Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Charrua_rs

Bitola Do Cabo De Força E Fusível.

Recommended Posts

Postado em

Oi pessoal!

Sempre entro aqui no Fórum para ler, porém pouco posto aqui...

É o seguinte, andei pesquisando no site do Autosom.net e aqui no Fórum e não encontrei uma resposta cabal sobre a minha dúvida.

Tenho um módulo classe AB de 2x 130w RMS e outro módulo classe D de 350w RMS em 2 ohms.

As dúvidas são as seguintes:

- como eu calculo a bitola do cabo de força? Pq usando a tabela do site eu não consigo calcular a bitola para esses dois amplificadores de classe diferentes.

A minha idéia é usar um cabo único da bateria até o porta-malas do carro e depois com um distribuidor dividir os cabos para os amplificadores.

- como calculo o fúsível?? na situação exposta acima??

Bom, não sei se me fiz entender, mas parece q a minha dúvida se faz pertinente, já q não entendo nada de elétrica, e não encontrei nada específico assim no site e no Fórum.

Agradeço aos q me responderem.

Postado em
Eu puxaria um fio de 21mm até o porta malas e depois do distribuidor poderia ser de 16mm.

Vlw pela resposta...

Mas o q eu queria saber se tem alguma fórmula q pode ser usada pra calcular a bitola do cabo de força e o fusível qdo se tratar de amplificadores de classes distintas.

Postado em

Posso estar citando besteira e então, desculpem se eu estiver errado pois eletrônica não é a minha área...

Exemplo qualquer :

1 AB = 60A com bitola 18mm

1 D = 30A com bitola 16mm

Então seria 34mm saindo da bat, fusível de 90A....... segue até o malas, distribuidor 2 vias 30A (agora bitola 16mm até o modulo D) e 60 A(agora bitola 18mm até o modulo AB).

:huh: Será que citei besteira ??

Daí aterre os dois no mesmo local....

Postado em
Posso estar citando besteira e então, desculpem se eu estiver errado pois eletrônica não é a minha área...

Exemplo qualquer :

1 AB = 60A com bitola 18mm

1 D = 30A com bitola 16mm

Então seria 34mm saindo da bat, fusível de 90A....... segue até o malas, distribuidor 2 vias 30A (agora bitola 16mm até o modulo D) e 60 A(agora bitola 18mm até o modulo AB).

:huh: Será que citei besteira ??

Daí aterre os dois no mesmo local....

É exatamente a minha dúvida..se ocorre simplesmente a soma...he!he!

Vlw.

Postado em
É exatamente a minha dúvida..se ocorre simplesmente a soma...he!he!

Vlw.

Pelo que eu percebi a maioria faz assim. Quando eu tinha 2 modulos no carro eu optei por colocar um cabo para cada.... futuramente voltarei se Deus quiser a ter dois modulos e irei fazer assim.

Não sei onde está o tópico mas rolou algo sobre este assunto e o pessoal citou o "por que" usar cada um separado...

Postado em

claro que não é a simples soma da bitola neh pessoal.....

é a simples soma das AREAS.....

calcula a area necessária pra um deles, depois pro outro. soma. e ve qual bitola mais se aproxima da area necessária.....

vamos supor que um deles 'peça' 16mm e o outro 21mm.

A(D)=pi*D²/4

A(16mm)=200mm² aprox

A(21mm)=346mm² aprox

Atotal=546mm²

D=26,37mm

t+

Postado em

calcula a area necessária pra um deles, depois pro outro. soma. e ve qual bitola mais se aproxima da area necessária.....

A(D)=pi*D²/4

A(16mm)=200mm² aprox

A(21mm)=346mm² aprox

Atotal=546mm²

D=26,37mm

t+

Bom...é q eu pensava q a bitola de um fio 21mm fosse 21mm...enfim, não entendo nada..he!he!

Mas valei..foi de grande ajuda.

E agora? E como seria o cálculo do fusível?? A simples soma???

Vlw.

Postado em

A(D)=pi*D²/4

A(16mm)=200mm² aprox

A(21mm)=346mm² aprox

Atotal=546mm²

D=26,37mm

t+

Bom...é q eu pensava q a bitola de um fio 21mm fosse 21mm...enfim, não entendo nada..he!he!

Mas valei..foi de grande ajuda.

E agora? E como seria o cálculo do fusível?? A simples soma???

Vlw.

O Thiago faltou nas aulas de física...

Entaum vamos explicar.

calc_fuse01.gif

Como voce tem um celta vou calcular com segurança 5 metros.

Primero o Classe AB de 2x 130w RMS total 260 wrms.

sendo assim

I = 100 x 260 / 50 x 12v.

i = 26000 / 600, = 43 A é o suposto consumo do amplificador.

Use um fusivel de 40 a 50, para um cabo de 5 metros use 13.3mm.

Pois existe uma tabela....

Quanto ao de 350W rms classe D, é facil tmb. Classe D media de 90% eficiencia.

i = 100 x 350 / 90 x 12v.

i= 35000 / 1080 = 32A, (consumo ) coloque de 30Ha que ta bom.)

Vai dar um cabo de 12mm,....

Eu faria assim, se for dar ums 4 metros de cabo. coloque um cabo de 21mm o mais proximo possivel dos 2 modulos.

Depois divide em Y colocando um divisor decente, e apartir do divisor cabos de 16mm.

Para ligar o Negativo, basta puxar cabos 16mm e ligar juntos no conector do sinto de seguranca do banco traseiro.

OBS: se for fazer apenas um cabo de 21mm (como eu disse) coloque fuzivel de 50 A para mais.

Postado em
Aos mais preguiçosos:

Istalação em geral

Abraços!

PS.: Vamos ler pessoal!!!  :vts

Bom..a pesquisa eu fiz anteriormente ao tópico criado. Em nenhum momento é explicado como ocorre o cálculo da bitola do cabo de força em uma associação de amplificadores de classes diferentes.

Edit:

Antes que tenha um mal entendido...eu só quis justificar o motivo pelo qual levou a criação do tópico. Estou aqui para aprender e fazer amizades.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...