Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Sousa

Troca De Marchas " No Tempo "

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, alguém daqui já tentou trocar de marcha " no tempo " ( sem pisar na embreagem )???

Eu não conhecia esse modo, até que vi meu primo trocando de marcha sem pisar na embreagem e questionei sobre isso!

No caso de troca em rotação do motor sem ser a ideal, há algum risco?

Postado em

eu fazia tambem, no caso do Golf eu trocava em 3000rpm, o esquema eh nao forçar a marcha, na rotação ideal que ta a velocidade a marcha engata

ja no Corsa da veia não tive muito sucesso heheheh as vezes arranhava a marcha

Postado em

Antigamente, os câmbios eram seco, e tínhamos que trocar as marchas no tempo. Hoje, com os anéis sincronizadores, quando pizamos na embreagem, trocamos a qualquer tempo sem prejuízo ao câmbio. Se vç trocar no tempo não terá prejuízo algum, mas se errar, dará uma bela raspada, consequentemente, com o tempo terá prejuízos nas engrenagens raspadas. Difícil, de imediato quebrar o câmbio!!

Postado em

A principal função da embreagem não é trocar as marchas, pois, como foi dito acima é possível fazer isso sem usá-la. A principal função da embreagem é permitir a arrancada moderada em primeira marcha. Já pensou? Sem ela você teria que acelerar até a rotação ideal e então engatar a primeira. O carro já sairia disparado. Como manobrar em locais apertados, por exemplo?

Vejam aqui:

Marchas no tempo

Postado em

Tem um cara que corre na Stock Car que troca as marchas no tempo...

Eu já fiz por inúmeras vezes.... mas as vezes enche o saco esperar o tempo certo pra marcha entrar... rs

Postado em

eu só consigo na quarta..

deixo no ponto morto.. acelero até uns 5 mil giros.. solto o acelerador e vo dando soco na marcha até ela engatar [^] hauaheuaeh

la pelos 3k giros ela engata.

Postado em
A principal função da embreagem não é trocar as marchas, pois, como foi dito acima é possível fazer isso sem usá-la. A principal função da embreagem é permitir a arrancada moderada em primeira marcha. Já pensou? Sem ela você teria que acelerar até a rotação ideal e então engatar a primeira. O carro já sairia disparado. Como manobrar em locais apertados, por exemplo?

Vejam aqui:

Marchas no tempo

acredito que nao exista uma rotação ideal pra se engatar a primeira parado,

uma vez que a "rotação ideal" seria igualar a velocidade de giro do motor com

a velocidade das rodas girando no asfalto...

se o carro esta parado, e o motor esta a uns 800rpm, como fazer pro motor diminuir a velocidade ????

respondendo ao topico: acho que se trocar no tempo nao tem prejuizo algum,

se trocar em outra rotação nao vai entrar ou vai arranhar....

Postado em

é facil =P

no tempra que tinha era facin facin

uma vez quebro umas paradas na embreagem.. meu pai troxe da praia até aqui em casa (30km) veio sucegado!

apos isso tentei, e ja era, ieaheaah

agora no corsa ja nao consegui.. só por no ponto morto mesmo heheh

mais creio que todos os carros dê de fazer tranquilamente..

só nao pode forçar se nao o risco de quebra é grande ;D

Postado em

É...

Seria bom "aprendermos" a trocar de marcha "no tempo" em caso de um cabo de embreagem estourar, por exemplo...

Na moto é "constante" usar a embreagem só para sair, pois é fácil engatar marchas "nem tão no tempo". No carro nem tanto, mas é perfeitamente utilizável.

Inclusive, se não errarmos nas trocas ( "arranhar" o câmbio ), até a embreagem "agradeceria"...

Mas é algo que caiu no desuso, atualmente. Só justifica mesmo em uma emergência. Não traria nenhum benefício, muito menos malefício usar ou não ela...

:legal:

Postado em

o Fato de trocar marcha no tempo não traz dano a caixa.... oq traz dano ao cambio é arranhar a marcha... oq é mais fácil de acontecer quando se troca marcha no tempo....

Estragar pq quando arrachamos marcha, significa q metal com metal esta arranhando e isto solta um material (residuos das engrenagens que rasparam) que vai parar nos rolamentos... q com o tempo começa a danificar as esferas...

Ps. passar marcha no tempo eu aprendi quando tinha 14 anos... hehehe

De vez enquando eu faço... quando to com preguiça de pisar na embreagem... :vts

Postado em

Mas quando vc ta aprendendo a dirigir e ve seu amigo trocando de macha com um pé no acelerador e outro para fora do carro (nao necessariamente pela janela) que vc fica doido vc fica HAUhUAhUAhuA, e questão de ouvido com o tempo, nem conta giro precisa.

Mas é aquele negocio, caixa de marcha é $$$, entao melhor nao se acostumar com a brincadeira pq pode sair muito $$$$.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...