Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mav8

Modificando Fonte Atx Para Fonte 13,8

Recommended Posts

Postado em

Tenho uma porcão de fonte atx 400w aqui em casa.

queria modificalas para uma fonte onde eu possa ligar um amplificador.

queria saber quais peças que tenho que tirar e quais tenho que por :banghead

aqui esta uma foto da parte onde sai os fios

imagem001qy5.jpg

aqui uma foto de cima

imagem002by2.jpg

aqui é uma foto da peça que axo que tem que tirar (apontada com um lapis)

imagem004lr1.jpg

aqui é outra para que possa-mos ver melhor

imagem006sd0.jpg

esta fonte não tem botão liga e desliga, o unico jeito de ligar ela e pondo e tirar o cabo.

Postado em

pega o fio verde e um preto, e poe uma chave tic~tac. Ai vc vai ter botão liga/desliga.

Sobre a modificação, cara, eu nem mechi na minha, ta a 12v original e ta loco de bom. Acredito que para usar perto de 14v só seria legal para dar carga em bateria sei la..

E outra, essas fontes são novas? (novas digo, de 2005 pra cima por exemplo..). Pq ieu andei testando uma ATX de 450w (generica) e não toco nem 1/4 do que essa minha fonte velha de 300w toco (tem uns 7 anos ela..).

Então creio que o melhor pra vc seria utilizar varias fontes, liga todas em paralelo, de preferencia coloca um diodo no positivo de cada uma e seja feliz..

Ps. Entende-se por generica essas marcas tipo Satellite, Dr Hank e etc..

Postado em
pega o fio verde e um preto, e poe uma chave tic~tac. Ai vc vai ter botão liga/desliga.

Sobre a modificação, cara, eu nem mechi na minha, ta a 12v original e ta loco de bom. Acredito que para usar perto de 14v só seria legal para dar carga em bateria sei la..

E outra, essas fontes são novas? (novas digo, de 2005 pra cima por exemplo..). Pq ieu andei testando uma ATX de 450w (generica) e não toco nem 1/4 do que essa minha fonte velha de 300w toco (tem uns 7 anos ela..).

Então creio que o melhor pra vc seria utilizar varias fontes, liga todas em paralelo, de preferencia coloca um diodo no positivo de cada uma e seja feliz..

intão elas são genericas sim...

creio que seja 2005 por ai msm....

eu tentei ligar direto sem fazer nenhum tipo de modificação...

liguei o amarelo no + do amplificador e o preto gnd no negativo.

ela entra em protecão e desliga, e a luz de tensão do meu amplificador pisca tb.

Postado em

Lá em casa tem uma fonte dando sopa também, eu gostaria de saber o que se tem a fazer para ela funcione como mantedor de carga para a bateria, tipo, vc deixa o som ligado o dia todo e a fonte apenas vai mantendo a tensão original da bateria.

Postado em

ela entra em protecão e desliga, e a luz de tensão do meu amplificador pisca tb.

qual módulo?

Tipo, no meu B52 4140 ela liga de boa e toca que uma maravilha, no meu B52 4240 ela tambem liga ele e toca fortinhu até (nao fiz muito testes com ele), só que no meu boss BLX-3500M, a fonte nem consegui ligar, ele fica coisa de 1s ligado e a fonte entra em proteção.

A fonte nao teve coragem para encarar os 4 fusiveis de 40a do meu boss o-o-

Postado em

qual módulo?

Tipo, no meu B52 4140 ela liga de boa e toca que uma maravilha, no meu B52 4240 ela tambem liga ele e toca fortinhu até (nao fiz muito testes com ele), só que no meu boss BLX-3500M, a fonte nem consegui ligar, ele fica coisa de 1s ligado e a fonte entra em proteção.

A fonte nao teve coragem para encarar os 4 fusiveis de 40a do meu boss o-o-

uahuahua....

o meu é um mxr 300.2 = 600rms consumo cerca de +-60a em pico

ele nem sinal de entrada tava ~era pra pelo menos ligar ele nem isso fez.

o fo** é que ambos tem sistema de protecão =/ fonte x amplificador.

vou tentar ligar um boosterzinho 90rms q tenho aki....pois uma lampadinha 12v a fonte liga

Postado em

Eu tenho tres fontes de pcs ligadas em paralelo total dee 56A x 11V e dá um pau disgraçado e num disarma . [¨]

Esta rastando dois amplificadores total de 90A O.O

Postado em
Eu tenho tres fontes de pcs ligadas em paralelo total dee 56A x 11V e dá um pau disgraçado e num disarma . [¨]

Esta rastando dois amplificadores total de 90A O.O

mais vc tem diodo na saido do positivo delas???

fez alguma modificação??

fiz o seguinte liguei a fonte em um steson q tenho aki e funfo legal...

só fico com akele ruido na fonte, diz que tem que por um capacitor pra parar o barulho...

agora quero uni as 3 para ligar o mxr :mac1

Postado em
o meu é um mxr 300.2 = 600rms consumo cerca de +-60a em pico

ele nem sinal de entrada tava ~era pra pelo menos ligar ele nem isso fez.

o fo** é que ambos tem sistema de protecão =/ fonte x amplificador.

um amigo meu tem esse mesmo módulo e, assim como vc, não conseguiu ligar ele com uma fonte de computador. O nick dele aqui no forum é marcelow

Ainda bem que todos tem sistema de proteção, isso é bem util algumas vezes...

Postado em

Pra modificar a fonte, basta seguir o artigo da Autosom.

DETALHE: Uma das que eu modifiquei deu problema. O zener queimou e lá foi a fonte dando 30V. Minha sorte é que, por algum motivo (ou milagre) o aparelho deu um curto na fonte e a fonte desligou.

Quanto a ligar amplificador, tem amplificador que dá um pico de consumo quando a fonte liga e os capacitores se carregam. Tem fonte que desarma. Aí é só ligar pela segunda vez que normalmente dá certo.

Postado em

o stetsom cl500 aki deu certinho...uma vzs tava com o carro com a bateria +- ai fui ligar ele com farol ligado, som ligado e este maldito amplificador ligado...resultado curto na bateria...

quando ele liga sei lá axo que ele faz um teste e tem um consumo meio grande nessa hora....

axo que vou tentar colocar apenas os diodos no positivo das saidas...

e por um porta fusivel na saida em caso de srobe carga..

Postado em
Não precisa usar diodo... tem uma ponte de diodos na saída... depois deles só tem os capacitores e o filtro.

intão quer dizer que posso juntar tds as 3 fontes sem precisar fazer modificação?

se for isso amanha irei fazer isso

Postado em

Esta rastando dois amplificadores total de 90A  O.O

mais vc tem diodo na saido do positivo delas???

fez alguma modificação??

fiz o seguinte liguei a fonte em um steson q tenho aki e funfo legal...

só fico com akele ruido na fonte, diz que tem que por um capacitor pra parar o barulho...

agora quero uni as 3 para ligar o mxr :mac1

Vc sabe , aqueles diodos de alternador de carro, usei tres , um esm casa fonte.

NO MODIFICATIONS :vts

MInhas fontes tb fazem barulho , mas é a ventuinha que fica rodando. :pirou:

Postado em
intão quer dizer que posso juntar tds as 3 fontes sem precisar fazer modificação?

se for isso amanha irei fazer isso

Pode sim.

Ah, pra fonte funcionar legal, vc precisa colocar alguma carga na saída de 5V... pode ser uma lâmpada pequena em cada fonte, assim ela compensa as variações na saída mais rapidamente.

Postado em

blzeira...

vou comercar a mexer hj msm.....

vou ver se compro uns led de 5v...

vou postando fotos aki conforme o processo for correndo....

e mexendo nela tb....rsss

valew

Postado em
blzeira...

valew

Talves fosse interessante colocar um capacitor de mais de 20.000 mf na saida da fonte,

assim conseguiria ligar o amplificador com mais facilidade alem de suportar melhior os picos.

Postado em
blzeira...

valew

Talves fosse interessante colocar um capacitor de mais de 20.000 mf na saida da fonte,

assim conseguiria ligar o amplificador com mais facilidade alem de suportar melhior os picos.

relamente seria bom msm....

os da saida da fonte devem ser os dois da esquerda na segunda foto não?

Postado em
blzeira...

valew

Led não... vc precisa aí de pelo menos 100mA carregando a saída de 5V.

Uma opção pra não depender disto, é trocar o capacitor eletrolítico da saída de 5V. Coloque um de 100uF no lugar e pronto.

Postado em
blzeira...

valew

relamente seria bom msm....

os da saida da fonte devem ser os dois da esquerda na segunda foto não?

São estes mesmo, um para 5 e outro para 12 volts, só que eles são de valores muito baixo, de 2.200 a 3.300, se bem que as fontes chaveadas como trabalham em alta frequencia teoricamente não precisaria de capacitores grandes, mas no caso de correntes muito intensas como e o caso dos amplificadores é necessário um de valor bem alto.

Abraços Hilário.

Postado em
ta marcada nela: 330yf 200v os dois são iguais

Estes de 330mf 200v são os capacitores de entrada da fonte, os de saida são os dois de baixo da direita da segunda foto 12 e 5 v. eu tenho uma fonte que o capacitor de saida de 12v é 1000 mf 16v, saida de 5v 1000mf 10v e saida de 3,3 v 1000mf 6,3v, normalmente fonte de computador tem capacitores de saída com valores tanto de mf quanto de tensão bem baixos.

Quanto a fonte da foto ai esta é muito fraca, os dissipadores são de uma chapa de aluminio fina, prefira fontes com dissipadores de aluminio estriado bem mais espesso e que tenha transistor de entrada que seja 2SC2625, o desta fonte da foto deve ser um MJE13007 que é mais fraco.

Outra coisa interessante a fazer seria trocar as pontes retificadoras a de 12 pela de 5 v, pois em fontes que seja melhorzinha a retificação de 5 v é bem mais forte que a de 12v.

Postado em
Estes de 330mf 200v são os capacitores de entrada da fonte, os de saida são os dois de baixo da direita da segunda foto 12 e 5 v. eu tenho uma fonte que o capacitor de saida de 12v é 1000 mf 16v, saida de 5v 1000mf 10v e saida de 3,3 v 1000mf 6,3v, normalmente fonte de computador tem capacitores de saída com valores tanto de mf quanto de tensão bem baixos.

Quanto a fonte da foto ai esta é muito fraca, os dissipadores são de uma chapa de aluminio fina, prefira fontes com dissipadores de aluminio estriado bem mais espesso e que tenha transistor de entrada que seja 2SC2565, o desta fonte da foto deve ser um MJE13007 que é mais fraco.

Outra coisa interessante a fazer seria trocar as pontes retificadoras a de 12 pela de 5 v, pois em fontes que seja melhorzinha a retificação de 5 v é bem mais forte que a de 12v.

vou dar uma olhada nisso...

antes de td irei fazer os testes dele ....

já tirei tds os fios....coloquei uma chavinha tipo tic e tac q tinha na outra fonte...

fui meio burro em vzs de por a chavinha entre o fiozinho ver e o negativo eu coloquei na entrada de forca da fonte...

Postado em

realmente axo que vouter que trocar o capacitor de saida....

preparei uma fonte e liguei em um stetsom cl450 90rms mono.

bate ate que bem mais em alguns picos desarma a fonte...

amanha vou preparar a outra juntar as duas dai eu posoto foto do geral.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...