar uma olhada nos AD826 na Multicomercial.

Valeu as dicas.

EDIT:

A foto não ficou excelente...

img0027ft5.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Hell, tu é de onde? Queria saber onde encontrar esses Toshiba baratinhos (se é que são originais mesmo... ).

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

img0027ft5.th.jpg

Hehehe... na verdade só dá pra ver a silhueta dos transistores nessa foto...

Outra coisa, desculpem o offtopic (talvez o Hell já tenha visto isso, mas, pra quem mais estiver acompanhando o tópico, e prentenda fazer algo do tipo em casa), mas vai aí a dica: olhem o site abaixo (cada barbaridade...)

http://transfal.tripod.com/

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha visto este site de falsificações, mas as que comprei são originais mesmo, já havia visto outros sites com fotos de falsificações dos toshibas, e o lugar onde comprei é 100% confiável.

EDIT.

Sou de Uberlândia - MG, se interessar posso te enviar os transistores.

Comprei na loja Centro Eletrônico Uberlândia, av. Afonso Pena, n. 2492, tel. (34)3232-5804, se quiser ligar lá para dar uma conferida, ou ver outros componentes. O email deles é: centroeletronico@triang.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

img0027ft5.th.jpg

Hehehe... na verdade só dá pra ver a silhueta dos transistores nessa foto...

Outra coisa, desculpem o offtopic (talvez o Hell já tenha visto isso, mas, pra quem mais estiver acompanhando o tópico, e prentenda fazer algo do tipo em casa), mas vai aí a dica: olhem o site abaixo (cada barbaridade...)

http://transfal.tripod.com/

uma vz triquei um transistor de um boss c1000 que eu tinha e usei esses toshiba verde do site o-o- eu nem sabia q existia falsos o-o- funciona ate hj...

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa que já deve ter sido dita, mas nunca é demais reforçar. Nem sempre um ampop de alto desempenho dará melhor resultado, na base do “tira um bota outro”.

O módulo pioneer GM-X904 não aceitou o LM6172 (na época não tinha os AD826 na mão, pois a Farnell levou muito tempo para importar, mais tempo ainda no OP275, que nem tirei da embalagem, pois eles me mataram no cansaço hehehe) e terminei deixando os “simples” OPA2134 no GM, mas com ganho perceptível em relação ao original, pincelando uma saturadinha leve em overdrive.

Num cd residencial fiquei com o estável OPA2604, dispensando os nervosinhos AD826 e LM6172, que deixaram o som distorcido. Quiá, esse OPA2604 deu puta corpo no médio grave e muita transparência. Pura sinergia.

Por sorte eu tinha um crossover para espetar os LM´s e AD´s. E ficou jóia.

Resumindo: para começar a brincar é bom ter à mão também coisas menos exóticas como os OPA2134 ou OPA2604, pois não é qqr projeto que aceita outros amp ops mais agressivos, pelo menos sem mexer em acoplamento.

Como última opção iria até NE5532. O apagadinho do TL072 eu já deixaria fora.

Compartilhar este post

Link para o post
... O apagadinho do TL072 eu já deixaria fora.

Meu amp está cheio deles (do projeto original mesmo) e não encontrei nenhum melhor pra substituir por enquanto... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...