Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fcotrim

TA x Canal Central

Recommended Posts

-- comentário desnecessário, não contribui com o tópico. A administração --

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu pensamento é identico ao do Feind, eu não poderia escrever melhor.

Voltando ao assunto dos amplis, quem tem um som montado com morpheus e queira fazer o teste com By Sakata e Steg estou a disposição.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom post. Objetivo meio esquisito.

Desisti de ver se um amp toca mais que o outro. Na minha concepção atual, isso não existe. Existem amps bons de mesmo nível, e amps medianos, ruins, etc. Mas num embate: X contra Y, pode vir o Z e dar um pau nos dois. Tudo depende do sistema.

Um amp considerado analítico, detalhado ao extremo, se dará muito bem em sistemas com determinado tipo de player, cabos e falantes.

Tudo acertado, o carro está TOP, sendo considerado sistema de referência.

Aí, pegam um outro carro que esteja TOP, os dois disputam cabeça a cabeça o status de Top System Avassalator Plus Ultra Reference. E ocorre uma troca de amps. Pronto... Todo o trabalho e investimento de meses pode passar a extrair um: "Credo, que nojo" de ambos os sistemas.

Cheguei à conclusão que um amp não consegue ser o TOP, O absoluto, e sim uma boa escolha para o seu sistema. Ou não.

Isso inclui fatores físicos (estudos sobre ondas, difração, refração, fase, dinâmica), psicológicos (timbre, estado na hora da audição), e até biofísicos (estruturas auditivas, treino e modo de ouvir que pode ser muito, mas muito mais diferente do que a gente começou a tentar descobrir).

Então, Esse amp pode sim ser muito bom, mas comparar amps no tipo: Plug and Play, teste cego... eu desisti de tentar fazer.

Contribuindo também para o "sub-tópico" paralelo, mais lenha na fogueira. Sente-se no carro e amarre uma linha em cada suporte de tw que vc usa, ligados aos pontos onde teoricamente seriam seus ouvidos. Agora, amarre uma linha de cada ponto deles até o volante, paralela, como se fosse vc olhando para frente "with lasers". Agora meça com um transferidor os ângulos que encontram entre o barbante pra frente e o que vai pro tw.

Não me espantaria uma mera diferença de uns 30º entre um e outro. O acerto do TA pode melhorar a fase, e também o tempo que o som chega ao ouvido do caboclo. O Balance ajuda a igualar o SPL, que normalmente tende ser reduzido à metade pelo quadrado da distância.

Mas ele com certeza não vai deslocar o seu falante 30º para a esquerda.

Por isso o projeto e o carro devem ser bem escolhidos e trabalhados... senão, nada feito... :)

Compartilhar este post

Link para o post
Eita po***, mas é o que digo tb, som é um ponto de vista... cada pessoa tem o seu.

Por isto que eu sempre digo (e vou dizer novamente). Cada caso é um caso...

A verdade absoluta, do "isto nunca é necessário" ou "isto sempre é dispensável" não existe, a não ser pela conveniência.

Há muito mais entre o céu e a terra que supõe nossa vã filosofia, já dizia o filósofo.

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntando novamente... alguém deseja que o tópico eja dividido, ou continua assim pra ficar mais "divertido"?

Compartilhar este post

Link para o post
Perguntando novamente... alguém deseja que o tópico eja dividido, ou continua assim pra ficar mais "divertido"?

Acho que dá pra deixar como está por enquanto, já que está tendo um bom IBOPE. Mas quando esse tópico começar a não receber mais posts, aí sim criar uma outra tag pra dar um up na coisa.

E mandem bala por aqui porque quero é ler coisa inteligente :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Há muito mais entre o céu e a terra que supõe nossa vã filosofia, já dizia o filósofo.

Kleber tu não tem jeito o-o-

Concordo com o NoiseSteel, deixa rolar mais um pouco esse tópico do jeito que está.

Compartilhar este post

Link para o post

Lí 4x em apnéia e quase tive um AVC ... acho que tá na hora de separar as coisas boas em um tópico sobre TA, canal central, posicionamento ...

Compartilhar este post

Link para o post
Lí 4x em apnéia e quase tive um AVC ... acho que tá na hora de separar as coisas boas em um tópico sobre TA, canal central, posicionamento ...

Tópicos separados. Aguardando pra dar uma limpada nesse aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Tópicos separados. Aguardando pra dar uma limpada nesse aqui.

Agora tenho q ler tudo de novo! o-o-[^]

Compartilhar este post

Link para o post
hehe comédia esse tópico!!!!

Só sei de uma coisa ....EU tb quero escutar o som do Fcotrin. Não deixem de me ligar!!!!!!!!!!! por favor.

Outra coisa.

quando tiver meu som pronto ai agente "brinca".

Vamus por alguem pra ouvir n seus amigos !

Vamus ver se o Mb Art é um Lixo como vc diz...

Obs: o cara q istalo vc tb falo q ele n sabe instalar né....

Fim do mes esta proximo

Quero ver... []-[]

e esse amp ? quanto é ?

e outra coisa pode mostrar foto interna? ou é segredo ? Pq o medo ?

abrx

Compartilhar este post

Link para o post
Desisti de ver se um amp toca mais que o outro. Na minha concepção atual, isso não existe. Existem amps bons de mesmo nível, e amps medianos, ruins, etc. Mas num embate: X contra Y, pode vir o Z e dar um pau nos dois. Tudo depende do sistema.

Que droga... ninguém mais rebate meus posts? rsrsrs

Morreu o assunto?

Compartilhar este post

Link para o post
Que droga... ninguém mais rebate meus posts? rsrsrs

Morreu o assunto?

Tudo bem, vou rebater :).

Concordo em partes que o que o Douglas disse, realmente um amplificador vai render bem mais em um sistema montado pensando no sistema inteiro do que colocar outro amplificador de outro projeto no lugar dele, mas creio que há exceções, bem como não vai haver o som Top System Avassalator Plus Ultra Reference, pois sempre vai ter o que melhorar, ou seja, vc sempre vai estar atras de coisa melhor.

Por exemplo, vc pode ter um sistema mediano, e que com a troca de varios amplis vc ache o melhor entre eles no seu projeto, e este pode muito bem ser o melhor em vários outros projetos escolhendo entre os mesmos amplis.

Falei...falei e acho que só enrrolei. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Depois daquela história de sintéticos x analíticos, fica impossível de fato tentar eleger o top-of-the-motherfucker-top. Por isto as audições são tão importantes.

Apenas jogando lenha na fogueira... há um amplificador no mercado (na verdade, apenas UMA pessoa o produz, consome mais de 200W e entrega 20W, classe A verdadeira. Quem o produz/vende é o Nelson Pass, conhecido no mundo DIY/audiófilo de responsa) que pode ser o melhor amplificador que você já ouviu na vida, ou também pode ser o mais cretino. Não tem meio termo. Tudo depende do correto casamento entre o amp, o crossover, o falante e o gabinete (caixa).

Seria muito simples alguém dizer que é o top dos tops... mas quando não levamos em consideração que o bom casamento é o que, de fato, importa (como dizem as maria-chuteiras), podemos cair na armadilha que amp tal é uma porcaria porquê outro tocou melhor, ou dizer que algo é péssimo pq existe coisa melhor, ou que cabo tal é uma porcaria pq embola os graves.

Quando temos um todo a analisar, isolar uma parte e nos basearmos apenas por ela é uma armadilha das mais perigosas. Afinal, vai saber se o furacão que levou seu telhado não foi causado pelo bater de asas de uma borboleta do outro lado do mundo, como já sugere o caos?

Sintetizando tudo, em uma única piadinha sem-graça: Um fio de cabelo na cabeça não é nada. Mas na sopa, é muito.

Cuidado pra não pensarem apenas na sopa...

Compartilhar este post

Link para o post
Seria muito simples alguém dizer que é o top dos tops... mas quando não levamos em consideração que o bom casamento é o que, de fato, importa (como dizem as maria-chuteiras), podemos cair na armadilha que amp tal é uma porcaria porquê outro tocou melhor, ou dizer que algo é péssimo pq existe coisa melhor, ou que cabo tal é uma porcaria pq embola os graves.

Eu tenho uma outra teoria.

Voce tem que ter um bom amplificador e um bom cabo. O balanço tonal do sistema, deixe para "temperar" no crossover.

Acho que o grande lance eh vc ter componentes bons na cadeia do audio.

Quando falo em amplificador bom, digo: fonte parruda, boa dinamica, resposta rapida, linear e plana (esse tipo de coisa sao itens que o amplificador TEM que ter e que vc nao corrige nos elos seguintes). O cabo tem que ser razoavelmente neutro, nao pode segurar dinamica e nao pode sujar o som. E o falante tem que ter baixa distorcao harmonica, ter boa linearidade, etc.

Esses itens que falei, vc tem como fazer comparacao entre produtos. E quanto ao falante, vc ainda pode discutir quao complexa a topologia precisa ser para aplainar a resposta dele, e nisso decidir se os meritos dele serao estragados pelo excesso de componentes no caminho no audio para consertar sua curva de resposta.

Ai, se o som eh quente, frio, salgado, doce, amarelo ou azul com bolinhas brancas (obrigado Crasher pela inspiracao para escrever isso, hehehe), vc faz isso no crossover. Acertar equilibrio tonal vc acerta no cross, mas acertar falta de velocidade no amp, distorcao harmonica do alto-falante ou cabo segurando dinamica, isso nada conserta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma outra teoria.

Voce tem que ter um bom amplificador e um bom cabo. O balanço tonal do sistema, deixe para "temperar" no crossover.

Acho que o grande lance eh vc ter componentes bons na cadeia do audio.

Quando falo em amplificador bom, digo: fonte parruda, boa dinamica, resposta rapida, linear e plana (esse tipo de coisa sao itens que o amplificador TEM que ter e que vc nao corrige nos elos seguintes). O cabo tem que ser razoavelmente neutro, nao pode segurar dinamica e nao pode sujar o som. E o falante tem que ter baixa distorcao harmonica, ter boa linearidade, etc.

Esses itens que falei, vc tem como fazer comparacao entre produtos. E quanto ao falante, vc ainda pode discutir quao complexa a topologia precisa ser para aplainar a resposta dele, e nisso decidir se os meritos dele serao estragados pelo excesso de componentes no caminho no audio para consertar sua curva de resposta.

Ai, se o som eh quente, frio, salgado, doce, amarelo ou azul com bolinhas brancas (obrigado Crasher pela inspiracao para escrever isso, hehehe), vc faz isso no crossover. Acertar equilibrio tonal vc acerta no cross, mas acertar falta de velocidade no amp, distorcao harmonica do alto-falante ou cabo segurando dinamica, isso nada conserta.

Como vc diz

Cabos rca van den hul

e Audio Quest.

e amp.

pro canal central o alpine

kit Mb Art protheus e morfeus.

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Cabos rca van den hul

Cabo bom nao significa marca badalada. Tem cabo van den hul que esta longe de tocar aquilo que se fala (the first por exemplo).

Nao acredito nos cabos RCA de carbono da van den hul. Seguram demais a dinamica e a "vida" do som. Um cabo Audioquest G-Snake, apesar de perder em algumas coisas, nao prende a dinamica, e no fim das contas, eu prefiro do que o the first, que custa alguns (pra ser bonzinho) g-snakes.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...