Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

verdiani

Problemas Ao Escutar O Sub...

Recommended Posts

Olá...

Estou enfim escutando meu som novo, e meu único problema (até agora - rs rs rs)

foi o sub...

Fui testar / regular o som, e o sub tem distorcido abaixo de 28Hz...

Qual a minha hipótese:

Segundo especificações do manual do SUB e do PLAYER, ambos responder / emitem sinal A PARTIR de 26Hz...

Por isso, ao usar um cd com frequência de 20, 21, 22, etc, ja estaria introduzindo uma pusta distorção no sistema, certo???

Quais as dúvidas então?

1 - Um duto mal planejado pode causar distorção seletiva (abaixo/acima de tal frequencia?) ?

2 - Como tenho problema de casamento de ganho do player como o amp, essa faixa de distorção pode estar associada a clipagem ? (nada a ver né?)

Em função desse problema, tenho usado o filtro do amp em 30Hz, e a distorção dentro do carro no dia a dia sumiu (preferi abrir o tópico antes de "arriscar" sub grave de novo no sistema)

Considerando os equipamentos em questão (SUB R10 da Alpine; Player 860MP Premier da Pioneer, amp Alpine V12 605 mono), usar o filtro é a única saida, ou existe como tirar leite de pedra (e baixas frequecias) do sistema???

O player ate penso em trocar em breve, mas me preocupa essa limitação do sub...

Existe algum sub de 10pol que desca ate 20Hz???

Coloquei esse tópico aqui e não no SQ, por exemplo, pois imaginei que o pessoal do HI-FI, justamente pelo objetivo de seus projetos, tivessem mais experiência com a busca de frequencias mais baixas em resposta de qualidade, por exemplo, e detalhes como medida milimetrica de duto e litragem e tal, mas se os moderadores quiserem mudar, fiquem a vontade...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Kleberlpa disse:
Qual a sintonia da sua caixa? Já amaciou o sub? Que tipo de distorção é esta? Não é o duto soprando?

A sintonia da caixa foi simulada em 24Hz (so depois me toquei do detalhe do player e sub)...

Não, ainda não amaciei o sub (tem cerca de uma semana de uso)...

Quanto a diferenca entre o duto soprando e a distorçao propriamente dita, fico em dúvida...

Podem ate estar associadas... escuto um leve "farfalhar" proximo ao duto, mas como o acabamento ainda não terminou (p. ex. falta prender o fio dentro da caixa, e alguns cabos passam "proximo" a saida do duto), não tenho certeza.

Segurando os cabos externos, diminui...

Agora o grave não toca igual em 22 e 32Hz por exemplo...

Não sei definir "que tipo de distorção"... mas o som é estranho...

O duto poderia soprar só abaixo de "X" Hz ??

Considerando o player e o sub, não seria melhor "desencanar" das frequencias abaixo de 26Hz ?

Eu devo levar o carro pra Sampa em 2 semanas, pro Lázaro dar uma olhada, e tal, mas queria resolver o máximo de problemas antes, pra não passar vergonha

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post

eu trocaria de player assim q possivel.... pasmafaute

amacia o sub mais uns dias! essa distorção ocorre mesmo em volume baixo ou só qdo aumenta o volume?

Compartilhar este post

Link para o post

So volume mais alto...

Ou pelo menos em volume mais baixo não é perceptível (meu ouvido não é dos 10+)

Agora adianta trocar o player se o sub tb diz q num responde abaixo de 26Hz???

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:
So volume mais alto...

acho que o subsonic sugeriu a troca de player não por este motivo, mas pq vc está querendo qualidade, o player pioneer é bem contra indicado!

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:
...

Agora o grave não toca igual em 22 e 32Hz por exemplo...

Não sei definir "que tipo de distorção"... mas o som é estranho...

...

Fala man,

Quanto a não tocar igual vc se refere à spl? Não entendi. Pq se for, quanto mais próxima a ressonância do carro mais alto será o spl. No meu caso a única alternativa pra não ter subgraves destacados em determinada faixa, mesmo tendo projetado uma selada pra resposta mais plana possível, foi cortar o sub em 30hz, mesmo tecnicamente ele não respondendo nessa faixa, existe um preenchimento até os 50hz, com uma queda de 24db/8ª, oq "aplaina" a resposta nos subgraves deveras, e deixa a impressão de subgraves vindo da frente, pq a transição pro mid está boa.

Penso q antes de trocar de sub(rsrs) vc deve deixar a suspensão amolecer um pouco, os cabos tb, coisa que dependendo do uso pode levar um bom tempo, e ir testando cortes, observando fases, até chegar numa resposta que lhe convença.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post
  Zecca disse:
  verdiani disse:
So volume mais alto...

acho que o subsonic sugeriu a troca de player não por este motivo, mas pq vc está querendo qualidade, o player pioneer é bem contra indicado!

TAMBEM por isso zecca...

apesar de gostar das regulagens do 860MP o som dele é bem granulado MESMO, não tinha percebido isso até ouvir coisa superior! hehe

mas outra coisa... o sub diz q responde 26Hz NA CAIXA DE TESTE OU EM FREE AIR, isso não quer dizer q não seja possivel faze-lo descer mais! já o player, se ele tem essa limitação no pré amp (ou no DAC, não sei onde q rola esse gargalo) não tem nada q se faça externamente pra mudar!]

o amaciamento do sub, nesse caso, acho q vai fazer TODA a diferença!

verdiani, esses dias, abusa um pouco do sub, sempre sem ganho nem reforço de graves, mas ouve um som mais PESADO e em volume médio-alto (desde q não descontrole demais o sub), escuta uns 3-6 mafia, ying yang twins, pra forçar o sub excursionar mesmo, isso acelera o amaciamento... ou então, se vc tiver como, tira ele da caixa e deixa uma frequencia abaixo da de ressonancia dele tocando por algumas horas com ele em free air e baixa potencia

Compartilhar este post

Link para o post

O fato da especificação do sub que vc falou (de tocar acima de 26Hz) não influi não, ou melhor, provavelmente não é isso que está causando distorção. Isso provavelmente é a faixa que o sub toca dada uma certa atenuação (3dB, por exemplo). Mas todo (ou a imensa maioria) toca essa faixa atenuada mesmo nas condições normais.

Isso aí ta com cara de ser culpa de player + caixa. Pioneers costumam ter um ... digamos... grave ressaltado artificialmente hehe Isso, somando-se ao fato de a caixa estar com uma sintonia baixa ou estar maior que o recomendado, pode estar causando sobreexcursão do cone do sub.

Você já chegou a ver seu sub tocando essas faixas que da a distorção que você fala? Verifique se é sobreexcursão mesmo... se o cone está excursionando tanto que tah batendo no limite dele.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a excursão , verifiquei, ta beleza, aparentemente não ta superexcursionando...

To (por enquanto) usando filtro sub-sonico em 30Hz

(o medao de estragar o equip novo!)

Adianta "amaciar" usando só de 30hz pra cima e depois liberar o filtro??

Com isso não fico escutando distorção...

Quanto ao que tenho escutado, to com um cd de "bass lovers", mas não consigo ficar escutando isso... Tenho preferido repetir milhoes de vezes "white stripes", mas vou procurar outras coisas...

Quanto ao player, já faz parte dos planos trocar mesmo... Ate pq essa saida de RCA 6,5v ta se mostrando meio mico (ja discutida em outro tópico)

O meu receio é "abrir mão" das 13 bandas de equalização do som... Mesmo no teste do 880 terem dito que não funciona muito bem, consegui regular muito bem com o mid a partir de 50Hz (alias, valeu por essa sugestão, aleanz!!!)

Não questiono a qualidade da linha nova da Clarion (faz muuuito tempo que não escuto Alpine, minha memória auditiva já era), mas tenho receio de perder essa "filigrana" na hora de regular os mids, por exemplo ...

Por outro lado, um player + um Eq, ja começa a ter q mudar instalação, etc...

O dor de cabeça...

Saudades da época q era "dois coaxial nas porta, dois 6x9 nu tampão e um pyramid roxo que vai ficar beleza !!!"

Aleanz, quando digo que 22 e 32 Hz não tocam igual,

não é o SPL, é o "som" mesmo...

Meio difícil de definir, mas parece não ter o mesmo "corpo", entende???

Sem contar que fica aquele barulho estranho no fim das contas...

Compartilhar este post

Link para o post

verdiani...

vc não tem nenhum amplificador residencial na sua casa? não precisa de mta potencia, em free air com 30W o sub já vai exursionar td q precisa, se eu fosse vc tacava 20Hz nesse sub ai por umas 48 e depois voltava pra caixa e via como ele se comportava! com ctz daria mta diferença!

com o filtro subsonico, o amaciamento fica bem mais complicado, naum rolaria ouvir o som em volume baixo, grave atenuado, mas ouvindo musicas com bastante sub grave? ou até frequencia pura... acho q vale o esforço!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, ouvir bass test é fróids mesmo, mesmo pq não é música...Uma opção um pouco mais "musical" pra soltar seu alpino é a música homônima ao disco Vô Imbolá, do Zeca Baleiro, é a faixa 1, aliás, bem sugestivo o nome da música...rsrs, dutadas menos projetadas sofrem com os sloopes do "baixo", tem tb cds com graves bombados tipo on and on, kaya na gand'aya(é assim?) e por aí vai, ao menos são músicas ...

Quanto a usar equalizador eu sou contra, prefiro deixar tudo flat mesmo, salvo quando se tem picos ou vales nas frequências de transição sub/mid, mid/tw, e ainda sim só um cadin. Não sei se procede, mas percebi diferença até de fase por conta de eq bombando em determinada frequência e na imediata posterior uma diferença de mais de 3db. Por isso esses eq com muitas bandas são mais "perigosos" que os paramétricos, na minha humilde opinião.

Mas é tudo questão de costume, depois q se acostuma a ouvir um cd com seus vícios e virtudes, vc começa a apreciar as diferenças, e são elas q dão aquele "Q" na produção. Mesmo pq se formos equalizar tudo oq ouvimos, acabamos entrando num labirinto sem saída, pq pode acontecer de cada disco pedir uma eq diferente, já pensou?

O "melhor" não está sempre relacionado a linearidade, às vezes um nó ocasional na madeira do violino é oq faz ele tocar e valer mais que os outros.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vou desligar o filtro, e deixar umas horas por dia (haja gasolina...) ligado com frequencia pura... vou gravar um CD de 20 a 50hz e colocar em repeat... É isso, certo?

Mas so daqui a uma semana, vou deixar o carro parado agora pra finalizar o acabamento do porta malas...

No encontro acho q vai estar tudo certo...

Aleanz, realmente tenho usado muito pouco a Eq do player (no maximo entre +2 e -1, de +-6 pra 3 ou 6 db, agora não lembro), basicamente no fim do mid (50hz) e entre o mid e o tw mesmo... Regulei por frequencia, de ouvido...

Quando estiver tudo pronto, daqui umas 2 semanas, vou ver se consigo levar em Sampa, num RTA, e ai sim acertar direitim o EQ... Se pá, faço um teste entre o meu e um Clarion, ambos FLAT no RTA e vejo o que vira...

Subsonic, quando vc diz amplificador residencial, HT serve??? Tenho um 870 da Sony, é amplificador, e meu sub com bobinas em série da os mesmos 8ohms... ai colocaria o cd no dvd player e deixaria tocando???

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:

Subsonic, quando vc diz amplificador residencial, HT serve??? Tenho um 870 da Sony, é amplificador, e meu sub com bobinas em série da os mesmos 8ohms... ai colocaria o cd no dvd player e deixaria tocando???

isso isso!

só cuidado com o botão de volume! vai aumentando bem devagarinho e observa a excursão, não pode excursionar mto e nem pensar em fazer nenhum tipo de ruido de bobina nem nada disso!

o sub vai estar em free air, oq vai fazer ele excursionar mesmo com pouquissima potencia, e vai gerar pouco SPL tbem (ainda bem neh, pq imagina 48 horas de 20Hz a 130dB.. aueahuaehueahuhea), coloca uma frequencia ABAIXO da ressonancia do sub (isso pode fazer até a Fs dele baixar abaixo do valor nominal), eu colocaria 20Hz mesmo, pq dai ele excursiona bem e amacia rápido! esse tempo não precisa ser contínuo, claro, acho até forçar a bobina com horas e horas contínuas, a bichinha vai acabar esquentando e não é legal!

tira ele do carro por uns dias! vale bem a pena! já fiz isso com midbass e com um sub de 8", mudou da agua pro vinho!

Compartilhar este post

Link para o post
  SubSonic disse:
isso isso!

só cuidado com o botão de volume! vai aumentando bem devagarinho e observa a excursão, não pode excursionar mto e nem pensar em fazer nenhum tipo de ruido de bobina nem nada disso!

o sub vai estar em free air, oq vai fazer ele excursionar mesmo com pouquissima potencia, e vai gerar pouco SPL tbem (ainda bem neh, pq imagina 48 horas de 20Hz a 130dB.. aueahuaehueahuhea), coloca uma frequencia ABAIXO da ressonancia do sub (isso pode fazer até a Fs dele baixar abaixo do valor nominal), eu colocaria 20Hz mesmo, pq dai ele excursiona bem e amacia rápido! esse tempo não precisa ser contínuo, claro, acho até forçar a bobina com horas e horas contínuas, a bichinha vai acabar esquentando e não é legal!

tira ele do carro por uns dias! vale bem a pena! já fiz isso com midbass e com um sub de 8", mudou da agua pro vinho!

Sub, fui olhar a central do HT, a saida pro sub é tipo RCA... acho q tem algo de amp na caixa do sub... ou basta usar um adaptador de fio/rca (ao contrário?)

E o ganho de volume do sub é independente tb... manero no volume do HT mesmo, né???

Compartilhar este post

Link para o post

cara... parece q seu sub do HT é ATIVO mesmo... confere ai em manual e tals, ve se é um sub ativo... se for tem um amp pra ele na propria caixa do sub... ai não vai dar certo... a não ser que as caixas frontais trabalhem em full range, sem hi-pass... se rolar, vc pode ligar o sub na saida das frontais, vai ter menos potencia, mas vc não vai precisar de muita!

Compartilhar este post

Link para o post

ah... outra coisa... um minisistem já é suficiente pra amaciar o sub! é só desligar os mega/ultra/power/xtreme bass e essas frscuras e coloca eq. flat q da pra empurrar o sub tranquilo!

Compartilhar este post

Link para o post
  SubSonic disse:
ah... outra coisa... um minisistem já é suficiente pra amaciar o sub! é só desligar os mega/ultra/power/xtreme bass e essas frscuras e coloca eq. flat q da pra empurrar o sub tranquilo!

Estou acompanhando o tópico e fiquei curioso em relação ao amaciamento dos subs.

Não tenho amp. residencial, mas tenho um miniSystem com vários PMPO (e não muitos rms :vts ). E como os meus subs são novos e eu acho que não estão descendo muito, gostaria de amacia-los (2 NAR's de 4ohms). O microSystem trabalha em 8 ohms? Se eu ligar os subs em série daria certo?

abs

Compartilhar este post

Link para o post
  SubSonic disse:
...

É impressionante como muda o som d um falante amaciado pra um novo, muda mesmo, e muda muito. A impressão é q eles até "aguentam" mais, fora as mudanças mais sutis, que com o tempo vão clareando, a impressão é que a sensibilidade dele aumenta.

Uma pergunta de leigo: a sensibilidade do falante muda quando amaciado? Ou permanece inalterada?

Valeu,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim , meu sub é ativo (que coisa mais HOMO, ativo e passivo)...

Vou testar no minisystem, mais fácil ate usar o repeat dele... vou ver se começo a "jornada" na terça, ai conto o que virou depois..

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:

Vou testar no minisystem, mais fácil ate usar o repeat dele... vou ver se começo a "jornada" na terça, ai conto o que virou depois..

Poxa, ninguém vai me ensinar a ligar no minisystem?!

abs :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  Cezum disse:
  verdiani disse:

Já viu a impedância do mini-system?

Compartilhar este post

Link para o post
  Alves disse:
  Cezum disse:
  verdiani disse:

Já viu a impedância do mini-system?

putz, não tenho mais ou manual dele, mas acredito que trabalhe em 8ohms, eu teria que ligar meus subs em série, já que são 4ohms? só que tenho medo de destruir os subs!!

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao principio...

Não tive tempo de amaciar meu sub (ainda...)

Mas CLIPAGEM pode gerar distorção audível???

Ela estaria presente em algumas frequencias e em outras não (no meu caso abaixo de 30, p. ex.????)

Motivo:

Peguei meu carro hoje e fui fuçar nas config. do amp... pra minha surpresa???

Meu player = 6,5V

O amp estava em 0,7V... (vai de 0,4 a 8V)

Reduzi o ganho pra 4,0V (menos que isso só 8,0 - regulagem digital, ele pula direito), desliguei o filtro . Num primeiro momento, não percebi distorção, mas mas não tive tempo de testar direito ainda (vida de casado...) amanha testo uns cd's de frequencia, e deixo amaciando...

Mas sera que pode ser so isso???

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:
Voltando ao principio...

Não tive tempo de amaciar meu sub (ainda...)

Mas CLIPAGEM pode gerar distorção audível???

Ela estaria presente em algumas frequencias e em outras não (no meu caso abaixo de 30, p. ex.????)

Motivo:

Peguei meu carro hoje e fui fuçar nas config. do amp... pra minha surpresa???

Meu player = 6,5V

O amp estava em 0,7V... (vai de 0,4 a 8V)

Reduzi o ganho pra 4,0V (menos que isso só 8,0 - regulagem digital, ele pula direito), desliguei o filtro . Num primeiro momento, não percebi distorção, mas mas não tive tempo de testar direito ainda (vida de casado...) amanha testo uns cd's de frequencia, e deixo amaciando...

Mas sera que pode ser so isso???

Depois de um tempo aqui vao minhas impressoes...

Corrigido o problema do ganho, o duto ta soprando!!!

O M&R$D@ !!!!

Fora outra caixa, existe solução ???

Como a caixa foi "picada" (moldada na lateral) ta dificil ter espaço...

Se a saida do duto for oblíqua (em bisel), tem problema?

E por que ele so sopra abaixo de 29 Hz (pelo menos é a impressao com o cd de teste) ???

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...