Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luyzynhu

Sd 5000 Aquecendo E Cortando

Recommended Posts

Olá amigos do forum

Meu amigo montou um trio na Montana dele, e está tendo um problema com o SD 5000 (inclusive abri um tópico aqui um tempo atrás sobre os falantes a serem usados).

Acontece que o SD 5000, que está empurrando 4 Batstaka de 18, está aquecendo e entrando em proteção, após 40min. Isso vem desde que o som foi instalado. Não acompanhei o processo, pois ele é de Brusque (SC) e eu de Sampa.

Diz ele que foram seguidos os parâmetros de aliemtação (cabos e bateria). Não confio muito no instalador dele, porque pra mim, as caixas já devem estar erradas. Mas não posso afirmar, já que não medi nada (mas desconfio dos dutos, pq ele só usou aquele acabamento preto como duto, mais nada. Deve ter coisa de uns 10 cm)

O caso é que o módulo toca um tempo e para. Ele disse que já entrou em contato com a SD e disseram que o problema dele era msm aquecimento.

O lugar onde o módulo esta não favorece mesmo, mas ele passou a retirar a moldura, pra haver uma circulação de ar maior.

Agora ele colocou mais dois coolers (não sei especificação), e diz que não adianta. Ainda corta.

Como bom impaciente e sem juízo, ele anda colocando um saco de gelo em cima do módulo. A gambiarra funciona, mas a molhadeira é frequente. Não sei como não caiu água no módulo ainda. Ele chega tocar 4 horas seguidas, em dias de calor, sem cortar.

Agora preciso de uma ajuda pra poder resolver isso, sem ter de ficar colocando um saco de gelo em cima do módulo. Se tiver de fazer um sistema de refrigeração, que seja feito direito.

E uma última dúvida: Não era pra funcionar sem ter de fazer isso? Digo, o certo não seria vir de fábrica pronto pra tocar tem ficar esquentando e entrando em proteção?

Aqui umas fotos das caixas e do módulo.

5Tnrtc1.jpg

Esse é o módulo com a moldura no lugar

VoesGq5.jpg

Esse é o módulo visto por trás da moldura. Atualmente ele deixa assim quando

ligago, com a moldura fora do lugar.

S54vVom.jpg

Ai galera, da uma força ai, pra ver se resolve o problema do meu amigo... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma ventoinha (desses ventiladorzinhos de pc) resolvia numa boa! Mas pra estar aquecendo assim, deve ter algo de errado tipo na impedancia!

coloca alguns desses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-668...3-e-4-pinos-_JM

bem posicionados.. e outros pra puxar/expulsar o ar da moldura e fica tudo certo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

acho q ele pode estar esquentando por trabalhar abaixo da impedância, excesso de distorção, falta de bateria...

ele tem q tocar sem gambiarra nenhuma...

abs...

Compartilhar este post

Link para o post
acho q ele pode estar esquentando por trabalhar abaixo da impedância, excesso de distorção, falta de bateria...

ele tem q tocar sem gambiarra nenhuma...

abs...

Exato .... pode colocar uma barra de gelo em cima que não vai resolver.

Precisa ver a instalação ... aterramento, cabos, aliemntação e outros etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebi q essa Sd dele e modelo antigo né?? ja saiu da garantia??

diz pra ele mandar pro juliano dar uma revisada no modulo colocar os novos sistemas de aquecimento e tal !!!

quantoa A de bateria ele possui??

qual a impendancia dessa SD??

qual a impendancia ela ta trabalhando??

pode ser diversos fatores!!

ok!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então, como eu havia dito, não acompanhei a instalação, e da última vez que estive por lá, não deu tempo pra olhar essas coisas. Eu estou com vcs, ainda acho que o problema é na alimentação. Na impedância eu não creio (ou não quero acreditar), pq seria um erro idiota demais já.

Lembro de ele ter dito que a bateria pra SD era de 150, ou 180 A. Não sei se isso é suficiente.

Daqui uns 10 dias irei estar por lá, e poderei verificar a bitola dos cabos e as ligações.

Os Batstaka são 2 + 2Ohms. O SD é de 1Ohm. Tem mais de uma maneira de chegar na impedância correta. Por exemplo, série em si, resultando em 4 Ohms em cada sub. Depois cada par em paralelo, resultando em 2Ohms, e depois, em paralelo de novo, resultando 1Ohm.

Quanto a garantia, já deve ter ido pro espaço. Até pq ele já colocou mais dois coolers (eu não vi, isso é recente).

Vou ver se consigo mais detalhes com ele.

Qual seria a bitola ideal de cabo? O problema poderia ser causado tb por um aterramento errado? (mau contato, ou cabo de bitola inferior ao positivo?)

Ah, só uma curiosidade... eu consigo medir a impedância na qual está trabalhando o módulo, usando um múltimetro, desses digitais mais comuns?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara pode ser o aterramento mau dimencionado, pode ser a bitola se não me engano é de 50 mm p sd 5000 uma serie de coisas mesmo!!

p vc ter uma ideia a minha sd de 2.3k eu uso um aterramento somente pra ela!! tem q ver se o "enstalador" fez isso!!!

olha só eu tenho opnião uma força p trio eletrico trabalhando em 1 ohms, porr... não tem bateria q aguente mano!!!

1 ohms é impendancia p campeonato cara!!!

tinha q ter no minimo ai duas baterias de 180 A!!

e ainda tão carregadas???

só quando vc estiver la q vai dar pra gente ajudar

um forte abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Cara pode ser o aterramento mau dimencionado, pode ser a bitola se não me engano é de 50 mm p sd 5000 uma serie de coisas mesmo!!

p vc ter uma ideia a minha sd de 2.3k eu uso um aterramento somente pra ela!! tem q ver se o "enstalador" fez isso!!!

olha só eu tenho opnião uma força p trio eletrico trabalhando em 1 ohms, porr... não tem bateria q aguente mano!!!

1 ohms é impendancia p campeonato cara!!!

tinha q ter no minimo ai duas baterias de 180 A!!

e ainda tão carregadas???

só quando vc estiver la q vai dar pra gente ajudar

um forte abraço

Poxa, mas se a impedância de 1Ohm não é estável o suficiente para trabalhar o tempo todo, isso deveria ser avisado aos possíveis compradores...

Quanto a bateria, terei de chegar lá pra ver msm. Medir quanto ela ainda ta dando, e ver a bitola dos cabos...

Compartilhar este post

Link para o post

Aquecer assim, a ponto de cortar, não é aterramento. Se fosse, ele já teria descoberto pelo cheiro da capa do fio queimado. Quando o terra é muito ruim, forma uma resistência. Resistências geram calor. Calor gera fumaça.

Tá com toda a cara de defeito mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Uma duvida, tem uma bateria de 180A para tocar todo esse som ?

Não. A bateria de 180A seria só para o SD. Ao que parece existem mais 3 baterias, duas de maior capacidade, junto a de 180 (colocada numa gaiola feita sob o carro) e mais um Impact no lugar da original.

Sábado estou indo pra lá, ai poderei ver tudo direitinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando a instalação do SD, ele está num lugar meio apertado não?

Por exemplo, como que o ar vai transitar por ali?

O Cooler é na lateral certo?

Mas beleza, não sendo isto, eu uso 175A de bateria pra 2400 RMS num sistema SQPL.

Não está faltando alimentação? Como está a regulagem?

Um exemplo prático meu:

Eu tinha um par de 306DVC num RF 800a2. NUNCA queimou um fusivel, nunca esquentou o sub nem o RF entrou em proteção usando uma bateria de 80A.

Eu vendi o som pra um amigo meu, tudo igual, sós os subs eram novos, mas também eram 306DVC. Mesmo com uma bateria de 100A ele conseguia fazer queimar os fusíveis, e chegou a torrar uma saida do módulo!!! Por que? Loud sempre no hi e bass no +8 :angry:

Distorção rolava solta, e o fosgate não guentou e torrou.

Isso vai do cara também, dá uma conferida.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...