Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

prous

Luz Alta Pra Xenon (halógena) - Passar Por Blitz

Recommended Posts

Postado em

Galera.

Eu coloquei xenon h4-2 de 8000K semana passada e na volta de uma viagem de rotina, fui parado no posto policial. Mas depois de muita conversa fui liberado.

Passando por isso, fiquei pensando. Já que meu xenon é H4-2 (Alta é Halógena) poderia fazer um esquema para reduzir um pouco a luminosidade da alta, fazendo ela parecer uma luz baixa para passar pelos postos policiais. Ou seja "dimmerizar-lá". Tudo isso com chave liga-desliga. Tendo assim uma "luz baixa" e "luz alta" na minha lampada alta H1.

Desenhei um esquema para exemplificar.

xenonaltayr1.png

Eu cheguei a testar um pouco isso, colocando somente um potenciômetro no lugar do fuzivel do carro. A lâmpada reduziu bem a luminosidade, mas o potenciômetro não aguentou e pegou fogo.

Por isso eu queria ajuda de vocês para calcular um resistor de aguente o pega da luz alta e que reduza ae uns 5% da tensão.

Segundo o site das osram isso significa:

Como se comporta a lâmpada halógena quando "dimmerizada"?

Resp.: Uma variação de 5% da tensão da lâmpada quando "dimmerizada" provoca as seguintes variações:

50% de variação de vida útil;

2% de variação de corrente;

8% de variação de potência;

12% de variação de eficiência luminosa ( lm/w);

15% de variação de fluxo luminoso

Vamo pensa numa ae galera. Para evitar dores de cabeça com os homens.

Postado em

Com resistor é complicado, viu...

Uma solução "rápida e fagueira" é usar relês, pra colocar as duas altas em série, reduzindo a potência delas.

Dois relês e um fio entre eles já resolve. Basta que um dos relês corte o terra de uma delas, enqanto o outro corta o positivo da outra. O terminal NA dos dois relês você interliga, assim, ao energizar, as duas ficam em série.

Postado em
Caracas bicho.... é muito número!!!

Mas vem cá... no farol baixo é proibido??

Proibido não é.

Mas sabe né. Brasil.

Como não tem escrito no código de transito que é liberado. Então eles embaçam.

Postado em

Uma solução "rápida e fagueira" é usar relês, pra colocar as duas altas em série, reduzindo a potência delas.

Dois relês e um fio entre eles já resolve. Basta que um dos relês corte o terra de uma delas, enqanto o outro corta o positivo da outra. O terminal NA dos dois relês você interliga, assim, ao energizar, as duas ficam em série.

Certo. Boa saída.

Vo pensar neste caso.

Vou tentar desenhar um esquema..

Ou Kleber..

Eu poderia por outra lâmpada qualquer em série. Tipo um pingo. Para não reduzir muito a iluminação. E esse outro pingo eu deixo escondido em algum lugar.

Que q você acha? Será que um pingo em série já reduziria alguma coisa? Seria o mesmo esquema q eu tinha desenhado, mas em vez de utilizar um Resitor, eu colocaria um Pingo ou outra lâmpada.

Valeu galera.

Postado em

Certo. Boa saída.

Vo pensar neste caso.

Vou tentar desenhar um esquema..

Ou Kleber..

Eu poderia por outra lâmpada qualquer em série. Tipo um pingo. Para não reduzir muito a iluminação. E esse outro pingo eu deixo escondido em algum lugar.

Que q você acha? Será que um pingo em série já reduziria alguma coisa? Seria o mesmo esquema q eu tinha desenhado, mas em vez de utilizar um Resitor, eu colocaria um Pingo ou outra lâmpada.

Valeu galera.

Ao invés do resistor, você utilizar um pingo pode ser que não pegue fogo, mas também não creio que vá fazer diminuir a luminosidade!

Faz com relê que é uma ótima saída!

Postado em

Cara, assim, pelo que li uma vez a corrente que passa do reator até a lâmpada não é fraca não. Acho que isso ai vai ser complicado.

Valeu!

Raphael

Postado em
Cara, assim, pelo que li uma vez a corrente que passa do reator até a lâmpada não é fraca não. Acho que isso ai vai ser complicado.

Valeu!

Raphael

Não é no Xenon.. Minha luz alta é Halógena. H4-2.

DSC06322.JPG

Postado em
anda com xenon mesmo... nao é proibido!

Proibido não é. Mas já me pararam e rendeu uma boa consersa pra me liberarem.

E outra coisa, na estrada chama atenção na hora de passar no posto dos guardas, entao certeza q vão me parar e encanar com o Insulfime ou o Rebaixado.

Postado em

Uma pingo vai reduzir drásticamente a luz da sua H4. Quanto menor a potência da lâmpada, maior sua resistência interna.

Uma outra solução é utilizar resístores mesmo... dá pra fazer numa boa. Pra reduzir a potência na lâmpada pra uns 30W, é preciso fazer alguns cálculos (voltar à velha lei de ohm)...

A que vc tem hoje (55W):

R = U² / P

R = 12² / 55

R = 144 / 55

R = 2,62 ohms

O que você precisa:

R = 144 / 40

R = 3,6 ohms

Adicionando 1 ohm em série, o consumo do conjunto cai pra 40W, e a lâmpada ficará limitada a pouco mais de 70% desses 40W, resultando em uns 28W a 30W. Os outros 12W serão dissipados pelos resístores, portanto é bom arranjar um resistor de 1R x 40W, pra evitar problemas de aquecimento excessivo, ou associar resistores pra chegar a este valor e a esta potência.

O ideal é montar um esquema "paralelo", usando um relê pra comutar entre o reator e o resistor + lâmpada. O fio do farol alto vc liga entre o resistor e a lâmpada, assim, mesmo sendo obrigado a andar com o "farol baixo", se vc comutar pra alta, ele vai funcionar na mesma hora.

Postado em

E outra coisa, na estrada chama atenção na hora de passar no posto dos guardas, entao certeza q vão me parar e encanar com o Insulfime ou o Rebaixado.

Explica direito a situação. O rodoviário para vc por causa do xenon ou por causa do farol alto?

Postado em

Explica direito a situação. O rodoviário para vc por causa do xenon ou por causa do farol alto?

Por causa do Xenon.

Minha alta é Halógena.

Então eu estava pensando em um esquema de na hora de passar pelo posto do guarda eu ligar a luz alta (desligando o xenon da baixa) e reduzindo um pouco a luminosidade da luz alta, para parecer uma luz baixa.

OK?

Postado em
Uma pingo vai reduzir drásticamente a luz da sua H4. Quanto menor a potência da lâmpada, maior sua resistência interna.

Uma outra solução é utilizar resístores mesmo... dá pra fazer numa boa. Pra reduzir a potência na lâmpada pra uns 30W, é preciso fazer alguns cálculos (voltar à velha lei de ohm)...

A que vc tem hoje (55W):

R = U² / P

R = 12² / 55

R = 144 / 55

R = 2,62 ohms

O que você precisa:

R = 144 / 40

R = 3,6 ohms

Adicionando 1 ohm em série, o consumo do conjunto cai pra 40W, e a lâmpada ficará limitada a pouco mais de 70% desses 40W, resultando em uns 28W a 30W. Os outros 12W serão dissipados pelos resístores, portanto é bom arranjar um resistor de 1R x 40W, pra evitar problemas de aquecimento excessivo, ou associar resistores pra chegar a este valor e a esta potência.

O ideal é montar um esquema "paralelo", usando um relê pra comutar entre o reator e o resistor + lâmpada. O fio do farol alto vc liga entre o resistor e a lâmpada, assim, mesmo sendo obrigado a andar com o "farol baixo", se vc comutar pra alta, ele vai funcionar na mesma hora.

Blz Kleber.

Amanha vou passar na eletrônica aqui perto de casa e vou ver quais resistores eu consigo.

Na verdade eu gostei dessa solução do resistor pq eu naum queria cortar os cabos das lampadas do xenon.

Então eu colocaria esse circuitinho no porta fuziveis do carro mesmo.. com uma chave liga-desliga, para utilizar somente no momento de passar pelo posto.

Postado em

Galera, se não me engano, se estiver errado me corrijam. Mas qualquer alteração no veiculo é proibido.

Desde de altura de suspenção, até iluminação. Ou seja, xenon é proibido sim.

Pelo menos é isso que eu sei.

Postado em
Galera, se não me engano, se estiver errado me corrijam. Mas qualquer alteração no veiculo é proibido.

Segundo CTB o sistema de iluminação dos Veículos tem que projetar luz Branca ou Amarela. Só isso.

Fica aberto a interpretações.

Postado em

A que vc tem hoje (55W):

R = U² / P

R = 12² / 55

R = 144 / 55

R = 2,62 ohms

O que você precisa:

R = 144 / 40

R = 3,6 ohms

Blz Kleber.

Amanha vou passar na eletrônica aqui perto de casa e vou ver quais resistores eu consigo.

Na verdade eu gostei dessa solução do resistor pq eu naum queria cortar os cabos das lampadas do xenon.

Então eu colocaria esse circuitinho no porta fuziveis do carro mesmo.. com uma chave liga-desliga, para utilizar somente no momento de passar pelo posto.

Mas vc deve cortar apenas o fio que vai pro reator... o da lâmpada carrega mais de 3kV... :vts

Postado em

ve como que é das f250

pq meu amigo tem xenom na baixa

quando ele vai passa no posto, da luz alta, so q ele regulo ela pra deixar mais fraca

parece ate a baixa normal mesmo

nao se incomoda :D

Postado em
Caracas bicho.... é muito número!!!

Mas vem cá... no farol baixo é proibido??

Proibido não é.

Mas sabe né. Brasil.

Como não tem escrito no código de transito que é liberado. Então eles embaçam.

nao ta falando que eliberado, mas tambem nao fala que e proibido, caso contrario os carros nao sairiam de fabrica com essas lampadas.

mesmo os importados, teriam que trocar elas por halogenas.

entao andar com xenon nao e proibido.

ate saiu uma resolucao do contran "libearando", ou pelo menos, nao proibindo.

se eu achar a revista que diz isso com a resolucao eu posto aqui.

Postado em

Segundo CTB o sistema de iluminação dos Veículos tem que projetar luz Branca ou Amarela. Só isso.

E nele fala que "qualquer" (Intenda como parte eletrica também) alteração no veiculo é proibido.

Ah não ser que venha de fabrica pode. Se vier de fabrica , rebaixado, com suspenção a ar, xenon e o diabo a quato, pode.

Essa parte do qualquer alteração no veiculo se pode adequar a o que o "Seu guardar" quizer.

Ficou muito amplo isso.

Só se tiver uma resolução como o Bats falou, dai é outra história.

Postado em

E nele fala que "qualquer" (Intenda como parte eletrica também) alteração no veiculo é proibido.

Ah não ser que venha de fabrica pode. Se vier de fabrica , rebaixado, com suspenção a ar, xenon e o diabo a quato, pode.

Essa parte do qualquer alteração no veiculo se pode adequar a o que o "Seu guardar" quizer.

Ficou muito amplo isso.

Alteração é proibida, porém a lâmpada não é alterada, pois é o mesmo soquete, tamanho, e se estiver dentro da temperatura de cor permitida (até 4300k) e o farol não estiver desregulado, não tem problema algum.

O problema é que o policial vai pensar que vc tá passando com o farol alto, afinal é um corsa. Se fosse uma BMW ele já pensaria logo que é o Xenon.

Sem falar que, se ele dá uma conferida na adaptação das duas lâmpadas, é capaz de encrencar mesmo.

Postado em

estava eu ouvindo a rádio CBN pela manhã esses dias ( sim eu ouço jornal pela manhã hauhauhaua ), e o apresentador questionoou justamente isso, o uso de xenon nos carros, e entrevistaram o responsável por alguma área q ñ me lembro qual da CET, ele disse q xenon pode ser utilizado, dsd q seja branco ou amarelo, e entre 4300k até 8000k, posso ter errado nessa margem...

Postado em
estava eu ouvindo a rádio CBN pela manhã esses dias ( sim eu ouço jornal pela manhã hauhauhaua ), e o apresentador questionoou justamente isso, o uso de xenon nos carros, e entrevistaram o responsável por alguma área q ñ me lembro qual da CET, ele disse q xenon pode ser utilizado, dsd q seja branco ou amarelo, e entre 4300k até 8000k, posso ter errado nessa margem...

É.. o meu é 8000K e é bem branco.. de longe fica azulado..

Eu falei para o guarda, ele colocou o papel na frente e viu. Mas ficou alegando que o facho longe era azul .. :huh:

Ele viu que eu tinha argumentos, e por isso quis embaçar mais ainda.

Postado em

Ficou muito amplo isso.

concordo..se o Xenon vier de fábrica,é acessório original do veículo,portanto não podem dizer nada.

A partir do momento que vc pega um carro e instala Xenon,vc o alterou,portanto, é tido como irregular.

Qualker modificação é irregular,se vc tiver um carro com aro 13",e quiser colocar 15"´por exemplo, é passivel de multa. Só que algumas coisas eles fazem vista grossa.. pq simplesmente não tem cabimento..

Postado em

Ficou muito amplo isso.

concordo..se o Xenon vier de fábrica,é acessório original do veículo,portanto não podem dizer nada.

A partir do momento que vc pega um carro e instala Xenon,vc o alterou,portanto, é tido como irregular.

Qualker modificação é irregular,se vc tiver um carro com aro 13",e quiser colocar 15"´por exemplo, é passivel de multa. Só que algumas coisas eles fazem vista grossa.. pq simplesmente não tem cabimento..

Exatamente isso que estou qurendo dizer :rolleyes:

Se o guarda estiver naqueles dias... e se o seu carro for original usar pneus 175x70x13 e vc estiver usando 175x65x13, é passivel de multa.

Pois é alteração ....

Muito complicado isso, ficou muito vago isso, sem limites, então podem enquadrar qualquer coisa no "Alteração de caracteristica do veículo".

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...