Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baboo

Radiador Passivo

Recommended Posts

Eae pessoal, estava pesquisando na net, e achei alguns sites que mostram os seus radiadores passivos, acho que até tinha um tópico sobre isto aqui no fórum, mas não encontrei.

Bem vamos às questões:

Para a aplicação no dia-a-dia, mudaria a qualidade do grave, deixando o mais agradável e um pouco mais agressivo???

Compensaria a adaptação??? E tamanho de caixa???

Compensa eliminar o rendimento de uma caixa dutada por uma com radiador passivo???

Pelo que eu observei nas fotos, seria mais um tipo de auto-falante sem o conjunto magnético, então para viabilizar o custo, poderia me utilizar de alguma carcaça de outro sub menor e montar com um tipo específico de cone, suspensão e centragem???

Estou pensando em montar uma caixa com radiador passivo de 10" e algum subwoofer ou até woofer de 12 a 15", mas somente como experiência... o que acham vale a pena correr atrás???

E dependendo se fosse construir iria postando a s fotos do projeto, ok!

aqui tem um site legalzinho da TC sounds/Audio pulse que fabrica subwoofers violentos e tem radiadores passivos:

http://www.audiopulse.com/products/passive...e-radiators/vmp

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As caixas acústicas de radiador passivo são muito parecidas com as unidades refletoras de graves, mas nas caixas acústicas de radiador passivo as ondas invertidas movem um condutor passivo adicional, em vez de sair pelo pórtico. O condutor passivo é exatamente como o condutor ativo principal exceto por não ter um espiral de voz eletromagnético e por não ser conectado ao amplificador. É movido somente pelas ondas sonoras vindas de condutores ativos. Esse tipo de caixa acústica é mais eficiente do que os projetos selados e mais preciso do que os modelos refletores de graves.

Alguns projetos de caixas acústicas têm um condutor ativo enfrentando um modo e um condutor passivo, outro. Esse projeto bipolo difunde o som em todas as direções, fazendo uma boa escolha para os canais traseiros em um sistema de home theater.

A compressão do ar de trás e a rarefação causada pelo condutor ativo puxam e empurram o condutor passivo. Um alto-falante com um projeto bipolo emite ondas sonoras em ambas as direções

Infos retiradas do Howstuffworks.com

post-28-1188743532.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Este é um videozinho de um sub grund zero + radiador passivo, que é o que excursiona menos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu andei lendo uma lista de som.. e nessa lista um cara comentou de um velho maluco que fazendo varios teste, inventou um tipo de caixa excelente e fiquei até curioso de fazer algum experiencia com isso...

A caixa se tratava de um radiador passivo, só que em vez de o falante ativo e o falante passivo ficarem na mesma camara, eles ficam em camaras separadas, e as duas camaras são interligadas por frestas, que funcionariam como dutos que além de selecionarem a sintonia do radiador passivo de acordo com o tamanho das frestas, devido as frestas serem pequenas elas também servem pra controlar melhor o subwoofer ativo e a velocidade dele, uma vez que aconteceria com a fresta aquele mesmo fenomeno de quando se pega uma mangueira de jardim e diminui a saida dela com o dedo, e a agua ganha muito mais velocidade...

Ou em vez de frestas, tbm poderia ser usado um duto bem pequeno e sintonizado na frequencia que se deseja, e quanto menor melhor pra dar esse efeito que falei acima, e por não ter problema de sopro já que depois disso temos um radiador passivo.

O resultado disso seria um grave bem mais impactante do que o de uma dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que se possa variar muita coisa simplesmente variando a resistencia de um potenciometro ligado nos terminais do alto-falante passivo...

Compartilhar este post

Link para o post
Creio que se possa variar muita coisa simplesmente variando a resistencia de um potenciometro ligado nos terminais do alto-falante passivo...

o pensamento está certo! teríamos variação sim! mas sempre "Pra menos", pq o que o potenciometro vai fazer (cumprindo com sua função de resistor) é "segurar" a bobina...

por falar nisso, raramente usam conjuntos magneticos e etc nos radiadores passivos! estes geralmente são compostos apenas de cone, suspensão e "aranha" :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu andei lendo uma lista de som.. e nessa lista um cara comentou de um velho maluco que fazendo varios teste, inventou um tipo de caixa excelente e fiquei até curioso de fazer algum experiencia com isso...

A caixa se tratava de um radiador passivo, só que em vez de o falante ativo e o falante passivo ficarem na mesma camara, eles ficam em camaras separadas, e as duas camaras são interligadas por frestas, que funcionariam como dutos que além de selecionarem a sintonia do radiador passivo de acordo com o tamanho das frestas, devido as frestas serem pequenas elas também servem pra controlar melhor o subwoofer ativo e a velocidade dele, uma vez que aconteceria com a fresta aquele mesmo fenomeno de quando se pega uma mangueira de jardim e diminui a saida dela com o dedo, e a agua ganha muito mais velocidade...

Ou em vez de frestas, tbm poderia ser usado um duto bem pequeno e sintonizado na frequencia que se deseja, e quanto menor melhor pra dar esse efeito que falei acima, e por não ter problema de sopro já que depois disso temos um radiador passivo.

Então, eu estou com a idéia de fazer uma band-pass com radiador passivo, só que o seguinte, iria utilizar um woofer, pra tentar conseguir um grave mais pra fora, ou até utilizar ele em locais abertos....

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu estou com a idéia de fazer uma band-pass com radiador passivo, só que o seguinte, iria utilizar um woofer, pra tentar conseguir um grave mais pra fora, ou até utilizar ele em locais abertos....

Olha, pode ser que eu esteja enganado.. mas pra som pra fora com woofer bandpass não vai servir.. a largura da banda passante é muito pequena...

Compartilhar este post

Link para o post

se algum corajoso kiser encara a experiencia, dava pra falar com o rafael, dos protech, e pedir pra ele fazer um protech sem conjunto magnético, dessa forma vc teria certeza de que tem os mesmos parametros mecanicos mas um custo BEM mais baixo q usar um falante inteiro desligado

Compartilhar este post

Link para o post
se algum corajoso kiser encara a experiencia, dava pra falar com o rafael, dos protech, e pedir pra ele fazer um protech sem conjunto magnético, dessa forma vc teria certeza de que tem os mesmos parametros mecanicos mas um custo BEM mais baixo q usar um falante inteiro desligado

Então, eu estou desmontando um subwoofer buster de 10" que tenho aqui, amanhã irei postar as fotos, já retirei a bobina, conjunto magnético, cone e centragem... e iria deixar apenas a carcaça + suspensão + cone +centragem... até pensei de montar sem a aranha e colocar um cone de modelo que não utiliza calota central....

Compartilhar este post

Link para o post

mas baboo, nesse caso vc não teria nem noção dos parametros do seu radiador passivo, como naum tem bobina acho mta coisa nem daria pra se medir!

se eu fosse fazer isso, só tiraria o cjnt magnético e bobina, e deixaria todo o resto do jeitinho q é, e rezaria para os parametros mecanicos não se alterarem mto! hehe

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...