Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucky

Problema Com Kit 2 Vias Bravox

Recommended Posts

Pessoal, montei meu primeiro som automotivo, mas infelizmente não gostei do resultado. Tenho os seguintes equipamentos:

 

Player Pioneer 5880

Kit 2 vias Bravox Cs60B

Ampli Fosgate 4.6

Sub Selenium Bass Bobina simples 10"

Cabos rca montados em casa seguindo a receita de utilizar conectores de boa qualidade em conjunto com cabo coaxial (esqueci a sigla, rgc6???)

 

Oq mais me desagrada no meu som é o kit, acho extremamente estridente. Quando estou com minha namorada e ela coloca Madonna pra ouvir, dá até dores de cabeça tamanha a chiadeira que fica na voz dela. Já revisei a instalação inteira e creio que não seja problemas de instalação. O corte está sendo feito em 140 hertz através do cross do Fosgate, os tw têm o corte feito através do capacitor com cara bonitinha que vem com o kit (pois aquilo não pode ser chamado de crossover).

 

Minha dúvidas são:

 

1) Milagres não existem e um kit de R$150 não oferece qualidade mesmo, ou se eu comprar um bom cross pro tweeter e tb comprar tweeter de qualidade superior, meu problema seria quase sanado?

 

2) Quais tweeter comprar? Os NAR comuns já teriam qualidade bem superior aos meus atuais ou eu teria que desembolsar uma boa quantia e comprar os Nar titanium mesmo para surtir algum efeito?

 

3) Fiz um teste hoje, desliguei os tw e toquei os mids com o fosgate em bridge, ou seja, 120 watts rms para cada mid, ante aos 30 rms que meu Fosgate manda normalmente em ligação normal. Eu notei uma diferença fantástica nos timbres, isso é ilusão ou realmente o mid tende a trabalhar muito melhor quando recebe uma potência bem maior que a normal ?(mids Bravox descritos como 50 watts rms). Eu queimaria meus mids caso resolvesse manter o Fosgate em bridge dedicado para o kit? Vale lembrar que a diferença foi positiva somente tocando os mids, pois quando liguei os tw tb, quase fiquei surdo com tamanha chiadeira.

 

Espero que possam me ajudar. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo o kit cs60d da Bravox, mas troquei os tweeters por tweeters de titanio da nar e fiz um cross artesanal conforme descrito nos artigos aqui do forum, e digo que ficou MUUUUUITO melhor.

Os tweeters da Bravox são meio estridentes e o cross não tem grande qualidade assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Hell...... vc saberia me dizer qual tutorial utilizou para montar seu cross? Fez os cortes em quantos hertz? E o custo? Creio q acabarei fazendo o mesmo que vc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estranho, o meu tweter do kit cs60b achei muito fraco, mas eu deixei ele ligado direto no radio, tambem com o corte do suposto crossover do kit

 

ja experimentou o mid no modulo e o tw no radio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza com maior potencia a qualidade tambem muda. Não tem perigo trabalhar na bridge do teu modulo com o kit de 50w nao. é só nao mandar distorcao que ta blz.

 

Eu colocaria o tweeter da NAR, como vc disse q odiou esse da bravox eu pegaria o nar de titaneo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Mad, minhas reclamações sobre TW estão mais relacionadas a seu timbre e qualidade, doq a potência.... Sendo assim creio q ligados direto no rádio iria deixar ateh um pouco pior.

 

Supercharger, é prepotência e ignorância dizer que um ampli como um Fosgate dificilmente mandaria distorção? Vc acredita que o corte para o mid feito pelo cross do ampli é de qualidade inferior a um cross Nar por exemplo? E uma última pergunta: é gritante a superioridade dum tw titaneo nar para tw normal nar? Pois o normal me custaria na faixa de R$50 e o outro R$150!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Hell...... vc saberia me dizer qual tutorial utilizou para montar seu cross? Fez os cortes em quantos hertz? E o custo? Creio q acabarei fazendo o mesmo que vc...

Utilizei estes artigos aqui:

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=89

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=70

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=36

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=26

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=88

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=28

 

Eles explicam muita coisa, não é difícil de fazer.

Utilizei um corte em 3khz para os tweeters, alguns acham que é um corte baixo para os tweeters, mas os de titanum da nar conseguem descer bem sem ser estridentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então Mad, minhas reclamações sobre TW estão mais relacionadas a seu timbre e qualidade, doq a potência.... Sendo assim creio q ligados direto no rádio iria deixar ateh um pouco pior.

Lucky, o modulo esta configurado com o ganho e cortes pra tocar os mids, e nao o tw, se voce jogar o tw direto no radio, com o crossover ele fica bem menos agressivo.

 

edit:no meu carro to sem modulo pra stereo, mas fizemos esse teste nos carros de dois amigos meus, um neopoint tocando num roadstar ou direto no radio, e um tw da selenium, do cariman, tocando num fosgate 4600 ou no player kenwood, e ficou bem melhor direto no player nesses casos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então Mad, minhas reclamações sobre TW estão mais relacionadas a seu timbre e qualidade, doq a potência.... Sendo assim creio q ligados direto no rádio iria deixar ateh um pouco pior.

 

Supercharger, é prepotência e ignorância dizer que um ampli como um Fosgate dificilmente mandaria distorção? Vc acredita que o corte para o mid feito pelo cross do ampli é de qualidade inferior a um cross Nar por exemplo? E uma última pergunta: é gritante a superioridade dum tw titaneo nar para tw normal nar? Pois o normal me custaria na faixa de R$50 e o outro R$150!

A superioridade do titaneo e bem perceptível sim, além de aguentar mais potência o som do titneo e mais gostoso de se ouvir do que o de neo, pois o do titaneo consegue chegar numa faixa de frequência mais baixa que o neo, e por isso vc consegue ouvir melhor sem agredir tanto, ele fica mais aberto. so que o de titaneo precisa de um xover , pq ele não vai com corte nenhum, e nem use o xover da bravox, pois vai queimar ele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive um 60K da Bravox, e acabei atenuando o tw em 3dB além do xover (aquele pelo menos tinha cara de xover), pois acho q o tw grita mesmo (minha namorada punha alanis... compete com a madonna)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho esse kit e te digo que ele fica muito melhor com mais potência. Por enquanto eu tô tocando cada lado com uma bridge do RS1000SL, ou seja, teóricos 170wrms (acho que é isso). Tô afim de pegar um desse 4.6 pra usar na bridge também ou então um mais forte pra fazer bi-amplificação, mas por enquanto a situação tá feia. <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Hell...... vc saberia me dizer qual tutorial utilizou para montar seu cross? Fez os cortes em quantos hertz? E o custo? Creio q acabarei fazendo o mesmo que vc...

Custo, esse é o problema. Chutando valores. Vr do kit csb (180) + cross artesanal (100 o par para mais) + Nar titanio (150). Total de 430 contos.

Vale a pena ? Ou vale passar para a frente o kit e tentar um kit Nar Kevlar de uma vez ?

Estou seguindo esta linha agora. Perde um pouco a graça mas cansei de gastar grana tentando melhorar o que o fabricante fez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, muito obrigado pelas respostas. Resolvi que farei um Up no meu kit, fazendo cross em casa mesmo e comprando um par de tw titaneo nar. Caso eu ainda não fique satisfeito, compro um par de mids kevlar nar depois. Vou utilizar o fosgate em bridge dedicado para o kit tb. Assim que estiver montado posto minhas impressões. Valew!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dúvida que me surgiu: qual a vantagem de ter um kit 2 vias bi amplificado? No meu caso, seria melhor usar 2 canais do fosgate 4.6 para os mids e os outros 2 canais para os tw... ou usar uma ligação tradicional, usando o 4.6 em bridge para o kit? Não faço o teste pois ainda não chegou meu kit nar kevlar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, uma dúvida que me surgiu: qual a vantagem de ter um kit 2 vias bi amplificado? No meu caso, seria melhor usar 2 canais do fosgate 4.6 para os mids e os outros 2 canais para os tw... ou usar uma ligação tradicional, usando o 4.6 em bridge para o kit? Não faço o teste pois ainda não chegou meu kit nar kevlar.

Em bi amplificacao acaba sendo melhor, vc distribui o som melhor. Normalmente em bridge os amplis aumentam a distorcao.

 

Se vc dar uma pesquisada no hifi tem um topico bem gigante sobre isso.

 

Para ligar em bi ampli vc precisa de cross q permita isso, 2 cross normais ou entao um player que permita 3way

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o Bravox 60B não é nenhuma maravilha, mas creio q o principal problema esteja no "cross-over", já instalei mtos e na verdade não gostei de nenhum.

 

Mas montei em meu carro um kit "restô" e me surpreendi com o resultado, acho q o principal no seu set é o cross, pois o tweeter é mto agradável (com o "cross" original achei um lixo).

 

Tweeter neo-point (o mesmo do 60b)

Cross Kicker

Mid: Selenium two-way (aqueles velhinos c/ cone azul)

 

 

CD Clarion

EQ 6200 Pioneer

Ampl GM 2000 Pioneer

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...