Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

salandin

Pode Apagar

Recommended Posts

Postado em

A pouco tempo comprei um Fosgate 4.6X ... soh que naum sei se eh normal ele esquentar ... quando o som tah baixo ele fica normal ... Mais quando aumento ele esquenta um pouco ... Não sei se eh normal ... ele esta ligado assim:

Canais:

1º 2 falantes 5"Quasar de 8 ohms em série + 1 falante dakeles subs de Home Theater de 6" de 4 ohms em paralelo totalizando 2 ohms (leia abaixo)

2º 1 Woofer de 15" NOVIK de 8 Ohms

Os dois primeiros canais tocando em Low-Pass

3º 1 6X9 Piooner TS-6988 de 4 ohms

4º 1 6X9 Piooner TS-6988 de 4 ohms

E, em bridge no 3º e 4º canal um twetter e um driver NOVIK de 8 Ohms cada em paralelo totalizando 4 ohms em bridge !!!

o 1º canal eu segui um tutorial que achei na internet explicando ligação em Paralelo/Série/Série-Paralelo

[http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/som_03.html]

Segue aki minha conta: (Modo série-paralelo)

z = 1/ (1/8 + 1/8) + 1/ (1/4)

z = 1/ 0,25 + 1/ 0,25

z = 4 + 4

z = 2 Ohms

O Amp esta ligado numa fonte aqui em casa com saida de 13,8v e 25A ... O cabo de alimentação eh de 21mm²

Quanto a voltagem ser 13,8 achei naum ser problema pois nos testes dos amps mostra que deram valores de 55 rms a 4 ohms e 75 rms a 2 ohms em 14,4v ... :huh:

Ele não chega a ferver mais esquenta, queria saber se é normal ? :unsure:

Postado em
Segundo o manual da sim ... pasmafaute

1194564136-0028a-67kb.jpg

... tem algum problema eu fazer desse jeito ?!?!?! :(

Se você não utilizar os capacitores e indutores indicados no esquema, tem problema sim...

trocando em miudos tem que separar as frequencias, o falante do bridged não pode tocar a mesma faixa de frequência que os outros...

por favor corrijam se eu estiver errado.

Postado em

Opa como assim ??? Seriam os capacitores do twetter e do driver ??? Pq eles tem sim ... naum entendo direito de capacitores mais o twetter tem 1 e a corneta tem 2 ... precisaria ter algo a mais ?!?!?!

Postado em

Outra dúvida que me veio a cabeça agora ... Teria problema eu ligar a corneta e o twetter em bridge ??? pq tipo eles estariam tocando em mono correto ???

No desenho, reparem que no falante que eh ligado em apenas um canal no seu lado positivo tem tipo um desenho de um córtinho -||- ... e nos que estão ligados em bridge tem tipo uma ondinha /\/\/\ ...

Esse corte (-||-) são, segundo o manual, capacitores (High-Pass Capacitor) ... e a ondinha saum indutores (Low-Pass Inductor) ...

Em bridge (com o X-card na posição FULL-RANGE) deveria entaum ligar um Sub-Woofer com indutor pra tocar em mono... e as cornetas deveriam ligar uma em cada canal pra tocar STEREO ... soh que se eu for ligar minha corneta e twetter em cada canal vo perde uma baita potencia ... teria algum problema eu deixar a corneta e o twetter em bridge juntas tocando em mono :unsure: ??? cada um esta com seu capacitor soldado ...

Postado em

não tem problema deixar na bridge pois dessa forma eles recebem sinal dos dois canais juntos.. estereo de fato você só teria se tivesse dois falantes iguais, um em cada canal, separados fisicamente de maneira a criar a sensação estereo.. como é só um driver e um tw e eles atuam em faixas de frequencia diferentes, de nada adianta ligar um em cada canal.. além disso, como eles tão todos na mala, ou seja, trio, sem separação fisica, nunca você vai ter sensação de estereo, então tanto faz em canal separado ou em bridge, o que interessa é que eles recebam o sinal dos dois canais... e isso ocorre na bridge se os cabos rca tiverem ligados corretamente.

Postado em

Galera seguinte comprei hj um Hurricane 4.120 ... e queria saber como fazer pra ligar os dois juntos tocando o mesmo som ... tipo tenho uma saida rca (1 par) do aparelho de som que transformei em 2 pares e liguei td certinho no fosgate ... mais agora com o outro módulo jah naum sei :huh:

Como teria que fazer pra instalar ?!?! Cabiamento de força, os RCA como iria dividir entre os 2 ?!?!?! Mtas duvidas pasmafaute

AbraçOos !!!

Postado em
Galera seguinte comprei hj um Hurricane 4.120 ... e queria saber como fazer pra ligar os dois juntos tocando o mesmo som ... tipo tenho uma saida rca (1 par) do aparelho de som que transformei em 2 pares e liguei td certinho no fosgate ... mais agora com o outro módulo jah naum sei :huh:

Como teria que fazer pra instalar ?!?! Cabiamento de força, os RCA como iria dividir entre os 2 ?!?!?! Mtas duvidas pasmafaute

AbraçOos !!!

só usar cabo Y

Postado em

E quanto ao cabo de força ??? posso soh puxar do Fosgate pro Hurricane ?!

OBS: o cabo eh de 21m pro fosgate jah comprei com bitola bem maior pra usa com otro módulo so quero ter ctz se posso deixar assm []-[] !!!

e sobre o cabo Y como usaria pq tah assim

SOM

| | -> Cabo aumentando 2 pares

/\ /\

FOSGATE

Teria que ligar ainda mais 4 cabos Y ai na saida pro fosgate

Ex:

SOM

| |

/ \ / \ <--- 2 Y

| | | |

/\ /\ /\ /\ <--- 4 Y

Fosgate Hurrcane

?

Postado em

Teu som só tem um par de RCA ??

Antes vc tava usando somente uma saida RCA ?? se sim teu som tava recebendo sinal somente de um canal (Esquerdo ou direito).. e fica uma mer** o som assim..

Bom, então basta vc fazer o mesmo esquema agora.. mas lembre-se na hora de ligar no modulo que um dos RCA é referente ao canal esquerdo e o outro referente ao canal direito... então pluga cada ponta de acordo com o falante que está ligado naquela canal daquele modulo de forma coerente.. ex: onde estiver ligado o falante dianteiro esquedo no modulo, você pluga o RCA esquerdo.. onde estiver o direito vc pluca 1 rca direito.. e assim por diante.. se não vai ficar uma salada teu som.

Postado em
Teu som só tem um par de RCA ??

Antes vc tava usando somente uma saida RCA ?? se sim teu som tava recebendo sinal somente de um canal (Esquerdo ou direito).. e fica uma mer** o som assim..

Bom, então basta vc fazer o mesmo esquema agora.. mas lembre-se na hora de ligar no modulo que um dos RCA é referente ao canal esquerdo e o outro referente ao canal direito... então pluga cada ponta de acordo com o falante que está ligado naquela canal daquele modulo de forma coerente.. ex: onde estiver ligado o falante dianteiro esquedo no modulo, você pluga o RCA esquerdo.. onde estiver o direito vc pluca 1 rca direito.. e assim por diante.. se não vai ficar uma salada teu som.

Como sempre me ajudando e mto Rodrigo !!!

Eh o desenho estava errado la em cima sobre ligar o som direto no fosgate :rolleyes: ... saum duas saidas que viram 4 ... Eu tinha essa idéia na cabeça soh naum sei se fikaria mto bo por isso postei aki ...

Qt ao cabo de força fui hj à loja comprar cabo pros falantes dai comentei com ele do meu cabo ... e o cabo que ele me vendeu era de 16mm não 21mm eu entendi errado ... ele me disse que não precisaria aumentar a bitola que podreia ligar o Hurricane com o Fosgate sem medo ... agora tb queria saber como faço pra separar o cabo de força pros dois módulos ??? eh bem grosso o cabo pensei nakele porta fusivel que entra um cabo de força e sai dois, soh que teria q fikar ligado perto da bateria/ fonte correto ???

Existe algo que possa dividir o cabo soh que tipo no porta mala (ja no fim do cabo) ???

AbraçoOos

Postado em

Eh acho que vou fazer isso mesmo !!!

Gente eu sei que póde ateh parecer idiotice mais to com uma duvida ...

O cabo que falei de 16mm tem alguma diferença ele ser preto ou vermelho :blink: ?!?!?!

Fikei com essa duvida depois de ver isso... os dois saum de 16mm !!!

Cabo Vermelho;

http://www.somcuritiba.com.br/loja/promo%C...e03459040f20579

Cabo Preto:

Parece lokura neh mais li isso no site ... obs: meu cabo não eh essa marca :unsure: !!!

e se alguem puese ajudar tb o falante que tenho aki de 15" a caixa era emprestada ... agora to sem caixa e queria fazer uma pra mim ... como naum tenho as epecificações delesei que fika dificil mais queria algo só aproximado que fosse fikar bom =) !!! Eh um NOVIK 15" com 900 P.M.P.O é só oq sei dele !!! AbraçoOos !!!

Postado em

Acho que vc está endoidando mesmo,não tem diferença entre eles além das cores,o vermelho geralmente é usado como positivo e o preto como negativo,mas nada impede vc fazer ao contrário,isso é mais como via de regra mesmo.

Postado em
Eh acho que vou fazer isso mesmo !!!

Gente eu sei que póde ateh parecer idiotice mais to com uma duvida ...

O cabo que falei de 16mm tem alguma diferença ele ser preto ou vermelho :blink: ?!?!?!

Fikei com essa duvida depois de ver isso... os dois saum de 16mm !!!

Cabo Vermelho;

Cabo Preto:

Parece lokura neh mais li isso no site ... obs: meu cabo não eh essa marca :unsure: !!!

e se alguem puese ajudar tb o falante que tenho aki de 15" a caixa era emprestada ... agora to sem caixa e queria fazer uma pra mim ... como naum tenho as epecificações delesei que fika dificil mais queria algo só aproximado que fosse fikar bom =) !!! Eh um NOVIK 15" com 900 P.M.P.O é só oq sei dele !!! AbraçoOos !!!

Quanto ao cabo, já foi respondido.. a cor é apenas pra ter referencia pois normalmente se usar vermelho pra positivo e preto pra terra..

Quanto a caixa.. complicado montar uma caixa que preste sem os parametros... mas você testou ele na caixa emprestada ? se testou e gostou faz uma igual.

Postado em

Eu testei e td nakela caixa soh que ela tava ruinzinha jah ... tinha varios lugares "vazando ar" ... as medidas da caixa saum 47 de largura 43 de altura e 37 de comprimento selada (mais tava parecendo uma penera hihihihi). Teria algum projeto que puesse deixar ela dutada ???

Queria fala que fiz um suporte pros dois amps ateh que fiko legalzinho, soh preciso comprar o porta fusivel de duas vias pra ligar os dois juntos ...

É isso galera to motando meu SET e vcs taum dando uma mão enorme ... qt ao cabo de força eu achei mesmo lokura mais jah que estava num site de responsa, na duvida de fazer algo errado soltei a pergunta rsrsrs ...

AbraçoOs a todos que estam dando akela força !!! []-[]

Postado em

Galera tava lendo o manual do hurricane hj cedo e vi que precisa colocar "ventiladores externos" caso va usar ele com 2 bridges ... Seria akeles coolers de pc ?!?!?!

Onde que instalo eles no módulo ... avisandu que naum posso abrir pois comprei naum faz nem uma semana e perderia a garantia ... e oq eu poderia usar pra regular a velocidade deles ... pq ligado direto aos 12v eles rodam numa velocidade unica e faz um barulho encomodo :/ ...

Postado em
Galera tava lendo o manual do hurricane hj cedo e vi que precisa colocar "ventiladores externos" caso va usar ele com 2 bridges ... Seria akeles coolers de pc ?!?!?!

Onde que instalo eles no módulo ... avisandu que naum posso abrir pois comprei naum faz nem uma semana e perderia a garantia ... e oq eu poderia usar pra regular a velocidade deles ... pq ligado direto aos 12v eles rodam numa velocidade unica e faz um barulho encomodo :/ ...

Up ... to indo dormi leio amanhã cedoo !!! =D

Postado em

Jah to no processo final ... comprei o porta fusivel 2 vias jah fiz as ligações e td mais ... só queria saber se posso deixar tocando o tweeter e a corneta juntos no High-Pass do fosgate 4.6x sem capacitoes ... pq jah que eh pra corta os sons graves no x-card na posição de High-Pass não passa grave nenhum ... o tweeter e o driver saum de marcas desconsideraveis hihihi ... Eles ateh vieram com capacitores soh que o som taa mto estranho resolvi tira pra ver como fikava ... Nossa totalmente diferente ficou bem melhor, agora queria saber se tem problema tocar desse jeito ... e em quantos hz começa o corte High-Pass... e em low Pass :unsure: ???

Postado em

exatamente, o sistema trimod é necessa´rio qe haja os indutores o capacitores a fim de que um falante não reporduza a faixa do outro, pois se o móudlo ler as impedãncuias de todos juntos com certeza ele vai fritar...

Postado em

E ai Zefosgate td bom

Vc falou em ligação tri-mod antes eu fazia sim quando soh tinha o fosgate, mas agora que comprei o hurricane to usando soh corneta e tweeter no 4.6x ... eu queria saber se tem algum problema deixar a corneta e o tweeter tocando sem capacitor nele ... o 4.6x esta com os 2 X-cars em High-Pass ...

Minhas duvidas saum ...

1.Teria algum problema deixar tocando o tweeter e a corneta sem capacitor ??? Qual seria o problema ??? (Pq eu testei com e sem capacitor, a diferença deles sem capacitor é mto grande ... fika mtooo melhor o som)

2.Qual é o corte em Hz quando fika em High Pass, e quando fika em Low Pass ???

3.Se eu fosse ligar tipo 2 6x9, um em cada canal e 1 sub sózinhu em bridge nos mesmos canais no fosgate (ñ que eu va fazer é soh pra ter uma idéia) teria apenas que colocar um indutor no sub ??? Pq nos 6X9 se naum me engano jah vem um capacitor pros médios e agudos neh ???

4.Caso fosse mesmo necessario qual capacitor deve ser usado no driver D250x e Tweeter ST-200 ???

Mtissimo obrigadooo !!! (e desculpa tantas perguntas)

Postado em

vc vai torrar a corneta e tw porque o hi pass do modulo é muito baixo.. é hi pass pra midbass.. deve ser algo em torno de 80 ou 120hz.. não sei exatamente.. e a corneta deve ser cortada acima dos 1khz e o tw acima dos 5khz..

se com capacitor ficou ruim... o jeito é investir em um crossover melhor ou então se conformar com eles com capacitor..

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...